segunda-feira, 4 de março de 2024

“O pensamento do dia…”

 



“Arvid de Kleijn vence segunda etapa do Paris-Nice ao sprint”


Ciclista holandês venceu a tirada de 177,6 quilómetros entre Thoiry e Montargis em 4:41.02 horas

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Arvid de Kleijn

O ciclista holandês Arvid de Kleijn (Tudor) venceu esta segunda-feira o sprint a segunda etapa do Paris-Nice, enquanto Laurence Pithie (Groupama-FDJ), segundo classificado na tirada, assumiu a liderança da geral individual.

De Kleijn, de 29 anos, venceu a tirada de 177,6 quilómetros entre Thoiry e Montargis em 4:41.02 horas, batendo sobre a meta Pithie, segundo, e o compatriota Dylan Groenewegen (Jayco-AlUla), terceiro.

Pithie assumiu a dianteira da geral da corrida até ao Sol que era de outro neerlandês, Olav Kooij (Visma-Lease a Bike), antes do contrarrelógio por equipas de terça-feira, com 26,9 quilómetros em Auxerre.

Quanto aos portugueses, voltaram a chegar integrados no pelotão sem perdas de tempo, com Ruben Guerreiro (Movistar) em 67.º e João Almeida (UAE Emirates) em 91.º. Guerreiro é 28.º na geral, Almeida 49.º.

Fonte: Record on-line

“Juan Ayuso bate Filippo Ganna no crono de abertura do Tirreno-Adriático”


Ciclista espanhol venceu o contrarrelógio de abertura do Tirreno-Adriático com um tempo de 11.24 minutos

 

Por: Lusa

Foto: Instagram UAE Team Emirates

O ciclista espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) venceu esta segunda-feira o contrarrelógio de abertura do Tirreno-Adriático, cuja geral agora lidera, ao ser um segundo mais rápido do que o italiano Filippo Ganna (INEOS), segundo.

Num crono em jeito de prólogo, com apenas 10 quilómetros em Lido di Camaiore, o jovem espanhol voou com um tempo de 11.24 minutos, um segundo a menos do que Ganna e já 12 para outro italiano, Jonathan Milan (Lidl-Trek), terceiro.

No tiro de partida da corrida dos dois Mares, Ayuso estabeleceu-se como melhor dos favoritos à vitória no próximo domingo, com o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) em nono, a 22 segundos do catalão.

O bicampeão da Volta a França é o principal favorito, vindo de vencer O Gran Camiño, mas cedeu já terreno importante, enquanto o único português em prova, Nelson Oliveira (Movistar), mostrou os dotes de especialista no contrarrelógio com o 20.º melhor tempo, a 27 segundos.

Na terça-feira, a segunda etapa, e primeira em linha, liga Camaiore a Follonica em 198 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Maria Martins focada a 100% nos Jogos Olímpicos em ano longe da estrada”


Atleta portuguesa está completamente focada em representar Portugal no ciclismo de pista nos Jogos Olímpicos Paris 2024

 

Por: Lusa

A portuguesa Maria Martins está este ano completamente focada em representar Portugal no ciclismo de pista nos Jogos Olímpicos Paris2024, com a estrada de parte pela primeira vez, revela em entrevista à Lusa

"Este ano, os Jogos são o meu principal objetivo. Não estou associada este ano a nenhuma equipa de estrada. Foi uma decisão tomada à força e, entre aspas, porque teve de ser. Mas até acabou por ser uma decisão inteligente da minha parte", começa por dizer a jovem de 24 anos.

Oitava em Tóquio2020, no concurso olímpico do omnium, Tata é a grande pioneira do ciclismo de pista feminino, sendo suas as primeiras medalhas em praticamente todas as competições de relevo - dois bronzes em Mundiais, mais dois em Europeus e o título continental de scratch em 2023.

Também na estrada soma títulos, como os Nacionais de fundo de 2021, e correu em 2023 pela Fénix-Deceuninck, no WorldTour, mas a indecisão sobre a continuidade da equipa belga prolongou-se demasiado tempo, considera a portuguesa, e acabou por deixá-la de fora do pelotão.

"Não é fácil. Tenho menos competição, menos ritmo competitivo, competições onde se ganha forma. Mas também acabo por não correr riscos, de quedas e lesões", refere.

Sem querer passar pelo "desgaste" de entrar numa equipa nova tão perto de Paris2024, a verdade é que a temporada de clássicas que se vai disputando por estes dias, a sua preferida, acaba por fazer com que custe "estar deste lado".

"Tenho evitado um bocado ver ciclismo, nos últimos tempos. Ainda assim, tenho conseguido lidar bem com toda esta questão", conta à Lusa.

