quarta-feira, 27 de agosto de 2025

“Triatlo junta-se ao Ética Summit 2025”


A Federação de Triatlo de Portugal é uma das entidades que integram a Rede de Entidades Aderentes ao Ética Summit 2025, o maior encontro em língua portuguesa dedicado à promoção da ética e integridade no desporto.

O evento realiza-se de 12 a 14 de setembro de 2025, em formato 100% digital, permitindo a participação de dirigentes, treinadores, atletas, árbitros, professores e investigadores de todo o espaço lusófono. O programa integra conferências, mesas-redondas e workshops sobre temas como fair play, proteção dos atletas, igualdade de género, transparência e responsabilidade social no desporto.

Ao associar-se à Rede de Entidades Aderentes, a Federação de Triatlo de Portugal reforça o seu compromisso com os valores da ética e da integridade, pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da modalidade.

O Ética Summit 2025 é organizado pelo Panathlon Clube de Lisboa e conta com o apoio institucional de várias federações e associações desportivas portuguesas e internacionais. A participação é aberta e certificada como ação de formação acreditada para professores e treinadores.

Mais informações sobre inscrições e programa disponíveis em www.eticasummit.panathlonlisboa.pt

Link de inscrição: https://eticasummit.panathlonlisboa.pt/inscricoes/

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“João Almeida pisca o olho à camisola vermelha: «É linda. Nunca a vesti e seria bom...»”


Português gaba "trabalho perfeito" da equipa e já sonha com liderança

 

Por: Lusa

O ciclista português João Almeida gabou esta quarta-feira o "trabalho perfeito" da UAE Emirates para vencer o contrarrelógio por equipas da quinta etapa da Volta a Espanha, sonhando com a liderança da geral após subir a terceiro.

"Sabíamos que íamos lutar pela vitória, mas há aqui boas equipas e temos de ser realistas. Fizemos um trabalho perfeito, merecemos vencer", declarou, pouco depois de terminar o 'crono'.

A equipa dos Emirados Árabes Unidos, que também conta com o luso Ivo Oliveira, cumpriu os 24,1 quilómetros em Figueres em 25.26 minutos, oito segundos mais rápida do que a Visma-Lease a Bike, segunda, e nove do que a Lidl-Trek, terceira.

Nas contas da geral individual, Vingegaard recuperou a camisola vermelha, mas tem agora um trio de ciclistas da UAE Emirates a oito segundos -- o espanhol Juan Ayuso é segundo, João Almeida é terceiro e o também espanhol Marc Soler é quarto.

Na quinta-feira, a sexta etapa liga Olot a Pal, em Andorra, em 170,3 quilómetros, culminando numa chegada em alto que provocará novas diferenças de tempo entre os candidatos à vitória final.

Questionado sobre a camisola vermelha, de líder da geral, que pode alcançar numa etapa que terminará perto de onde reside a maior parte do ano, em Andorra, o luso das Caldas da Rainha admitiu que a Roja "é linda".

Vuelta: João Almeida gaba "trabalho perfeito" da equipa e já sonha com liderança"Nunca a vesti e seria bom poder consegui-la pela primeira vez. Talvez, talvez não, mas daremos tudo o que tivermos", declarou.

Para já, este foi um triunfo "bom para a atmosfera da equipa", após um "plano concluído na perfeição, com toda a gente superforte" e "algumas boas surpresas", que não concretizou, durante um "fantástico esforço coletivo".

Fonte: Record on-line

“Protesto a favor da Palestina 'trava' contrarrelógio coletivo da Israel - Premier Tech”

Formação israelita terminou esforço na penúltima posição

 

Por: Record


Foto: EFE

A 5.ª etapa da Vuelta, um contrarrelógio de 24 quilómetros em Figueres, ficou marcada pela vitória da UAE Emirates sobre toda a concorrência, mas também pelo protesto em favor da Palestina no momento em que a Israel - Premier Tech seguia em pleno esforço. Um bloqueio que acabou por condicionar o desempenho da formação israelita, que terminou em penúltimo, a quase 1 minuto do registo da equipa de João Almeida.

