terça-feira, 21 de setembro de 2021

“Federação de Triatlo de Portugal (FTP) na Semana Europeia do Desporto”


Diversas atividades promovidas pela FTP na Semana Europeia do Desporto (SEF) que se realiza de 23 a 30 de setembro.

A Federação de Triatlo de Portugal (FTP) marca presença na Semana Europeia do Desporto (SED) – que inicia dia 23 de setembro e termina a 30 do mesmo mês-, promovendo, neste âmbito, diversas atividades.

Mantendo o #BEACTIVE como o principal tema da campanha, a SED é uma iniciativa da Comissão Europeia que tem como objetivo motivar a prática de atividade física e desportiva junto dos cidadãos em toda a Europa.

A FTP abraça o maior evento de Desporto da Europa promovendo atividades que sensibilizem os portugueses para a importância de adotar um estilo de vida saudável praticando atividade física regular durante todo o ano.

Acreditamos que a nossa contribuição, unida aos demais agentes desportivos, terá um impacto muito positivo na saúde física e mental de todos os portugueses.

 

A FTP convida à participação das seguintes iniciativas:

 

Atividade: Workshops Desporto para Todos (5 euros)

25 de setembro

08h00 às 10h00 – Plataforma Online Zoom

Workshop “Paratriatlo” com a formadora da Federação de Triatlo de Espanha – Rosa Gandia.

10h30 às 12h00 – Plataforma Online Zoom

Workshop “Saúde Mental” com o prof. Dr. Pedro Almeida (ISPA).

Estes workshops serão creditados junto do IPDJ, para atribuição de UC ao TPTD.

Treino Águas Abertas (gratuito com inscrição obrigatória)

25 de setembro

16h00 às 18h00 – Praia de Caxias, Oeiras

Atividade de Águas Abertas – Treino orientado por técnicos das federações de Triatlo de Portugal e Portuguesa de Natação, com o apoio Centro de Treino de Águas Abertas da Câmara Municipal de Oeiras.

A Federação de Triatlo de Portugal (FTP) e a Federação Portuguesa de Natação (FPN) promovem em parceria uma prova de experimentação em águas abertas para os Clubes de Triatlo e nadadores de AA.

Este evento segue a temática de Atividades de Outdoor, Desportos Náuticos, Mar, criando oportunidades de experimentação no sentido de desenvolver a prática desportiva de uma forma mais especializada.

Vem experimentar as águas abertas e nadar em segurança!

Fato isotérmico obrigatório | Boia de segurança para águas abertas opcional

Inscrições através do e-mail secretaria@federacao-triatlo.pt ou secretaria@fpnatacao.pt

Atividade: Triatlo e Duatlo de Águeda (Inscrições encerradas)

26 de setembro

10h00 – Rio Águeda e Praça 1º de Maio

A Federação de Triatlo de Portugal (FTP) irá promover uma prova aberta de Triatlo e Duatlo em Águeda, com o apoio do Município de Águeda e do Clube DAR – Desportivo Atlético de Recardães.

Este evento segue os princípios do Desporto para Todos, criando oportunidades de experimentação de Triatlo e Duatlo, em modo competitivo, no sentido de desenvolver a prática desportiva para uma população portuguesa mais saudável.

Atividade: Duatlo Sénior (gratuito com inscrição obrigatória)

29 de setembro

17h30 às 19h30 – Universidade Sénior de Barcarena

A Federação de Triatlo de Portugal (FTP) irá promover uma breve experimentação nas instalações da Universidade Sénior de Barcarena (Queluz de Baixo). O percurso de ciclismo e corrida bem como o parque de transição serão desenvolvidos pela FTP com a duração aproximada de duas horas.

Seguir-se-á a simulação de um Duatlo para quem pretender experimentar esta vertente da modalidade.

Com âmbito do tema Desporto Inclusivo, esta iniciativa conta com o apoio do Centro Social e Paroquial de Barcarena, da Escola de Ciclismo SportPontoCome e Saltar Trilhos.

Inscrições em usb@cspbarcarena.pt  ou em https://bit.ly/3CyDswP

Encontro TriTry – Treino de Corrida e Condicionamento Físico Geral (Gratuito com inscrição obrigatória)

30 de setembro

18h30 – Parque de Estacionamento das Piscinas do Jamor, Oeiras

A Federação de Triatlo de Portugal (FTP) irá promover o regresso depois das férias de verão do programa Tri Try, um projeto que promove a atividade física através da prática do Triatlo dirigido a atletas amadores e que pretendem experimentar a modalidade.

