sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Rui Oliveira nono na quarta etapa do AlUla Tour”


Ciclista português subiu quatro lugares e é agora 19.º

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Rui Oliveira

O português Rui Oliveira (UAE Emirates) foi esta sexta-feira nono na quarta etapa do AlUla Tour, antiga Volta à Arábia Saudita em bicicleta, vencida pelo belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step), que somou o segundo triunfo seguido.

Rui Oliveira terminou no nono posto a quarta e penúltima etapa, com 142,2 quilómetros entre Hegra e Maraya, três segundos depois de Merlier, que voltou a bater ao sprint o francês Bryan Coquard (Cofidis) e o holandês Casper van Uden (dsm-firmenich), segundo e terceiro classificados, respetivamente, e arrebatou a liderança da corrida.

Ivo Oliveira, companheiro de equipa do seu irmão gémeo, não foi além do 119.º lugar na tirada, a 10.14 minutos do vencedor.

Na classificação geral, Merlier vai iniciar a quinta e última etapa com quatro segundos de vantagem sobre Van Uden, segundo colocado, e 14 sobre Coquard, agora terceiro.

Rui Oliveira subiu quatro lugares, para o 19.º posto, a 36 segundos do camisola amarela, enquanto Ivo Oliveira 'caiu' 67, para o 95.º, a 11.10.

No sábado, a derradeira etapa da corrida saudita, vencida em 2023 por Rúben Guerreiro (Movistar), vai levar o pelotão da cidade antiga de AlUla ao topo da montanha vulcânica Harrat Uwayrid, numa viagem de 150,2 quilómetros, que termina com uma ascensão de quatro quilómetros com um pendente de 12%.

Fonte: Record on-line

“Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua faz a sua estreia de 2024 na Prova de Abertura”


No próximo domingo, dia 4 de Fevereiro, a equipa UCI Continental Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua irá participar na Prova de Abertura - Região de Aveiro, que marca assim o início da temporada de 2024 no ciclismo nacional. A região de Aveiro será palco do arranque da temporada, onde os 10 corredores da equipa de Mortágua irão mostrar as suas cores.

A Cerimônia de Abertura da Época de Ciclismo 2024, irá decorrer no sábado, dia 3 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, onde a equipa Tavfer- Ovos Mantidos - Mortágua e as restantes equipas portuguesas serão apresentadas. Esta cerimónia terá transmissão em direto nas redes sociais da Federação Portuguesa de Ciclismo, entre as 17h e às 19h.

No dia seguinte, domingo, a Prova de Abertura – Região de Aveiro irá ligar Oliveira do Bairro a Sever do Vouga, com partida às 12h e chegada prevista às 16h10m, o percurso de 166,6 quilômetros irá ligar os dois pontos, cruzando todos os conselhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. Um percurso maioritariamente plano, ao contrário dos anos anteriores com chegada a Águeda, este ano a Prova de Abertura será decidida em Sever do Vouga, em alto, com uma subida nos últimos 3 quilômetros.

A equipa irá ser representada por 10 atletas, Andrés Taboada e César Martingil irão fazer a sua estreia pela Tavfer -Ovos Matinados-Mortágua,o plantel de Mortágua será completado por: Francisco Morais, Nicolas Saenz, Ángel Sanchez, Bruno Silva, João Matias, Gonçalo Carvalho, António Barbio e por fim Gonçalo Amado.

Gustavo Veloso, Diretor desportivo refere O percurso não é complexo, levamos 10 atletas capazes, e queremos estar representados na fuga. O objetivo é não descartar os atletas com melhor habilidades para subir, e tentar desta forma atingir os melhores resultados possíveis. É a primeira corrida do ano, será uma boa oportunidade para estudar as outras equipas e dignificar os nossos parceiros/patrocinadores, sem dúvida que os nossos atletas vão dar o seu melhor.”