Fonte: Record on-line

“UAE Emirates vence contrarrelógio coletivo e coloca João Almeida na luta pela liderança da Vuelta”


Equipa dos Emirados brilha em Figueres; Vingegaard recupera a camisola vermelha, mas portugueses continuam bem posicionados

 

Fota: @TeamEmiratesUAE

A UAE Emirates assinou esta quarta-feira uma exibição de luxo no contrarrelógio por equipas da 5.ª etapa da Volta a Espanha, vencendo os 24,1 km em Figueres em 25.26 minutos e relançando a candidatura à vitória final de João Almeida e Juan Ayuso.

A formação dos Emirados, que contou também com o português Ivo Oliveira, bateu a Visma-Lease a Bike de Jonas Vingegaard por oito segundos e a Lidl-Trek por nove, confirmando o favoritismo neste exercício cada vez mais raro nas grandes voltas.

Nas contas da geral, Vingegaard recuperou a camisola vermelha, mas vê o trio da UAE Emirates a apenas oito segundos: Ayuso em 2.º, João Almeida em 3.º e Marc Soler em 4.º, num cenário que promete acesa disputa interna pela liderança.

O dia ficou também marcado por protestos em prol da Palestina, que atrasaram a progressão da Israel Premier Tech Academy, mas sem incidentes físicos com os corredores. “Neutralidade é complacência. Boicotem Israel”, lia-se numa das faixas exibidas.

Para os portugueses, a jornada teve saldo positivo: além da proximidade de Almeida à liderança, Ivo Oliveira subiu para a 117.ª posição da geral, a 12.53 minutos.

A 6.ª etapa, nesta quinta-feira, promete novo espetáculo: 170,3 km entre Olot e Pal, em Andorra, com chegada em alto, colocará à prova tanto o bicampeão do Tour, Vingegaard, como a dupla Almeida-Ayuso, que continua a dar sinais de ambição na estrada.

Fonte: Sapo on-line

“João Martins repete 8.º lugar na Volta a França do Futuro e Lucas Lopes sobe na geral”


João Martins foi o melhor português na 4.ª etapa da Volta a França do Futuro. O jovem de 21 anos repetiu hoje o 8.º lugar da véspera na chegada ao sprint em Val-Suran. Lucas Lopes mantém-se como o melhor representante nacional da geral individual.

A 4.ª tirada do Tour de l'Avenir foi a última oportunidade para os sprinters. Os 110,2 quilómetros da ligação entre Montagnat e Val-Suran foram cumpridos a alta velocidade com a média final a fixar-se nos 45,5 km/h. A jornada voltou a ter ataques e contra-ataques como já tinha acontecido no dia anterior.

Apesar das diversas tentativas de fuga, todas elas sempre controladas ou com resposta do pelotão, a chegada acabou por se fazer em pelotão compacto. O luxemburguês Mathieu Kockelmann foi o mais rápido ao impor-se em 2h25m18s ao mexicano Cesar Macias e ao esloveno Anze Ravbar .

Para além de João Martins no 8.º lugar, houve mais quatro corredores da Seleção Nacional que chegaram integrados no pelotão com o mesmo tempo. Rafael Barbas foi 40.º, Lucas Lopes 44.º e o aniversariante Gonçalo Tavares foi 89.º no dia em que assinalou 21 anos.

O azarado do dia acabou por ser Daniel Lima. O jovem português que pertence aos quadros da Israel Premier Tech Academy perdeu 6m35s e foi 125.º classificado na etapa.

A geral individual continua a ser comandada pelo francês Maxime Decomble e o melhor português é Lucas Lopes com o dia a trazer a subida de uma posição para 30.º da classificação a 2m31s do líder. Gonçalo Tavares (63.º) e João Martins (71.º) continuam ambos a 3m02s do camisola amarela. Rafael Barbas é 73.º, a 3m09s, e Daniel Lima é 107.º, a 9m27s.

Esta quinta-feira chega a alta montanha à Volta a França do Futuro. A 5.ª etapa da prova liga Saint-Gervais-les-Bains e o alto de Tignes 2100, nos Alpes, e tem três prémios de montanha. O Col des Saisies é a primeira grande dificuldade do dia numa subida de 1.ª categoria ao quilómetro 31. A meio da tirada, o Cormet de Roselend, catalogado de categoria especial, promete fazer nova seleção de valores antes da ascensão aos quase 2100 metros de Tignes e já depois do pelotão ter cumprido 121 quilómetros.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Agenda de Ciclismo”


Jovens regressam à estrada na Volta a Portugal de Juniores

Consumadas a Volta a Portugal de Cadetes e a Volta a Portugal de Sub-19 Femininas, o calendário nacional de ciclismo prossegue com a 19.ª Volta a Portugal de Juniores, entre quinta-feira e domingo, nas regiões da Beira Interior e da Beira Alta.

