domingo, 17 de setembro de 2017

“Dupla de prata nos Mundiais de Roterdão”

Melanie Santos, em sub-23, e Vasco Vilaça, em juniores, subiram ao pódio

Por: Ana Paula Marques

Melanie Santos e Vasco Vilaça regressam hoje a Portugal com a medalha de prata conquistada ontem nos Mundiais de Roterdão, respetivamente nos escalões de sub-23 e juniores.

Melanie Santos somou 2:05.37 horas, ficando a 16 segundos da campeã do mundo, a norte-americana Tamara Gorman, e com 14 segundos de vantagem sobre a britânica Sophie Coldwell, que ocupou o último lugar do pódio. Já Helena Carvalho terminou no 27º lugar, com 2:13.03.

"Fiquei muito satisfeita. Foram meses de muito trabalho para chegar a este dia e correr tudo bem. Não tive um início de época muito bom, por isso não foi nada fácil ir ao ‘fundo’ e voltar cá para cima outra vez", frisou a Record a triatleta do Benfica, que procura garantir a sua primeira presença olímpica em Tóquio’2020.

Já Vilaça, também do Benfica, juntou a medalha de prata no Mundial ao título europeu, ficando ontem a 28 segundos do campeão do Mundo, o australiano Matthew Hauser. Tiago Fonseca foi 21º e Ricardo Batista desistiu.

Ontem também se disputou a finalíssima das WTS, com João Pereira em 8º, Miguel Arraiolos 38º e Filipe Azevedo 48º, com a vitória a sorrir ao francês Vicent Luis.

O Mundial WTS foi ganha em masculinos pelo espanhol Mario Mola e por Flora Duffy, das Bermudas. Pereira terminou no 19º lugar e João Silva em 26º.

Fonte: Record on-line

“Mundial: Sunweb vence contrarrelógio por equipas”

Quick Step-Floors defendia o título mas não foi além do quarto lugar

Por: Lusa

A equipa alemã Sunweb, liderada pelo holandês Tom Dumoulin, conquistou este domingo pela primeira vez o título de contrarrelógio por equipas do campeonato do mundo de ciclismo de estrada, em Bergen, na Noruega.

A Sunweb concluiu os 42,5 quilómetros do percurso em 47.50 minutos, menos oito segundos do que a norte-americana BMC, segunda classificada, e menos 22 do que a britânica Sky, de Chris Froome, detentor do Tour e da Vuelta, terceira.

Além do vencedor do Giro, a Sunweb apresentou no 'crono' por equipas o australiano Michael Matthews, o alemão Lennard Kämna, o dinamarquês Sören Kragh Andersen e os holandeses Wilco Kelderman e Sam Oomen.

A Quick Step-Floors, que defendia o título, não foi além do quarto lugar, a 35 segundos da Sunweb, enquanto a Katusha Alpecin, com Tiago Machado, terminou no nono posto, a 01.46.

Já esta manhã de domingo, a equipa holandesa Sunweb, sob a liderança da norte-americana Coryn Rivera, tinha conquistado o título de contrarrelógio por equipas femininas, igualmente pela primeira vez.

A formação vencedora cumpriu o percurso em 55,41 minutos, à frente da também holandesa Boels-Dolmans, que gastou mais 12 segundos, e da alemã Cervélo-Bigla, que terminou no terceiro posto, a 28.

Fonte: Record on-line

“Taça de Portugal de XCO”

Mário Costa e Maaris Meier conquistam Taça em Avis

Por: José Carlos Gomes

O português Mário Costa (Primaflor-Mondraker) e a estoniana Maaris Meier (Maiatos/Reabnorte) sagraram-se hoje vencedores da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), na categoria de elite, depois de disputada a derradeira prova pontuável, em Avis.

As contas da geral de elite chegaram à última etapa em aberto, tanto no setor masculino como no feminino. No entanto, aqueles que vieram a revelar-se os mais regulares ao longo de toda a época, Mário Costa e Maaris Meier, não tiveram argumentos para se imporem na etapa alentejana.

A corrida masculina assistiu a uma exibição portentosa de José Dias que cortou a meta isolado, 1m40s antes de Mário Costa, que foi o segundo, e 5m03s à frente do sub-23 João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar), que fechou o pódio do dia. Com este resultado, Mário Costa venceu a Taça de Portugal, somando 160 pontos, mais 13 do que José Dias e mais 47 do que Ricardo Marinheiro (Maiatos/Reabnorte), adversários mais próximos.

