domingo, 8 de maio de 2022

“GP Azores/Volta a São Miguel 2022”


Louis Sutton conquista o GP Azores com exibição de excelência

 

Por: Ana Nunes

Louis Sutton (Brocar Ale) vestiu a camisola amarela logo no primeiro dia da prova e não a largou até ao final, conquistando hoje o GP Azores/Volta a São Miguel, após uma incrível exibição. João Medeiros (L.A.Alumínios/Credibom/MarcosCar) foi o vencedor da etapa e terminou na segunda posição da geral.

O GP Azores/Volta a São Miguel terminou hoje no alto da Lagoa do Fogo, depois uma etapa complicada, com chuva, nevoeiro e subidas de grande dificuldade. As movimentações no pelotão começaram logo após sete quilómetros de prova, mas a fuga só se viria a estabelecer ao quilómetro 25.

Desta que foi a fuga do dia fizeram parte Rodrigo Caixas, Alexandre Montez e Francisco Marques (L.A.Alumínios/Credibom/MarcosCar), David Mendoza (Globalia/Zamora Enamora), Rodrigo Silva (Porminho Team sub23) e Luís Cabral (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol).

A primeira hora de corrida, ainda sem grandes dificuldades para os corredores, fez-se a uma média de 40 km/h. Nessa altura, a fuga levava 1m30s de vantagem para o pelotão, de onde sairia Carlos Rodrigues (Almodôvar/Delta Cafés/Crédito Agrícola) em direção ao grupo da frente.

A contagem de montanha de primeira categoria, no Salto do Cavalo, influenciou fortemente o destino da corrida, deixando o pelotão reduzido a cerca de uma dezena de atletas. Neste grupo, que estava a mais de três minutos da frente da corrida, seguia o camisola amarela, Louis Sutton (Brocar Ale), que após o prémio de montanha já não tinha companheiros de equipa para o ajudar.

Quanto a Simone Carro (A.S.D Aries Cycling), na altura segundo classificado à geral, já teria perdido o contacto na subida. Quem foi assumindo as despesas da corrida foram os corredores da L.A.Alumínios/Credibom/MarcosCar), com quatro elementos no grupo, entre eles João Medeiros.

A 30 quilómetros da meta, na subida de terceira categoria das Furnas, Carlos Rodrigues, que seguia em posição intermédia acabaria por ser absorvido pelo grupo dos favoritos. Neste altura, a fuga começaria a perder alguns elementos, permitindo também que o grupo onde seguia o camisola amarela se fosse aproximando cada vez mais.

Foi preciso esperar pela subida de terceira categoria do Pisão, a cerca de 20 quilómetros da chegada, para que João Medeiros se lançasse ao ataque. Louis Sutton perdeu ligeiramente o contacto com o corredor açoriano, mas iria recuperar o contacto na descida, seguindo os dois sozinhos durante praticamente toda a subida até à meta.

João Medeiros não teve qualquer hipótese nesta fase final da corrida, pois estava a mais de um minuto de Louis Sutton na geral, e teria sido necessário um ataque fulminante para conseguir roubar a camisola amarela ao britânico. Assim, o corredor açoriano deu tudo o que tinha nos últimos metros para conquistar a vitória desta última etapa, no alto da Lagoa do Fogo.

Logo de seguida chegou Louis Sutton, com Rodrigo Caixas a fechar na terceira posição, depois de ainda ter acompanhado os dois primeiros da etapa na fase inicial da subida.

“Nós queremos sempre mais e, principalmente depois de todo o trabalho que a equipa fez hoje, a vitória na geral teria sido o ideal. No entanto, chegar aqui ao alto da Lagoa do Fogo, levantar os braços e ver os meus avós e toda a minha família é muito especial. Estou muito agradecido aos meus colegas, pois fizeram uma etapa fenomenal e mostrámos o que é vestir as cores desta equipa”, sublinhou o vencedor da etapa de hoje, João Medeiros.

Assim, Louis Sutton conquistou o GP Azores/Volta a São Miguel e com ele a tão desejada camisola amarela. O britânico venceu ainda a classificação da juventude e a classificação por pontos. Já camisola da montanha ficaria para Francisco Marques, com a sua equipa L.A.Alumínios/Credibom/MarcosCar a vencer também a geral por equipas.

“A descida da primeira contagem de montanha de primeira categoria foi o momento decisivo da corrida. Estava a chover muito e consegui sair com a equipa da L.A.Alumínios e ganhar vantagem, deixando para trás o segundo classificado da geral. Estou exausto! Foi uma etapa muito difícil para mim e para o João. Fomos ao limite e estávamos completamente esgotados na última subida, mas consegui aguentar com ele até quase ao final. Esta vitória significa muito para mim, pois é a minha primeira vitória depois de uma lesão que tive recentemente”, revelou o vencedor da prova, Louis Sutton.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Quatro Dias de Dunquerque Philippe Gilbert foi o vencedor da 66ª edição”


Por: José Morais

Foto: EPA

Philippe Gilbert, o ciclista belga da equipa da Lotto Soudal consagrou-se este domingo vencedor da 66ª edição dos 4 Dias de Dunquerque, depois da realização da 6ª etapa da prova, conseguindo no final conquistar a camisola de líder que já possuía.

