quinta-feira, 28 de julho de 2022

“O “Notícias do Pedal – TV” vai estar este domingo em direto no Facebook…”


Este domingo 31 de julho, o Notícias do Pedal-TV vai marcar presença em Palmela no 33º Passeio de Cicloturismo “Vinha em Flor”

 

A partir das 8,30 horas da manhã iremos estar em direto de Palmela, para o Facebook, no Largo São João Batista Palmela.

 

Entrevistas, à partida, a chegada dos participantes, a transmissão de vários pontos de passagem do pelotão, entre outros momentos, poderão ser vistos em direto. Se não vai participar neste grande evento, assista a bons momentos deste grande passeio.

 

Não se esqueça, domingo a partir das 8,30 horas de Palmela, aqui em direto para todos, um passeio que muito promete.

Reportagem completa depois na Revista Notícias do Pedal mensal, no Blogue diário, com as fotos na galeria do Notícias do Pedal, e ainda o filme nos nossos canais de televisão do Youtube e no MEO Kanal.

Nota da Redação.

“Granfondo Coimbra Region reúne 1.100 participantes nacionais e internacionais”


Será uma prova de 1.100 participantes. São 373 atletas estrangeiros, que estão inscritos para participarem nos dois dias, sendo que, representam um total 25 de nacionalidades

 

Por: Lusa

O evento de ciclismo Granfondo Coimbra Region deverá reunir 1.100 atletas, nacionais e internacionais, que, no fim de semana, vão participar em provas, em Coimbra e em Montemor-o-Velho.

“Será uma prova de 1.100 participantes. São 373 atletas estrangeiros, que estão inscritos para participarem nos dois dias, sendo que, representam um total 25 de nacionalidades”, disse hoje, numa conferência de imprensa de apresentação do evento, em Coimbra, o membro da organização da Cabreira Solutions Rui Carvalho.

De acordo com a organização, muitos dos participantes vêm acompanhados pelas suas famílias, por isso, está prevista a presença de “mais de 3.000 pessoas” associadas à iniciativa que “irão promover esta região Centro”.

A segunda edição da UCI Grandondo World Series Coimbra Region vai decorrer com a prova de contrarrelógio individual, no sábado, às 10:00, junto ao Estádio Universitário de Coimbra.

No domingo, pelas 09:00, terão início a partida da Granfondo (142 quilómetros) e da Mediofondo (104 quilómetros), no Largo da Feira, em Montemor-o-Velho com a chegada no Castelo daquela vila, do distrito de Coimbra.

As provas vão passar por “nove municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra”, sublinhou o administrador da empresa Cabreira Solutions, João Cabreira.

Ainda no domingo vai realizar-se uma caminhada, pelas 09:15, de cerca de cinco quilómetros, aberta ao público.

As provas, que conta com 335 participantes no sábado e com 1.000 participantes no domingo, foram abertas à participação de todos os ciclistas, ciclo desportistas e cicloturistas (federados ou não federados), de ambos os sexos, de qualquer nacionalidade e maiores de 19 anos de idade à data da iniciativa.

Segundo a organização, trata-se de um evento “ímpar em Portugal” que conta com o “aval internacional do UCI Gran Fondo World Series e que pontua para os Campeonatos do Mundo de 2022 desta disciplina”.

O Granfondo World Series Coimbra Region, permitirá apuramento para o Campeonato do Mundo UCI Granfondo 2023, em local e data a apresentar pela UCI (União Ciclista Internacional).

“Esta parceria tem uma grande ambição que é posicionar o Centro de Portugal, e neste caso, estes nove municípios no ‘ranking’ internacional, sobretudo para o ‘cicling’ e para o ‘cicling’ associado ao turismo”, disse o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado.

“O ciclismo é uma prova que passa à porta das pessoas, ao contrário de outras modalidades desportivas. É talvez das modalidades mais ‘democráticas’ que se possa ter, uma vez que percorre lugares, territórios menos prováveis dentro daquilo que é o normal da promoção e da atividade turística. É também uma oportunidade para darmos visibilidade a esses lugares apostando no mercado interno”, frisou.

No sábado decorre ainda um míni evento em Montemor-o-Velho, às 16:00, gratuito, denominado por “Granfondinho”, dirigido aos mais novos para fomentar o desporto e o ensino do ciclismo, promovendo o espírito participativo e hábitos saudáveis.

