quarta-feira, 6 de outubro de 2021

“Alexandre Nobre e Liliana Veríssimo Campeões Nacionais de Duatlo”


Duatlo de Soure 2021 recebeu no dia 5 de outubro o Campeonato Nacional Individual de Duatlo.

 

Realizou-se no dia 5 de outubro de 2021 o Duatlo de Soure, uma prova nacional de estrada disputada na distância sprint. O evento recebeu o Campeonato Nacional Individual de Duatlo, o Campeonato Norte Individual e de Clubes e o Campeonato Centro Norte Individual e de Clubes.


O evento contou com uma prova para atletas federados não federados, com um percurso que incluiu 5km de corrida, 20km de ciclismo e mais 2,5km de corrida. A primeira corrida foi constituída por uma volta de 5km em piso de alcatrão, paralelo e terra batida, o ciclismo de duas voltas com 20km integrou piso maioritariamente de alcatrão e a corrida final teve 2,5km com uma volta realizada em alcatrão, paralelo e terra batida.


Na prova masculina foi Alexandre Nobre, do Sport Lisboa e Benfica, que conquistou o título de Campeão Nacional, com 00:55:11, optando logo de início por se isolar e ganhar uma vantagem confortável que permitiu manter o ritmo e gerir a prova. «Foi um desafio pela estrada que se encontrava molhada e também porque fiz a prova sozinho», explica Alexandre Nobre, satisfeito com a sua prestação.

Nelson Gomes, do Grupo Desportivo de GOMA, foi vice-campeão nacional com o tempo de 00:56:50, andando sempre nos lugares da frente. Nuno Pereira, do Grupo Desportivo de Goma, alcançou a terceira posição com 00:56:56.


Em femininos, foi uma prova disputada até ao final com duas atletas na frente da competição. Liliana Veríssimo, do OutSystems Olímpico de Oeiras, venceu a competição feminina arrecadando o título de Campeã Nacional com 01:06:16, fazendo a prova lado a lado com Ana Ramos, do Alhandra Sporting Club, que conquistou o título de vice-campeã com o tempo de 01:06:46. «Consegui trabalhar bem com a Ana Ramos, estivemos sempre as duas até praticamente ao final da competição, mas no final consegui aumentar o rimo da corrida para ganhar vantagem e alcançar a vitória que era o objetivo», afirmou Liliana Veríssimo.

Muitos parabéns a todos por mais uma meta superada!

O Duatlo de Soure 2021 foi uma organização da Câmara Municipal de Soure, com o apoio técnico da Delegação Norte da Federação de Triatlo de Portugal e da Federação de Triatlo de Portugal.

Fonte: Federação Triatlo Portugal




“João Matias feliz com prata nos Europeus de pista: "Cheguei a este resultado com 30 anos e senti-me mais fresco que nunca"


Matias conquistou o primeiro ‘metal’ para Portugal logo ao primeiro dia no Velódromo Tissot, numa jornada em que a estreante Daniela Campos foi 18.ª, de 19 participantes, na prova de Scratch

O português João Matias sagrou-se vice-campeão europeu de eliminação no primeiro dia dos europeus de ciclismo de pista, uma “sensação indescritível” e uma conquista “muito importante”, como descreveu após a prova em Grenchen, Suíça.

“Subir ao pódio com a medalha de prata é uma sensação indescritível, que nunca vou esquecer. Cheguei a este resultado com 30 anos e senti-me mais fresco que nunca”, atirou, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Na prova que vai retirando da corrida o último a cruzar a meta de duas em duas voltas, o português só foi superado pelo russo Sergei Rostovtsev, no 'sprint' final, enquanto o francês Thomas Boudat ficou com o bronze.

Matias conquistou o primeiro ‘metal’ para Portugal logo ao primeiro dia no Velódromo Tissot, numa jornada em que a estreante Daniela Campos foi 18.ª, de 19 participantes, na prova de scratch.

Segundo o corredor, “esta conquista a nível individual é muito importante”. “Sinto que consegui provar a mim próprio que consigo estar na frente e andar ao mais alto nível, com os melhores”, declarou.