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

“Seleção Nacional/Maria Martins começa Taça do Mundo com 20.º lugar”


Por: Vasco Moreira

A Seleção Nacional de Pista iniciou esta sexta-feira a participação na primeira ronda da Taça do Mundo, em Adelaide, na Austrália, com Maria Martins a terminar na 20.ª posição na prova feminina de eliminação.

A prova, que teve início às 19h55 locais (9h25 portuguesas), não correu de feição à ciclista lusa, que foi a segunda a ser eliminada, depois da grega Argyro Milaki. A neozelandesa Ally Wollaston foi a vencedora da corrida, à frente da estadunidense Jennifer Valente e da britânica Jessica Roberts, que fecharam o pódio.

Maria Martins volta a entrar em prova no domingo, no omnium. Caso ultrapasse as qualificações, agendadas para a 00h22 e 00h39 de Portugal, a ciclista portuguesa terá o scratch às 5h30, a corrida de ritmo às 6h10, a eliminação às 7h36 e a corrida por pontos às 8h23. No mesmo dia, Diogo Narciso e Iúri Leitão vão formar dupla para competir no madison - as qualificações vão decorrer às 2h31 e 3h17, estando a final prevista para as 6h28.

Amanhã (sábado) será a vez de Diogo Narciso disputar a prova masculina de omnium. As qualificações serão às 2h26 e 2h51 portuguesas, sendo que a prova de scratch está agendada para as 7h30, a corrida de ritmo para as 8h11, a eliminação para as 9h17 e a corrida por pontos para as 10h04.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Sabgal / Anicolor faz a estreia em terreno nacional na Prova de Abertura”


Domingo, dia 4 de fevereiro, a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor vai participar na Prova de Abertura – Região de Aveiro, que marca o arranque oficial da época nacional de estrada. Mas é amanhã que as equipas do pelotão luso, assim como o calendário, vão ser apresentados na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, numa cerimónia que terá transmissão em direto no YouTube e no Facebook da Federação Portuguesa de Ciclismo. 

A Sabgal / Anicolor e as restantes equipas portuguesas serão apresentadas na Cerimónia de Abertura da Época de Ciclismo 2024, que vai ter lugar entre as 17H00 e as 19H00 deste sábado, dia 3.

Contudo, as grandes emoções vão viver-se no dia seguinte, onde a Sabgal / Anicolor vai alinhar com 10 corredores: os portugueses Frederico Figueiredo, André Carvalho, Duarte Domingues, Gabriel Baptista, José Sousa e Rafael Reis, Antwan Tolhoek (neerlandês), Artem Nych (russo), Mathias Bregnhøj (dinamarquês) e Oliver Rees (britânico).

A Prova de Abertura – Região de Aveiro fará a ligação entre Oliveira do Bairro (12H00) a Sever do Vouga (16H10), num percurso com 166,6 km que vão cruzar todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). Com um trajeto sem grandes dificuldades e maioritariamente plano, o destaque vai para a chegada, com uma subida nos últimos três quilómetros, já em Sever de Vouga, desafiante.


Para Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor, a Prova de Abertura “é sempre uma prova importante, é o arranque do calendário nacional, uma corrida onde todas as equipas partem com bastantes expectativas. Marca o início de uma nova época e da nossa parte queremos fazer o melhor possível para dignificar os nossos patrocinadores e para terminar a Prova de Abertura com um grande resultado”. 

 

Passeio Solidário Sabgal / Anicolor reúne toda a Equipa em Santa Comba Dão 

 

Amanhã também é dia do Passeio Solidário Sabgal / Anicolor. Terá partida e chegada às instalações da Sabgal, em Santa Comba Dão, num percurso pelo concelho ao longo de 32 km. A Sabgal, em apoio a esta causa solidária, vai doar 10€ por cada participante inscrito e presente no momento da partida, sendo a quantia total doada a uma instituição a definir. Este gesto não apenas fortalece o caráter solidário do Passeio, como também demonstra o compromisso do principal patrocinador da equipa com as questões sociais e a promoção da mobilidade sustentável. As inscrições estavam limitadas a 100 pessoas e ficaram esgotadas a duas semanas da data do evento, que conta com a presença dos 15 corredores da equipa de Águeda.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Tiago Ferreira se veste de laranja e Cannondale arrasa a primeira etapa de The Legend of Tartessos by Alé”


Por: Alejandro Moreno

O campeão português cruzou a meta em Valverde del Camino à frente do russo Alexei Medvedev e do motociclista da BUFF Megamo, Pablo Rodríguez.

