sexta-feira, 19 de agosto de 2022

“É sempre bom recordar…”


Apresentamos e relembramos, os cartazes da Bênção Nacional dos Ciclistas, a partir de 2011, vamos iniciar com a deste ano de 2022 que será muito especial a “19ª Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira”, e depois as restantes.

 

Depois da última ter sido realizada a 1 de Março de 2020, com a organização do seu mentor “Carlos Vieira”, em 2022 a Bênção vai regressar mas em moldes diferentes, onde iremos homenagear, o Bombeiro,  Homem do Ciclismo Português único em Portugal, o Recordista do Guiness , o Mentor da Bênção dos Ciclistas, O Homem Religioso e cheio de Fé, o Familiar, o Amigo, que perdemos em 2020 motivado por uma pandemia que mudou as nossas vidas.


 

Deixamos aqui novamente o programa:


 

“19º Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira”

 

A tradicional Bênção dos Ciclistas realiza-se este ano no dia 11 de setembro, este ano denominada de “Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira”, em homenagem ao grande impulsionador do evento ao longo de 18 anos, falecido em dezembro de 2020 motivado pelo Covid 19.


Este ano o evento será diferente das anteriores edições, terá início em Leiria junto ao cemitério, onde será feita uma homenagem a Carlos Vieira, seguindo depois os participantes num passeio de bicicleta com um trajeto de 22 quilómetros até Fátima, onde os mesmos farão uma paragem para reagrupar e juntar no parque número 12 mais ciclistas.

O passeio continua em direção a Aljustrel, Valinhos, e Calvário Húngaro, aqui no recinto da Capela Santo Estevão, pelas 11,30 horas será realizada a Missa, seguida da Bênção dos Ciclistas, sendo presidida por D. Serafim Ferreira Silva, Bispo Emérito de Leiria-Fátima, e pelo Padre Vítor Lamosa, capelão do CHUCB.


 

Almoço

 

Pelas 13 horas haverá um almoço convívio para quem queira participar limitado a 100 pessoas, a capacidade do restaurante, decorrerá no restaurante Luz de Fátima, a escassos metros do Santuário, e terá um custo de 15 euros por pessoa, as inscrições deverão de ser feitas na página do Hospital da Cova da Beira, que apoia o evento em:  chcbeira.up.events    


 

Seguro para o passeio

  

A inscrição no passeio é obrigatória, e os interessados podem-se inscrever na página da Federação Portuguesa de Ciclismo, terá um valor de 3 euros, para aqueles que não possuírem seguro, será um seguro de grupo que cobrirá eventuais problemas durante o percurso de bicicleta de Leiria aos Valinhos, e podem inscreverem-se em: https://www.fpciclismo.pt/eventocpt/bencao-dos-ciclistas-carlos-vieira

 

Participe neste grande evento nacional, e venha recordar, num evento diferente com algumas surpresas.

 Agradece-se partilha deste evento entre possíveis interessados.








“Philipsen derrota Jumbo-Visma na Dinamarca”


Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) foi o vencedor da quarta etapa do Tour da Dinamarca, uma fração principalmente plana de 167 quilômetros nas proximidades da cidade de Skive. Magnus Sheffield (INEOS) mantém a liderança geral da classificação, já que Christophe Laporte (Jumbo-Visma) não conseguiu nenhum bônus durante o percurso.

A aventura do dia foi composta por sete pilotos, onde o mais perigoso foi o polonês Alan Banaszek (HRE Mazowsze Serce Polski), que começou um minuto atrás do líder Magnus Sheffield. Portanto, ele foi o líder virtual durante a maior parte do dia, enquanto atrás dos Ineos, o Jumbo e o Quick Step alternavam o controle do lote maior. 

Pouco a pouco o pelotão estava cortando as diferenças até que finalmente a fuga foi neutralizada a 6 quilômetros do final, logo no início da última volta do circuito final. Assim, a vitória foi definida para a embalagem maciça, onde o belga Jasper Philipsen bateu na linha de chegada Sasha Weemaes (Sport Vlaanderen Baloise) e Ethan Vernon (Quick-Step Alpha Vinyl Team).