Entre 28 e 31 de agosto, um pelotão com mais de 130 juniores vai partir da Covilhã rumo a Trancoso, numa viagem de 388,5 quilómetros e um desnível acumulado de 6460 metros. Tudo isto ao longo de quatro dias de competição e outras tantas etapas, uma das quais dividida em dois setores, com o habitual contrarrelógio.

Tudo começa na Covilhã (14h), em direção ao Fundão (16h45), numa ligação de 104,1 quilómetros, marcada por uma meta volante (Meimoa), duas contagens de montanha de terceira categoria (Penamacor e Vales do Rio) e pela chegada em ligeira subida. No dia seguinte, nova etapa acidentada, num total de 94,4 quilómetros entre Trancoso (12h30) e Almeida (15h). Pelo meio, duas metas volantes (Vila Franca das Naves e Vermiosa) e duas contagens de montanha de terceira categoria (Alto do Palurdo e Almeida).

As decisões começam no terceiro dia, numa etapa dividida em dois setores. De manhã, uma jornada de 72,2 quilómetros, com início em Penamacor (10h) e final no Sabugal (12h), depois de uma meta volante e uma contagem de montanha de terceira categoria. À tarde, um contrarrelógio individual de 18,8 quilómetros no Sabugal, a partir das 16h. A etapa rainha, com quase 2000 metros de acumulado, está reservada para o último dia: 99 quilómetros entre Celorico da Beira (10h30) e Trancoso (13h), com uma meta volante em Mêda e duas contagens de montanha de segunda categoria em Trancoso, a segunda das quais coincidente com a meta.

À partida, são esperados mais de 130 participantes, num total de 20 equipas, sendo que mais de um terço do pelotão será internacional. Além de 13 equipas portuguesas, vão estar presentes sete equipas estrangeiras: cinco espanholas, uma francesa e uma neerlandesa.


Em 2024, Jurgen Zomermaand, então ao serviço da Willebrord Wil Vooruit, foi o grande vencedor da prova. No final da temporada, o jovem neerlandês agora com 19 anos deu o salto para a equipa de desenvolvimento da Team Picnic PostNL. No palmarés recente da Volta a Portugal de Juniores constam ainda nomes como o de António Morgado, que representa atualmente a UAE Team Emirates – XRG e venceu as edições de 2021 e 2022.

 

Elite encerra temporada no Grande Prémio JN

 

 

Enquanto os mais jovens pedalam na Volta a Portugal de Juniores, a elite do ciclismo nacional vai encerrar a temporada no 34.º Grande Prémio Jornal de Notícias | Leilosoc. Entre 30 de agosto e 7 de setembro, longo de nove etapas, o pelotão nacional irá percorrer 11 municípios e mais de 1300 quilómetros para disputar o último título da época na estrada.

A prova começa já este sábado, na Maia, às 11h, com uma etapa de 133,6 quilómetros cuja chegada está prevista para as 14h24. Segue-se a tirada mais longa desta edição, em Valongo (11h00 às 15h07), com 159,7 quilómetros, terreno acidentado e duas contagens de 3.ª categoria, antes de Gondomar receber uma jornada de 146,8 quilómetros (11h00 às 14h43), marcada pela dureza acumulada e por duas ascensões classificadas - Tarouqueia (2.ª categoria) e Lavandeira (3.ª categoria).

A quarta etapa, em Paredes, é considerada a rainha desta edição. São 126,6 km (11h00 às 14h10), com a subida ao Viso, de 1.ª categoria, a meio do percurso, num traçado seletivo que deverá provocar diferenças importantes na classificação geral. O pelotão ruma depois do Porto (11h00) a Arada, em Ovar (14h27), numa ligação de 132 quilómetros, a mais favorável aos sprinters. Segue-se a ligação de 152,1 quilómetros entre Albergaria-a-Velha (11h00) e Águeda (14h51), num traçado ondulado com a subida de Talhadas, de 2.ª categoria, como principal dificuldade.

