domingo, 20 de junho de 2021

“Campeonato Nacional de Paraciclismo/Paraciclistas enfrentaram o tempo agreste para lutar pelos títulos”


O dia começou frio e chuvoso em Castelo Branco. Nada que intimidasse os 28 participantes na prova de fundo do Campeonato Nacional de Paraciclismo.

Foram atribuídos onze títulos nacionais. À semelhança do que aconteceu no contrarrelógio, a classe C5 foi a mais participada, proporcionando uma discussão ao sprint. Manuel Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) impôs-se diante de Hélder Maximino (360º Bike Trail/Mundimat/CC Aldeia de Paio Pires). O terceiro foi Vítor Carvalho (Efapel Paracycling).

Em C4, uma categoria com três concorrentes, o melhor foi João Monteiro (Mozinho RT Martos Pellets Oforsep). Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar) triunfou em C3, enquanto Telmo Pinão (Efapel Paracycling) bateu a concorrência em C2.

João Marques (ACD Mlharado/DriveonHolidays/Mafra) venceu entre os surdos, João Pinto (Belmira Cruz/CC Portimão/Mirachoro Hotels) suplantou os outros participantes em H3 e Flávio Pacheco (Santa Cruz/Botelhos.pt) conquistou o título em H4.

Nas classes só com um participante, os títulos foram atribuídos a Luís Costa, em H5, Filomena Oliveira, em H4, Bernardo Vieira (Efapel Paracycling), em C1, e à dupla Ana Silva/Isabel Caetano em B.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato Nacional de Estrada – Dia 3”


José Neves campeão nacional de fundo após demonstração de força

Por: José Carlos Gomes

José Neves (W52-FC Porto) é o novo campeão nacional de fundo, depois de impor-se em solitário na corrida de 192,2 quilómetros, disputada, hoje, em Castelo Branco.

O ciclista que, nesta época, regressou à estrutura portista foi um dos elementos mais ativos na estratégia ofensiva da W52-FC Porto. Partindo com mais corredores do que os adversários, por ter um plantel maior, os comandados de Nuno Ribeiro atacaram, com vários corredores, desde o quilómetro inicial.

As restantes formações, e mesmo os corredores emigrantes que competiram sem equipa, não se fizeram rogados e a situação de corrida foi mudando constantemente, com muitos ciclistas a passarem pela cabeça de corrida em momentos distintos.


Ao quilómetro 70, ainda na volta por fora da cidade de Castelo Branco, José Neves saiu do pelotão integrado num grupo de oito corredores. A entrada no circuito urbano de 21,6 quilómetros, que seria percorrido cinco vezes, permitiu a formação de uma cabeça de corrida com 16 corredores. Foi entre estes homens que a corrida viria a decidir-se.

A W52-FC Porto tinha quatro homens no grupo mais adiantado. Cabia-lhe a responsabilidade de jogar as peças no tabuleiro da estratégia. Os portistas acertaram à primeira. José Neves atacou a mais de 30 quilómetros da chegada, foi ganhando terreno e nunca mais os adversários lhe puseram a vista em cima até à cerimónia do pódio.


José Neves terminou a prova com 4h38m18s (média de 41,437 km/h). Rui Oliveira e Gaspar Gonçalves adiantaram-se na luta pelo segundo lugar, chegando ambos a 47 segundos do vencedor, com o homem da UAE Team Emirates à frente do representante da Tavfer-Measindot-Mortágua.

"Vencer os Campeonatos Nacionais é uma enorme sensação de orgulho e dever cumprido. Durante a corrida tentámos estar sempre na frente e, a certa altura, percebi que os adversários estavam em dificuldade e tentei a minha sorte. Arranquei a uma volta do fim e consegui fazer uma diferença de tempo suficiente para chegar à vitória. Já tinha sido campeão nacional duas vezes em sub-23 e espero vir a conquistar mais títulos de campeão nacional no futuro. Para já, estou muito orgulhoso de poder vestir esta camisola durante um ano", regozijou-se José Neves.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Semifinal Campeonato da Europa triatlo de Kitzbühel, Áustria”


Realizou-se dia 18 de junho a semifinal do Campeonato da Europa de Kitzbühel que contou com 14 triatletas nacionais

 

Nesta primeira eliminatória para o Campeonato da Europa, que está a decorrer na Áustria, cidade de Kitzbühel, Portugal obteve bons resultados, marcando presença em três finais e oito finais B. Segue-se o dia de amanhã, 19 de junho, onde os triatletas irão participar nas finais. Ambas as provas são disputadas na distância super sprint com 500 metros de natação, 12km de ciclismo e 3.1km de corrida.