Amanhã será a última etapa do Tour da Dinamarca 2022, em uma fração de 126 quilômetros de terra quebrada onde será definido o campeão da competição dinamarquesa. 

Fonte: Ciclismo Internacional

“Vuelta: Nelson Oliveira de ‘serviço’ a Enric Mas e de olho numa fuga vitoriosa”


Ciclista português arrancou esta sexta-feira para a oitava Volta a Espanha da carreira

 

Por: Lusa

Foto: Lusa

O ciclista português Nelson Oliveira (Movistar) arrancou esta sexta-feira para a oitava Volta a Espanha da carreira com o foco em trabalhar para o líder, o espanhol Enric Mas, mas de olho em “oportunidades” de ir para a fuga.

“O objetivo é chegar a Madrid [na 21.ª e última etapa], como em todos os anos. Depois, trabalhar para os líderes. Em princípio, terei algumas oportunidades de entrar numa fuga e tentar a minha sorte, e porque não vencer uma etapa? Esperemos que isso aconteça. O principal objetivo é estar com o líder, o resto será indo dia a dia”, resumiu, em entrevista à agência Lusa.

O ciclista de Vilarinho do Bairro (Anadia), de 33 anos, vai para a 17.ª ‘grande Volta’ da carreira, e a oitava Vuelta, depois do 52.º posto no Tour deste ano, competindo em Espanha, que é a casa da equipa Movistar e a corrida onde tem um dos pontos altos da carreira.

Em 2015, uma vitória em etapa em Tarazona consagrou-o como o sétimo luso - e o último até aqui a vencer uma etapa na Volta a Espanha, então com uma fuga a 20 quilómetros da meta, acabando depois a corrida no 21.º posto.

Se Enric Mas, ‘vice’ em 2018 e 2021, é o líder para a geral, a Movistar encerra uma das principais narrativas da 77.ª edição da última ‘grande Volta’ do calendário velocipédico.

Trata-se da despedida de Alejandro Valverde, um dos principais nomes da modalidade nos últimos 20 anos, que aos 42 anos já anunciou que vai deixar o pelotão.

“Saber que estou na última corrida dele em Espanha, antes da retirada do ciclismo... como companheiro, é óbvio que fico orgulhoso por estar aqui, ao lado dele, e poder ajudá-lo na sua última corrida”, refere o português.

Para Oliveira, poder estar ao lado de ‘Bala’ dá-lhe “bastante gosto”, até porque o luso é outro dos nomes mais experientes da ‘telefónica’: corre pelos espanhóis desde 2016, tendo contrato até 2023.

“Deu-me gosto trabalhar com ele, principalmente correr com ele e ser seu companheiro de equipa, poder aprender alguma coisa com ele”, admite.

Em ano em que a União Ciclista Internacional (UCI) vai aplicar, com efeitos em 2023, o sistema de descidas de divisão no WorldTour, a Movistar, uma das mais antigas formações do principal escalão do ciclismo, tem ‘derrapado’ para os últimos lugares, arriscando-se a perder a licença.

Esta situação “não mexe na preparação”, considera o português, especialista em contrarrelógio, mas coloca “alguma pressão”.

“Somos profissionais e queremos que as coisas corram bem. Infelizmente, estamos a passar este mau bocado, mas esperamos ultrapassar isto, fazer uma boa Vuelta e pôr isso de parte. Não é fácil, mas cá estaremos”, declara.

A 77.ª edição da Volta a Espanha arrancou esta sexta-feira nos Países Baixos e termina em 11 de setembro em Madrid.

Fonte: Sapo on-line

“João Almeida: «Fizemos um trabalho perfeito»”


UAE Emirates foi quinta no contrarrelógio coletivo

 

Por: Record

A UAE Emirates começou a Vuelta'2022 com um quinto lugar no contrarrelógio por equipas de Utrecht, ao perder 33 segundos para a Jumbo-Visma, um resultado que agradou a João Almeida. Aos meios de comunicação da sua equipa, o português fala mesmo num "trabalho perfeito".