Este evento segue os princípios do Desporto para Todos, no sentido de incrementar a prática desportiva, contribuindo para uma população portuguesa mais saudável, com objetivos marcados na melhoria da qualidade de vida.

Inscrições em tritry@federacao-triatlo.pt

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Ação de formação Triatlo: Treino de Natação de Águas Abertas”


No dia 2 de outubro realiza-se um Treino de Natação de Águas Abertas enquadrado numa ação de formação contínua.

Esta Ação de Formação Contínua, que tem como destinatários Treinadores de Triatlo grau I, II e III, terá lugar no dia 02 de outubro, das 9h00 às 12h00 na Praia de Albarquel, Setúbal, próximo do Centro Municipal de Águas Abertas.

O treino de natação de águas abertas tem uma especificidade própria. Mais do que nadar, há que ter em consideração as condições do plano de água, o equipamento necessário e a experiência dos triatletas para que o treino seja eficiente e seguro. Nesta ação de formação, que inclui uma componente prática, Sérgio Santos, treinador com vasta experiência de Triatlo, irá abordar estes conteúdos.

 

Programa da Ação de Formação:

 

9h – início da ação de formação em sala, para enquadramento teórico;

10h – parte prática, no percurso do Triatlo de Setúbal;

11h – continuação do enquadramento teórico;

12h – encerramento.

Esta formação vale 0,6 UC para a componente específica de treinador de Triatlo.

Inscreva-se aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSflGGB4ys0gaUy6MHjYLAa9qUXCMyvfT4A3IHLYR0PbTKkDKw/viewform

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Elite internacional de orientação em BTT em outubro em Portugal”


Davide Machado e a júnior Marisa Costa vão participar de 07 a 10 de outubro na Taça do Mundo e no campeonato da Europa de elites de orientação em BTT, que vão decorrer em Abrantes, Constância e Chamusca.

Davide Machado e a júnior Marisa Costa vão participar de 07 a 10 de outubro na Taça do Mundo e no campeonato da Europa de elites de orientação em BTT, que vão decorrer em Abrantes, Constância e Chamusca.

Davide Machado tem no currículo uma medalha de ouro numa Taça do Mundo e outra de bronze no Mundial de distância longa, enquanto Marisa Costa já alcançou uma prata no Europeu de jovens.

O MTBO 2021 – Médio Tejo já tem garantida a presença de 24 seleções nacionais, num total de 335 atletas que vão participar igualmente no campeonato da Europa jovens, nos escalões juvenis e juniores, bem como o campeonato do Mundo de veteranos.

O Europeu de jovens e o Mundial de veteranos arrancam em 07 de outubro entre Santa Margarida e Constância, no dia seguinte decorre em Alcaravela a distância média de todas as competições e em 09 a prova longa, entre Arripiado e Chamusca, enquanto em 10, no tecnopolo de Abrantes, realiza-se a estafeta mista das elites, as estafetas jovens e o sprint de veteranos.

Portugal organizou o Campeonato do Mundo em 2010 em Montalegre e em 2016 em Águeda, Cantanhede e Mealhada, em 2013 promoveu a Taça do Mundo em Grândola e em 2018 em Odemira, enquanto em 2015 foi o anfitrião do Campeonato da Europa, em Idanha-a-Nova.

Fonte: Sapo on-line

“Ciclismo em outubro no Eurosport”


Por: Vasco Simões

Em outubro há muito desporto para ver nos canais Eurosport! O ciclismo continua em alta e neste mês os fãs vão poder acompanhar provas icónicas como os ‘Monumentos’ Paris

Roubaix e Volta à Lombardia ou Europeus e os Mundiais de Ciclismo de Pista.  O ciclocrosse, modalidade para os mais resistentes, apresenta-se igualmente com uma série de competições que prometem muita ação e certamente alguma lama.

O Eurosport é o único canal onde pode seguir semanalmente todas as Taças do Mundo dos diferentes Desportos de Inverno e outubro marca o arranque de mais uma temporada.

O ciclismo continua em força no Eurosport durante o mês de outubro! Ao longo do mês, os fãs da modalidade vão poder ver dois ‘Monumento’ e uma série de corridas e campeonatos de estrada e de pista de grande qualidade tanto do setor masculino como do feminino. Para além disso, o Eurosport aposta numa série de competições de ciclocrosse. Conheça melhor em detalhe nesta lista.