Ricardo Batista fez uma excelente prova conquistando a terceira posição na sua vaga com o tempo 00:32:32 pelo que vai disputar amanhã, 19 de junho, a final do Campeonato Europeu. Na categoria júnior, os triatletas mais novos alcançaram excelentes resultados com destaque para Alexandre Silva (00:34:28)  e Alexandre Montez (00:34:16) que ficaram na segunda posição e na quinta posição respetivamente e nas suas vagas.

Maria Tomé (00:38:20) e Vera Vilaça (00:40:44) irão disputar a final B depois de se classificarem respetivamente nos lugares 13.º e 23.º nas suas vagas.

Nos sub23/ elite masculina, será Miguel Tiago Silva (00:34:34) e Alexandre Nobre (00:34:39) que passaram a meta das suas vagas em 20.º e 21º que marcam presença amanhã na final B do Campeonato da Europa.

Em juniores, as triatletas femininas Matilde Santos (00:40:17), Beatriz Pinto (00:41:12) e Maria Gonçalves (00:41:32) irão à final B depois de conquistarem a 14.ª , 19.º e 20.ª posições respetivamente.

Rodrigo Rodrigues irá também participar na final B de juniores depois de se classificar na 17.ª posição com 00:36:29.

Apesar de existirem pódios separados na final do Campeonato, as categorias sub/23 e elite competem juntas com atletas nacionais a ser distribuídos por três vagas.

João Silva com 00:35:37 e Tiago Fonseca com 00:36:49, classificados respetivamente 21.º e 24.º da sua série, não estarão presentes na final de amanhã. Gabriela Ribeiro não terminou a prova.

Consulte todas as classificações aqui: https://www.triathlon.org/results/result/2021_europe_triathlon_championships_kitzbuehel

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Ouro para Ricardo Batista no Campeonato Europa triatlo SUB 23”


Medalha de Ouro para o Triatlo com Ricardo Batista a alcançar o título europeu de SUB 23

 

Realizou-se hoje, 19 de junho de 2021, na Áustria, o Campeonato Europa de Kitzbuhel, com Ricardo Batista a sagrar-se Campeão da Europa SUB 23, ocupando a quarta posição da geral do Campeonato. Numa prova muito intensa e rápida na distância super sprint (500 metros de natação, quatro voltas de ciclismo que totalizaram 12km e ainda 3,1km de corrida), os atletas foram ao limite do esforço do início ao final da prova.

Ricardo Batista saiu na 21ª posição da água, conseguindo recuperar na primeira transição para se integrar no primeiro grupo de ciclismo: «Foi uma natação muito difícil, com muito contacto, mas consegui pedalar no primeiro grupo», explicou o novo Campeão Europeu SUB23.

Com o primeiro grupo de ciclismo constituído por cerca de 30 atletas, o percurso pouco rolante e com muitos retornos ofereceu poucas oportunidades de ultrapassagens. O Campeão Mundial em Juniores 2019 explica que ‘devido às especificidades do percurso, que incluía muitas zonas estreitas e técnicas, e tendo em conta o grande número de triatletas no ciclismo, era difícil ‘escapar’ do pelotão em que seguia’. «Na corrida dei tudo o que tinha, comecei a primeira volta deste segmento em terceiro sub-23, mas consegui recuperar na segunda volta para a primeira posição conquistando o título». O novo Campeão Europeu afirma que «não podia estar mais contente com o resultado!»