No último ano da carreira como profissional, o ciclista belga de 39 anos, vence em Dunquerque, sendo um ciclista emblemático, conseguiu as primeiras vitórias em 2019, e no ano da sua retirada, fecha a carreira onde conseguiu quase todas as vitórias que se propôs.

Philippe Gilbert que nos 4 Dias e Dunquerque tinha vencido a terceira etapa, e no 5º dia de prova foi 4º, e vestiu a camisola de líder, no dia que o seu compatriota Gerben Thijssen da equipa do Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux, ganhou ao sprint a etapa.

O belga que em 2012 foi campeão do mundo de fundo, e em 2013 consegue um feito, ao vencer três mais importantes clássicas das Ardenas, foram elas a Amstel Gold Race, a Flèche Wallonne e a Liège-Bastogne-Liège, algo de que Davide Rebellin também conseguiu fazer na mesma temporada, oitenta vitórias de triunfos profissionais.

Philippe Gilbert falhou dos cinco Monumentos, o Milão-Sanremo, onde apenas conseguiu fazer por duas vezes pódio, mas no seu grande palmarés o ciclista belga conta com a Volta a Flandres em 2017, o Paris-Roubaix em 2019, e a Liège, e a Volta à Lombardia, estas por duas vezes.

Mas o ciclista belga ainda arrecadou outros títulos, a Clássica de San Sebastián, a Omloop Het Nieuwsblad, a Brabantse Pijl, a Strade Bianche, e a Omloop Het Nieuwsblad, mas também nas grande Voltas Philippe Gilbert conseguiu vencer etapas, no Giro de Itália foram três em 2009 e 2015, no Tour de França uma em 2011, e na Volta a Espanha sete, nos anos de 2010, 2012, 2012 e 2019.

Em ano de despedida, o ciclista belga terá o seu ponto mais alto no pelotão do Tour de França, onde espera uma boa participação, para assim se despedir da competição como profissional.  

“Taça de Portugal de DHI presented by Shimano de Boticas”


Pau Menoyo e Margarida Bandeira mais velozes em Boticas

 

Por: José Carlos Gomes

O catalão Pau Menoyo (Commençal/Schwalbe) e Margarida Bandeira (Wildboys/Riding Addiction) venceram hoje, em Boticas, a quarta prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano na categoria de elite.

Tanto na prova masculina como na feminina, a final teve os mesmos protagonistas do que a descida de qualificação. Pau Menoyo foi o melhor na descida da manhã e superou-se na final, melhorando o tempo pessoal e garantindo o triunfo na corrida, pontuável para a Taça de Portugal mas também para o ranking mundial.

O catalão fechou a prova com 2’13’’491, menos 286 milésimos do que Simon Chapelet (Trotrx), segundo classificado, e menos 1,232s do que o terceiro, Cédric Taillefer (Trotrx). O melhor português foi Vasco Vasconcelos, sétimo, a 4,969s. Rafael Bascon (Itea Spots) é o primeiro classificado na geral da Taça de Portugal na categoria de elite masculina.


Margarida Bandeira também venceu a manga de qualificação e melhorou o registo pessoal na descida decisiva, sagrando-se vencedora na categoria de elite feminina. A lousanense estabeleceu como melhor marca feminina os 2’45’’446. Foi 642 milésimos de segundo mais veloz do que Estefania Cabarcos (RocaSport Giant Liv) e 3,933s mais lesta do que Virginia García-Loygorri (Inland la Pinilla/Mtn Lab), segunda e terceira, respetivamente. Com este triunfo, Margarida Bandeira passou a comandar a geral da Taça.

O vencedor em juniores chegou de Andorra. Foi Arnau Graslaub (Furious Biciclub Fed Andorrana). Em cadetes impuseram-se Oriol Cuadrat (Furious/frobike) e Helena Vasconcelos (BTT Pandilhas a Monte). Nas escolas brilharam o juvenil Nui Tai (Wildpack Algarve Racing) e o infantil Benjamim Vasconcelos (Axpo/FristBike Team/Vila do Conde).

Entre os veteranos os melhores foram o master 30 Carlos Diaz (Ciclos Quintena C), o master 40 Gabriel Baker (Itea Sports), o master 50 José Salgueiro (MCF/XDream/Município de São Brás), o master 60 Rui Portela e a feminina Paula Seoane (Moto Bike).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

"Campeonato Nacional de XCM Estremoz"


Tiago Ferreira e Joana Monteiro campeões nacionais de maratona Btt

 

Por: José Carlos Gomes

Tiago Ferreira (DMT Racing Team) e Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) sagraram-se hoje campeões nacionais de maratona BTT (XCM) na categoria de elite, impondo-se na corrida disputada em Estremoz.

O sétimo título nacional de um corredor já laureado a nível europeu e mundial foi conseguido numa prova de 95 quilómetros, com 2500 metros de acumulado de subida, em plena serra D’Ossa. Adepto das dificuldades para poder fazer a diferença, Tiago Ferreira revelou superioridade.

