segunda-feira, 30 de setembro de 2024

“Faro recebe Nacional de Triatlo Standard a 1 de Novembro”


O Campeonato Nacional Individual de Triatlo Standard, inicialmente agendado para Torres Novas, será disputado dia 1 de Novembro, sexta-feira (feriado), em Faro. O regulamento e detalhes dos percursos serão publicados até dia 4 de Outubro, sexta-feira.

 

A disputar:

Nacional Individual de elites, juniores, cadetes e grupos de idade

Ainda no Algarve, a 3 de Novembro (domingo), será disputada a última etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo, com a realização do Duatlo das Ferreiras, em Albufeira. Consulte aqui os percursos.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Madalena Almeida segunda no campeonato do mediterrâneo de triatlo”


Madalena Almeida terminou o Campeonato do Mediterrâneo, em Salini, Malta, na segunda posição, depois de um sprint com a vencedora, a espanhola Noelia Juan. A triatleta portuguesa completou a prova (distância sprint) em 58 minutos e 44 segundos, menos sete segundos do que a terceira classificada, Maria Teresa Guerrero.

O fim-de-semana em Malta ficou ainda marcado pela prestação dos nossos juniores, com destaque para o sétimo posto alcançado por Ricardo Pissara na Taça da Europa Júnior, e o 13º conseguido por Sofia Almeida Sousa na mesma competição.

 

Resultados Taça da Europa Júnior

 

7º Ricardo Pissarra

13ª Sofia Almeida Sousa

15º Rodrigo Neves

20º Francisco Carvalho

27ª Catarina Felício Santos

28ª Marta Ribeiro

63º Afonso Pais Almeida

DSQ Madalena Salvador

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Triatlo com recorde de atletas licenciados”


O número de atletas licenciados na Federação de Triatlo de Portugal bateu o recorde que resistia desde 2022. Neste momento, são 3810 os praticantes registados, dos 6 aos 82 anos, quando faltam ainda cerca de dois meses para o final da época desportiva.

“Este é um número que reflete a dinâmica que a modalidade que tem vindo a conquistar ao longo dos últimos anos. Muito para além do trabalho da FTP, este é um resultados dos clubes, dos treinadores, dos dirigentes, do impacto dos resultados e da exposição da nossa seleção em Paris 2024, assim como da dedicação de toda a família do triatlo que não se cansa de inovar, acrescentar valor à modalidade e querer sempre chegar a mais gente. Estamos todos de parabéns, ainda que, tendo em conta o número de pedidos de licenciamento que temos recebido, estamos certos de que este número vai continuar a crescer até ao final desta época”, explica Sérgio Dias, presidente da FTP.

O recorde de licenciados surge numa altura em que a modalidade parece cada vez mais capaz de atrair estreantes. Como exemplo disso, é de destacar os mais de 200 participantes na prova aberta do triatlo de São Martinho do Porto, no passado fim-de-semana. As provas abertas permitem a participação de atletas não licenciados na FTP.

Em 2022, o triatlo tinha registado a meta de 3.800 licenciados e em outubro do ano passado eram 3560. Isto é, no último ano, o número de atletas inscritos da FTP cresceu cerca de 10%.

Quer licenciar-se na FTP? Aqui fica a lista de clubes que podem ser úteis no processo: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/clubes-e-atletas/clubes/

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Clube de Natação de Torres Novas no Duatlo Regional Jovem de Fátima”


Por: Paulo José Catarino Vieira

A Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas participou este sábado, no Duatlo de Fátima, a última etapa do regional jovem de triatlo.

Esta participação dos mais jovens triatletas torrejanos, traduziu-se no 5ºlugar por equipas, e ainda nos pódios individuais de Matilde Santos (3ª infantil) e Santiago Magalhães (3º iniciado), para além de boas prestações dos restantes atletas.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“CRP Ribafria vence Volta ao Nordeste”


Decorreu nos dias 27, 28 e 29 de setembro a V volta ao Nordeste

 

Prova federada, organizada pela Associação de Ciclismo de Bragança, num total de 250 quilómetros, com um Contrarrelógio noturno de 5 km, e 2 etapas, sendo a primeira entre Miranda do Douro - Vinhais e a segunda Vinhais – Mirandela.

Para esta prova de 3 dias, a equipa Beneditense do CRP Ribafria, Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic alinhou com apenas 6 unidades da sua formação, Hélder Azevedo, Jorge Letras, Hélder Loureiro, Ricardo Sequeira, Fábio Aguiar e Humberto Pereira.


No primeiro dia, dia 27, o Contrarrelógio individual, a equipa foi a vencedora, com Hélder Loureiro a ser o mais rápido nos 4,8 km, com o tempo de 6 minutos e 58 segundos, conquistando a camisola amarela de líder da prova.

No dia 28, a partida para a primeira etapa em linha teve início em Miranda do Douro, a qual era a etapa mais dura da prova, com cerca de 143 km e mais de 2000 metros de acumulado.