Joana Monteiro também se impôs de forma clara na prova feminina, chegando ao final com uma vantagem de 4m07s sobre Maaris Meier e de 8m58s relativamente a Ana Tomás (BTT Seia), segunda e terceira classificadas. Maaris Meier fechou a Taça no topo da geral, com 154 pontos, mais 19 do que Joana Monteiro e 44 à melhor sobre Lucia Vazquez (ProRebordosa/Oforsep/RJ Group).

João Rocha sagrou-se vencedor da Taça na categoria de sub-23 masculinos, um resultado incontestável, pois ganhou todas as provas pontuáveis. No setor feminino as contas foram mais equilibradas, mas a vencedora foi Beatriz Guedes (Róódinhas/Santos Silva).

Rafael Rita (BTT Loulé/BPI/Elevis) e Marta Branco (Maiatos/Reabnorte) venceram a Taça de Portugal em juniores, feito que em cadetes foi alcançado por Carlos Blanco (Academia Postal/Actyon/MMR/Macede) e por Daniela Campos (BTT Loulé/BPI/Elevis).

Os vencedores da Taça de Portugal de XCO nas categorias de veteranos foram o master 30 André Filipe (CPR A-do-Barbas), o master 40 Davide Inácio, o master 50 Reinaldo Luís (ProRebordosa/Oforsep/RJ Group) e a master Ângela Gonçalves (BTT Seia).

Fábio Luiz (Marrazes/Gui/Breijinho/Bike Zone Leiria) coroou-se vencedor em paraciclismo.

Os Maiatos/Reabnorte terminaram a Taça de Portugal no topo da geral coletiva.

Fonte: FPC

“Taça de Portugal de BMX”

Alejandro Kim coroado em Lisboa

Por: José Carlos Gomes

O espanhol Alejandro Kim (Yellow Mad) carimbou o triunfo na Taça de Portugal de BMX Race, na categoria de elite, vencendo a oitava e última prova pontuável, na pista do Bairro da Boavista, Lisboa.

O corredor espanhol chegou no comando da geral às duas últimas provas da Taça, realizadas ontem e hoje. Apesar de o vencedor da corrida de sábado ter sido Hugo Martins (Team BMX Quarteira), Alejandro Kim foi o melhor no domingo e ergueu o troféu.

Miguel Gaboleiro (NBS/Knowledge Inside/Niodo) bateu a concorrência, na categoria 17-29 anos, nas duas corridas deste fim-de-semana. No entanto, Marco Albano (Clube Bicross de Portimão), segundo em ambas as etapas, levou para casa a Taça de Portugal.

Gabriel Teixeira (Team BMX Quarteira) sagrou-se vencedor da Taça de Portugal em cadetes. O sucesso foi selado com a vitória na etapa de sábado e com o segundo posto na jornada domingueira, na qual se destacou Leandro Lopes (Algés BMX Race).

Carolina Martins (Team BMX Quarteira) terminou invicta a edição de 2017 da Taça de Portugal em femininas com mais de 15 anos, conquistando as oito etapas pontuáveis.

Em masters impuseram-se Paulo Domingos (MS Racing Portugal), em BMX Race), e Rui Melo (Algés BMX Race), em cruisers.

A Taça de Portugal por equipas viaja para o Algarve na bagagem do Team BMX Quarteira.

Fonte: FPC

“Galeria Multimédia” divulgação das Fotos do “Bicla Fest.2017”

Já estão on-line na “Galeria Multimédia”,
as fotos do “Bicla Fest.2017” realizado este domingo em Lisboa, as mesmas podem ser visualizadas em:
“Galeria Multimédia” divulgação das Fotos do “Bicla Fest.2017”

Já estão on-line na “Galeria Multimédia”, as fotos do “Bicla Fest.2017” realizado este domingo em Lisboa, as mesmas podem ser visualizadas em: https://photos.google.com/share/AF1QipNfKc_QIAAyjSx_3bGD18mBr1MyZjMbWe7895Zaaoy6cEr4_UoFsVNGpMpHADfS-A?key=aTU4VGxQVDdEZjgydy1MSTBCeDdNLXNmR1JuUkZ3

“Bicla Fest.2017 ao rubro”

Um milhar pedala pela mobilidade em Lisboa

Texto e fotos: José Morais

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), realizou este domingo em Lisboa, um passeio de bicicleta “Bicla Fest- Lisboa Ciclável. A concentração ocorreu no Terreiro do Paço, contou com cerca de um milhar de participantes, entre eles, vários candidatos à Autarquia de Lisboa, convidados pela organização, já que a mesma tanto pedala com a esquerda, como com a direita, os objetivos acima de tudo são a bicicleta.

Bem cedo os participantes começaram a chegar, confirmando a sua inscrição, e recebendo uma t-shirt e um bidon, ainda uma senha, a qual depois de preenchida era colocada no tombola, que no final habilitava a um sorteio entre os participantes, composto por um fim-de-semana no Algarve, três bicicletas, e duas cadeiras porta bebés para bicicleta, não esquecendo a tradicional animação musical, que alegrou todos os participantes.