Ricardo Batista, com apenas 20 anos, sagra-se assim Campeão da Europa SUB 23, com o tempo de 00:32:29. Na segunda posição ficou o alemão Tim Helling e Connor Bentley, da Grã-Bretanha, ocupou o terceiro lugar do pódio.


Para Paulo Antunes, treinador de Ricardo Batista, o triatleta participou em duas provas muito exigentes, com a meia-final mais forte, não só pelos nomes incluídos na start list, mas também por ter sido a que acabou por andar mais rápido, com o atleta a alcançar um excelente 3.º lugar e a demonstrar excelentes indicadores para a final do Campeonato Europeu. «Os principais adversários foram perfeitamente identificados e o Ricardo conseguiu uma prestação extraordinária, gerindo de forma inteligente toda a prova». Paulo Antunes realça a sua grande satisfação com o resultado e com o seu planeamento na gestão deste ciclo constante de provas onde Batista demonstrou uma enorme consistência.

Apesar de pódios separados, as provas da elite e SUB 23 foram realizadas em conjunto, com o suíço Max Studer a destacar-se na corrida sem dar hipótese aos seus adversários, passando com vantagem a meta em primeiro lugar e conquistando o título de Campeão da Europa em elites com a marca de 00:32:03.

Na final B do Campeonato da Europa de Elites, Miguel Tiago Silva ficou na 8.ª posição com 00:33:28, João Silva no 29.º lugar com 00:36:23 e Alexandre Nobre em 30.º com 00:37:29.

Consulte todas as classificações aqui:

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Bronze para Alexandre Montez no Campeonato Europa triatlo Júnior de Kitzbuhel”


Dois atletas nacionais no top 5 do Campeonato da Europa Júnior de Kitzbuhel 2021

 

Realizou-se dia 19 de junho de 2021, o Campeonato da Europa Júnior de Triatlo que contou com a participação de Alexandre Montez e Alexandre Silva. Numa prova muito intensa e rápida, na distância de super sprint, o percurso incluiu 500 metros de natação, quatro voltas de ciclismo que totalizavam 12km e mais 3,1km de corrida. Nestas distâncias curtas, os triatletas vão no limite do início ao fim da competição.

Os triatletas nacionais conseguiram uma excelente prestação, saindo do primeiro segmento da natação no 7.º lugar (Montez) e em 9.º (Silva). A rápida transição para o ciclismo colocou Montez na liderança da prova onde decidiu ‘puxar’ sozinho na primeira volta, obtendo uma vantagem de 12’’ para o grupo perseguidor que o alcançou e onde também seguia Alexandre Silva, formando-se um grupo com cerca de 25 atletas.

Alexandre Montez saiu em primeiro da transição para a corrida, continuando com Daniel Dixon e Henry Craf, este último a realizar um excelente último segmento obtendo a primeira posicão.


Com duas boas transições e muita boa performance, Alexandre Montez conseguiu alcançar a medalha de bronze com o tempo de 00:33:32 e Alexandre Silva obteve o 5.º lugar com 00:33:37 depois de ser ver envolvido numa queda no ciclismo recuperando com uma excelente corrida . Montez tinha, em 2020 em Banyoles, conquistado o ouro na Taça da Europa de Juniores.

Henry Graf, da Alemanha, venceu a competição com 00:33:16, com Daniel Dixon da Grã-Bretanha a conquistar a segunda posição com o tempo de 00:33:22.

 

Campeonato da Europa Júnior final B


 

Na final B do Campeonato da Europa Matilde Santos alcançou a 5.ª posição na 00:38:15, enquanto Maria Gonçalves conquistou a 20.ª posição com 00:39:57 e Beatriz Pinto ficou na 25.ª posição com 00:41:12.

Rodrigo Rodrigues ficou em 25.º da tabela de classificações com 00:35:48.

Parabéns aos nossos juniores!

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Egan Bernal, campeão do Giro de Itália 2021, foi homenageado na Catedral do Sal de Zipaquirá”


Fotos Ministério Desporto Colombiano

Foi realizada uma homenagem ao campeão do Giro de Itália 2021, Egan Bernal, que foi aplaudida pelos convidados especiais que participaram deste evento pessoalmente da Catedral do Sal em Zipaquirá e pelas pessoas que acompanharam a transmissão ao vivo pelos diferentes órgãos de comunicação social e pelo Facebook oficial da Federação Colombiana de Ciclismo.

