sábado, 18 de fevereiro de 2023

“Gran Camiño vai contar com quatro equipas portuguesas”


Por: José Morais

O Gran Camiño a realizar na Galiza de 23 a 26 de fevereiro, vai contar com quatro equipas portuguesas, informou a organização, num pelotão que vai contar com equipas como a, Jumbo-Visma, Cofidis, Movistar e Astana na categoria de World Teams, da Pro Teams serão oito equipas, e seis equipas continentais onde estão incluídas as formações da Radio Popular-Paredes-Boavista, Efapel, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua e da AP Hotels & Resorts-Tavira-Farense.

 A prova que irá apresentar um percurso com quatro etapas, a primeira ligando Lugo a Sarria numa distância de 188 quilómetros propícias a velocistas, com previsível chegada ao sprint à meta.

A segunda etapa ligará Tui a La Guardia com 184,3 quilómetros com final em altitude no Mirador de Santa Tecla, a subida para a linha de chegada com 3,5 quilómetros, com um desnível de 8,3%.

A terceira etapa ligará Esgos a Rubiá numa extensão de 163 quilómetros que tem um acumulado de altitude de 3.845 metros, terá passagem por cinco contagens de montanha com as últimas três de 1.ª categoria nos últimos 40 quilómetros.

Na última etapa será realizado contrarrelógio individual entre Ames e Plaza del Obradoiro em Santiago de Compostela com 18,10 quilómetros num percurso com muitas curvas.

Jonas Vingegaard da equipa da Jumbo-Visma, o vencedor da Volta a França, será a principal figura do pelotão, o qual vai iniciar a sua temporada de estrada nas estradas de Espanha, numa prova que contará com o português Ruben Guerreiro da equipa da Movistar.

“Tadej Pogacar vence pela terceira vez na Volta à Andaluzia”


Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu hoje a quarta etapa da Volta à Andaluzia, a sua terceira em quatro tentativas, e reforçou ainda mais a liderança da geral individual

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu hoje a quarta etapa da Volta à Andaluzia, a sua terceira em quatro tentativas, e reforçou ainda mais a liderança da geral individual.

Pogacar, que já tinha vencido nos primeiro e segundo dias, cumpriu os 164,8 quilómetros entre Olvera e Iznájar em 4:01.11 horas, vencendo isolado com três segundos de vantagem em relação ao espanhol Enric Mas (Movistar), segundo, e nove segundos em relação ao italiano Lorenzo Rota (Intermarché-Circus-Wanty), terceiro.

Depois de ‘ceder’ a vitória ao belga Tim Wellens, seu colega de equipa, na terceira tirada, o campeão da Volta a França em 2020 e 2021 voltou ao topo e rubricou a quarta vitória em cinco dias de competição em 2023.

A um dia do fim, a luta pela vitória ficou mais ‘amarrada’, uma vez que o esloveno tem agora 1.14 minutos de vantagem sobre o espanhol Mikel Landa (Bahrain-Victorious), segundo, e 1.19 minutos sobre o colombiano Santiago Buitrago, também da formação baremita.

Os dois ciclistas portugueses em prova, ambos da Movistar, subiram posições na geral, com Rúben Guerreiro agora em 22.º, a 7.01 minutos do líder, e Nelson Oliveira em 28.º, a 11.26 minutos.

No domingo, a quinta e última etapa liga Otura a Alhaurín de la Torre em 184,3 quilómetros, com quatro contagens de montanha, uma delas de primeira categoria.

Na corrida feminina, que hoje teve a terceira etapa na estrada, foi a sul-africana Ashleigh Moolman (AG Insurance-Soudal QuickStep) a impor-se, assumindo a liderança da geral, num dia em que a portuguesa Beatriz Roxo (Cantábria Deporte – Rio Miera) chegou fora de controlo.