Analisando a corrida em si, lembrou a fase “muito movimentada” a começar, mas assumiu ter-se sentido “sempre bem” e que, no final, decidiu “arrancar para garantir o pódio”, quando só havia quatro ciclistas em prova.

A terminar, dedicou a medalha à família e aos colegas de seleção, mas “em especial ao selecionador nacional, que sempre acreditou”.

O técnico Gabriel Mendes estava igualmente feliz com a conquista do pupilo, um “atleta que trabalha há muitos anos com a seleção de pista e que muito tem contribuído para o desenvolvimento desta disciplina”.

“É uma alegria enorme ver o João ganhar esta medalha. [...] Durante a prova procurou sempre conservar energia e sair das situações de risco que iam surgindo. Tinha muita confiança para esta corrida e ele merece muito esta medalha”, descreveu.

O ciclista do Louletano-Loulé Concelho sucede assim a Iúri Leitão, que no ano passado também se sagrou vice-campeão europeu de eliminação.

Somou a primeira medalha em Europeus para si, e para Portugal em Grenchen, ao primeiro dia, com a seleção nacional representada por um total de cinco ciclistas, na senda de seis medalhas em 2020.

O selecionador avaliou ainda a estreia de Daniela Campos em Europeus de elite, com um 18.º lugar no scratch, mostrando-se “satisfeito com a atitude e com a corrida que fez”, que foi “sempre equilibrada” e na qual o resultado, como já tinha dito, era secundário à acumulação de experiência ao mais alto nível para a jovem.

Fonte: Sapo on-line

“João Almeida: «Acabar em terceiro é um bom resultado»”


Foi o primeiro ciclista português a ficar no pódio da clássica Milão-Turim

 

Por: Lusa

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep), terceiro classificado na 102.ª Milão-Turim em bicicleta, lamentou "não ter lutado pela vitória", mas diz que estar no pódio "é um bom resultado", numa corrida ganha pelo esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma).

"Acabar em terceiro é um bom resultado e dá motivação para a Volta à Lombardia, em que estamos confiantes para acabar a temporada em alta", declarou o português, de 23 anos.

O ciclista fez hoje o 16.º pódio da temporada e conseguiu o primeiro de Portugal na Milão-Turim, uma das corridas mais antigas do mundo, cuja 102.ª edição ligou Magenta à Basílica de Superga, em 190 quilómetros.

Roglic conseguiu um tempo de 4:17.41 horas, 35 segundos mais rápido do que João Almeida e 12 do que o britânico Adam Yates (INEOS), segundo classificado.

Para o português, a equipa belga "fez uma corrida muito boa", e depois de dividir o pelotão, num 'abanico', tentou "dificultar a vida aos adversários".

"A última subida foi extremamente difícil, e eu teria adorado seguir Roglic para lutar pela vitória, mas não foi possível", explicou.

Nelson Oliveira (Movistar) abandonou a corrida, que teve a sua primeira edição em 1876, e onde João Almeida foi o primeiro português a fazer pódio.

Fonte: Record on-line

“Grandes provas de ciclismo para seguir esta semana no Eurosport”


Foto: Getty Images

Por: Vasco Simões

A temporada de ciclismo de estrada aproxima-se do seu final, mas os fãs da modalidade têm a oportunidade de seguir várias corridas de grande qualidade de Itália e França em direto, para ver ao longo desta semana no Eurosport – A Casa do Ciclismo.

Hoje mesmo realiza-se a 102.ª edição da Milão – Turim, a clássica mais antiga de Itália e uma das mais antigas do mundo. A prova conta com a presença de João Almeida, ciclista português que está a fazer a sua melhor época de sempre. É para seguir em direto no Eurosport 1, a partir das 14:20h.