A Catedral do Sal foi visitada em amarelo, azul e vermelho, além de um intenso rosa na receção ao seu filho zipaquireño, que orgulhosamente entregou oficialmente a camisola Rosa aos seus pais, a Sra. Flor Marina Gómez e o Sr. Germán Bernal, ao Governo Nacional na presença do Ministro do Desporto, Dr. Ernesto Lucena Barrero, patrocinadores entre outros.


O evento também contou com a presença do presidente da Federação Colombiana de Ciclismo, Dr. Jorge Mauricio Vargas Carreño, que cruzou algumas palavras com Egan Bernal e um abraço caloroso, no meio da alegria pelas suas conquistas e em gratidão por sempre deixar o nome do país e do ciclismo colombiano bem alto.

Da mesma forma, Egan Bernal visitou as diferentes estações da Catedral em que os convidados estavam localizados, ele cumprimentou e foi capaz de entregar simbolicamente 20 bicicletas na companhia do Governador de Cundinamarca, Nicolás García Bustos, para os futuros campeões do país.


"Muito obrigado por vir, o convite é para você acreditar em si, não é fácil chegar lá, mas com trabalho e dedicação tudo pode ser feito, nós já mostramos isso. Está em numa boa fase, treine criteriosamente e espero que possamos compartilhar uma carreira juntos, eu não sou assim tão velho”.

"Entregamos essas bicicletas para motivar as crianças, espero que sirva para trazer muitos campeões, isso é para que eles continuem treinando duro e se afastem de coisas más. Espero que vocês gostem e subam no topo de São Jorge para tirar a foto", disse Egan.

Por sua vez, Egan Arley Bernal Gómez, comentou sobre como foi vencer o Giro de Itália aos 24 anos e o encontro especial com a mãe do ciclista Marco Patani.

"O Giro de Itália é a corrida que eu mais gosto, pensei em ganhar em vez de ganhar o Tour. Para mim poder voltar ao jogo depois de um ano tão difícil que tive, e ver essa camisola Rosa, significa voltar, estou aqui e quero fazer as coisas direitas, e me sentir bem comigo mesmo”.


"Eu conheci a mãe do Marco Pantani em 2019, ela me disse que eu me lembrava do Marco, e quando eu a vi lá novamente depois de dois anos, e eu ganhando o palco da rainha e apenas distribuindo um prémio especial, eu estava com medo de falar com ela, eu fiquei arrependido. No final, ela me disse que (o que eu me lembrei do meu filho), para mim foi especial. Eu não tenho muita coisa de bicicleta na minha casa, eu tenho o Tour e uma caricatura do Marco que alguns amigos me deram, ela começou a chorar e eu quase comecei a chorar com ela".

Outro dos atos comemorativos de Egan Bernal, foi a entrega das 'Chaves da Cidade' ao ilustre filho deste município, pelo Prefeito de Zipaquirá, Dr. Wilson García Fajardo.

"Grande parte da minha inspiração são meus pais, muitas pessoas sabem como a minha infância foi difícil, vivemos tempos complicados, mas o exemplo que eles me deram de não desistir, é algo que sempre me marcou", disse o colombiano, que em breve se estará preparando para participar da Volta à Espanha 2021, que acontecerá de 14 de agosto a 5 de setembro.

Fonte: Federação Colombiana de Ciclismo

“Ciclista António Morgado vence clássica de Gipuzkoa em juniores no Pais Basco”


Morgado, de 17 anos, cumpriu os 123 quilómetros com partida e chegada em Urretxu com um tempo de 3:01.48 horas

 

O português António Morgado (Bairrada) venceu hoje a clássica de Gipuzkoa em bicicleta, prova UCI para o escalão de juniores, em Urretxu, com outros dois colegas de equipa no ‘top 10’.