"Foi um bom arranque para nós. Estivemos mesmo bem organizados, o ritmo foi bom, por isso acho que fizemos um trabalho perfeito. Os fãs aqui em Utrecht estiveram fantásticos", declarou o português.

Fonte: Record on-line

“António Morgado vence 1.ª etapa da Vuelta Ribera del Duero”


Equipa Bairrada lidera a classificação coletiva

 

Por: Lusa

O ciclista português António Morgado (Bairrada) venceu esta sexta-feira a primeira etapa da Vuelta Ribera del Duero, uma corrida espanhola de juniores que decorre até domingo, assumindo a liderança da geral.

Morgado cumpriu os 102,3 quilómetros entre Caleruega e Padrosa de Duero em 2:25.11 horas, batendo num sprint disputado por cinco ciclistas os norte-americanos Aj August, segundo, e Artem Shmidt, terceiro.

O ciclista português, campeão nacional júnior de fundo e contrarrelógio, continua em boa forma no calendário internacional, no qual foi segundo no Troféu Centre Morbihan, na Corrida da Paz e na Gipuzkoa Klasikoa, tendo sido quarto na Volta ao Pays de Vaud.

Além de Morgado, a Bairrada lidera a classificação por equipas, estando representada na prova também por Daniel Lima, Gonçalo Tavares, Francisco Cordeiro, Miguel Batista e Tiago Belchior.

No sábado, a segunda de três etapas liga Langa de Duero a San Esteban de Gormaz em 94 quilómetros ondulados.

Fonte: Record on-line

“Jumbo-Visma vence contrarrelógio e Robert Gesink é o primeiro líder da Vuelta”


Equipa holandesa arrasou a concorrência em Utrecht

 

Por: Record

Foto: EPA

A Jumbo-Visma venceu esta sexta-feira o contrarrelógio por equipas que marcou o arranque da edição de 2022 da Vuelta, num traçado em Utrecht com 23,3 quilómetros. Robert Gesink, o primeiro ciclista a cruzar a linha de meta na equipa holandesa (que fechou com 24.40 minutos), fica com a camisola vermelha de líder.

Em segundo lugar ficou a INEOS Grenadiers, com 24.53 minutos, com a Quick-Step Alpha Vinyl Team a fechar o pódio, logo atrás, com 24.54. Quanto à UAE Emirates de João Almeida, foi quinta, cedendo 33 segundos para a equipa holandesa, diferença essa que também se observa entre o português e Primoz Roglic, o grande candidato da Jumbo-Visma a vencer a prova (o esloveno é o detentor da prova). Quanto à Movistar de Nelson Oliveira, ficou em décimo, com 25.23.

No sábado corre-se a primeira etapa em linha, entre 's-Hertogenbosch e Utrecht, numa distância de 175.1km.

Fonte: Record on-line

“Rui Costa acaba Volta a Limousin em 10.º lugar”


Espanhol Alex Aranburu venceu prova

 

Por: Lusa

Foto: Emirates

O ciclista português Rui Costa (UAE Emirates) terminou esta sexta-feira a Volta a Limousin em 10.º lugar, seguido do colega de equipa Rui Oliveira, após a quarta e última etapa que consagrou o espanhol Alex Aranburu (Movistar).

Aranburu foi segundo na ligação de 174,8 quilómetros entre Saint-Laurent-sur-Gorre e Limoges, ganha ao sprint pelo italiano Vincenzo Albanese (EOLO Kometa), ao cabo de 3:56.00 horas, defendendo o triunfo na geral.

O italiano Diego Ulissi (UAE Emirates), terceiro na etapa, acabou em segundo da geral, a 10 segundos do espanhol, com o belga Greg van Avermaet (AG2R Citroën) em terceiro, a 18 segundos.

Rui Costa fechou a prova a 1.08 minutos de Aranburu, no 10.º lugar, com Rui Oliveira em 11.º, a 1.20 minutos, após  chegarem integrados no pelotão, esta sexta-feira.