No dia seguinte é a vez do pelotão da Gran Piemonte sair para a estrada. A competição realiza-se na zona montanhosa dos Apeninos e liga Rocca Canavese a Borgosesia ao longo de 168 quilómetros. Sonny Colbrelli, que recentemente conquistou a duríssima Paris – Roubaix, está de volta cheio de motivação para ganhar esta corrida italiana pela segunda vez depois do triunfo em 2018. Rui Costa é para já o único português na lista de pré-inscritos para a prova que pode ser vista no Eurosport 1, a partir das 14:20h.

No dia 9 realiza-se uma das mais importantes provas do mês, a Volta à Lombardia, ou Il Lombardia, um dos cinco ‘Monumentos’ de ciclismo da temporada. Por se realizar no outono, esta volta é também conhecida como a ‘Clássica das Folhas Caídas’, datando a primeira edição de 1905. Para além de ser uma corrida de grande emoção, famosa pela subida final a Madonna del Ghisallo, conta com um cartaz de estrelas entre as quais surgem Tadej Pogacar, Primoz Roglic, Julian Alaphilippe, Adam Yates, Remco Evenpoel ou João Almeida. Uma corrida imperdível para seguir em direto no Eurosport 1, a partir das 09:15h, numa emissão que se estenderá até às 16:00h.

Logo após o direto da Volta a Lombardia segue-se mais uma prova de ciclismo. Realiza-se a 50.ª edição da Volta à Vendée, uma emocionante clássica de grande tradição que faz parte da Taça de França de ciclismo. A competição liga Les Herbiers a La Roche-sur-Yon ao longo de 150 quilómetros e conta com a equipa portuguesa da Antarte-Feirense.

Para domingo, dia 10, fica reservada Paris – Tours, corrida de apenas um dia que liga as duas cidades francesas ao longo de cerca de 250 quilómetros. A primeira edição da Paris – Tours realizou-se em 1896, o que a converte numa das clássicas mais antigas do mundo. André Carvalho é o único português até ao momento na lista de pré-inscritos. Um evento para seguir no Eurosport 1, a partir das 14:20h.

Muito ciclismo para ver, difícil será mesmo escolher. Para além desta oferta, o Eurosport conta ainda ao longo da semana com os Europeus de Ciclismo de Pista e o Women 's Tour.

Para mais detalhes consulte a programação em www.eurosport.pt

Fonte: Discovery Networks

“Volta à cidade em bicicleta teve lugar em Torres Vedras”


70 pessoas participaram na “Volta à Cidade em Bicicleta”, que se realizou na manhã do dia 5 de outubro, em Torres Vedras, organizada pela Academia Joaquim Agostinho e pelo Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho.

A atividade teve início e fim neste último local, tendo se desenrolado num percurso de 9km com um grau de dificuldade fácil. De sublinhar a considerável participação de grupos de famílias na iniciativa.

Após a realização do percurso de bicicleta foi ainda proporcionada uma visita guiada ao Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho.

Recorde-se que este equipamento municipal, inaugurado no passado mês de agosto, assume-se como um elemento de preservação da memória do ciclista torriense Joaquim Agostinho e de promoção do ciclismo enquanto prática desportiva e social. Este novo espaço situa-se no Bairro Arenes, no edifício que funcionou em tempos como refeitório da Casa Hipólito.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“João Almeida faz história com terceiro lugar na clássica Milão-Turim”


Primeiro ciclista português a ficar no pódio da corrida mais antiga do calendário

 

 Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

João Almeida (Deceuninck-QuickStep) foi terceiro classificado na 102.ª edição da Milão-Turim, ganha pelo esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), tornando-se no primeiro ciclista português a ficar no pódio da corrida mais antiga do calendário. O português acabou a 35 segundos de Roglic, que cumpriu os 190 quilómetros entre Magenta e a Basílica de Superga em 4:17.41 horas, com o britânico Adam Yates (INEOS) a 12 segundos do vencedor do dia.

O esloveno, que no sábado já tinha batido Almeida pela vitória no Giro dell'Emilia, distanciou o britânico nos últimos 300 metros da subida até à meta, após uma movimentação nos últimos três quilómetros. A dupla deixou para trás o luso e também o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), que foi batido pelo último lugar no pódio ao 'sprint' e ficou em quarto lugar.

