domingo, 5 de fevereiro de 2023

“Neilson Powless vence Estrella de Bessèges”


Por: José Morais

Neilson Powless foi o primeiro ciclista americano a vencer a prova francesa Estrella de Bessèges, após a quinta e última etapa, um contrarrelógio individual com 10,66 quilómetros de distância com partida e chegada a Alès, com o ciclista dinamarquês da equipa da Trek Segafredo Mads Pedersen a vencer o mesmo.

Na 53ª edição da prova francesa, o feito do ciclista norte-americano conseguiu apenas bater Mattias Skjelmose, mais um ciclista dinamarquês Mads Pedersen, o qual tinha iniciado o último dia de prova vestido a camisola de líder.

O ciclista da Trek Segafredo de 26 anos de idade Mads Pedersen, conquistou o contrarrelógio com 15:25, terminando à frente de dois ciclistas da Ineos Joshua Tarlong e Ben Tulett, que fizeram segundo e terceiro lugar com 8 e 10 segundos de diferença.

Porem, o oitavo lugar de Neilson Powless, 20 segundos atrás de dinamarquês, conseguiu o triunfo final, com Mattias Skjelmose a fazê-lo aos 26 segundos, com o pódio a ser completado pelo francês Pierre Latour, que ficou em terceiro lugar a 12 segundos.

Com esta vitória Neilson Powless soma quatro como profissional, juntando-se às alcançadas em 2021 no San Sebastian Classic, em 2022 na Japan Cup, e este ano no Grande Prémio de Marselha, em França.

“Mathieu Van Der Poel conquista título mundial de ciclocrosse”


Por: José Morais

Mathieu Van Der Poel conquistou o seu quinto título mundial de ciclocrosse realizado em Hoogerheide, na Holanda, batendo Wout Van Aert, que cortou a linha de chegada em segundo lugar, repetindo assim os feitos de 2015, 2019, 2020 e 2021, conseguindo uma difícil vitória numa batalha travada num circuito muito difícil.

Bem cedo se iniciou o distanciamento dos dois ciclistas, e logo a meio da primeira volta das dez do circuito, já se notava a distância dos restantes ciclistas, com os mesmos a terem uma luta de gigantes, e a decidir já na linha de chegada, Wout Van Aert destacava-se então na frente, mas com Mathieu Van Der Poel a responder, nos últimos 150 metros, e corta a linha de chega em primeiro, vencendo em casa, num circuito com um percurso de 32,15 quilómetros.

Numa prova que todos antecediam a disputa entre os dois ciclistas, foi um momento incrível, sendo uma das três vitórias mais bonitas da sua carreia dizia Mathieu Van Der Poel, apesar de ter sentido a força do seu adversário Wout Van Aert, só o poderia bater na linha de chegada, e sentiu-se confiante, para uma vitória que iria ser disputada com um sprint final, já que conhecia bem a chegada, e tinha trabalhado para a vitória final, já que eram os objetivos da época.

Porem, Wout Van Aert no final reconhecia a derrota, e dizia que Mathieu Van Der Poel tinha sido o ciclista mais forte da prova, mas que isso não significada que não poderia vencer a prova, e confessava que ficou um pouco desgostoso, mas não necessitava de palavras de consolo, tinha na sua cabeça que chegaria em segundo lugar à linha de chegada, e teria de sprintar, porem, Mathieu Van Der Poel foi mais forte, e ganhou, e a culpa foi minha por não conseguir fazer melhor, disse.

O terceiro lugar foi para Eli Iserbyt, ele que completou o pódio, onde ficaram oito belgas nos primeiros lugares da classificação geral.  

“Rui Costa conquista Volta à Comunidade Valenciana após vencer última etapa”


O corredor português, de 36 anos, somou o segundo triunfo da temporada, depois de ter vencido o Trofeo Calvià na estreia com as cores da sua nova equipa, a Intermarché-Circus-Wanty.

