terça-feira, 8 de outubro de 2024

“Zoe Backstedt, ciclista da Grã-Bretanha, venceu o contrarrelógio de abertura do Simac Ladies Tour”


Zoe Backstedt uma jovem que mostrou muito talento para vencer as ciclistas favoritas no contrarrelógio na abertura do Rota Simac Ladies Tour

 

Foto: © Simac Ladies Tour

Chegou a primeira vitória da ciclista Zoe Bäckstedt da equipa da Canyon//SRAM Racing como profissional, a britânica, de apenas 20 anos, venceu o duelo contra as favoritas Ellen van Dijk, Lotte Kopecky e Chloe Dygert no contrarrelógio de abertura do Simac Ladies Tour 2024, tornando-se a primeira líder da corrida da categoria World Tour holandesa.

No primeiro dia de competição, um dia do contrarrelógio foi realizado em Gennep, cidade da província de Limburg, na Holanda, com uma clássica viagem de ida e volta de 10,1 quilómetros.

Num contrarrelógio para verdadeiras especialistas, a ciclista Zoe Bäckstedt, treinada no ciclocrosse, surpreendeu as candidatas à vitória na etapa, e assinou a vitória com o tempo de 12:40" com uma velocidade média de 47,79 quilómetros, batendo a a ciclista holandesa Lieke Nooijen da equipa da Team Visma | Leia Bike, e Ellen van Dijk da equipa da Lidl – Trek, por 7 segundos.

A corrida do European World Tour continuará esta quarta-feira com uma etapa plana de 154,8 quilómetros entre Coevorden e Assen, no próximo domingo dia 13 na cidade de Arnhem, onde iremos conhecer a sucessora da belga Lotte Kopecky, campeã de 2023.

“Challenge Peguera-Mallorca com um final de época perfeito de triatlo”


O desafio Peguera-Maiorca, um dos triatlos de meia distância mais aclamados da época, se prepara para receber triatletas de todo o mundo no dia 20 de outubro.

Este evento promete voltar a oferecer uma experiência inesquecível aos participantes, não só pelo desafio físico que representa, mas também pelas maravilhosas vistas e ambiente vibrante que a ilha oferece.

 

Uma oportunidade de terminar a época com sucesso

 

O percurso do Challenge Peguera-Maiorca é conhecido pela sua beleza e dificuldade, com a prova terá início na Playa de Torà, onde os triatletas saltarão para a água para completar um exigente percurso de 1,9 quilómetros, desenhado em formato de duas voltas, que oferece maior segurança e confiança para quem sente ansiedade ao nadar no mar aberto.

O segmento de bicicleta de 90 quilómetros proporciona uma prova espetacular pelas deslumbrantes montanhas da Serra de Tramuntana, Património Mundial da UNESCO.

Com aproximadamente 1.000 metros de ganho de elevação, os ciclistas enfrentarão subidas íngremes e descidas vertiginosas, este trajeto oferece uma combinação perfeita para desfrutar do ambiente natural sem perder de vista a competitividade.

Por fim, a corrida a pé, que acontece pelas ruas de Peguera, tem como objetivo emocionar os participantes, com um percurso de 21,1 quilómetros, os atletas poderão desfrutar da vista para o mar enquanto realizam a última prova do ano.

 

Um Evento em que o Atleta é Priorizado

 

A organização do desafio Challenge Peguera-Mallorca trabalhou intensamente para melhorar a experiência do atleta, tendo em conta as sugestões dos participantes das edições anteriores.

Em 2024, houve alguns ajustes significativos no segmento de ciclismo, eliminando seções potencialmente perigosas e criando um ambiente mais seguro e agradável para todos.

A atenção aos detalhes e compromisso com a segurança do atleta eles são percebidos em todos os aspetos da competição, com os organizadores a sublinharam a importância de criar uma experiência inesquecível tanto para os ciclistas amadores, como para os profissionais, tornando este evento ideal para todos aqueles que pretendem terminar a época com um desempenho excecional.

