terça-feira, 1 de agosto de 2023

“João Almeida continua no pódio da Volta à Polónia”


Olav Kooij venceu quarta etapa. Português está a 10 segundos do líder da geral

 

Por: Lusa

O ciclista holandês Olav Kooij (Jumbo-Visma) venceu esta terça-feira ao sprint a quarta etapa da Volta à Polónia, em que o esloveno Matej Mohoric (Bahrain-Victorious) continua líder, com 10 segundos de vantagem sobre o português João Almeida (UAE Emirates).

Kooij, de 21 anos, cumpriu os 199,1 quilómetros entre Strzelin e Opole em 4:23.15 horas, batendo sobre a meta o compatriota Marijn van der Berg (EF Education-Easy Post), segundo, e o italiano Matteo Moschetti (Q36.5), terceiro.

Almeida, por seu lado, passou para segundo, ainda que à mesma distância temporal - 10 segundos -, por troca com o polaco Rafal Majka, seu colega de equipa, que agora é terceiro também a 10.

O ciclista português chegou em 38.º lugar, com o mesmo tempo do vencedor, um lugar à frente de Majka, enquanto Ruben Guerreiro (Movistar) foi 26.º e aproveitou para subir a 18.º na geral, a 57 segundos.

João Almeida, que venceu a corrida em 2021, enfrenta, na quarta-feira, novo teste montanhoso na quinta etapa, com 198,8 quilómetros entre Pszczyna e Bielsko-Bial e três contagens de montanha categorizadas, duas delas de primeira categoria.

Fonte: Record on-line

“Arnaud Démare deixa Groupama-FDJ e é agora ciclista da Arkéa-Samsic”


Na origem da mudança esteve a não convocatória para a Volta a França

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O sprinter francês Arnaud Démare é desde esta terça-feira ciclista da Arkéa-Samsic, abandonando com efeito imediato a Groupama-FDJ, equipa com a qual entrou em litígio por não ter sido convocado para a Volta a França.

Em comunicado, a Arkéa-Samsic revela que o duas vezes vencedor da classificação por pontos da Volta a Itália (2020 e 2022) correrá "com as cores vermelha e negra" na segunda parte da época, assim como nas próximas duas temporadas.

"Tive a possibilidade de rescindir, de comum acordo, o meu contrato com a Groupama-FDJ para poder juntar-me à Arkéa-Samsic, de modo a poder disputar, com esta estrutura, o fim da época de 2023, a partir de 1 de agosto. Tenho de agradecer a esses dois patrocinadores por me terem libertado dos meus últimos meses de contrato", enaltece Arnaud Démare, citado em comunicado da sua nova equipa.

Aos 31 anos, o sprinter francês despede-se da única formação pela qual alinhou, onde chegou em 2011 e pela qual somou os 93 triunfos da sua carreira, nomeadamente oito etapas no Giro, duas no Tour e a Milão-Sanremo.

"É o melhor que me poderia ter acontecido a fim de virar rápido a página, e de projetar o futuro. [...] Abro um novo capítulo na minha carreira, numa formação que acredita em mim e me motiva", acrescentou, num discurso com indiretas à Groupama-FDJ.

Arnaud Démare ficou de fora da Volta a França depois de Thibaut Pinot, um dos ciclistas favoritos dos franceses e, sobretudo, do diretor da equipa, Marc Madiot, ter decidido que queria correr uma última vez o Tour, naquele que é o seu ano de despedida do pelotão.

Na altura, o ciclista mostrou-se revoltado e desiludido com a opção da equipa, dizendo que a 'Grande Boucle' fazia parte dos seus planos para esta temporada desde dezembro, e abrindo a porta à saída.

A relação tormentosa com o líder da Groupama-FDJ, o seu compatriota David Gaudu, que em janeiro, numa conversa com os seus seguidores, tinha dito que não queria Démare no Tour, também terá contribuído para a saída do sprinter, pouco comum em estrelas do pelotão.