Esta é a 12.ª vitória do ano para Roglic, de 31 anos, que junta o triunfo a outros de monta, do contrarrelógio dos Jogos Olímpicos Tóquio'2020 à Volta a Espanha, em que conquistou também quatro etapas.

A caminho da Volta à Lombardia, último 'Monumento' da época, foi o 'Canibal' esloveno a mostrar-se, após a Deceuninck-QuickStep ter aproveitado um 'abanico' para tentar selecionar o pelotão.

Mais tarde, o bicampeão mundial, o francês Julian Alaphilippe, tentou aproveitar o trabalho da equipa belga para seguir com o polaco Rafal Majka (UAE Emirates), mas seria João Almeida a levar a equipa ao pódio.

Nelson Oliveira (Movistar) abandonou a corrida, que teve a sua primeira edição em 1876, e na qual João Almeida foi o primeiro português a fazer pódio.

Fonte: Record on-line

“Taça de Portugal de XCO”


Mário Costa e Raquel Queirós vencem Taça de Portugal de XCO

 

Por: Ana Nunes

Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Raquel Queirós (Guilhabreu BTT) sagraram-se vencedores da Taça de Portugal de cross-country olímpico (XCO), em Abrantes. Já os vencedores desta quarta e última prova da Taça foram Ana Santos (X-Sauce Factory Team) e Filipe Francisco (Louletano-Loulé Concelho).


A edição de 2021 da Taça de Portugal de XCO chegou ao fim, em Abrantes. No setor masculino, na categoria de elite a vitória na corrida desta terça-feira foi para Filipe Francisco (Louletano-Loulé Concelho), que bateu o vencedor da geral, Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) por 43 segundos. Bruno Nunes (Strix Bike Team) foi terceiro, tendo terminado a 56 segundos do vencedor.

Hélder Gonçalves (Kelly-Simoldes-UDO), sétimo classificado na categoria elite, foi o melhor sub-23 do dia. Já a geral ficou para João Jesus (Guilhabreu BTT).

Em elite feminina e sub-23 foi Ana Santos (X-Sauce Factory Team) a com uma vantagem de 3m33s sobre Raquel Queirós (Guilhabreu BTT), que venceu a geral da Taça de Portugal de XCO. Em terceiro lugar ficou Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), a 5m51s.


Na categoria de juniores masculinos, João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) teve o dia perfeito. Venceu a corrida com 2m16s de vantagem sobre Tomás Frazão (Guilhabreu BTT) e ainda conquistou a geral da Taça. João Silva (Guilhabreu BTT) foi terceiro, a 2m48s.

Mariana Líbano (Guilhabreu BTT) também fez a dobradinha, ao sagrar-se vencedora da Taça, depois de ganhar a prova. A corredora bateu Beatriz Sousa (BTT Loulé/Elevis) por 2m51s e Sofia Gomes (BTT Seia) por 3m43s.

Em cadetes masculinos esteve em destaque Miguel Pereira (Santa Cruz/Botelhos.pt), que venceu esta quarta e última prova, e ainda o ranking geral. Já no feminino foi Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis) a levar a melhor, vencendo também a prova e a geral.


Nas catgegorias de veteranos, no setor feminino, destaque para Nádia Mendes (BTTGardunha/Fundão/Create), em masters 30, Andreia Freitas (BTT Loulé/Elevis), em masters 40, e Filomena Paulo (Róódinhas/Santos Silva), em masters 50, que consumaram a conquista da Taça com uma vitória nesta quarta prova.

Já no masculino, Filipe Ramos (Guilhabreu BTT), em masters 30, Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar), em masters 40, António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar), em masters 50, e Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova), em masters 60 alcançaram o mesmo feito, vencendo a geral e a corrida.

No paraciclismo, Ivo Pereira (Róódinhas/Santos Silva) terminou a prova em 1h22m15s, sagrando-se também vencedor do ranking geral.