 

Competindo ao lado dos melhores

 

O Challenge Peguera-Mallorca é sempre atrativo para os triatletas de elite, que veem nesta prova a possibilidade de somar pontos cruciais para a sua classificação no Challenge Family Pro Athletes World Bonus.

Na última edição, participantes de renome como Alistair brownlee y Youri keulen vão enfrentar um desafio emocionante, enquanto este ano a participação de figuras proeminentes como Jonny brownlee o Lisa Norden.

 

Inscrição aberta

As inscrições estão abertas pelo site oficial Challenge Peguera-Maiorca aqui: https://challenge-mallorca.com/?lang=es&utm_source=triatlonnoticias.com&utm_medium=banner

“Cédrine Kerbaol sai vitoriosa nos Três Vales de Varesin sob condições climáticas infernais”


A ciclista francesa Cédrine Kerbaol venceu a quarta edição dos Três Vales de Varesin da edição feminino

 

Foto: CERATIZIT-WNT Pro Cycling Team © SprintCycling)

A quarta edição do Três Valles Varesinos na edição feminino foi ganha pela francesa Cedrine Kerbaol da equipa da CERATIZIT-WNT Pro Cycling Team, na prova, encurtada devido às más condições climáticas, a corredora cortou a linha de chegada sozinho em Varese.

A ciclista francesa de 23 anos fugiu na última volta do circuito de Varese com a ciclista italiana Silvia Persico da equipa da UAE ADQ, antes de fugir na subida final para a Salita dei Ronchi, a quatro quilómetros do final, no o pódio foi completado pela ciclista alemã Liane Lippert da equipa da Movistar.

Apesar da previsão do tempo ser má, a clássica italiana conseguiu realizar-se conforme estava programada, embora o percurso tenha sido encurtado, não foi uma prova fácil, já que a volta em casa em Varese, não teve nenhum metro de plano, com a Salita dei Ronchi com 1,9 km a 5,3%, e Montello com1,9 km de 5,3%, duas subidas muito importantes no percurso, que as ciclistas tiveram de percorrer seis vezes e meia, com a chegada a ser logo após o alto da Salita dei Ronchi.

Foi um dia forte e emocionante da prova realizada no norte da Itália, já que as condições climáticas adversas levaram a dois cortes do percurso original de 136,3 quilómetros, o pelotão, todo encharcado pela chuva e fragmentado, chegou ao final em pequenos grupos atrás de Kerbaol.

“Seleção Nacional/Portugal com cinco corredores no Mundial de Pista”


Por: Vasco Moreira

Foto: Comité Olímpico de Portugal

A Seleção Nacional vai estar representada por cinco corredores no Campeonato do Mundo de Pista de 2024, agendado para decorrer entre os dias 16 e 20 de outubro, na Ballerup Super Arena, em Ballerup, na Dinamarca.

Gabriel Mendes convocou os elite masculinos Diogo Narciso, Ivo Oliveira e Rui Oliveira, que irão competir na perseguição individual, corrida por pontos, madison, scratch e omnium, e as elite femininas Daniela Campos e Maria Martins, que irão a prova na eliminação, no scratch, no omnium e na corrida por pontos.

“O nosso compromisso, como em qualquer competição, é que os atletas deem o melhor de si, representando dignamente a equipa nacional. Queremos obter os melhores resultados possíveis. Estamos a disputar um Campeonato do Mundo e vamos dar o nosso melhor para discutir todas as provas”, antevê o Selecionador Nacional de Pista.


“Há sempre um grau de incerteza nestas competições, até porque já que não competimos há algum tempo, mas pelo que alguns atletas têm demonstrado na estrada, parecem estar em boas condições. Podemos abordar o Campeonato com boas perspetivas. Além disso, é uma oportunidade importante para o desenvolvimento dos atletas mais jovens, como o Diogo Narciso, em estreia, e a Daniela Campos, que participa pela segunda vez num Mundial”, conclui.

