terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

“Darque (Viana do Castelo) no arranque do Campeonato do Minho de BTT XCM - Discover Melgaço”


O Campeonato do Minho de BTT XCM - Discover Melgaço arranca no próximo domingo (20 de fevereiro) com a realização da 1.ª Maratona BTT Vila de Darque / Intermarché Mazarefes. A prova de Darque vai desenrolar-se por trilhos e caminhos rurais e promete “surpreender os amantes das Maratonas” pelo traçado e pelas paisagens.

A 1.ª Maratona BTT Vila de Darque / Intermarché Mazarefes é uma organização conjunta da ACR Bombos S. Sebastião, Junta de Freguesia de Darque e Associação de Ciclismo do Minho.

A iniciativa tem início marcado para as 9h30 e destina-se aos atletas de competição de Elites as Master 60 (masculino e feminino), bem como a Paraciclistas, CPT, E-MTB e Promoção (não federados).

Em Darque já tudo está preparado para receber os ciclistas naquela que é a primeira prova do Campeonato do Minho de BTT XCM - Discover Melgaço de 2022. “Temos tudo preparado, falta apenas ultimar os processos normais e fundamentais para que tudo corra pelo melhor”, garantiu Jorge Sousa, responsável da ACR Bombos S. Sebastião, que espera uma boa adesão dos ciclistas: “é uma prova nova, de início de época e não temos bem a noção da adesão dos atletas ao evento. Para já podemos dizer que as inscrições estão a correr em bom ritmo”.

“Será uma Maratona com dureza que chegue, de muita condução, em nada monótona, com um sector final ´rolante´ mas que pode ser enganador”, explicou Jorge Sousa adiantando que “quem não estiver bem preparado e quem não fizer reconhecimento irá ter algumas surpresas. Temos sectores de subida que impõem respeito”.

O dirigente da ACR Bombos S. Sebastião salienta que tem recebido “feedbacks muito positivos sobre o traçado”. “A chuva veio ajudar para tornar o terreno mais pesado, o que vai tornar a prova ainda mais difícil. Esperamos ter um dia primaveril no domingo”, disse Jorge Sousa explicando que a ACR Bombos S. Sebastião tem tido a adesão das forças vivas de Darque e de Viana do Castelo, num processo que “é novo para nós e, por isso, está a ser difícil de montar tudo, mas com muita interajuda das associações locais estamos com tudo pronto”.

Jorge Sousa assegura que a Maratona BTT Vila de Darque é um projeto “para continuar” destacando “a recetividade da Câmara Municipal, que tem um papel muito importante na realização do evento”. “Tudo depende do sucesso que conseguirmos com a realização da prova. Não queremos criar expectativas, vamos passo-a-passo, no final faremos o balanço e, juntamente com a autarquia, Junta de Freguesia, Associação de Ciclismo do Minho e as associações de Darque, veremos se o projeto tem condições para continuar.  Claro está que a opinião dos parceiros/patrocinadores é muito importante, pois sem o apoio deles nada era feito”.

A 1.ª Maratona BTT Vila de Darque / Intermarché Mazarefes tem o apoio do Município de Viana do Castelo, Junta de Freguesia de Darque, Fundação Santoinho, Loja dos Sacos, Tons e Mídia, Federação Portuguesa de Ciclismo, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Navega Rías Baixas e Bike - Tudo sobre o mundo do BTT.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Menos um rival para João Almeida: Nairo Quintana não vai ao Giro”


Decisão surpreendente da Arkéa-Samsic impede colombiano de discutir título

 

Por: Record

Foto: Getty Images

Vencedor da edição de 2014 e segundo em 2017, Nairo Quintana tinha nos seus planos voltar ao Giro de Itália este ano, mas a sua intenção caiu por terra esta semana, após a equipa Arkéa-Samsic decidir focar-se no Tour e na Vuelta em detrimento da prova transalpina. Na prática as más notícias para o colombiano são boas para João Almeida, que entrará em ação dentro de meses e meio num pelotão sem um dos ciclistas que seria, em teoria, um dos seus principais rivais na luta pelos lugares de pódio.

Segundo os portais 'Les Rois du Peloton' e 'Ouest-france', a decisão da Arkéa-Samsic deve-se essencialmente à intenção de entrar no escalão World Tour, algo que consideram ser mais facilmente conseguido através dos pontos para o ranking UCI eventualmente conquistados nessas duas grandes voltas. O curioso é que em 2022, por terem sido a segunda equipa mais pontuada no Pro Team, os franceses garantiram algo que muitas equipas lutam anos e anos: a entrada garantida nas 3 grandes voltas. Algo que acabam por abdicar, optando por apostar as fichas em apenas duas.