A Guilhabreu BTT venceu o ranking de equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Iúri Leitão vice-campeão europeu na corrida por pontos, Maria Martins em nono”


Por: José Carlos Gomes

O português Iúri Leitão foi hoje o segundo classificado na corrida por pontos do Campeonato da Europa de Pista, que decorre em Grenchen, Suíça. Maria Martins também competiu nesta quarta-feira, sendo a nona classificada em eliminação.

A corrida por pontos masculina foi disputada a um ritmo intenso desde a primeira das 160 voltas. E Iúri Leitão foi um dos principais responsáveis por isso, pois esteve ao ataque desde o início. O minhoto pontuou nos três primeiros sprints e, nesse período de corrida, ainda esteve no lote dos corredores que ganharam uma volta ao pelotão.

Durante os 40 quilómetros de prova, disputados à estonteante média de 52,545 km/h, cedo se percebeu que Iúri Leitão e o francês Benjamin Thomas eram os mais fortes. Ambos estiveram entre os corredores que somaram duas voltas de avanço e contribuíram para eliminar da prova sete dos vinte participantes.

Nas contas finais, o francês conseguiu ser o mais consistente ao longo dos 16 sprints pontuáveis, conquistando a medalha de ouro, com 81 pontos. Iúri Leitão somou 61 e ficou com a medalha de prata. O terceiro lugar foi para o russo Vlas Shichkin, com 57.

“O Iúri fez uma prova espectacular. Na fase inicial, quando foi pontuar logo no primeiro sprint, a ideia era conquistar pontos, mas sem um grande desgaste. No entanto, a aceleração que ele fez foi decisiva para o desenrolar da corrida, marcando logo uma diferença no pelotão. A partir daí a corrida não parou mais e o Iúri tinha de estar em todas as movimentações em que se decidia a corrida e fê-lo muito bem. Estamos muito orgulhosos com o trabalho dele, numa prova extremamente exigente”, avalia o selecionador nacional, Gabriel Mendes.


Iúri Leitão conta que “foi uma corrida muito rápida de início ao fim. Demos duas voltas e, com isso, contribuímos para que vários corredores saíssem de prova. A luta pelo segundo lugar foi renhida e obrigou a grande concentração. Dedico este resultado à minha família, que é fundamental para os meus desempenhos, assim como ao professor Gabriel e a toda a Seleção de Pista”.

 

“Maria Martins em nono”

 

Maria Martins entrou em pista pouco depois, numa acidentada prova de eliminação, marcada por várias quedas, que obrigaram a duas interrupções. Ao terceiro tiro de partida foi de vez, não voltando a haver paragens. Maria Martins, que fez quase toda a prova arriscando em posições recuadas e fechadas no grupo, foi a segunda a ser eliminada após o retomar da prova, o que lhe valeu o nono lugar final.

Na luta pelas medalhas brilhou a francesa Valentine Fortin, que bateu a italiana Letizia Paternoster na disputa do ouro. O bronze foi conquistado pela britânica Neah Evans.

“A Maria teve alguma dificuldade no arranque, mas depois entrou bem na corrida, até que se deu a segunda queda e uma nova interrupção, mais longa. Quando se retomou a prova, um momento de desconcentração ditou um afastamento mais cedo do que esperávamos, não por incapacidade física, mas por distração na colocação. Mas a Maria está bem e acredito que, amanhã, fará um bom concurso de omnium”, afirma Gabriel Mendes.


O terceiro dia de competição no Campeonato da Europa corre-se nesta quinta-feira. Portugal estará representado por quatro corredores. Maria Martins tem a jornada mais importante desta sua passagem pela Suíça, pois estará presente no concurso olímpico de omnium, cujas provas pontuáveis são o scratch (12h18), a corrida tempo (14h43), a eliminação (17h24) e a corrida por pontos (19h00).

João Matias está escalados para a perseguição individual, cuja fase de apuramento se disputa entre as 13h09 e as 14h20. Caso esteja entre os quatro mais rápidos na disputa a final, apontada para as 18h37. Rui Oliveira estreia-se neste Campeonato da Europa na final direta de scratch, às 18h06.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com