domingo, 16 de junho de 2024

"O pensamento do dia..."

 


“Giovanni Aleotti vence Volta à Eslovénia”


Por: José Morais

Foto: Bora-Hansgrohe © Sprint Cycling

A equipa da BORA – hansgrohe celebrou a vitória na Volta à Eslovénia de 2024, com o ciclista Giovanni Aleotti a vencer a 30.ª edição da prova europeia, com o ciclista italiano a manter a liderança na etapa final de 156,9 quilómetros deste domingo entre Šentjernej e Novo Mesto.

Giovanni Aleotti terminou assim em primeiro lugar no pódio da etapa eslovena, acompanhado pelo espanhol Pello Bilbao da equipa da Bahrein-Victorious, e seu compatriota Giulio Pellizzari da equipa da Grupo VF – Bardiani CSF – Faizanè.

A vitória na última etapa foi conquistada em Novo Mesto pelo irlandês Ben Healy da equipa da EF Eduaction-EasyPost, 6 segundos à frente do pelotão, que era liderado pelo norueguês Alexander Kristoff da equipa da Uno-X Mobility), a fazer terceiro lugar, veio o venezuelano Orluis Aular da equipa da Caja Rural – Seguros RGA.

“Dinamarquês Julius Johansen vence Grande Prémio Anicolor”


Conquistou a amarela logo na primeira etapa e não mais a alargou

 

Por: Lusa

O ciclista dinamarquês Julius Johansen (Sabgal-Anicolor) conquistou este domingo o Grande Prémio Anicolor, após a terceira tirada, entre Ílhavo e Águeda, vencida pelo espanhol Ramón Fernández (Equipo Cortizo).

Julius Johansen, campeão do mundo de fundo em juniores em 2017, sucedeu no historial a Luís Mendonça, ao segurar a liderança conquistada na sexta-feira, ao terminar a corrida de três dias com o mesmo tempo do uruguaio e seu companheiro de equipa Maurício Moreira.

Rafael Reis, também da Sabgal-Anicolor, terminou no terceiro posto, a três segundos de ambos de Johansen e Moreira, mantendo-se a classificação do contrarrelógio da primeira etapa.

Nos últimos 151,3 quilómetros da oitava edição do Grande Prémio Anicolor, entre Ílhavo e Águeda, a Sabgal-Anicolor controlou a corrida, permitindo fugas, como a empreendida na parte inicial, por 11 corredores, dos quais dois chegaram isolados à meta, com Ramón Fernández a bater ao sprint Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), segundo.

O primeiro grupo perseguidor chegou, depois das cinco contagens de montanha da etapa, 10 segundos depois, encabeçado por César Martingil (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua).

Johansen assegurou a sua segunda vitória, depois do triunfo na Olympia's Tour, nos Países Baixos, em 2018, ao chegar integrado no pelotão, também a 10 segundos do duo da frente, na 16.ª posição, Moreira na 19.ª e Reis na 23.ª, sem alterar a classificação geral.

Por: Record on-line

“João Almeida vence contrarrelógio final da Volta à Suíça e termina em segundo”


Depois do triunfo na sexta etapa, na sexta-feira, e da chegada a par com Yates, mas em segundo, no sábado, na sétima, João Almeida terminou a corrida helvética a 22 segundos do companheiro de equipa

 

Por: Lusa

Foto: AFP

O português João Almeida (UAE Emirates) venceu hoje o contrarrelógio da oitava e última etapa da Volta à Suíça em bicicleta, que terminou na segunda posição, atrás do companheiro de equipa Adam Yates.

O corredor natural das Caldas da Rainha partiu para o ‘crono’ com 31 segundos de atraso para o britânico, sendo o mais rápido nos 15,7 quilómetros do exercício contra o relógio entre Aigle e Villars-sur-Ollon, em 33.23 minutos, menos oito segundos do que Yates.

Depois do triunfo na sexta etapa, na sexta-feira, e da chegada a par com Yates, mas em segundo, no sábado, na sétima, João Almeida terminou a corrida helvética a 22 segundos do companheiro de equipa.

Yates sucede no historial da prova ao dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl-Trek), terceiro hoje no contrarrelógio, a 21 segundos do português, e na classificação final, a 3.02 minutos do vencedor.

João Almeida igualou o registo alcançado em 1984 por Acácio da Silva, que foi terceiro em 1988, numa corrida vencida em três edições seguidas, entre 2012 e 2014, por Rui Costa.

Fonte: Sapo on-line

“Iuri Leitão no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal (Guimarães, 24 de junho de 2024)”


O Campeão do Mundo de Omnium, disciplina olímpica de ciclismo de pista, confirmou a sua presença na 14.ª edição do Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal", evento de lazer que agrega centenas de pessoas na manhã do dia 24 de junho no centro da cidade de Guimarães, percorrendo as principais artérias do burgo vimaranense.