A sétima etapa terá partida e chegada em Barcelos, totalizando 157,6 quilómetros (11h00 às 15h07). O percurso inclui a subida a Portela do Vale, de 2.ª categoria, e um perfil acidentado. A penúltima jornada será em Viana do Castelo, com 158,8 quilómetros (11h00 às 15h10), incluindo duas contagens de montanha - Castanheira (2.ª categoria) e Infesta (3.ª categoria) -, em vésperas do desfecho. A consagração ficará reservada para Vila Nova de Famalicão, onde os corredores vão cumprir 147,5 quilómetros (11h00 às 14h57).

A lista de participantes inclui 15 equipas. Além de oito equipas continentais portuguesas, vão estar presentes cinco equipas de clube portuguesas e duas equipas de clube espanholas.

 

Mais eventos oficiais

 

30 de agosto: Circuito Maçãs de D. Maria

30 de agosto: Circuito Somamaratonas Sub17 / Sub19, Verdemilho, Aveiro

30 de agosto: Encontro Regional Escolas Somamaratonas, Aveiro 30 de agosto: Matosinhos Urban Race, Matosinhos

30 de agosto: Circuito Poutena, Vilarinho do Bairro

31 de agosto: Circuito Alfafar, Penela

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“5 CIDADES PREMIADAS COM O PRIMEIRO SELO 'MORE BIKE' DA VUELTA”


Por: Daniel Peña Roldán            

• La Vuelta anuncia que as 5 cidades candidatas – Barcelona, Bilbao, Madrid, Valladolid e Saragoça – são galardoadas com o primeiro selo 'Más Bici', um novo emblema lançado este ano para locais comprometidos com o uso diário da bicicleta, que faz parte do programa 'La Vuelta es Más'.

• Os resultados serão detalhados durante a Vuelta ou num evento dedicado posteriormente, juntamente com as 5 cidades.

• Depois desta primeira edição por ocasião do 90º aniversário da Vuelta, limitada às cidades que acolheram a primeira edição da prova em 1935 e que estão presentes no percurso de 2025 da La Vuelta ou La Vuelta Femenina por Carrefour.es, o selo 'Más Bici' estará aberto a todas as cidades que acolheram La Vuelta ao longo da sua história.

Hoje, quando a corrida entra em território espanhol, La Vuelta anuncia que as 5 cidades candidatas a obter o primeiro selo Más Bici, Barcelona, Bilbao, Madrid, Valladolid e Saragoça, foram premiadas com o primeiro selo Más Bici. Parte do programa La Vuelta es Más, este selo de qualidade foi criado em conjunto com especialistas em mobilidade ciclável como um emblema para recompensar os locais de corrida comprometidos com o uso diário da bicicleta. Para dar mais um passo na habitual relação de proximidade entre a organização da competição e as instituições locais, este selo nasceu com o objetivo de se tornar uma referência de valorização das instituições empenhadas na promoção dinâmica e positiva do ciclismo.

Um júri composto pela Unipublic, as associações espanholas ConBici (Coordenadora Espanhola em Defesa da Bicicleta) e RedBici (Rede de Cidades e Territórios para a Bicicleta) e a consultora internacional Copenhagenize reuniu-se no final de julho para avaliar os dossiês enviados pelas cidades candidatas, analisando a qualidade das suas ações em cinco temas ligados à promoção da bicicleta: Governação, Infraestruturas, Serviços e Educação, Desporto e Turismo. Os resultados foram enviados às cidades e serão detalhados durante a Vuelta ou num evento dedicado posteriormente, em conjunto com as autoridades públicas.

Depois desta primeira edição por ocasião do 90º aniversário da Vuelta, limitada às cidades que acolheram a primeira edição da prova em 1935 e que estão presentes no percurso de 2025 da Volta à Juventude ou da Volta Feminina por Carrefour.es, o selo Más Bici estará aberto a todas as cidades que acolheram a Vuelta ao longo da sua história. Assim, centenas de municípios que acolheram La Vuelta ao longo da sua história e que também querem apostar no uso diário da bicicleta poderão optar por esta distinção.

Com a criação deste selo, a corrida espanhola continua a dar passos em frente no seu novo programa La Vuelta es Más, que promove o ciclismo para além da competição profissional, incentivando o uso da bicicleta como espinha dorsal de um estilo de vida saudável e uma ferramenta para melhorar o bem-estar social. Com esta iniciativa, a La Vuelta quer reforçar a ligação entre as bicicletas dos campeões e as do quotidiano, promovendo ações que integrem o ciclismo no quotidiano das pessoas.

Fonte: Unipublic

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com