Fonte: Record on-line

“Rui Costa acaba Volta a Omã no terceiro lugar após sexta e última etapa”


Prova ganha pelo colombiano Fernando Gaviria

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Rui Costa

O português Rui Costa (UAE Emirates) fechou esta terça-feira a Volta a Omã no terceiro lugar, após a sexta e última etapa ganha por um colega de equipa, o colombiano Fernando Gaviria.

Como esperado, o último dia não trouxe alterações aos primeiros lugares da geral e, numa chegada ao 'sprint', Gaviria voltou a vencer em Omã, após triunfar na primeira tirada, ao concluir os 132,5 quilómetros entre Al Mouj e Matrah Corniche, em Muscat, em 4:10.16 horas.

Em segundo lugar ficou o australiano Kaden Groves (BikeExchange-Jayco), com o belga Amaury Capiot (Arkéa Samsic) no terceiro posto.

O resultado confirmou a vitória final do checo Jan Hirt (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), à frente do italiano Fausto Masnada (QuickStep-Alpha Vinyl), segundo, e de Rui Costa.

O português já tinha sido segundo na geral final desta prova, em 2017, e somou novo pódio aqui, somando este a outro terceiro lugar, na Volta à Arábia Saudita, já esta época, num arranque positivo do antigo campeão do mundo, de 35 anos.

Fonte: Record on-line

“Pogacar: «Sabemos quão bom pode ser o João Almeida»”


Ciclista esloveno motivado para o início da época e com elogios para com o colega português

 

Por: Lusa

Foto: UAE Team Emirates

O ciclista esloveno e bicampeão da Volta a França, Tadej Pogacar, mostrou-se esta terça-feira motivado para o início da época e elogiou o colega português João Almeida, a cinco dias do começo da Volta aos Emirados Árabes Unidos.

O chefe de fila de 23 anos da UAE, onde alinham ainda os portugueses Rui Costa, Ivo Oliveira e Rui Oliveira, declarou estar "muito emocionado e motivado", apesar do "contratempo" de um teste positivo ao coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, que o fez interromper os treinos.

"Confio que vou liderar a equipa, mas também sabemos quão bom pode ser o João Almeida. Temos treinado muito juntos ultimamente e entendemo-nos bem. Se ele estiver suficientemente forte para ganhar eu também ficarei feliz", disse Pogacar, que venceu a edição passada daquela prova do Médio Oriente.

A Volta aos EAU decorre entre 20 e 26 de fevereiro e, além de Pogacar e João Almeida, o conjunto dos emirados vai contar com o neozelandês George Bennett, o dinamarquês Mikkel Bjerg, o colombiano Fernando Gaviria, o polaco Rafal Majka e o argentino Maximiliano Richeze.

Fonte: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor promete deixar a sua marca na Volta ao Algarve”


Depois de um fim-de-semana em cheio para a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, a estrutura continua em rotação máxima com a participação na 48.ª edição da Volta ao Algarve, que arranca amanhã de Portimão para a etapa inaugural. A prova termina este domingo, dia 20, no Alto do Malhão, depois de concluído todo o percurso, com um total de 795,8 km distribuídos por cinco etapas.

A estrutura de Águeda vai alinhar com sete corredores: Fábio Costa, Javier Moreno, Rafael Reis, Frederico Figueiredo, Héctor Sáez, Afonso Eulálio e Pedro Silva. 

Sendo a prova portuguesa considerada como uma das melhores do circuito UCI ProSeries, dos inscritos na Volta ao Algarve, onde nas 25 equipas dez são da categoria WorldTeam, vão figurar no pelotão 25 corredores do Top 100 mundial, um dos melhores registos de sempre da corrida. É uma oportunidade para as equipas lusas pedalarem lado a lado com as grandes estrelas internacionais. 

O traçado contempla duas etapas pensadas para os sprinters, outras duas a terminar em alto vocacionadas para os trepadores e ainda um contrarrelógio individual, bem ao jeito dos especialistas e onde seguramente Rafael Reis terá uma palavra a dizer.

Recorde-se que em 2021 ficou apenas a 3 segundos da vitória, que pertenceu ao então campeão dinamarquês da especialidade, Kasper Asgreen (Quick-Step Alpha Vinyl Team), que também vai alinhar. 

O diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, Rúben Pereira, considera que a Volta ao Algarve “é sempre uma corrida muito importante, que reúne um pelotão de enorme qualidade, com as melhores equipas do mundo presentes e onde as formações portuguesas querem todas elas ter o seu destaque.

É difícil, não impossível, conseguir um resultado nos lugares cimeiros, mas a nossa equipa vai motivada de forma a dignificar os patrocinadores e fazer uma boa presença. Levamos um conjunto jovem, para que tenham a oportunidade de viver uma experiência única de correr ao lado de alguns dos melhores corredores do mundo e queremos deixar a nossa marca, esse é o nosso objetivo”. 