Fonte: Sapo on-line

“49.ª Volta ao Algarve 4ª etapa”


Thomas Pidcock vence duelo com João Almeida no Malhão e passa para o comando

 

Por: José Carlos Gomes

Thomas Pidcock (INEOS Grenadiers) venceu hoje a quarta etapa da Volta ao Algarve, uma ligação de 177,9 quilómetros entre Albufeira e o alto do Malhão, impondo-se num duelo a dois com João Almeida (UAE Team Emirates). O britânico é o novo dono da Camisola Amarela Turismo do Algarve.

Tal como ontem, a etapa começou com uma fuga logo nas primeiras pedaladas. Desta vez as equipas portuguesas não conseguiram entrar na escapada, formando-se um trio com Lewis Askey (Groupama-FDJ), Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step) e Mathias Vacek (Trek-Segafredo).


A fuga ganhou rapidamente quase cinco minutos de vantagem, mas as equipas BORA-hansgrohe, EF Education-EasyPost e UAE Team Emirates assumiram as rédeas do pelotão, colocando-os a menos de um minuto na entrada da zona mais montanhosa da viagem.

O dinamarquês da Soudal Quick-Step foi o mais persistente dos fugitivos. Quando os restantes companheiros de aventura foram alcançados pelo pelotão, na subida de terceira categoria para Alte, Kasper Asgreen prolongou o esforço, passando à frente na contagem para a classificação dos trepadores. Garantiu o Prémio da Combatividade e a Camisola Azul Cyclin’Portugal.

Na primeira subida ao Malhão Rémi Cavagna (Soudal Quick-Step) e Kobe Gossens (Intermarché-Circus-Wanty) isolaram-se. Foram controlados de perto na subida, mas na descida subsequente aumentaram a vantagem para 40 segundos. Seriam alcançados a dez quilómetros da meta, quando os favoritos já se marcavam para a subida decisiva.

Foi um grupo ainda numeroso que abordou as rampas do Malhão.

Não se deram muitos esticões, mas o ritmo elevado dizimou por completo o pelotão. A meio da subida destacaram-se Thomas Pidcock, Ilan van Wilder (Soudal Quick-Step) e Kevin Vermaerke (Team DSM). Saindo de um quinteto que seguia um pouco atrás, João Almeida fez a junção, e impôs um ritmo muito forte.


Thomas Pidcock aguentou a roda do português e, à entrada dos últimos 150 metros, desferiu um ataque que lhe deu o triunfo na etapa com um segundo de vantagem sobre João Almeida. O terceiro foi Ilan van Wilder, a cinco segundos.

Com o resultado da etapa e as bonificações, Thomas Pidcock saltou para o topo da classificação geral. Tem Ilan van Wilder a cinco segundos e João Almeida a sete. O anterior comandante, Magnus Cort (EF Education-EasyPost), perdeu a Camisola Amarela Turismo do Algarve, mas garantiu matematicamente a conquista da Camisola Verde Crédito Agrícola, dos pontos. O britânico Oscar Onley (Team DSM) assumiu o comando da classificação da juventude, sendo o novo dono da Camisola Branca IPDJ. A INEOS Grenadiers assumiu o comando da geral coletiva.

“É muito bom finalmente vencer. Penso que, como equipa, não estivemos muito bem ontem, porque o Filippo Ganna estava forte e poderia ter vencido, e na Fóia, quando fizemos um brilhante trabalho, mas complicados um pouco na aproximação à meta e acabámos surpreendidos. Hoje era um dos dias decisivas e tínhamos de fazer bem as coisas. Ataquei pensando que a meta era no local da primeira passagem e não contava com a viragem a 70 metros. Temi ser ultrapassado, mas nestas situações não se pode pensar muito, o importante é dar tudo até ao fim. Amanhã é um contrarrelógio. O único plano é ir no limite até ao fim”, afirmou Thomas Pidcock.

A quinta etapa é um exercício individual de 24,4 quilómetros, em Lagoa. Além dos homens já no topo da classificação, poderão ser considerados candidatos a ganhar a classificação geral Filippo Ganna (INEOS Grenadiers), nono classificado, a 31 segundos, e Tobias Foss (Jumbo-Visma), décimo, a 32 segundos.

Fonte: Federação Portugal Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com