segunda-feira, 18 de outubro de 2021

“Mundiais de ciclismo de pista em Roubaix para ver em direto a partir desta quarta-feira no Eurosport”


Portugal representado pelos ciclistas Maria Martins, Iúri Leitão, João Matias e Rui Oliveira

 

 Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

É já a partir do dia 20 que os fãs de ciclismo de pista vão poder seguir em direto no Eurosport uma das mais importantes competições da temporada: os Campeonatos do Mundo.

A cidade francesa de Roubaix, com grande tradição velocipédica, é o palco desta edição que promete, uma vez mais, muita ação e emoção. Portugal vai estar representado nos Mundiais com quatro atletas: Maria Martins, Iúri Leitão, João Matias e Rui Oliveira.

Depois de um excelente resultado nos Europeus há duas semanas em que Portugal garantiu quatro medalhas, com Rui Oliveira em destaque ao conquistar o ouro na prova de scratch e o bronze em Madison, a motivação para estes Mundiais é grande. No entanto, para esta competição as seleções apenas podem discutir provas em que têm entrada garantida por ‘ranking’ e não nas que desejam.

No setor masculino, Portugal vai disputar as provas olímpicas de omnium e de madison, além de eliminação, perseguição individual e scratch. Maria Martins vai disputar as provas de omnium, eliminação, scratch e corrida por pontos.

Acompanhe os Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Pista de 20 a 24 de outubro em direto no Eurosport – ‘A Casa do Ciclismo’. Os comentários ficam a cargo de Paulo Martins e Gonçalo Moreira.

 

Horários das emissões dos Mundiais no Eurosport 1

 

20 de outubro – 17:25h - 20:50h 

21 de outubro – 17:25h - 20:55h 

22 de outubro – 17:25h - 21:15h 

23 de outubro – 16:25h - 19:55h 

24 de outubro – 13:30h - 16:20h 

Para mais detalhes consulte a programação em www.eurosport.pt

Fonte: Discovery Networks

“III Triatlo de Portimão”


Clube de Natação de Torres Novas é campeão nacional de clubes de triatlo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Fim de semana memorável em Portimão para o Clube de Natação de Torres Novas a conquistar pela 2ªvez na sua história o título de campeão nacional de triatlo por clubes, e ainda com Ricardo Batista a sagrar-se bicampeão nacional de triatlo na distância olímpica, e Abel Afonso a ser vice-campeão de triatlo em juniores, na mesma distância.

As provas realizaram no sábado e domingo na marina de Portimão, e os atletas do clube de natação torrejano, através de prestações notáveis e de um grande trabalho de equipa, conseguiram alcançar os objetivos traçados pelo seu treinador Paulo Antunes, trazendo para Torres Novas o título nacional mais importante de clubes no triatlo.

No sábado, dia 16 de outubro, realizou-se a prova do campeonato nacional individual de triatlo em distância olímpica, e o atleta torrejano Ricardo Batista soube impor-se de forma categórica perante os seus principais adversários, ao vencer a prova composta por 1500m/natação, 40kms/ciclismo e 10kms de corrida, num tempo de 1h49m36s, sagrando-se bicampeão nacional de triatlo na distância olímpica.

Nesta prova, estiveram envolvidos mais 3 atletas torrejanos, Guilherme Pires foi 10ºclassificado à geral, logo seguido por Abel Afonso que se sagrou vice-campeão de triatlo em juniores, enquanto José Pedro Vieira, depois de realizar um bom segmento de natação, não conseguiu concluir a sua prova. No setor feminino, Joana Oliveira na sua estreia pelo clube torrejano, a atleta Sub23 alcançou o 6ºlugar à geral, enquanto Joana Miranda devido a uma má disposição não concluiu a prova.

Na manhã de domingo, disputou-se a última etapa do campeonato nacional de triatlo por clubes, disputada em formato de estafetas na distância super sprint, e o Clube de Natação de Torres Novas que se encontrava em igualdade de pontos com Clube Olímpico de Oeiras, alinhou com 2 equipas constituídas por 4 elementos.

A equipa constituída por João Nuno Batista, Luis Velasquez, Guilherme Pires e Ricardo Batista, alcançou o 1ºlugar nesta etapa à frente da equipa de Oeiras, conquistando desta forma o título de campeão nacional de triatlo por clubes, e a 2ªequipa (mais jovem) constituída por José Pedro Vieira, Pedro Razões, Gustavo do Canto e Abel Afonso terminaram num excelente 4ºlugar.

No sábado, realizou-se também a prova do Campeonato Nacional de Aquatlo em Juvenis, e Francisco Carvalho foi o melhor atleta torrejano, classificando-se na 5ªposição e Mateus Nascimento (ainda iniciado) na 20ª posição. Nas meninas, Claúdia Orvalho e Ana Júlia Marques foram 19ª e 20ª classificadas, respetivamente.

Estamos quase no final de mais uma época (falta ainda uma etapa da Taça de Portugal no dia 7 de novembro), um pouco atribulado, mas com grandes resultados obtidos pelo Triatlo do Clube Natação de Torres Novas, por isso nunca é demais deixar aqui os nossos parabéns a todos atletas, à equipa técnica liderada por Paulo Antunes, pais e amigos do Triatlo do Clube de Natação torrejano, sem esquecer o nosso patrocinador, Filstone Natural e o apoio do Município de Torres Novas.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Seleção Nacional/Reveladas as disciplinas com participação portuguesa no mundial de pista”


Por: Ana Nunes

A seleção nacional de pista estará entre os dias 20 e 24 de outubro em Roubaix, França, para disputar o Campeonato do Mundo. As disciplinas nas quais Iúri Leitão, João Matias, Maria Martins e Rui Oliveira vão participar já são conhecidas.

A competição terá início no dia 20, com a presença de Maria Martins na prova de scratch feminino. A qualificação será às 14h40 e a final às 19h00.

No dia seguinte, a corredora portuguesa irá competir na prova de eliminação, com a qualificação a ter início às 15h00 e a final às 20h00. Antes disso, já Rui Oliveira terá disputado a prova de scratch. A qualificação será pelas 13h30 e a final pelas 19h00.

No terceiro dia de competição, 22 de outubro, Maria Martins vai realizar o programa de omnium, cuja qualificação se iniciará às 12h00. As provas vão decorrer entre as 13h45 e as 20h30. Nesse mesmo dia, vão também estar em prova Iúri Leitão e João Matias, na perseguição individual. A qualificação terá início às 14h00 e a final às 19h30.

Dia 23 de outubro o único português em pista será Iúri Leitão, que irá disputar a prova de omnium. A qualificação será às 09h00 e as corridas vão realizar-se entre as 12h25 e as 19h35.

No último dia de competição teremos três corredores em competição. Maria Martins fará a corrida por pontos, com a qualificação a iniciar-se às 08h30 e a final às 12h45. Já Iúri Leitão e Rui Oliveira vão formar novamente dupla na prova de madison. A qualificação será às 09h30 e a final às 13h45.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, revelou os objetivos da equipa para esta competição. “Queremos pontuar o máximo possível, tanto para o ranking individual UCI como para Portugal. Estes pontos são muito importantes para que não tenhamos dificuldade de apuramento para os próximos Jogos Olímpicos. Por isso mesmo, o objetivo será terminar entre os 12 primeiros países em cada uma das provas. Trabalhámos para isso e vamos dar o nosso melhor, como sempre”.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com