A Volta ao Algarve será transmitida em direto na CMTV e na Eurosport 2, entre as 16H00 e as 17H00. 

 

 

ETAPAS DA 48.ª VOLTA AO ALGARVE: 

 

Quarta-feira, 16 de fevereiro: Portimão (12H15) - Lagos (17H10), 199,1 km 

Quinta-feira, 17 de fevereiro: Albufeira (12H50) - Fóia (17H20), 182,4 km 

Sexta-feira, 18 de fevereiro: Almodôvar (12H05) - Faro (17H15), 211,4 km 

Sábado, 19 de fevereiro: Vila Real de Santo António - Tavira, 32,2 km » Contrarrelógio. Primeiro corredor parte de Vila Real de Santo António às 14H00. O último (Camisola Amarela) chega a Tavira às 17H30. 

Domingo, 20 de fevereiro: Lagoa (13H00) - Alto do Malhão (17H15), 173 km

Fonte: Glassdrive / Q8 / Anicolor

“48.ª Volta ao Algarve”


Pelotão de 167 corredores parte de Portimão nesta quarta-feira

 

Por: José Carlos Gomes

A 48.ª Volta ao Algarve inicia-se, nesta quarta-feira, com uma etapa de 199,1 quilómetros entre Portimão e Lagos, com previsível chegada ao sprint. A corrida de classe UCI ProSeries será disputada por 167 corredores, em representação de 25 equipas.

A lista de participantes foi confirmada nesta tarde, em Portimão, ficando-se a saber que a Volta ao Algarve será disputada por 19 corredores do top 100 do ranking mundial. Há 24 países representados no pelotão, onde também pedalam nove ciclistas campeões nacionais em título, na categoria de elite.


Antevisão completa da corrida: https://voltaaoalgarve.com/pt/espetaculo-garantido-com-pelotao-de-luxo-no-algarve/ 

 

Lista de Participantes Oficial:

https://voltaaoalgarve.com/files/start-list-2022.pdf

 

Prémio Prestígio

 

A Volta ao Algarve atribui anualmente o Prémio Prestígio a um dos participantes no evento que, pelo seu currículo, contribui para engrandecer o evento. Pela primeira vez, em 2022 o Prémio Prestígio não será atribuído a um ciclista. Desta vez será destacado um diretor desportivo, o belga Hilaire van der Schueren.

Apesar de não ter sido ciclista, Hilaire van der Schueren construiu uma sólida carreira de mais de 30 anos como diretor desportivo. Foi um dos primeiros chefes de equipa internacionais a reconhecer a relevância da Volta ao Algarve para os corredores e as equipas de topo, ajudando a corrida a consolidar-se como uma prova de referência mundial.

Atualmente diretor desportivo da Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux, Hilaire van der Schueren irá receber o Prémio Prestígio na partida para a segunda etapa, em Albufeira.


 

Números detalhados

 

167 corredores participantes, em representação de 25 equipas, dez das quais WorldTeam

24 países representados: Alemanha, Andorra, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Hungria, Itália, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Checa, Rússia, Suíça, Venezuela

 

9 campeões nacionais de elite em título:

 

Daniel Martínez campeão da Colômbia de contrarrelógio

Ethan Hayter campeão do Reino Unido de contrarrelógio

Ion Izaguirre campeão de Espanha de contrarrelógio

José Neves campeão de Portugal de fundo

Kasper Asgreen campeão da Dinamarca de contrarrelógio

Sergio Higuita campeão da Colômbia de fundo

Stefan Küng campeão da Suíça de contrarrelógio

Tobias Foss campeão da Noruega de fundo e de contrarrelógio

Yves Lampaert campeão da Bélgica de contrarrelógio

 

19 corredores do top 100 mundial

 

12.º Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team)

16.º David Gaudu (Groupama-FDJ)

19.º Tim Merlier (Alpecin-Fenix)

24.º Kasper Asgreen (Quick-Step Alpha Vinyl Team)

29.º Ethan Hayter (INEOS Grenadiers)

32.º Thomas Pidcock (INEOS Grenadiers)

34.º Geraint Thomas (INEOS Grenadiers)

37.º Stefan Küng (Groupama-FDJ)

39.º Dylan van Baarle (INEOS Grenadiers)

45.º Yves Lampaert (Quick-Step Alpha Vinyl Team)

56.º Ion Izaguirre (Cofidis)

61.º Warren Barguil (Team Arkéa-Samsic)

62.º Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team)

63.º Alexander Krtistoff (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux)

75.º Connor Swift (Team Arkéa-Samsic)

80.º Hugo Hofstetter (Team Arkkéa-Samsic)

86.º Brandon McNulty (UAE Team Emirates)