A participação portuguesa terá início logo no primeiro dia, com o scratch da elite feminina. No segundo dia, Portugal irá competir na eliminação feminina, e no scratch masculino, enquanto o terceiro será dedicado ao omnium feminino e à corrida por pontos e perseguição individual masculinas. No quarto dia, a Seleção Nacional irá a prova no omnium masculino e na perseguição individual feminina e, finalmente, no quinto, na corrida por pontos feminina e na eliminação e no madison masculinos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Informação importante: Descontinuação do MEO KANAL da “Revista Notícias do Pedal”


MEO Kanal vai terminar a 28 novembro 2024

 

Por: José Morais

O MEO KANAL foi criado em 2012, e veio a revolucionar e democratizar o acesso dos portugueses ao pequeno ecrã, onde foram criados muitos canais de televisão, uns particulares, outros de instituições.

A Revista Notícias do Pedal foi pioneira no MEO KANAL, e a 8 de agosto de 2012 lançamos a primeira edição na posição nº 531450, onde temos quase duas centenas e meia de filmes publicados.

12 anos depois, a MEO vai descontinuar o serviço, informando que irão ter outras soluções no mercado, assim, a partir de 28 de novembro o nosso canal irá encerrar, porem… iremos manter o canal de televisão no “YouTube” em: https://www.youtube.com/@noticiasdopedaltv/videos

Pedimos desculpa, mas é algo que nos ultrapassa, esperando que nos possam continuar a seguir agora apenas no YouTube.

Desejamos bons momentos.

“Wout Van Aert voltou já voltou aos treinos após um mês do acidente”


As notícias são boas para Wout Van Aert, já que pode voltar aos treinos de ciclismo, após um mês da sua queda na Volta a Espanha, que se sente triste não só não completar a Vuelta, mas também o impediu de participar no campeonato do mundo, onde ele tinha muitas esperanças.

O ciclista belga que teve uma lesão grave, voltou a pedalar, e mostrou o seu Strava, numa curta subida que fez, com o nome de Woo-Hoo, já alguns dia que tinha descoberto, e este é um grande avanço, disse Wout Van Aert.

Wout Van Aert, que fez no seu treino 32,6 quilómetros, na proximidade de Herentals, com o belga da equipa da Visma Lease a fazer o seu passeio de 1h e 07 minutos, e tudo aponta que poderá ser um excelente início de treino específico para se preparar para o inverno.

“Il Lombardia 2024 a Clássica Monumento é já dia 12 de outubro”


O percurso de Bérgamo a Como, com 252 quilómetros, para a 118ª edição da clássica monumento, que terá 8 subidas, entre elas a Colma di Sormano

 

Fotos: La Presse

O percurso da Il Lombardia 2024, a última clássica monumento da temporada de 2024, foi apresentada em Como, na Itália, a 118ª edição da prova, com saída de Bergamo terá a chegada a Como, com 252 quilómetros de trajeto, e vai para a estrada este sábado dia 12 de outubro.


A chamada “clássica das folhas mortas”, pois é disputada no início do outono italiano, terá 8 subidas icónicas no percurso, entre elas, as escaladas de Ghisallo, Colma di Sormano e San Fermo della Battaglia antes da linha de chegada.

O trajeto inicia-se em Bergamo, com direção a Val Seriana por um curta parte plana antes dos ciclistas enfrentarem uma série de subidas nos Pré-Alpes ao redor da cidade, o Forcellino di Bianzano (Valle Rossa), a subida Ganda, o Colle di Berbenno e Valpiana juntam-se sem fôlego, concluindo esta primeira série de subidas que cobrem mais de 50% da diferença total de altitude da corrida.