Desde início a equipa do CRP Ribafria assumiu o controlo do pelotão não permitindo fugas até ao inicio do segundo prémio de montanha do dia, que depois de um excelente trabalho de toda a equipa, os 3 atletas melhores classificados, (Hélder Loureiro, Hélder Azevedo e Jorge Letras) atacaram a corrida, com o intuito de conseguir uma fuga.

O ataque criou dificuldades e fragmentação do pelotão, resultando numa fuga de 5 elementos, sendo 3 deles do CRP Ribafria).

Até a meta, os 5 atletas colaboraram entre si, ganhando cerca de 50 segundos, com Jorge Letras a assumir o principal trabalho de equipa, deixando os seus dois colegas em posição de discutir a vitória, tendo um adversário sido mais forte, o qual cortou a meta em primeiro lugar, com um segundo de vantagem para o Hélder Azevedo e quatro segundos para o Hélder Loureiro, que embora não vencendo, aumentou a distância para os adversários, ficando com a liderança a 29 segundos do segundo classificado.


Na classificação coletiva a equipa também assumiu a liderança, com mais de 3 minutos para a equipa segunda classificada.

No dia 29, decorreu a última etapa, entre Vinhais e Mirandela, uma etapa com cerca de 107km, com a equipa do CRP Ribafria a assumir o controlo do pelotão na defesa da camisola amarela do seu colega de equipa, Hélder Loureiro, não permitindo fugas aos seus adversários diretos.

Com pouco mais de 70 Km percorridos, deu-se uma fuga consentida de dois atletas, que não perigavam a liderança da camisola amarela, uma vez que tinham uma diferença de mais de 6 minutos para o Hélder Loureiro.


Os dois atletas em fuga não foram alcançados pelo pelotão, cortando a meta com cerca de 30 segundos de vantagem para o pelotão, onde estava o camisola amarela e os seus colegas de equipa, e em nada alterando vitória do CRP Ribafria na V volta ao Nordeste.

Hélder Loureiro, do CRP Ribafria foi o grande vencedor da V volta ao Nordeste, com Hélder Azevedo a fechar o pódio em 3º Lugar e Jorge Letras no 5º lugar.

Nos escalões Hélder Loureiro venceu o escalão M30, sendo Jorge Letras o 2º classificado. No escalão elites Hélder Azevedo foi o 2º classificado.


Jorge Letras ainda subiu ao pódio para receber o prémio do segundo lugar na classificação do prémio da montanha e o 3º lugar do atleta mais combativo.

Coletivamente a equipa também foi a grande vencedora.

Esta foi a última prova da época 2024, e que soube muito bem terminar com uma vitória, a qual só foi alcançada e possível devido ao excelente trabalho de toda a equipa nos três dias de competição.

Fonte: Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic



“Clube de Natação de Torres Novas na Taça da Europa de Triatlo em Salini em Malta”


FRANCISCO CARVALHO no TOP 20 na Taça da Europa em Malta

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

FRANCISCO CARVALHO terminou no 20º lugar, na final da Taça da Europa de Triatlo em Juniores, que se realizou este sábado, em Salini (Malta).

O atleta do Clube de Natação de Torres Novas, apurou-se de manhã com um 6ºlugar, na sua semifinal, numa prova disputada na distância super-sprint (350m/natação, 9,6km/ciclismo e 2,5km/corrida), disputando no sábado à tarde, a final desta taça da europa em juniores.

De salientar que, Francisco Carvalho ainda é atleta cadete, e será atleta júnior nos próximos 2 anos.

A época de 2024 no triatlo está a entrar na sua reta final, com a participação de vários atletas do Clube de Natação de Torres Novas em provas internacionais bastante importantes.

No próximo sábado, dia 5/outubro, teremos a Taça do Mundo de Triatlo em Roma, com a presença do atleta belga Erwin Vanderplancke, que representa o clube torrejano, e no domingo, dia 6/outubro, em Ceuta, realiza-se a Taça da Europa de Triatlo em elites, que conta com a presença dos atletas Tiago Fonseca, Vasco Canadas, Gustavo do Canto e Gabriel Santos, e o acompanhamento técnico da seleção nacional, pelo treinador do Clube de Natação de Torres Novas, Marco Carreira.

Cerca de duas semanas depois, de 17 a 20/setembro, em Torremolinos, teremos o Campeonato do Mundo de Triatlo. João Nuno Batista, o bicampeão europeu de juniores, irá defender o seu título de Campeão do Mundo de Juniores alcançado em Hamburgo na época de 2023. Maria Tomé, tentará repetir a excelente prestação de 2023 em Pontevedra, aonde se sagrou Vice-campeã Mundial em sub-23, enquanto Gustavo do Canto e Gabriel Santos também marcarão presença neste escalão. Ricardo Batista, depois do 6ºlugar nos Jogos Olímpicos, irá medir novamente forças com os principais atletas mundiais, na finalíssima do Campeonato do Mundo de Triatlo.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com