O viseense completou a corrida em 3h49m23s, menos 6m54s do que o campeão nacional do ano passado, Bruno Sancho (Korpo Activo/Penacova). O terceiro, a 7m01s do vencedor, foi Filipe Ramos (Guilhabreu BTT).

A elite feminina completou 75 quilómetros. Joana Monteiro, figura nacional do XCO e do ciclocrosse, aventurou-se no XCM e teve sucesso. A famalicense foi a primeira a cortar a meta, parando o cronómetro nas 3h47m10s. Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) gastou mais 8m30s e ficou com a segunda posição. Com o mesmo tempo, no terceiro posto, colocou-se Ilda Pereira (Casa Myzé Team).


Foram ainda atribuídos 11 títulos nas categorias de veteranos. Os vencedores foram os masters 30 Rodrigo Gomes e Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), o master 35 José Lourenço (SPAC BTT), os masters 40 Nuno Inácio (BTT Gardunha/Fundão/Create) e Raquel Santos (BTT Seia), o master 45 Marco Macedo (BTT Gardunha/Fundão/Create), os masters 50 João Gomes (BTT Gardunha/Fundão/Create) e Carla Vieira, o master 55 Fernando Gonçalves (CTM-Vila Pouca/Cepsa Casa Lima), o master 60 Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis) e o master 65 Manuel Pinto (Saertex Portugal/Edaetech).

Também foram coroados os paraciclistas Hugo Frade (Saertex Portugal/Edatech), na classe C, e Ivo Pereira (Róódinhas/Master Vantagem), na classe D.

Nas bicicletas de assistência elétrica ganhou Lisandro Sousa (Frebike Shop/Bike Clube S. Brás).  

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/António Morgado segundo na geral e rei dos trepadores na Corrida da Paz”


Por: José Carlos Gomes

António Morgado terminou hoje na segunda posição a Corrida da Paz, prova da Taça das Nações de Juniores, disputada na Chéquia, vencida pelo alemão Emil Herzog. O português ganhou a classificação da montanha.

Os derradeiros 96,4 quilómetros, com partida e chegada em Terezín, foram muito atacados, com várias movimentações, sobretudo nas colinas que pontuavam o trajeto. Essa alta intensidade de corrida reduziu o pelotão, mas não foi capaz de provocar mudanças no topo da classificação geral.

Aproveitando um dos raros momentos de acalmia, já nos últimos 5 quilómetros, o italiano Federico Savino e o checo Milan Kadlec destacaram-se e viriam a discutir a vitória na etapa. O italiano foi o mais rápido, atirando o corredor da casa para a segunda posição. O terceiro, encabeçando o primeiro pelotão, foi o estoniano Romet Pajur, 4 segundos depois do vencedor.


Gonçalo Tavares, 24.º, Daniel Lima, 28.º, e António Morgado, 36.º, chegaram integrados no primeiro grande grupo de 40 elementos.

O pódio da classificação geral não sofreu alterações face ao dia anterior. Emil Herzog sagrou-se vencedor, com 29 segundos de vantagem sobre António Morgado. O norueguês Jørgen Nordhagen fechou o pódio, a 35 segundos. Gonçalo Tavares foi o 13.º, a 2m54s, Daniel Lima terminou em 31.º, a 8m16s, Rúben Rodrigues fechou a prova em 52.º, a 25m55s, Tiago Santos estreou-se em 54.º, a 26m27s, e Tomás Mota concluiu a Corrida da Paz na 64.ª posição, a 27m56s.


O trabalho coletivo, além de contribuir para o resultado do chefe-de-fila, António Morgado, colocou a Seleção Nacional na quarta posição final da geral por equipas. António Morgado vestiu a camisola da montanha do primeiro ao último dia, subindo ao pódio como rei dos trepadores.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Giro: Mark Cavendish vence terceira etapa ao ‘sprint’, Van Der Poel segue líder”


João de Almeida continua em 11º lugar da geral

 

Por: SIF // AMG

O ciclista britânico Mark Cavendish (Quick-Step Alpha Vinyl) venceu hoje ao 'sprint' a terceira etapa da Volta a Itália, com o neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) a segurar a liderança da geral individual.

Cavendish, de 36 anos, conseguiu a 16.ª vitória da carreira no Giro ao cumprir os 201 quilómetros entre Kaposvár e Balatonfüred em 4:56.39 horas, batendo sobre a meta o francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ), segundo, e o colombiano Fernando Gaviria (UAE Emirates), terceiro.

Os primeiros postos da geral não sofreram alterações, com Van Der Poel, hoje 17.º, a chegar com o mesmo tempo e a conservar a liderança da geral, com 11 segundos de vantagem para o britânico Simon Yates (BikeExchange-Jayco), segundo, e 16 para o compatriota Tom Dumoulin (Jumbo-Visma), terceiro. O português João Almeida (UAE Emirates) é 11.º, a 29.

Na segunda-feira, o pelotão goza um dia de descanso, para a ‘caravana’ se mudar da Hungria para a Sicília, com o Monte Etna a testar os candidatos à vitória final na quarta etapa, marcada para terça-feira.

Fonte: Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com