Nas mulheres, a colombiana Mónica Calderón deu um recital de ciclismo para vencer a companheira de equipe Tessa Kortekaas. Terceiro lugar meritório para Meritxell Figueras, que teve que voltar após ter um furo e ter problemas no troco por conta de um galho.

A primeira etapa de A Lenda dos Tartessos de Alé 2024 mostrou que para ser uma lenda é preciso lutar, suar e, às vezes, sangrar.


Com partida e chegada na localidade de Valverde del Camino que, em edições anteriores, acolheu a etapa rainha da ronda de Huelva, a jornada inaugural incluiu 54 quilómetros e 1.500 metros de desníveis num terreno de subidas e descidas contínuas com a parte mais difícil a começar ao quilómetro 40. O percurso permitiu a muitos corredores conhecer o lado mais duro da orografia de Huelva. Não foi difícil cair e dá para contar dezenas de corredores que tocaram o chão com o corpo.

E o nervosismo inicial fez com que o dia começasse agitado porque no segundo quilômetro, o atual campeão da Lenda dos Tartessos, Jofre Cullel, sofreu um furo e, embora tenha voltado à largada para consertar a moto, ao percorrer alguns metros em direção contrária, custou-lhe a desclassificação.


Na categoria Elite Masculina, o português Tiago Ferreira tirou o espinho de vencer uma etapa e vestir a camisola laranja da Lenda dos Tartessos. Desde as primeiras subidas, o russo do DMT de Marconi Alexei Medvedev assumiu a liderança, comandando um grupo que incluía o próprio Tiago, Alberto Barroso de Huelva e os motociclistas da Klimatiza, Miguel Muñoz e Roberto Bou e da BUFF Megamo, Pablo Rodríguez e José Dias. Embora com objetivos de longo prazo, todos deixaram claro que não iriam desistir na tentativa de conquistar o prémio de vencer uma etapa.


Depois da linha do Equador, Medvedev andou sozinho por alguns metros, com Ferreira e Rodríguez em alerta. As travessuras, a experiência e o magnífico estado de forma do português fizeram com que a três quilómetros da meta lançasse um ataque que deixou os companheiros para trás e ficasse sozinho na meta de Valverde, com Medvedev em segundo e Rodríguez, em terceiro lugar.

Na categoria feminina, Cannondale deixou claro que não veio ao The Legend of Tartessos by Alé para treinar. Desde o início, a campeã colombiana, Mónica Calderón, traçou o objetivo de vencer a etapa, impondo um ritmo elevado. Juntamente com sua companheira de equipe, Lanzarote Tessa Kortekaas e a piloto da BUFF Megamo, a campeã holandesa Rosa van Doorn liderou a etapa. Calderón impôs um ritmo acelerado que a deixou sozinha na liderança. Atrás, Meritxell Figueras ganhou posições após superar uma queda e um galho ao mudar de bicicleta, o que a impediu de pedalar e a obrigou a um esforço heróico para recuperar as primeiras posições. Kortekaas, familiarizado com o teste após participar da edição anterior, optou por dosar. Os três alunos de Jordi Bellés subiram ao pódio da terceira etapa com Mónica Calderón na primeira posição; Kortekaas chega, quase dois minutos depois, na segunda posição e Figueras na terceira, seis minutos e meio depois.


Chega a segunda etapa de A Lenda dos Tartessos de Alé, em El Granado. Etapa rainha com mais de 80 quilómetros e quase 2.000 metros de desnível, um pouco menos técnica, mas de dificuldade crescente. Ainda há muito a decidir nesta Lenda dos Tartessos.

Fonte: Organização

















Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com