Depois de uma curta planície que conduz à zona do Lago de Como que sobe de Lecco a Onno, o pelotão enfrenta a subida clássica em direção a Asso (“o Onno”) e daí o Ghisallo pelo lado menos difícil, depois vem uma descida até Bellagio e o percurso segue ao longo da costa até Nesso, neste ponto começa a subida mais difícil da prova, de Nesso a Colma di Sormano, com 13 quilómetros com inclinações até 11%, numa estrada às vezes estreita e com inúmeras curvas fechadas.


A descida, será muito rápida, tem curvas fechadas e termina em Maglio, com uma zona ligeiramente em declive, o pelotão chega a Como, onde está um desafio final, o San Fermo della Battaglia, 397 metros, antes da descida até à linha de chegada, com uma inclinação gira em torno de 7% no máximo 10%, vãp participar 18 equipas UCI World Teams, 7 UCI Pro Teams e 25 equipas com 7 ciclistas.

 

 

Equipas participantes:

 

•ALPECIN-DECEUNINCK

•ARKÉA-B&B HOTELS

•ASTANA QAZAQSTAN TEAM

•BAHRAIN VICTORIOUS

•COFIDIS

•DECATHLON AG2R LA MONDIALE TEA

•EF EDUCATION – EASYPOST

•GROUPAMA-FDJ

•INEOS GRENADIERS

•INTERMARCHÉ – WANTY

•LIDL-TREK

•MOVISTAR TEAM

•RED BULL – BORA – HANSGROHE

•SOUDAL QUICK-STEP

•TEAM DSM-FIRMENICH POSTNL

•TEAM JAYCO ALULA

•TEAM VISMA | LEASE A BIKE

•UAE TEAM EMIRATES

 

Qualificadas com base no ranking 2023

•ISRAEL – PREMIER TECH

•LOTTO DSTNY

•UNO-X MOBILITY

 

Wild Card – convidadas

•CORRATEC VINI FANTINI

•TEAM POLTI KOMETA

•TUDOR PRO CYCLING TEAM

•VF GROUP-BARDIANI CSF- FAIZANE’

“Desporto: Passeio de cicloturismo da GNR de Idanha-a-Nova reúne 100 participantes”


Por: Tiago Carvalho

O Destacamento Territorial de Idanha-a-Nova da Guarda Nacional Republicana (GNR) organizou, no dia 4 de outubro, um convívio de cicloturismo que contou com cerca de 100 participantes.

O percurso, com uma extensão de 65 km, teve início no Posto Territorial de Idanha-a-Nova e passou por estradas do concelho, oferecendo aos cicloturistas paisagens deslumbrantes.

Após várias horas de pedalada, o passeio terminou com um almoço de confraternização na Bio-Cantina da Escola Sede do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, encerrando o evento num ambiente de animação e camaradagem.

O evento contou com uma participação significativa de membros das forças de segurança de Portugal e Espanha, destacando-se a presença da Guarda Civil espanhola.

O dia foi marcado por muita animação e promoveu a prática de desporto e a confraternização entre todos os participantes.


No que toca aos resultados, o Guarda-principal Roberto Barata conquistou o 1.º lugar da classificação geral, seguido pelo Sargento Sergio Martín Gil, da Guarda Civil espanhola, em 2.º lugar. O Cabo Nuno Raposo ficou com o 3.º lugar, a Agente da PSP Ana Caramelo que recentemente participou no Campeonato do Mundo de Estrada alcançou o 4.º lugar, e o Cabo Helder Roque ficou em 5.º.

Destacou-se também o prémio de Ciclismo em Bicicleta Reclinada, atribuído a Jorge Garcia, um ciclista que já arrecadou vários títulos importantes ao longo da sua carreira, como o 1.º lugar no Campeonato Europeu em 2005 e o 2.º lugar no Campeonato do Mundo em 2009.

Este evento foi realizado com o apoio do Município de Idanha-a-Nova, da União das Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, da União das Freguesias de Zebreira e Segura, das Juntas de Freguesia do Ladoeiro e dos Rosmaninhal, assim como da Associação de Cicloturismo de Idanha-a-Nova.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com