Na sessão de hoje a organização deixou também o compromisso de, em setembro ou outubro, realizar atividade nas escolas de Coimbra e de Montemor-o-Velho, de modo a incentivar a prática do uso da bicicleta.

Na conferência de imprensa estiveram ainda presentes o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Matias Lopes, e o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.

Fonte: Sapo on-line

“FC Porto suspende contrato com equipa de ciclismo W52”


A União Ciclista Internacional (UCI) retirou a licença desportiva à equipa W52-FC Porto, que assim vai falhar a 83.ª Volta a Portugal

 

O FC Porto anunciou na tarde desta quinta-feira a suspensão do contrato de 'naming' com a Associação Calvário Várzea Clube de Ciclismo, com quem formou a W52-FC Porto.

Em comunicado, os Dragões explicam que vão aguardar "o desfecho dos processos em curso por forma a proceder à reavaliação da presente decisão".

 

Comunicado do FC Porto

 

"Na sequência de decisão emanada pela UCI quanto à licença desportiva da Associação Calvário Várzea Clube de Ciclismo, impedindo esta de participar na próxima Volta à Portugal.

O Futebol Clube do Porto vem informar que suspendeu o Contrato de Naming e Licenciamento de Marca celebrado com a referida Associação.

Aguardaremos o desfecho dos processos em curso por forma a proceder à reavaliação da presente decisão”.

Na quarta-feira, 27 de julho, a União Ciclista Internacional (UCI) retirou a licença desportiva à equipa W52-FC Porto, que assim vai falhar a 83.ª Volta a Portugal.

"A Federação Portuguesa de Ciclismo confirma que foi hoje notificada pela União Ciclista Internacional (UCI) de que esta entidade decidiu retirar a licença desportiva à equipa continental W52-FC Porto, na sequência da informação recebida pela UCI sobre o processo que decorre na Autoridade Antidopagem de Portugal", lê-se no comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

A FPC salienta ainda na nota que "a decisão entra imediatamente em vigor, pelo que a equipa está impedida de voltar a competir", o que inviabiliza, desde logo, a participação dos ‘dragões’ na 83.ª Volta a Portugal, que decorre entre 04 e 15 de agosto.

A estrutura W52, ligada ao FC Porto há seis épocas, venceu as últimas nove edições da prova ‘rainha’ do calendário nacional, embora os triunfos do seu corredor espanhol Raúl Alarcón, em 2017 e 2018, lhe tenham sido retirados por “uso de métodos e/ou substâncias proibidas”.

Em 15 de julho, oito ciclistas e dois elementos do ‘staff’ da W52-FC Porto foram suspensos preventivamente pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) no âmbito da operação ‘Prova Limpa’.

No dia seguinte, a identidade de seis desses ciclistas foi conhecida, quando os mesmos foram impedidos de alinhar na terceira etapa do Grande Prémio Douro Internacional, que acabou por ser conquistado por José Neves, o único representante da equipa que continuou em prova.

Foram afastados Ricardo Vilela e José Gonçalves, além de quatro antigos vencedores da Volta a Portugal: João Rodrigues (2019), Rui Vinhas (2016), Ricardo Mestre (2011) e Joni Brandão, que ‘herdou’ a vitória na edição de 2018 depois da desclassificação, por doping, de Raúl Alarcón.

Além dos ciclistas que alinhavam no GP Douro Internacional, a W52-FC Porto conta ainda nas suas fileiras com Amaro Antunes, três vezes vencedor e bicampeão em título da Volta (2021, 2020 e 2017), Jorge Magalhães, Samuel Caldeira e Daniel Mestre, estes últimos também suspensos, segundo confirmou o ‘patrão’ da equipa, Adriano Quintanilha, ao jornal Record.

No final de abril, 10 corredores da W52-FC Porto foram constituídos arguidos e o diretor desportivo da equipa, Nuno Ribeiro, foi mesmo detido, assim como o seu adjunto, José Rodrigues, no decurso da operação ‘Prova Limpa’, a cargo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto.