Além de Tiago Machado, o minhoto Iúri Leitão, profissional da Caja Rural e atleta da Seleção de Portugal, que enverga a camisola arco-íris de Campeão do Mundo de Omnium, junta-se assim à iniciativa da Associação de Ciclismo do Minho, de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial e do seguro) com possibilidade de inscrição no Passeio, Mini-Passeio e Trilho de BTT (inscrições em www.acm.pt).

O jovem vianense iniciou a sua aprendizagem bem no coração do Alto Minho, numa das mais antigas escolas de formação a nível nacional, O Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, conhecido como Santa Marta no mundo ciclístico. Seguiu para o Bairrada, passando ainda pelas formações Miranda-Mortágua, Sicasal-Constantinos, Delta Cafés, Supermercados Frois, Caja Rural, Tavefer- Mortágua e novamente Caja Rural desde 2022. É na pista que Iuri Leitão atinge os pontos mais altos da sua ainda curta carreira. 2023 foi o ano de grande afirmação ao conseguir o título de Campeão do Mundo de Omnium em pista e a vitória na geral do Tour of Hellas (Tour da Grécia). Na pista conseguiu por três vezes o título de Campeão Europeu de Scratch (2020/2022/2024), Vice-Campeão do Mundo Eliminação (2021), Vice-Campeão Europeu Eliminação (2020) e Medalha de Bronze no Campeonato da Europa (2020).

A 14ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal que contará com a presença de Tiago Machado terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini-passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.


O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".

A inscrição é gratuita e os participantes no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terão direito a uma t-shirt oficial, habilitam-se ao sorteio de prémios oferecidos pelos diversos parceiros da iniciativa e estarão cobertos pelo seguro desportivo.

A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia 1 de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.

Com partida e chegada junto ao Estádio D. Afonso Henriques (início às 10 horas), a iniciativa terá três percursos (Passeio, Mini-Passeio e Trilho de BTT), sendo o trajeto inicial efetuado em conjunto por todos os grupos de participantes. À passagem pelo local da partida termina o Mini-Passeio.

O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, é promovido em parceria com a ERDAL - Escola de Referência de Desportos de Ar Livre. O percurso do Trilho de BTT terá uma extensão de cerca de 20 kms. Na preparação do percurso do trilho houve uma particular atenção em proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes nos diversos trilhos de BTT que circundam Guimarães.

Nas edições anteriores o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015), fez parte do programa comemorativos dos 120 anos da UVP / Federação Portuguesa de Ciclismo e integrou o programa do Centenário do Vitória Sport Clube.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de Guimarães, SEG 3 - Mediação de Seguros, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, POPP Agency, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Viamaris, Desincoop, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Auto Terror - Premium Automotive, Guimarpeixe, JopeDois e Programa Nacional "Ciclismo para Todos".

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Taça de Portugal de Paraciclismo Águeda”


Vencedores autoritários em Águeda

 

Por: José Carlos Gomes

A terceira prova da Taça de Portugal juntou hoje, em Águeda, 26 paraciclistas. Os vencedores das várias classes de competição demonstraram grande superioridade, apenas com equilíbrio na luta pelo sucesso na classe C4.

Além de ser a classe com mais participantes, o mesmos quatro da H4, a classe C4 assistiu a uma disputa apertada entre primeiro e segundo classificados. O vencedor foi Ângelo Correia (Academia Efapel de Ciclismo), com um segundo de vantagem sobre o individual Cláudio Carvalho.

Nas restantes classes com concorrência à partida, os vencedores revelaram imensa superioridade sobre os rivais. Foi o que acontece com Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo), em C2, Paulo Teixeira (Clube BTT Matosinhos), em C3, Manuel Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), em C5, Luís Jejum (Europcar Associação Salvador), em H2, João Pinto (Mirachoro Hotels/Centro de Ciclismo de Portimão), em H3, Flávio Pacheco, em H4, Felismina Gomes, em H5, e Jorge Pina, em B.

Nas classes com apenas um inscrito subiram ao pódio o surdo André Soares (Rádio Popular-Paredes-Boavista), o H1 Miguel Castro (Europcar Associação Salvador) e o H5 Luís Costa.

O pelotão de paraciclismo junta-se à elite masculina e aos pelotões feminino e de sub-23 masculinos já no próximo fim de semana, em Santa Maria da Feira, nos Campeonatos Nacionais de Estrada.

A quarta prova da Taça de Portugal de Paraciclismo está marcada para Almeirim, em paralelo com o Encontro Nacional de Escolas, dia 6 de julho.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com