"É o fim de uma era. 93 vitórias com as nossas cores. Arnaud deu-nos tanto. Nada nos fará esquecer todas essas emoções", assinalou a Groupama-FDJ na rede social Twitter.

Fonte: Record on-line

“Campeonato do Mundo de Ciclismo”


Telmo Pinão entra em pista para melhorar marcas pessoais

Por: José Carlos Gomes

A participação da Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de todas as disciplinas de ciclismo começa ao início da noite desta quarta-feira, no Velódromo Sir Chris Hoy, em Glasgow, Escócia, onde Telmo Pinão irá correr a sua disciplina de eleição na pista, a perseguição individual.

O atleta paralímpico português olha para o Mundial de paraciclismo em pista com duas metas no horizonte. “O objetivo é conseguir melhorar as minhas marcas pessoais nas provas cronometradas. Além disso, tenho a ambição de conquistar um lugar nos oito primeiros numa das disciplinas paralímpicas, perseguição individual ou 1 km contrarrelógio. Foi para isso que trabalhei, mesmo sabendo que a pista não é a minha vertente principal”, explica o corredor.

O registo a bater no contrarrelógio de 3 quilómetros que abre a competição é de 4’03’’001, a marca obtida nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. O último treino, realizado ao início da tarde de hoje, deu boas indicações.

A favor de Telmo Pinão joga a motivação e o facto de a perseguição individual ser a disciplina de pista preferida do corredor. “Embora seja um bocado saturante, a disciplina de que mais gosto e aquela em que me encaixo melhor é a perseguição individual. Mas pelo prazer de estar na pista também gosto muito dos 200 metros com partida lançada, disciplina em que fui oitavo no Mundial do ano passado. O scratch gosto de ver, mas ainda não tenho experiência suficiente, dado que só a fiz uma vez na vida, no Mundial do ano passado”, explica o paraciclista.

A perseguição em paraciclismo distingue-se da perseguição masculina de elite na distância, três quilómetros no primeiro caso e quatro no segundo. Mas não só, como indica Telmo Pinão. “Na pista nota-se mais do que na estrada a diferença entre os paraciclistas classificados como C2. O arranque é muito importante e é completamente diferente o arranque de uma pessoa com duas pernas ou com uma”, nota o representante nacional.

Telmo Pinão irá competir no omnium, que também é diferente no paraciclismo. No ciclismo convencional o concurso de omnium é composto pelas provas, todas disputadas no mesmo dia, de scratch, tempo, eliminação e corrida por pontos. No paraciclismo há, igualmente, quatro provas pontuáveis, mas cada uma disputada num dia diferente: perseguição individual, 200 metros com partida lançada, 1 km contrarrelógio e scratch. Acresce que todas estas provas pontuáveis para o omnium terão pódios próprios, exceto os 200 metros.

Ainda concentrado no omnium, que o ocupará até dia 7, Telmo Pinão já vai fazendo contas às provas de paraciclismo em estrada, que arrancam dia 10. “Na estrada tentarei estar na frente da corrida até ao fim. A não existência de subidas limita-me um bocado. Aqui na Escócia será um percurso demasiado plano, mas vou tentar defender-me na roda dos adversários para no fim discutir o melhor lugar possível, já que não terei as subidas que era o terreno em que poderia fazer alguma diferença”, conta.

 

Mudanças na comitiva

 

A comitiva portuguesa que compete nos Campeonatos do Mundo sofreu duas baixas por lesão. Alexandre Montez substitui o doente Lucas Lopes na equipa de sub-23 para a prova de fundo, marcada para o dia 9.

Também por doença, Guilherme Mota irá falar a prova de maratona BTT, no próximo domingo, não sendo substituído.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato mundial UCI Glasgow 2023 saiba tudo”


A Escócia vai receber as competições entre 3 e 13 de agosto, num evento que irá ser competido em 13 disciplinas pela primeira vez

 

Por: José Morais

O Campeonato Mundial UCI 2023 será realizado de 3 a 13 de agosto, e irá ter uma disputa de títulos mundiais em 13 modalidades, sendo um grande evento a realizar na Escócia.