O ciclista português Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) venceu hoje a quinta e última etapa da Volta à Comunidade Valenciana, conquistando também a geral da prova espanhola.

O corredor português, de 36 anos, somou hoje o segundo triunfo da temporada, depois de ter vencido o Trofeo Calvià na estreia com as cores da equipa belga, impondo-se ao ‘sprint’ ao neerlandês Thymen Arensman (INEOS), no final dos 93,2 quilómetros entre Paterna e Valência.

Graças às bonificações que amealhou na etapa, que completou em 2:07.16 horas, e à diferença para o anterior líder, o italiano Giulio Ciccone (Trek-Segafredo), e para os homens que o antecediam na geral, Rui Costa subiu cinco posições na classificação e arrebatou a vitória final na Volta à Comunidade Valenciana.

O campeão mundial de fundo de 2013 relegou Ciccone, que foi quinto na etapa, a 21 segundos, para o segundo lugar final. O italiano ficou a 16 segundos do português, com o espanhol Pello Bilbao (Bahrain-Victorious) em terceiro, a 23.

Fonte: Sapo on-line


“ABTF Betão-Feirense, Santiago Mesa venceu Prova de Abertura”


ABTF Betão-Feirense entrou a ganhar na época 2023 com o sprinter colombiano a brilhar em Ílhavo

 

Fotos: João Fonseca

A ABTF Betão-Feirense não podia ter começado de melhor forma a época. Com a velocidade certeira do sprinter colombiano Santiago Mesa, a equipa com mais garra de betão do pelotão conquistou a vitória na Prova de Abertura / Região de Aveiro, primeira prova pontuável para a Taça de Portugal realizada na tarde deste domingo soalheiro.

Recém-chegado a Portugal e já com uma importante vitória no palmarés, Santiago Mesa mostrou-se radiante com o início de temporada. “É uma vitória muito especial para mim, porque cheguei há pouco tempo a Portugal e tinha como objetivo começar bem a temporada. É também uma forma de agradecer a confiança que a equipa me deu. Não podia estar mais feliz. Estou muito agradecido à equipa, penso que devo a vitória a todos os rapazes e a todos os patrocinadores. Esta é a melhor equipa em que já estive, receberam-me de uma forma muito bonita e parece uma família, o que é muito importante para nós ciclistas. Venho com muitos objetivos e ambicioso, quero ganhar corridas, quero que se veja a equipa na frente e quero também ajudar a equipa quando for necessário. Esta vitória abre a porta a mais vitórias”.

Com esta vitória, Santiago Mesa iniciou a disputa da Taça de Portugal na liderança, a par do companheiro Afonso Eulálio, que conquistou a camisola da juventude e assim também lidera a Taça de Portugal em Sub-23. “Foi incrível começar com a vitória do Santi. É sempre especial começarmos a época a vencer e a minha vitória acaba por ser boa. Sou líder da Taça em Sub-23, mas o principal será defender a liderança do Santi. Claro que gostaria de manter esta camisola, mas se em algum momento for preciso perdê-la para manter a camisola dele, não haverá problema”, referiu Afonso Eulálio, campeão nacional de fundo sub-23.


Para chegar à vitória, a equipa ABTF Betão-Feirense pedalou 170,9 quilómetros, iniciados em Estarreja. A fuga do dia consolidou-se com 25 quilómetros superados, fazendo parte do trio da frente os ciclistas João Medeiros (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Duarte Mixão (Kelly-Simoldes-UDO) e Aaron Wade (Padronés Cortizo). A frente da corrida chegou a ter 9 minutos de vantagem para o pelotão, que não descansou enquanto não caçou os fugitivos. Foi já dentro dos 10 quilómetros finais que o pelotão alcançou o último aventureiro, Aaron Wade, e seguiu compacto até à meta, onde Santiago Mesa conquistou a vitória em Ílhavo.