 

Programa:

 

2 de outubro – França - Paris – Roubaix (Senhoras)

3 de outubro – França - Paris – Roubaix

2 a 9 de outubro – Inglaterra/ The Women’s Tour (Senhoras) 

2 a 9 de outubro – Grechen, Suíça - Campeonatos da Europa de Ciclismo de Pista

6 de outubro – Itália - Milão - Turim

6 de outubro – Itália - Gran Piemonte

9 de outubro – França - Volta à Vendée

9 de outubro – Itália - Volta à Lombardia

9 de outubro – França - Paris - Tours

20 a 24 de outubro – Roubaix, França - Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Pista

23 de outubro – Países Baixos - Volta a Drenthe (Senhoras)

 

USCX Series

 

02 de outubro – Baltimore, EUA

16 de outubro – Iowa City, EUA

23 de outubro – Mason, EUA

 

Taça do Mundo de Ciclocrosse

 

10 de outubro – Waterloo, EUA

24 de outubro – Zonhoven, Bélgica

 

Ciclocrosse Superprestige

 

23 de outubro – Ruddervoorde, Bélgica

*Devido à pandemia, todas as provas mencionadas neste documento estão sujeitas a condicionamentos, alterações de horários, adiamentos ou cancelamentos alheios ao Eurosport.

Confira os destaques de outubro neste documento e fique a par da programação em www.eurosport.pt 

Fonte:  Discovery Networks

“Seleção Nacional/ Campeonato do Mundo de Estrada dia 3”


Gustav Wang conquistou a medalha de ouro, Gonçalo Tavares 40.º no contrarrelógio júnior do Mundial

 

Por: José Carlos Gones

Gonçalo Tavares, 40.º classificado, foi hoje o melhor português no contrarrelógio para juniores do Campeonato do Mundo de Estrada, disputado, ao longo de 22,3 quilómetros, entre Knokke-Heist e Bruges, na região belga da Flandres. António Morgado ocupou a 44.ª posição.

O primeiro dos dois portugueses a competir foi Gonçalo Tavares, sendo aquele que se sentiu melhor com o percurso totalmente plano, sem zonas de descanso, a exigir cadência e esforço constante ao longo de toda a prova.

Mais solto do que no contrarrelógio do Europeu, há duas semanas, o corredor de Proença-a-Nova completou o contrarrelógio de hoje em 27’39’49, mais 2’02’’07 do que o dinamarquês, que conquistou o título mundial em 25’37’’42.

“Hoje senti-me melhor do que no europeu, num ‘crono’ de caraterísticas diferentes. No europeu havia zonas em que dava para descansar, respirar um bocado. Aqui tínhamos de ir sempre a pedalar, sempre a fundo. A zona de paralelo, então, foi muito dura! Parecia que a bicicleta não desenvolvia e eu ia ali a saltar. Era mais difícil, mas correu-me melhor do que há duas semanas. Tenho de salientar os incentivos recebidos do carro de apoio, foram fundamentais para aguentar a parte final sem ‘morrer’”, conta Gonçalo Tavares.

António Morgado viveu um dia menos conseguido na bicicleta, sentindo-se incapaz de alcançar os mesmos níveis de rendimento atingidos em ocasiões recentes. Foi o 44.º classificado, com mais 2’15’’38 do que o vencedor.


“Vim a sofrer desde o quilómetro zero. Sempre que tentava ir para um patamar mais alto de potência, tinha de baixar. Não conseguia dar mais do que dei. Hoje deixei tudo o que tinha na estrada”, confessa o natural de Caldas da Rainha.

O selecionador nacional, José Poeira, explica que os dois corredores, sendo ainda juniores de primeiro ano, têm margem de evolução e que o exercício de hoje mostrou uma linha que ambos devem trabalhar mais. “Num contrarrelógio com estas caraterísticas, totalmente plano, e estando os juniores com andamentos condicionados, a cadência é fundamental para melhorar os resultados. Os nossos corredores devem trabalhar esse aspeto. É um dos aspetos a melhorar para futuro”, explica o responsável.

Além do dinamarquês Gustav Wang, que conquistou a medalha de ouro, o pódio também recebeu o britânico Joshua Tarling, que ficou a 20,20 segundos do primeiro, e o belga Alec Segaert, que gastou mais 29,48 segundos do que o campeão mundial.

A Seleção Nacional volta à competição nestes Mundiais da Flandres na sexta-feira. Às 7h15, António Morgado, Diogo Pinto, Gonçalo Tavares e Lucas Lopes iniciam a prova de fundo para juniores, que terá 121,8 quilómetros, com partida e chegada em Lovaina. No mesmo dia, às 12h25, começa a prova de fundo para sub-23, uma corrida de 160,9 quilómetros, entre Antuérpia e Lovaina, em que Portugal estará representado por Fábio Costa, Miguel Salgueiro e Pedro Miguel Lopes.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com