As provas de ciclismo de estrada serão realizadas em Glasgow, as do ciclismo de pista e paraciclismo irão ser realizadas no velódromo Sir Chris Hoy, também em Glasgow, vai receber as provas de MTB na Glentress Forest, no Vale do Tweed, vão-se realizar as categorias Cross Country Olímpico XCO, Short Track XCC, E-MTB e Team Relay, na pista de Fort William, será realizado o downhill.


Pela primeira vez na história da UCI, a mesma promove um mundial unificado, onde reúne quase todas as disciplinas de ciclismo, ficando de fora o ciclocrosse e o gravel, com os planos a manter o formato da realização de quatro em quatro anos, dentro do ciclo olímpico.

Nesta época, o mundial de ciclismo de estrada mudou a ordem de algumas provas, para se adequar ao calendário, motivado por causa do Tour de França Feminino, com a prova de Elite e Sub 23 de estrada feminina a ser programada para o último domingo, dia 13 de agosto, enquanto a da Elite masculina será no primeiro domingo, dia 6 de agosto.

Desta forma, os ciclistas terão de enfrentar diversas alterações com a unificação do evento, no mundial de ciclismo de pista, que por norma é realizado no final do inverno europeu, o calor pode ser um grande desafio que os participantes podem encontrar pela frente, mas, haverá um ponto muito positivo, o qual vai servir de preparação para os Jogos Olímpicos de Paris a realizar em 2024, a realizar também no verão.


A programação do evento:


Dia 3 de agosto

Ciclismo de pista e paraciclismo

Perseguição, Team Sprint, Scratch

 

Dia 4 de agosto

Ciclismo de pista e paraciclismo

500m TT, Scratch Race, Team Sprint

MTB

Downhill

Qualificativa Elite

Final da categoria Júnior

Gran Fondo – 160,3km/Medio Fondo – 85,7km

 

Dia 5 de agosto

BMX Freestyle – qualificativas

Ciclismo de estrada

Categoria Júnior feminino (70km) e masculino (127,2km)

Ciclismo de pista e paraciclismo

Perseguição por equipes (Team Pursuit) masculino e feminino

MTB

Downhill

Finais da Elite masculino e feminino


Dia 6 de agosto

BMX Racing

BMX Freestyle

Ciclismo de estrada

Elite masculino – 271,1km

Ciclismo de pista e paraciclismo

Elimination, Perseguição Individual, Omnium, Kerin

MTB

Marathon

Masculino e feminino

 

Dia 7 de agosto

BMX Racing

BMX Freestyle

Finais

Ciclismo de pista e paraciclismo

Elimination, Sprint, Madison

Gran Fondo – contrarrelógio individual – 22,8km

 

Dia 8 de agosto

BMX Racing

Ciclismo de estrada

TTT Mixed Relay – contrarrelógio de revezamento misto

Ciclismo de pista

1km TT, Points Race, Madison

MTB

Qualificativas do short track

 

Dia 9 de agosto

Ciclismo de estrada

Contrarrelógio Sub 23

Ciclismo de pista

Sprint, Points Race, Keirin, Omnium

MTB

e-MTB XC

Masculino e feminino

 

Dia 10 de agosto

BMX Freestyle

Ciclismo de estrada

Contrarrelógio Júnior feminino

Contrarrelógio Elite feminino

MTB

XCO Júnior feminino

XCO Júnior masculino

Short track – masculino e feminino

 

Dia 11 de agosto

Ciclismo de estrada

Contrarrelógio Júnior masculino

Contrarrelógio Elite masculino

Mountain bike

XCO Sub 23 masculino e feminino

Ciclismo indoor

Cycle ball e ciclismo artístico

 

Dia 12 de agosto

Ciclismo de estrada

Prova de estrada Sub 23 masculino

Mountain bike

XCO – Elite masculino e feminino

Ciclismo indoor – Cycle ball e ciclismo artístico

 

Dia 13 de agosto

Ciclismo de estrada

Prova de estrada Elite feminino

Ciclismo indoor – Cycle ball e ciclismo artístico

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com