“A operação policial, envolvendo um total de cerca de 120 elementos provenientes da Diretoria do Norte e ainda das Diretorias do Centro e do Sul, da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e dos Departamentos de Investigação Criminal de Braga, Vila Real e Guarda, contou ainda com a colaboração da ADoP”, detalhou a PJ, em 24 de abril, indicando que durante a mesma “foram apreendidas diversas substâncias e instrumentos clínicos, usados no treino dos atletas e com impacto no seu rendimento desportivo".

Fonte: Sapo on-line

“Três portugueses nos 20 primeiros das provas de fundo no Foje”


Três corredores portugueses conseguiram colocar-se entre os 20 melhores nas provas de fundo do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), hoje disputadas em Banská Bystrica, Eslováquia.

A corrida feminina, com 57,8 quilómetros, foi a primeira a disputar-se. A vitória foi discutida por um grupo de 14 corredoras, que se destacaram das adversárias e cortaram a meta ao fim de 1h32m08s. Venceu a britânica Cat Ferguson, seguida pela espanhola Paula Ostiz e pela italiana Beatrice Temperoni.

Numa prova que se revelou bastante exigente, o pelotão partiu-se em vários grupos. Portugal conseguiu colocar duas ciclistas no segundo grupo, que chegou 32 segundos após a vencedora. A melhor nacional foi Beatriz Guerra, 19.ª classificada, seguindo-se Daniela Simão, 32.ª. Raquel Dias foi a 42.ª, a 3m44s da primeira classificada.


Durante a tarde correram os cadetes masculinos, ao longo de 65,8 quilómetros. Também nesta prova a dificuldade do traçado dividiu o pelotão em vários grupos, tendo Portugal colocado dois ciclistas no grupo dianteiro. Rafael Durães foi 13.º e José Moreira 14.º, ambos creditados com 1h32m33s, o mesmo tempo do vencedor, o belga Cedric Keppens. O pódio completou-se com dois polacos Patryk Goszczurny, segundo, e Michal Strzelecki, terceiro. João Nunes foi 60.º, a 5m26s.

"Estou muito feliz com o desempenho e com os resultados dos corredores portugueses, tanto no setor masculino como no feminino. Em percursos muito difíceis, perante os melhores ciclistas da Europa na idade de cadetes, os nossos corredores cumpriram exemplarmente os planos táticos, sabendo colocar-se bem e guardar a energia para os momentos-chave das duas corridas, conseguindo resultados muito positivos. Estão de parabéns pela atitude, pelo empenhamento e pelos resultados", considera José Luis Algarra, selecionador que chefiou a delegação velocipédica na Eslováquia.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Ineos liderada na Clássica de São Sebastião por Dani Martínez”


Por: José Morais

Foto: Michael Steele/Getty Images

A Clássica de São Sebastião vai para a estrada no próximo sábado 30 de julho no país Basco, Dani Martínez da Ineos irá liderar a equipa nesta prova do circuito mundial, com muita montanha, e um trajeto de 224,8 quilómetros.

O colombiano de 26 anos que iniciou mal o Tour de França, o qual não conseguiu os seus objetivos de conseguir uma boa classificação da geral, conseguiu recuperar, e deu grande ajuda aos seus companheiros de equipa, Adam Yates e Geraint Thomas, onde se destacou em algumas fugas na montanha, demostrando assim a sua excelente condição física.

Dani Martínez que vai aproveitar o bom ritmo que trouxe do Tour de França, para poder fazer um bom papel no Klasikoa, a ele juntam-se Tao Geoghegan Hart, Jonathan Castroviejo, Carlos Rodríguez, Cameron Wurf, Pavel Sivakov e Brandon Rivera.    

“Na segunda e última etapa da Volta a Castilha y León Simon Yates deu espetáculo vencendo a etapa e a geral”


Por: José Morais

Com um percurso de 189 quilómetros e cinco contagens de montanha, entre elas uma de 1ª categoria, na segunda e última etapa da Volta a Castilha y León, a mesma teve um dia mais complicado do que da primeira etapa, com uma fuga a acontecer bem cedo, composta por Per-Andre Coté, Daniel Viegas, Daniel Muñoz, Daniel McLay, David Gonzaléz e Juan Lopez-Cozar.