Para Joaquim Andrade, “Foi uma vitória importante. Estávamos focados na tentativa da chegada a esta vitória. Ainda ontem, na apresentação das equipas, penso que fui o único a dizer que o nosso objectivo próximo era a vitória na prova de hoje. Falei com sinceridade, não foi só para a fotografia, como se costuma dizer. Sabíamos que ia ser difícil, mas o Santi conseguiu uma vitória importante para a equipa, para ele e, principalmente, importante para a época que se avizinha. Foi também um trabalho dos seus colegas, que o ajudaram e motivaram, e é uma recompensa para todo o trabalho feito”, concluiu o diretor-desportivo visivelmente satisfeito com os seus corredores.

 

Classificação Geral – Prova de Abertura / Região de Aveiro:

 

1º Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense) 4h04m45s [41,896km/h]

2º Rafael Silva (Eapel Cycling) mt

3º Francisco Campos (Fonte Nova-Felgueiras) mt

16º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) mt

20º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) mt

45º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) a 10s

51º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) a 17s

56º Barry Miller (ABTF Betão-Feirense) a 22s

58º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 27s

70º Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) a 1m23s

109º Francisco Moreira (ABTF Betão-Feirense) a 8m13s

OTL Diogo Oliveira (ABTF Betão-Feirense)

 

Geral Juventude:

 

1º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense)

 

Geral Equipas:

 

1ª Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua 12h14m15s

2ª ABTF Betão-Feirense mt

Fonte: Equipa Ciclismo

“Prova de Abertura – Região de Aveiro”


Santiago Mesa sprinta para a vitória em Ílhavo

 

Por: José Carlos Gomes

O colombiano Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense) conquistou hoje a Prova de Abertura – Região de Aveiro, corrida de 170,9 quilómetros, entre Estarreja e Ílhavo, que inaugurou a Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

A fase inicial da prova ficou marcada pela apatia do pelotão, que concedeu grande margem de manobra àqueles que quiseram escapar. Os mais afoitos foram Duarte Mixão (Kelly-Simoldes-UDO), João Medeiros (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e Aaron Wade (Padronés Cortizo), que formaram a frente da corrida pouco depois do quilómetro 20 e chegaram a ter uma vantagem superior a 9 minutos sobre o pelotão.


A subida de Talhadas, a 90 quilómetros do final, marcou a mudança de configuração de corrida. Duarte Mixão perdeu o contacto com a frente, enquanto no pelotão a Efapel Cycling assumia as rédeas da perseguição e colocava os fugitivos a uma distância controlada.

O açoriano João Medeiros ainda aproveitou para ganhar a classificação da montanha, mas percebeu-se que a fuga estava condenada ao insucesso. O irlandês Aaron Wade ainda tentou em solitário, mas o último resistente da fuga inicial acabaria absorvido já dentro dos últimos 10 quilómetros.


Na aproximação à meta, apesar de algumas modificações, ninguém conseguiu contrariar a previsível disputa ao sprint. Num arranque poderoso, Santiago Mesa colocou-se na dianteira do grupo e pôde erguer os braços ao fim de 4h04m45s. O pódio completou-se com Rafael Silva (Efapel Cycling) e com Francisco Campos (Fonte Nova/Felgueiras), segundo e terceiro, respetivamente.

“Queria começar com o pé direito. Cheguei muito confiante, porque treinei muito bem na Colômbia. Agradeço a toda a equipa. Passei pouco tempo com eles, mas já os sinto como uma família. Foram eles que me levaram à vitória”, afirmou Santiago Mesa, que se define como “um sprinter muito puro”, com novas ambições. “Quero melhorar na montanha. Ainda me falta um pouco, mas espero melhor durante este ano”, confessa o vencedor da Prova de Abertura – Região de Aveiro.


Na luta pelo estatuto de melhor sub-23, destacou-se Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), vigésimo classificado da geral absoluta, diante de Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) e de Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car).

A Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua ganhou a classificação coletiva em termos absolutos, enquanto a Fonte Nove/Felgueiras foi a melhor equipa de clube.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo


Clic imagem para aumentar
















Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com