Fonte: Record on-line

“Richard Carapaz troca INEOS pela EF Education-Easy Post”


Equatoriano é reforço de peso para a equipa norte-americana

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista equatoriano Richard Carapaz, campeão olímpico de estrada e vencedor do Volta a Itália em 2019, vai alinhar na EF Education-Easy Post em 2023, conforme anunciou esta sexta-feira a formação norte-americana.

Carapaz, de 29 anos, alinha no World Tour desde 2016, e é um dos principais candidatos à conquista da Volta a Espanha, que começou hoje, ao serviço da INEOS, formação que representa desde 2020.

O equatoriano, que, além do triunfo no Giro em 2019, soma pódios nas duas outras grandes voltas depois de ter sido segundo na Vuelta (2020) e terceiro no Tour (2021), assume que ainda quer conquistar muitos triunfos no ciclismo, e um em particular.

"Sou daquelas pessoas que quer sempre mais. Ainda há coisas que não consegui. Gostaria de tentar ganhar outra grande volta e o meu objetivo de vida sempre foi vencer o Tour. É algo pelo qual vou lutar, sei que é possível, sei qual é o meu potencial e o que posso fazer", disse, em declarações divulgadas pela equipa.

Jonathan Vaughters, diretor desportivo da EF Education-Easy Post, referiu que Carapaz é um dos seus ciclistas preferidos "não apenas porque vence, mas porque o faz com inteligência, agressividade e garra".

"Ganhou o Giro porque foi esperto e atacou no momento certo. Nos Jogos Olímpicos fez a mesma coisa, soube onde devia atacar para conseguir o ouro. Richard encaixa perfeitamente na nossa equipa, porque precisamos de um líder que posso vencer corridas com tática e não apenas usando a força. É isso que ele nos traz", disse.

Fonte: Record on-line

“Amador Daniel Bigham bate recorde da Hora com 55,548 quilómetros”


Britânico não é ciclista profissional mas sim engenheiro de performance da INEOS

 

Por: Lusa

Foto: INEOS

O britânico Daniel Bigham, que não é ciclista profissional mas engenheiro de performance da equipa INEOS, estabeleceu esta sexta-feira um novo recorde mundial da hora, ao registar 55,548 quilómetros no velódromo de Grenchen, na Suíça.

Aos 30 anos, o vice-campeão britânico de contrarrelógio estabeleceu um novo máximo na distância regulada pela União Ciclista Internacional (UCI), batendo a marca do belga Victor Campenaerts, que em 2019 tinha conseguido 55,089 quilómetros em Aguascalientes (México).

"Na minha cabeça queria fazer 55,5, por isso conseguir mais 48 metros deixa-me bastante satisfeito", explicou, lacónico, o novo detentor do recorde, que ainda assim categorizou o feito de "bastante épico".

Também campeão nacional na pista, conseguindo este ano o título de perseguição individual, e bronze nos Mundiais de Yorkshire2019, na estafeta mista de estrada, Bigham trabalha como engenheiro na INEOS mas sempre quis tentar o recorde da hora.

Os 55,548 quilómetros batem ainda a marca de Tony Rominger em 1994, categorizada sob o termo 'melhor esforço humano', mas de fora das regras da UCI, de 55,291, e está atrás apenas de um registo histórico: Chris Boardman pedalou 56,375 quilómetros numa hora em 1996.

Fonte: Record on-line

“Vice-campeão olímpico de BTT Flückiger suspenso por doping”


Federação suíça de ciclismo revelou que testou positivo ao anabolizante zeranol

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O ciclista suíço vice-campeão olímpico Mathias Flückiger foi suspenso preventivamente por doping, antes da prova de BTT do campeonato da Europa, em Munique, na Alemanha, conforme anunciado, esta sexta-feira.

A federação suíça de ciclismo disse que Flückiger testou positivo ao agente anabolizante zeranol no campeonato nacional em junho. Zeranol é aprovado para uso na agricultura em alguns países para promover o crescimento do gado.

Mathias Flückiger, de 33 anos, que ganhou uma medalha de prata em Tóquio'2020, que não é afetada por este caso, estava em Munique para participar no Europeu, quando a sua suspensão preventiva foi anunciada na quinta-feira.