O amor às clássicas fica bem patente nos resultados de 2023, com um terceiro lugar no Troféu Maarten Wynants, o quarto no Grande Prémio EcoStruct e quintos lugares na Ronde de Mouscron, Grote Prijs Beerens, ZLM Omloop e Antwerp Port Epic, além de 'top 20' em várias das provas de um dia de WorldTour.

Entre os planos do selecionador Gabriel Mendes, para compensar com outras provas a ausência do ritmo e forma da estrada, e a ambição de repetir o diploma no regresso, encaminhado, aos Jogos Olímpicos, a jovem da Moçarria mantém-se motivada.

"A aproximação aos Jogos vai ser mais tranquila, com menos corridas e menos riscos. Terei Taças do Mundo e competições internacionais de preparação. A qualificação está bem encaminhada. Em 2023, fizemos uma boa primeira parte da qualificação e este ano entrámos mais tranquilos, com menos pressão", avalia.

Essa qualificação, em que deve, desta feita, ter a companhia de colegas masculinos - que ficaram 'à porta' em Tóquio2020, permite já projetar os Jogos como "o grande objetivo" para o qual estabeleceu já metas, nomeadamente a repetição do diploma.

De resto, voltará ao Velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines, palco dos 'pistards' em Paris2024 e no qual já brilhou, com o bronze nos Mundiais de 2022.

"Há uma série de boas atletas com a mesma ficha apontada. Tem de ser um dia perfeito, em que as coisas corram bem. O omnium é um programa longo, com quatro corridas, e exige consistência para chegar ao diploma. Sonho com o diploma e vou trabalhar para ele. A pressão sou eu que a tenho, e para mim a pressão é um privilégio", afirma, ambiciosa.

Fonte: Record on-line

“Clube de Natação de Torres Novas no duatlo de Grândola”


Tiago Fonseca Campeão Nacional de Duatlo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Grândola recebeu este sábado, 2 de março, a 1ªetapa do Campeonato Nacional de Clubes e Campeonato Nacional Individual de Duatlo.

Numa manhã de chuva e vento, os atletas lançaram-se nesta prova de duatlo, composta por 5km/corrida, 20km/ciclismo e 2,5km de corrida, com grande espírito de sacrifício e de supressão.

O Clube de Natação de Torres Novas alcançou o 4ºlugar coletivamente, com TIAGO FONSECA a concluir no 8ºlugar à geral, e a sagrar-se Campeão Nacional de Duatlo no grupo de idades 25-29 anos. Vasco Canadas no 9ºlugar (3º GI 20-24 anos) e Manuel Bartolomeu no 15º (5ºjunior), fecharam a equipa torrejana. Francisco Carvalho no 28ºlugar (2ºcadete), Afonso do Canto no 39º e Adriano Correia no 42º, também participaram nesta prova de Grândola.


 

DUATLO JOVEM DE GRÂNDOLA

 

A Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas iniciou a nova época de provas nacionais, com uma deslocação também a Grândola, onde se realizou na tarde de sábado, 2 de março, a 1ªetapa do nacional de triatlo jovem.

O companheirismo, o espírito de equipa, a diversão e a amizade, são um orgulho bem patente nos mais jovens triatletas torrejanos.

 Coletivamente, a escola de triatlo torrejana alcançou o 9ºlugar, entre 43 equipas presentes nesta 1ªetapa do nacional jovem.

O Benjamim Salvador Madeira subiu ao pódio no 3ºlugar, naquela que foi a sua 2ªexperiência competitiva no triatlo, mas outros atletas também participaram neste duatlo em Grândola:

 

Em Benjamins:

 

Maria Leonor Caramelo – 21ª

Manuel Cruz – 37º

Luca Nascimento – 38º

Santiago Ferreira – 49º

Santiago Veríssimo – 53º

Em Infantis:

 

Matilde Santos – 10ª

Diana Brito – 24ª

Nova Tredoux – 37ª

Malin Wang – 47ª

Maria Clara Vargues – 48ª

 

Em Iniciados:

 

Beatriz Carvalho – 10ª

Mariana Brito – 11ª

Madalena Alves – 32ª

Santiago Magalhães – 13º

Duval Tredoux – 52º

 

Em Juvenis:

 

Francisca Leirião – 13ª

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Acompanhe uma semana de programação no Eurosport recheado de ciclismo e triatlo”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Em março, o Eurosport garante a transmissão de uma série de eventos desportivos de grande qualidade e emoção que prometem fazer as delícias dos espetadores. São muitas horas de ação em direto de diferentes partes do globo. Descubra aquilo que pode ver esta semana nos canais Eurosport.