Morgado, de 17 anos, cumpriu os 123 quilómetros com partida e chegada em Urretxu com um tempo de 3:01.48 horas, chegando isolado à meta para celebrar o triunfo, 39 segundos à frente do holandês Bart Hordijk (Willebrord Wil Voruit), segundo, e do colombiano Paulo Pantoja (Inca), terceiro a 1.28 minutos.

No quinto lugar chegou João Leite, a 2.16 minutos, o mesmo tempo de outro português da Bairrada, Gonçalo Tavares, no sexto posto.

Fonte: Sapo on-line

“Final da Taça de Portugal de Cadetes”


Tiago Santos faz o pleno no encerramento da Taça

Por: José Carlos Gomes

Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) conquistou a edição de 2021 da Taça de Portugal de Cadetes, impondo-se nas duas corridas que compuseram a final do troféu. Ontem ganhou o contrarrelógio, em Anadia. Hoje foi o mais forte na prova de 85 quilómetros com início e final em Sangalhos.

O ciclista da equipa alcobacense, vestido com a camisola de líder da Taça, esteve na frente da corrida deste domingo, fazendo uma demonstração de força na rampa inclinada onde terminou a prova.


Tiago Santos cortou a meta com 2h17m33s, menos dois segundos do que Gonçalo Rodrigues (LA Alumínios/SGR Ambiente/CC Aldeia de Paio Pires) e menos seis do que Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta), que completaram o pódio deste domingo. A Tensai/Sambiental/Santa Marta ganhou por equipas.

O resultado da prova de Sangalhos ditou a classificação geral final da Taça. Tiago Santos fechou o troféu com 200 pontos. O segundo classificado foi Tiago Silva (Grupo Desportivo de Lousa), com 155 pontos. Ricardo Pinho (Efapel – Escola Ciclismo de Águeda) foi o terceiro no ranking final, com 111 pontos. A Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel ganhou a Taça de Portugal de Cadetes por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Tiago Ferreira sexto classificado no Campeonato da Europa de Maratona BTT”


Por: Ana Nunes

O Campeonato da Europa de Maratona BTT (XCM) disputou-se hoje em Evolène, na Suíça, com o português Tiago Ferreira (DMT Racing Team by Marconi Projects) a terminar na sexta posição.

A Seleção Nacional partiu para a Suíça, na expectativa de alcançar um bom resultado com Tiago Ferreira (DMT Racing Team by Marconi Projects), que venceu a prova no último Europeu, em 2019. A acompanhá-lo esteve também o seu colega de equipa, Roberto Ferreira.

A corrida, com uma distância de 78 quilómetros e 3900 metros de acumulado positivo, arrancou a um ritmo alucinante, partindo logo o pelotão. Tiago Ferreira ainda tentou seguir na frente, mas com o ritmo alto que se verificava, acabou por ter de tomar a opção de gerir o esforço, perdendo o contacto.

Apesar dos ataques sucessivos que iam acontecendo, o corredor português conseguiu manter-se na disputa pelos lugares cimeiros, terminando em sexto, a menos de um segundo do quinto classificado. Em relação ao vencedor, o alemão Andreas Seewald (Canyon Northwave MTB Team), a diferença foi de 11 segundos.

O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário avalia a participação de Tiago Ferreira (DMT Racing Team by Marconi Projects) como positiva, dado o ritmo forte que se verificou desde cedo, fazendo ainda referência à participação de Roberto Ferreira (DMT Racing Team by Marconi Projects), que acabou por desistir.

“Foi uma corrida dura, mas o balanço é positivo. Estivemos na discussão da corrida com o Tiago Ferreira e fizemos tudo para conseguir alcançar um bom resultado. O Tiago estava muito focado, esteve muito perto de alcançar a quinta posição e terminou com um bom resultado. O Roberto não conseguiu aguentar o forte ritmo da corrida, não se sentiu bem na parte final e não terminou”, afirmou Pedro Vigário.

Em competição nas categorias de veteranos esteve ainda um forte contingente português, com destaque para António Passos, terceiro classificado na categoria de masters 50-54.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com