Com o decorrer da corrida, e numa das partes mais difíceis na mesma, à fuga juntava-se um grupo numeroso de ciclistas, onde se encontra o português da Rádio Popular Paredes-Boavista Luís Fernandes e Alberto Gallego, juntavam-se ainda Vincenzo Nibali, Jeremy Cabot, Jan Polanc, Daniel Navarro, Ivan Garcia Cortina e Simon Gugliemi, com as esquipas da Kem Pharma, EF Education e Bike Excharge a colocarem-se na frente do pelotão, assumiam assim o comando, com a fuga a não ganhar mais de um minuto.  

No cimo da última contagem de montanha do dia o Alto de los Santos, o pelotão alcançava os homens da fuga, e com os ciclistas todos juntos a vinte sete quilómetros para a linha de chegada, Simon Yates decidia que estava na hora de fugir, e atacava, com Vincenzo Nibali a tentar seguir as sua pedaladas, mas Yates estava forte, o seu ritmo era grande, conseguido ficar isolado na frente da prova.  

Quilómetro a quilómetro, metro a metro, Vincenzo Nibali cada vez aumentava mais a diferença para o pelotão, conseguindo no final o feito de cortar a linha de meta com mais de um minuto de vantagem, George Bennett foi segundo, que a dez quilómetros da meta tentou destacar-se do pelotão, o terceiro a corta a linha de chegada foi Joanthan Lastra, que completou assim o pódio, o melhor ciclista português foi Frederico Figueiredo, o qual na primeira etapa perdeu muito tempo na geral, motivado por uma queda.

A equipa da Bike Exchange que luta pela manutenção no World Tour, somou sem dúvida pontos muito importantes com a vitória de Simon Yates, ao conquistar uma etapa, e a Volta a Castilha y León.

“Lorena Wiebes vence sprint da quinta etapa da Volta a França feminina”


Ciclista holandesa confirmou ser a mais forte velocista do pelotão numa prova que continua a ser liderada por Marianne Vos

 

Por: Lusa

Foto: AFP

A ciclista holandesa Lorena Wiebes (DSM) venceu esta quinta-feira ao sprint a quinta etapa da Volta a França feminina, na qual a compatriota Marianne Vos (Jumbo-Visma) segurou a liderança da classificação geral individual.

Wiebes confirmou as credenciais como a mais forte velocista do pelotão, aos 23 anos, ao cumprir os 175,6 quilómetros entre Bar-le-Duc e Saint-Dié-des-Vosges em 4:32.16 horas.

No segundo lugar ficou a italiana Elisa Balsamo (Trek-Segafredo), com a camisola amarela a completar o pódio do dia, somando segundos de bonificação.

Vos lidera agora com 20 segundos de vantagem para as mais próximas perseguidoras, a italiana Silvia Persico (Valcar - Travel & Service), segunda, e a polaca Katarzyna Niewiadoma (Canyon-SRAM), terceira.

O dia ficou marcado por mais uma queda coletiva durante a tirada, que vitimou a dinamarquesa Emma Norsgaard (Movistar), forçada a abandonar.

Na sexta-feira, a sexta etapa liga Sélestat a Le Markstein em 127,1 quilómetros, num dia de alta montanha com três contagens de primeira categoria.

Fonte: Record on-line

“Vingegaard recebido como herói em Copenhaga: «Isto é algo que nunca poderia ter imaginado»”


Vencedor do Tour'2022 saudado por milhares na capital dinamarquesa

 

Por: Lusa

Foto: Mads Claus Rasmussen

Arrepiante: Vingegaard recebido como um herói na Dinamarca após vitória no Tour, milhares de adeptos receberam Jonas Vingegaard, em Copenhaga, com o vencedor da Volta a França a mostrar-se surpreendido pelo acolhimento que teve no regresso ao seu país três dias depois de sagrar-se vencedor da prova.

"Muito obrigado a todos por estarem aqui e obrigada a todos os que me apoiaram nas últimas três semanas", declarou o corredor da Jumbo-Visma desde o balcão da Câmara Municipal de Copenhaga, diante dos milhares de pessoas que o esperavam.

No regresso ao seu país, Vingegaard viu, incrédulo, o jato onde viajava ser escoltado por dois caças F-16 das Forças Armadas da Dinamarca, antes de percorrer as principais artérias da capital daquele país nórdico, sendo aplaudido por uma multidão, que saiu à rua para congratular o segundo dinamarquês na história a vencer o Tour.