A temporada de ciclismo ganha ritmo em março com muitas equipas e atletas a competirem numa série de eventos como forma de preparação para as Grandes Voltas. Até domingo, dia 10, as tardes do Eurosport 2 são preenchidas com uma jornada dupla de ciclismo. Entre as 12:00h e as 16:00h siga de perto os pelotões que atuam na Tirreno – Adriático e na Paris – Nice e descubra os novos vencedores.  João Almeida e Ruben Guerreira competem na corrida francesa enquanto Ivo Oliveira participa na corrida italiana.

Destaque ainda para a transmissão da espetacular prova de triatlo T100 de Miami na noite de sexta-feira, dia 8, no Eurosport 1 (21:45h). São 2km a nadar, 80km em bicicleta e 18km a correr, tudo num circuito onde se reúnem alguns dos melhores atletas do mundo. Para seguir pela madruga fora!

Estas são algumas das propostas que o Eurosport tem para si nesta semana que promete ser de grande ação!

Fonte: Eurosport

“Óbidos Cycling Team Sérgio Saleiro entre os melhores sub-23 da Clássica da Primavera”


Óbidos Cycling Team na Clássica da Primavera (foto: Bruno Magalhães)

 

Por: Helena Dias

Este domingo, a Clássica da Primavera marcou o início da Taça de Portugal. Na Póvoa de Varzim, Sérgio Saleiro terminou a primeira prova pontuável entre os melhores jovens do dia, fechando em 11º lugar na classificação da juventude.

A jornada de 145 quilómetros superou por sete vezes a 3ª categoria do Monte de S. Félix, ficando na última subida um reduzido grupo de oito corredores na frente, que discutiu a vitória ao sprint. Francisco Campos (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) agarrou o triunfo. Theodor Obholzer foi o primeiro ciclista da Óbidos Cycling Team a cruzar a meta na 46ª posição, seguido de Sérgio Saleiro em 49º, sendo este o 11º melhor sub-23 da Clássica.

 

Sérgio Saleiro:

 

“Foi um dia difícil, com sete passagens pelo Monte de S. Félix. As sensações não foram as melhores. Sei que estou longe de estar no meu melhor nível, mas vou trabalhar para melhorar e estar disputa nas próximas corridas”.

 

Micael Isidoro, diretor-desportivo:

 

“A Clássica foi competitiva, com bastante ritmo. Do ponto de vista coletivo, estivemos um pontinho ligeiramente abaixo em relação às últimas competições, o que se deve um pouco a alguns dos ciclistas terem passado pior a semana por estarem doentes. Mas conseguimos cumprir os objetivos delineados e acabou por ser um dia positivo para a Óbidos Cycling Team”.

 

Classificação Geral:

 

1º Francisco Campos (AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense) 3h29m04s

2º Luís Gomes (Kelly/Simoldes/UDO) mt

3º Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense) mt

46º Theodor Obholzer (Óbidos Cycling Team) a 5m12s

49º Sérgio Saleiro (Óbidos Cycling Team) mt

53º Mikel Mujika (Óbidos Cycling Team) a 5m17s

DNF Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team)

DNF Diogo Saleiro (Óbidos Cycling Team)

DNF João Silva (Óbidos Cycling Team)

DNF Francisco Santos (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Juventude:

 

1º Duarte Domingues (Sabgal/Anicolor)

11º Sérgio Saleiro (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Equipas:

 

1ª Sabgal/Anicolor 10h27m32s

13ª Óbidos Cycling Team a 15m21s

Fonte: Equipa Ciclismo Óbidos Cycling Team

“Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua começa Março em beleza”


A equipa Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua inicia Março com balanço positivo e um lugar no pódio. No sábado, João Matias marcou presença no Velódromo Nacional de Sangalhos no Troféu Internacional Artur Lopes, com venceu em dupla com Iúri Leitão na disciplina de Madison. Hoje, domingo, Francisco Morais esteve presente na fuga na Clássica da Primavera e Bruno Silva fechou o dia com um Top-15.

Domingo foi dia de disputar a 27.ª Clássica da Primavera, com 145.8 km na Póvoa de Varzim. O pelotão rolou em alta velocidade com várias movimentações ao longo da corrida, onde o atleta Francisco Morais se encontrou na frente da corrida perfazendo pontos importantes para a Classificação Geral da Montanha.

