terça-feira, 5 de março de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Brandon McNulty lidera Paris-Nice após vitória no ‘crono’ da UAE Emirates. João Almeida sobe a terceiro”


Brandon McNulty foi o primeiro elemento da equipa a cumprir os 26,9 quilómetros do exercício contra o relógio, à frente do neozelandês Finn Fisher-Black, do português João Almeida e do australiano Jay Vine

 

AFP or licensors

O norte-americano Brandon McNulty assumiu a liderança do Paris-Nice, com o português João Almeida em terceiro, após a UAE Emirates ter vencido hoje o contrarrelógio coletivo da terceira etapa da corrida velocipédica, com partida e chegada a Auxerre.

Brandon McNulty foi o primeiro elemento da equipa a cumprir os 26,9 quilómetros do exercício contra o relógio, à frente do neozelandês Finn Fisher-Black, do português João Almeida e do australiano Jay Vine.

A UAE Emirates concluiu o ‘crono’ em 31.23 minutos, a uma média de 51,429 km/hora, menos 15 segundos do que Jayco-AlUla e menos 20 do que a EF Education-EasyPost, segunda e terceira classificadas, respetivamente.

Desta forma, na classificação geral, e depois de duas chegadas ao sprint nas duas primeiras etapas, depois do quarteto da UAE Emirates, segue o australiano Michael Matthews, no quinto posto, a 15 segundos.

Ruben Guerreiro (Movistar) ocupa o 50.º lugar, a 1.56 minutos de McNulty, enquanto o neerlandês Arvid de Kleijn (Tudor), que partiu hoje com a camisola amarela, ‘caiu’ para o 145.º posto, a mais de 10 minutos da liderança.

Na quarta-feira, o pelotão da 82.ª edição da corrida francesa vai enfrentar os 183 quilómetros entre Chalon-sur-Saône e Mont Brouilly, num percurso com seis contagens para o prémio de montanha de segunda categoria, a última das quais coincidente com a meta, e uma de primeira, a pouco mais de 20 do fim.

Fonte: Sapo on-line

“Jasper Philipsen vence ao sprint a segunda etapa do Tirreno-Adriático”


Ciclista belga cumpriu os 198 quilómetros entre Camaiore e Follonica, em Itália em 4:32.07 horas

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) venceu esta terça-feira ao sprint a segunda etapa do Tirreno-Adriático, com o espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) a manter a liderança.

No final dos 198 quilómetros entre Camaiore e Follonica, em Itália, Philipsen conseguiu a primeira vitória da temporada, ao impor-se em 4:32.07 horas, o mesmo tempo do compatriota Tim Merlier (Soudal-QuickStep) e do eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty).

Na geral, Ayuso mantém a liderança conquistada no contrarrelógio da véspera, com um segundo de avanço sobre o italiano Fillipo Ganna (Ineos) e 12 sobre o também transalpino Jonathan Milan (Lidl-Trek).

O português Nelson Oliveira (Movistar) terminou a etapa na 72.ª posição, integrado no pelotão, subindo ao 19.º lugar da geral, a 27 segundos do líder.

Na quarta-feira corre-se a terceira etapa, numa longa ligação de 225 quilómetros, entre Volterra e Gualdo Tadino.

Fonte: Record on-line

“Europeu triatlo Multisport: Participação portuguesa bate recorde”


São já 300 os portugueses pré-inscritos no Europeu Multisport, agendado para Junho, em Coimbra. Um número que confirma a expetativa de termos na “Cidade dos Estudantes” a maior representação portuguesa de sempre num europeu.

O recorde de representantes portugueses tinha sido alcançado em Lisboa, em 2016, com 273 inscritos.


As inscrições para Coimbra continuam abertas até ao dia 15 de Março.

Como representar Portugal no Europeu Multisport de Coimbra? Saiba aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/como-representar-portugal-no-europeu-multisport-de-coimbra/

Como garantir o equipamento AG Portugal? Saiba aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/como-garantir-o-equipamento-ag-portugal/

Fonte: Federação Triatlo Portugal



“Agenda de Ciclismo”


Taça de Portugal de elite continua em Santo Tirso

 

Por: José Carlos Gomes

A segunda prova pontuável para a Taça de Portugal de Elite e Sub-23 disputa-se já no próximo sábado. É a Clássica Santo Thyrso, que chega à segunda edição.

O pelotão, composto pelas nove equipas continentais e pelas cinco equipas de clube portuguesas, será enriquecido com a continental polaca Lubelski Perla Polski e por três conjuntos de clube espanhóis, num total previsto de 126 corredores.

A Clássica Santo Thyrso, atravessando grande parte do território tirsense, estende-se por 137,3 quilómetros, grande parte num circuito ondulado, que introduz dificuldade e dureza, favorecendo o espectáculo.

A pensar nos adeptos, a corrida termina apenas à quarta passagem pela meta, junto à Câmara Municipal de Santo Tirso. Prevê-se o final de corrida para as 16h25. A partida, em S. Martinho do Campo, será dada às 13h00.

Depois da primeira passagem pela meta, às 14h30, os corredores entrarão no referido circuito, no qual a subida de Refojos será o ponto nevrálgico para as equipas e ciclistas que pretendam impedir uma chegada ao sprint.

Após a Clássica da Primavera, que abriu a Taça de Portugal, no último domingo, a geral de elite é comandada por Francisco Campos (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), enquanto o melhor sub-23 é Duarte Domingues (Sabgal-Anicolor).

 

Mais eventos oficiais

 

9 de março: 1.ª Prova Troféu Cross MTB, Cebolais de Cima e Retaxo, Castelo Branco

9 de março: 1.º Encontro Inter Escolas do Algarve, Açoteias, Albufeira

9 de março: II Prova Taça do Algarve de Cadetes e Juniores, Lagoa

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com