O passeio teve início pelas 10,20, teve um percurso de proximamente 12 quilómetros, ligando o Terreiro do Paço, à Rotunda 25 de Abril no Poço Bispo, sendo feita inversão, em direção ao Terreiro do Paço, seguindo depois pelo Cais do Sodré, Av. Brasília e Belém, onde junto à Torre de Belém, se contornou a Vela Latina, e se regressou ao Terreiro do Paço, onde cerca das 13 horas terminaram as pedaladas.

O postal ilustrado do evento:

Num domingo que acordou com sol, apesar de algum frio logo pela manhã, a mesma aqueceu, e proporcionou a todos um belo passeio, numa pedalada suave, sem pressas, e muito descontraída, sempre controlada pela Policia Municipal de Lisboa, que deslocou sete motos e três carros, dando assim um proteção a todos para pedalarem em segurança, já que o longo pelotão era composto muitos adultos, tanto do sexo feminino, como do sexo masculino, com diversas idades, e onde se encontrava um imenso numero de crianças a pedalar, as quais pedalavam mais devagar, tendo de haver cuidado com elas, sendo sem dúvida uma ajuda muito preciosa a da Polícia, que temos de reconhecer o excelente trabalho feito ao longo de todo o evento.

Num passeio onde a mobilidade é sem dúvida muito importante, e a segurança de quem pedala tem de ser pensada, nestes últimos anos temos visto muitas melhorias em relação á bicicleta na cidade de Lisboa. Novas ciclovias foram construídas, talvez às vezes nem sempre melhor do que se desejava, mas temos de ver que quando as coisas não são construídas de raiz, ás vezes é mais complicado adaptar ao que já existe no terreno, mas temos de reconhecer o desenvolvimento que foi feito.

Neste passeio, e a convite da FPCUB, compareceram vários candidatos à autarquia mais desejada de qualquer politico, Lisboa, da parte do atual presidente, a promessa de continuar o trabalho feito, dos novos candidatos a Edil da capital, também as promessas são muitas, e as melhorias são a olhos vistos, isto porque estamos a duas semanas de ganhar as eleições, e as promessas como sempre são sempre as melhores, parece velho ditado, “A galinha da vizinha é melhor do que a minha”, ou seja “A minha politica é melhor do que a tua”, e eu vou prometer mais e melhor, agora temos é de saber, se a promessa se cumpre, e se as medidas prometidas ficam na gaveta e nada se faz, mas para isso temos de esperar.

“Mas, para José Manuel Caetano, presidente da FPCUB, este passeio foi um passeio aberto para todos, e uma forma de sensibilizar as pessoas para o uso da bicicleta, e tentar sensibilizar os políticos a uma redução dos veículos automóveis no centro da cidade, como acontece-se noutras capitais da Europa.

É certo de que suprimir tudo é impossível, e também não será esse o objetivo, mas a redução é possível, e a bicicleta é um meio de transporte alternativo, para isso, o convite feito a todos os candidatos a estarem presentes, a Federação tanto pedala com pedal esquerdo como com o pedal direito, não existe qualquer politica da sua parte, apenas tentar solucionar os problemas da bicicleta e seus utilizadores, e como exemplo de que se pode fazer algo, também foi convidada a Embaixada da Dinamarca, para marcar presença, a qual se fez representar com uma comitiva, e um dos seus representantes, que já foi presidente da Câmara de Copenhague, o qual consegui retirar os automóveis do centro da cidade, serve de exemplo para quando se quer fazer algo por cidade, Lisboa, uma das belas capitais da Europa.”

E no rescaldo de mais um grande passeio, com as ruas da capital a serem evadidas por muitos ciclistas, a Semana Europeia da Mobilidade foi celebrada, e não só nesta iniciativa, mas em diversas que a FPCUB vai levar até ao próximo dia 22 de setembro, como a entrega do Prémio Nacional Mobilidade em Bicicleta, aprendizagem de bicicleta entre outros.

E no final, a satisfação era total, com os participantes a prometerem voltar em próximas edição, mas promessas foi o que não foi hoje neste passeio, esperemos que as mesmas sejam cumpridas, não apenas em período eleitoral, mas depois de se terem ganho os mandatos, da nossa parte, a promessa fica de voltarmos num deste dias, num desses eventos realizado por este bonito Portugal, até ficam os votos de bons passeios, boas pedaladas.

Fonte: Notícias do Pedal/Parceria FPCUB

Podem ser visualizadas mais imagens deste evento em:




 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com