 A corrida decidiu-se na sétima e última subida ao Monte de São Félix, na subida ao monte da freguesia de Laúndos um grupo restrito de atletas discutiu a vitória da etapa, onde Francisco Campos (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) ergueu os braços, Bruno Silva terminou a prova 20 segundos depois no grupo perseguidor, terminando no Top-15. Francisco Morais e Ángel Sanchéz terminaram a prova no mesmo grupo de Bruno Silva. No final das contas, Francisco Morais, na fuga, somou pontos para a Classificação geral da montanha terminando no 3.º   lugar.


“Bruno Silva referiu Esta foi uma verdadeira Clássica, discutida a grandes velocidades e com setores de pavé que dificultaram a prova. A equipa esteve sempre representada na frente da corrida pelo Francisco Morais, algo importante para os objetivos da equipa. Quanto a mim, na última volta pelo Monte São Félix fiquei a escassos metros do grupo de 8 unidades que veio a discutir a prova, desta forma restou-me fazer o melhor lugar possível no pelotão”.



 

XXVII Clássica da Primavera

Póvoa de Varzim – Póvoa de Varzim» 145,8 km

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL


 

1.º Francisco Campos (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), 03h29m04s

5.º Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 20s

24.º Francisco Morais (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 20s

31.º Ángel Sanchéz (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 20s

55.º Nicolas Saenz (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 5m17s

DNF. António Barbio (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua)

DNF. César Martingil (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua)

DNF. Andres Tabuadas (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua)


 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS

 

1.ª Sabgal / Anicolor, 10h27m32s

6.ª Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua, a 40s

 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA

 

1.º Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 15 Pontos

2.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 8 Pontos

3.º Francisco Morais (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 6 Pontos

 

Volvido a sábado, João Matias marcou presença no Troféu Internacional Artur, na Corrida por Pontos o atleta da Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua terminou na 9.º posição. Na disciplina olímpica de madison, em dupla com Iúri Leitão, subiram ao lugar mais alto do pódio, a corrida foi equilibrada, mas a dupla pontou em 8 dos 12 sprints terminando com 39 pontos, a 14 pontos dos 2.º classificados.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

“Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano em S. Brás de Alportel”


Sauro Agostinho e Ana Leite vencedores em S. Brás de Alportel

 

Por: José Carlos Gomes

A Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano começou, neste domingo, em S. Brás de Alportel, com triunfos, na categoria de elite, de Sauro Agostinho (Casa do Povo de Abrunheira) e Ana Leite (Axpo Team Vila do Conde)

Sauro Agostinho e Jimmy Silva (AD Galomar/E-Bike Madeira) assinaram um duelo que se mediu com vitórias alternadas nos percursos especiais classificativos. No entanto, Sauro Agostinho foi claramente o mais rápido, terminando com 12,676 segundos de vantagem sobre Jimmy Silva. O terceiro foi José Oliveira (Axpo Team Vila do Conde), a 51,951 segundos.

Ana Leite teve uma folga bem maior na elite feminina. Impôs-se com total autoridade, deixando a segunda classificada, Sandra Lopes (BTT Pandilhas a Monte), a 3’48’’620. A terceira, a 7’55’’425, foi Sara Ferreira (BTT Pandilhas a Monte).

Nas camadas jovens, Joaquim Meneses (Bicisintra/Gás Mucifal) foi o melhor cadete, uma categoria em que, no feminino, apenas correu Ana Rodrigues (Caniço Riders/Barra4). Sebastian Horne (BTT Loulé/Elevis) venceu em juvenis, enquanto o único iniciado em prova foi o seu colega de equipa James Sousa.


Nas bicicletas de assistência elétrica, com uma participação mais numerosa e forte na nova época, o melhor na categoria de elite foi Tiago Ladeira (Miranda Factory Team). José Borges (BTT Enduro Terras de Bouro) foi o segundo classificado, a 5,745 segundos. O terceiro, a longínquos 2’10’’131, foi Martim Cerqueira. Raquel Ribeiro (JR87racing Team/Alfarazes) foi a única participante de categoria de elite feminina nas bicicletas de assistência elétrica.

Entre os veteranos que correram em bicicletas convencionais, impuseram-se o master 30 Pedro Ferreira (Casa do Povo de Abrunheira), o master 35 Ivo Ferreira (União Desportiva Lorvanense), o master 40 Márcio Ferreira (Bicisintra/Gás Mucifal), o master 45 Nuno Lopes (ADAR/Ofimoto), o master 50 Leonel Bento (Casa do Povo de Abrunheira), o master 55 Francisco Batarda (MCF/XDream/Município de S. Brás), o master 60 Abel Oliveira (BTT Enduro Terras de Bouro) e a master feminina Hannah Heyse (BTT Loulé/Elevis).

A Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano terá a segunda prova pontuável no dia 7 de abril, em Vouzela.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com