A federação refere que foi informada na quinta-feira pelas autoridades antidoping suíças sobre o teste positivo a uma amostra recolhida em 5 de junho e adianta que está a investigar e não dará mais detalhes até que o caso disciplinar seja concluído.

Mathias Flückiger tornou-se campeão mundial de estafetas de ciclismo de montanha em 2019.

Fonte: Record on-line

“Hector Alvarez ganha prólogo em Alpiarça por um segundo na Volta a Portugal de Cadetes”


Por: Ana Nunes

O espanhol Hector Alvarez (Lucta/Grupo Sime) foi o vencedor do prólogo da 14.ª Volta a Portugal de Cadetes, em Alpiarça, com o campeão nacional de fundo, José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) a ficar a apenas um segundo.

Hector Alvarez (Lucta/Grupo Sime), campeão de espanhol de contrarrelógio, foi o primeiro corredor a marcar um tempo de referência no prólogo que inaugurou a 14.ª Volta a Portugal de Cadetes, em Alpiarça. Esse tempo acabaria por nunca ser batido, mesmo após 132 corredores terem completado o percurso de 5 quilómetros.

“Senti-me muito bem e sabia que a certa altura teria vento de frente e que aí é que teria de tentar ganhar algum tempo. Dei o máximo para poder fazer o tempo mais baixo possível e chegar à meta com a vitória. Hoje consegui a camisola amarela e o meu objetivo agora é tentar aguentar esta camisola até ao último dia e tentar ganhar a Volta. Temos uma equipa boa, os adversários vão ser difíceis de controlar, mas sei que terei a ajuda da minha equipa”, afirmou o corredor espanhol.

José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi o único corredor que se aproximou do tempo de Hector Alvarez, com uma marca de 6m37s, gastando apenas mais um segundo do que o espanhol. O terceiro melhor tempo foi de João Nunes (Alenquer/G.D.M/Anipura), que concluiu o seu esforço individual em 6m45s, gastando assim mais nove segundos que o vencedor.

João Anunciação (Alenquer/G.D.M/Anipura) foi o melhor cadete de primeiro ano no prólogo de hoje, tendo conseguido o quarto melhor tempo, a 14 segundos do vencedor.

Com este resultado, Hector Alvarez é o líder da classificação geral da Volta a Portugal de Cadetes e vai partir de amarelo para a etapa de amanhã, que irá ligar Almeirim a Benavente, num percurso de 75,5 quilómetros. Este traçado terá dois prémios de montanha de terceira categoria, um ao quilómetro 12,2, em Foros dos Biscaias, e ao quilómetro 69, em Benavente. A partida será dada pelas 10h45 e a chegada está prevista para as 12h55.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Ricardo Marinheiro 42º no Europeu de XCO”


Por: José Carlos Gomes

Ricardo Marinheiro, 42.º classificado, foi o melhor português no Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico (XCO), disputado na tarde desta sexta-feira, no Parque Olímpico de Munique, Alemanha.

Em virtude do ranking, os dois portugueses do pelotão de 58 participantes partiram na parte de trás do grupo. Ricardo Marinheiro, como é seu timbre, arrancou muito forte e ganhou quase 20 posições logo na volta inicial mais curta (start loop). Mário Costa, mais contido, manteve-se praticamente toda a corrida na mesma zona classificativa.

Ricardo Marinheiro acabou por pagar a fatura do arranque forte, chegando a pedalar atrás do compatriota. Com o avançar da corrida, Marinheiro voltou a subir na classificação, cortando a meta no 42.º lugar, 5m13s mais tarde do que o vencedor. Mário Costa foi 48.º a passar a meta, a 8m54s.

A luta pela medalha de ouro assistiu a uma exibição de força e inteligência do britânico Thomas Pidcock. O campeão olímpico da especialidade, por estar mais centrado na carreira de estrada, ao serviço da INEOS Grenadiers, não tem uma posição de ranking que lhe permita partir junto dos restantes favoritos.