"Isto é algo que nunca poderia ter imaginado. É inacreditável", confessou o ciclista de 25 anos, assumindo que a manifestação de carinho de que foi alvo foi "fantástica e muito comovedora".

Em declarações aos meios de comunicação dinamarqueses, Vingegaard, visivelmente encantado com a receção oferecida pelos seus compatriotas, disse que ainda lhe parece "uma loucura" ter vencido a 109.ª Volta a França, considerando que ainda não assimilou o seu triunfo.

Com a camisola amarela vestida e ao lado da companheira e da filha, o tímido corredor da Jumbo-Visma teve o seu nome entoado por milhares de compatriotas, que se muniram de pequenas bandeiras para celebrar o seu feito.

As celebrações pela vitória de Vingegaard no Tour vão continuar durante a noite na capital dinamarquesa, antes de, na quinta-feira, se transferirem para Glyngore, localidade onde o ciclista vive.

A 109.ª edição da Volta a França arrancou em 1 de julho, em Copenhaga, e, na altura, o público dinamarquês já tinha emocionado Vingegaard, presenteando-o com um acolhimento efusivo.

Os vídeos da receção do herói dinamarquês foram amplamente partilhados nas redes sociais, com o britânico Thomas Pidcock (INEOS), uma das maiores promessas do ciclismo mundial e vencedor no Alpe d'Huez neste Tour, a mostrar-se espantado.

"Chapeau, Jonas. DEUS!", escreveu numa publicação na sua conta na rede social Twitter.

O ciclista da Jumbo-Visma, que já tinha sido vice-campeão do Tour2021, tornou-se no domingo o segundo dinamarquês a vencer a Grande Boucle após Bjarne Riis em 1996 posteriormente, Riis admitiu ter-se dopado durante essa edição da prova, mas a União Ciclista Internacional manteve o seu nome no palmarés de vencedores.

Fonte: Record on-line

“Injusto… diz a Movistar que está em risco de descer de divisão”


Movistar corre o risco de descer através de um sistema que eles descrevem como "injusto"

 

Por: José Morais

Foto: Sprint Cycling Agency / Movistar Team

A Movistar tem sido regular nas última três épocas, mas sem grandes resultados, o que está em perigo a sua continuação no World Tour, e poderá descer de divisão, injusto, afirma a equipa que seria um fato notável, já que é uma das formações históricas, mas motivado pela implementação do sistema de pontos mal projetados, e os seus baixos e discretos resultados, pode a não vir fazer parte do World Tour.

Existem seis ou sete equipas como nós que estão a tentar ganhar pontos, sendo lamentável afirmou Eusebio Unzué, diretor da equipa da telefónica sobre a possível baixa de escalão, tentamos correr para dar espetáculo no ciclismo, apesar do estilo próprio da equipa não seja necessariamente o maior promotor de entretenimento, disse o responsável da Movistar.


Eusebio Unzué disse que deveria de ser reformado o atual sistema de pontos, e considera o mesmo inédito, que a chave esteja em competições que não são de primeiro nível, não fazendo sentido que para salvar o primeiro escalão, terá de se ir buscar pontos no segundo ou terceiro escalão, e justificou com um bom motivo, dando o exemplo da Arkéa e da Intermarché, que estão salvando a sua categoria marcando principalmente nesse tipo de compromissos, os quais deram prioridade ao calendário do World Tour, não tendo uma soma excecional de unidades.

Eusebio Unzué afirmou que o sistema tida sido criado com boas intenções, mas é muito injusto, e será necessário pensar em conseguir torná-lo mais meritório, lógico e razoável, como proporcional à qualidade dos ciclistas.

Outro dos aspetos negativos do sistema é o fato de que mesmo alguns dos rebaixados poderem manter a sua presença no World Tour pelos convites automáticos, onde as tabelas do segundo escalão ganham sem sequer ter a obrigação de participarem em todo o calendário da elite, e se um ciclista possui 19 ou 20 anos, poderá estar numa posição privilegiada, e acaba por não saber se será pior o melhor, e terminar em último, por isso o sistema terá de mudar para ser mais justo, afirmou o diretor da Movistar Eusebio Unzué.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com