87.º Jordi Meeus (Bora-hansgrohe)

93.º Nils Politt (Bora-hansgrohe)

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Notícias ACM”


MARATONA BTT VILA DE DARQUE / CAMPEONATO DO MINHO DE XCM:

 

O Campeonato do Minho de BTT XCM - Discover Melgaço arranca no próximo domingo (20 de fevereiro) com a realização da 1.ª Maratona BTT Vila de Darque / Intermarché Mazarefes. A prova de Darque vai desenrolar-se por trilhos e caminhos rurais e promete “surpreender os amantes das Maratonas” pelo traçado e pelas paisagens. Informações aqui: https://acm.pt/index.php?cat=noticias&id=2974

 

BTT XCO DE MELGAÇO / TAÇA DE PORTUGAL - INTERNACIONAL C1:

 

Melgaço recebe nos dias 5 e 6 de março o 8.º BTT XCO de Melgaço, prova internacional C1 pontuável para a Taça de Portugal e para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency. Inscrições aqui: https://www.fpciclismo.pt/prova-inscrever/1-taca-de-portugal-xco-c2-1-inscrever

 

CALENDÁRIO DO MINHO 2022:

 

Depois de dois anos fortemente marcados pela pandemia, a Associação de Ciclismo do Minho apresenta para 2022 um calendário de provas ambicioso em que se destacam as cerca de 30 atividades das diversas vertentes de ciclismo. Informações aqui: https://acm.pt/index.php?cat=noticias&id=2973  

 

SEGURO DESPORTIVO 2022 - CICLISMO DE LAZER: FEDERADO É MAIS SEGURO !!!:

 

Licença desportiva adequada à prática diária de ciclismo na via pública (treino e deslocação), em estrada, BTT e cidade, contemplando também o uso de bicicletas assistidas por motor elétrico (até 250 watts de potência). Incluindo seguro desportivo (acidentes pessoais e responsabilidade civil), existem duas opções de filiação (25 ou 35 €). O pedido de licença pode ser efetuado online (pagamento por multibanco) aqui: https://acm.pt/index.php?cat=noticias&id=2972

Fonte: ACM

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados disputa Volta ao Algarve lado a lado com os melhores do mundo”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados compete esta semana ao lado dos melhores do mundo, na 48º Volta ao Algarve, prova internacional de categoria 2. Pro.

Após um ano em que as contingências da pandemia a atirou para maio, a Volta ao Algarve regressa à data tradicional e congrega, novamente, um pelotão de luxo. Estão inscritas 25 equipas: dez World Teams, cinco ProTeams e as dez formações continentais portuguesas.

O percurso da corrida, com total de 795,8 quilómetros, distribui-se por cinco etapas que tocam a maior parte do território da região do Algarve, do litoral ao anterior, do Barlavento ao Sotavento. Além da abrangência territorial, é um traçado com enorme amplitude desportiva: duas etapas estão pensadas para os sprinters, duas tiradas terminam em montanha, para dar oportunidades aos trepadores, e existe ainda um contrarrelógio individual, bem ao jeito dos especialistas.

Os sprinters poderão brilhar na primeira e na terceira etapas -Portimão - Lagos, 199,1 km e Almodôvar - Faro, 209,1 km, respetivamente. As decisões da classificação geral deverão passar por três etapas. A segunda, que se inicia em Albufeira e termina no Alto da Fóia (Monchique), após percorridos 182,4 quilómetros, a quarta, um contrarrelógio individual de 32,2 quilómetros, entre Vila Real de Santo António e Tavira, e a quinta, 173 quilómetros, entre Lagoa e o Alto do Malhão (Loulé).

Para estes cinco dias de competição a equipa irá apresentar-se com 7 corredores e são eles Ángel Sanchez, Nicolas Saenz, Rui Carvalho, Pedro Pinto, João Matias e Leangel Linarez, recentemente vencedor da Prova de Abertura.

Em antevisão a esta corrida, o Diretor Desportivo Gustavo Veloso enaltece que “A Volta ao Algarve é um desafio para todos, sabem que temos um pelotão de elevadíssima qualidade, mas a nossa equipa quer marcar presença. Não poderíamos ter pedido um melhor início de temporada, entrámos com o pé direito logo a vencer e isso deu ainda mais motivação e confiança à equipa.”

Um pelotão com esta qualidade será um desafio, mas também uma motivação para a nossa equipa, com a expectativa de sermos protagonistas num evento com forte mediatismo nacional e internacional. A Volta ao Algarve será transmitida em direto na CMTV e na Eurosport 2, entre as 16h00 e as 17h00, terá emissão em mais de 190 países (via Eurosport e plataforma GCN) e será acompanhada no terreno por mais de 80 profissionais da comunicação social.

Fonte: Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com