O representante do Reino Unido não perdeu a cabeça por partir mais atrás. Foi progredindo sem loucuras e entrou no grupo da frente à terceira das oito voltas. Na quarta volta passou a comandar a corrida e na quinta isolou-se para um triunfo inquestionável. O segundo foi o dinamarquês Sebastian Fini Carstensen, a 11 segundos, e o suíço Filippo Colombo fechou o pódio, a 12 segundos.

Joana Monteiro será uma das 46 participantes no XCO de elite feminina, que irá disputar-se a partir das 11h00 deste sábado.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Mariana Líbano vence o prológo da 1ª Volta a Portugal Feminina Sub-19”


Por: Ana Nunes

Arrancou hoje a 1.ª Volta a Portugal Feminina Sub-19 com um prólogo, em Alpiarça. Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense) foi a vencedora e parte de amarelo para a etapa de amanhã. Daniela Simão (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) foi a melhor cadete em prova, tendo terminado com o segundo melhor tempo à geral.

Alpiarça recebeu hoje a 1.ª Volta a Portugal Feminina Sub-19, que junta na mesma prova atletas das categorias de cadetes e juniores. A primeira etapa consistiu num prólogo de cinco quilómetros, no qual participaram 51 atletas de ambas as categorias.

A primeira corredora a estabelecer um tempo de referência foi Patrícia Duarte (Maiatos/5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), concluindo o seu esforço individual com uma marca de 7m49s.

O seu tempo só viria a ser batido por uma das últimas corredoras a partir: Daniela Simão (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais). A corredora, que se sagrou recentemente campeã nacional na sua categoria, na especialidade de contrarrelógio, foi a melhor cadete em prova no dia de hoje, tendo terminado com um tempo de 7m44s.

No entanto, faltava chegar ainda a campeã nacional de contrarrelógios, na categoria de juniores femininas, Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense). A corredora confirmou o seu favoritismo, tendo concluído a sua prova em 7m15s. Este foi o tempo que lhe garantiu a vitória no prólogo e sairá para a etapa de amanhã com a camisola amarela.

“Estou muito contente por partir de amarelo. As próximas etapas vão ser um grande desafio, por isso vai ser uma questão de ver como tudo corre dia a dia e tentar defender ao máximo esta camisola que é um grande objetivo. Tenho gostado cada vez mais da especialidade de contrarrelógio e começar a volta de amarelo é muito entusiasmante e dá-me muita motivação para as próximas etapas”, disse Mariana Líbano.

Daniela Simão ocupa a segunda posição na classificação, tendo gasto mais 29 segundos que Mariana Líbano. Ainda assim, este resultado garante-lhe neste momento o estatuto de melhor cadete feminina em prova. O terceiro lugar ficou para Patrícia Duarte, que fechou o prólogo a 34 segundos do tempo vencedor.

A etapa de amanhã irá ligar Samora Correia a Benavente, num percurso de 56,4 quilómetros. Este traçado terá três prémios de montanha de terceira categoria, todos eles em Benavente. O primeiro será ao quilómetro 12,8, o segundo ao quilómetro 31,2, e o terceiro ao quilómetro 49,9, quando estiverem a faltar menos de 10 quilómetros para o final da etapa. A partida está prevista para as 15h00 e a chegada para as 16h45.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Glassdrive / Q8 / Anicolor… Obrigado!”


A Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor vem agradecer aos seus Patrocinadores e Parceiros, aos Adeptos e a todos os Amigos desta estrutura, que tem a sua sede em Águeda, por nos terem acompanhado e dado um apoio incondicional ao longo desta jornada que foi a 83.ª Volta a Portugal. A Vitória é de Todos e para Todos!

Ao Município de Águeda e a todos os Aguedenses deixamos também as nossas palavras de apreço e agradecimento. Pelo apoio e pela bonita homenagem realizada após a Vitória da Equipa em Vila Nova de Gaia, numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda.

Uma palavra também para toda a Comunicação Social, que de forma idónea foi fazendo eco da prestação da nossa Equipa ao longo de toda a competição.

Obrigado a Todos!

Vamos continuar o nosso caminho e contaremos sempre com Todos.

Fonte: Equipa Profissional Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com