domingo, 19 de setembro de 2021

“Nelson Oliveira: «O resultado não foi o desejado, porque queria estar nos 10 primeiros»”


Rafael Reis estreou-se em Mundiais com um 30.º lugar

 

Por: Lusa

Foto: FP Ciclismo

O português Nelson Oliveira, 13.º classificado no contrarrelógio individual dos Mundiais de ciclismo de estrada este domingo, admitiu que o objetivo era estar nos 10 primeiros da prova, ganha pelo italiano Filippo Ganna.

"Vim para esta prova com um plano e consegui executá-lo em termos de performance. O resultado é que não foi o desejado, porque queria estar nos 10 primeiros", explicou o corredor, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

Ganna, de 25 anos, somou o sexto título mundial da carreira - quatro na pista e dois no 'crono' de estrada -, ao cumprir os 43,3 quilómetros entre Knokke e Bruges em 47.47 minutos, seis segundos mais rápido do que Wout van Aert, segundo, e 44 do que Remco Evenepoel.

Nelson Oliveira foi o melhor português, na 13.ª posição, a 1.55 minutos, enquanto Rafael Reis foi 30.º, a 3.35, entre 55 participantes que concluíram o exercício.

Para Oliveira, este 'crono' era "muito plano", fora das características em que se dá melhor, mas apesar disso avalia positivamente a prestação, dado que ficou "apenas a dois segundos do objetivo", o 'top 10'.

Já "a pensar no próximo domingo", o ciclista recebeu elogios do selecionador, José Poeira, que considera que o homem de Anadia fez "uma excelente corrida, tanto em termos físicos como técnicos".

Já Rafael Reis estreou-se em Mundiais ao nível da elite com o 30.º lugar, tendo dado "o máximo que podia em todos os momentos".

"Se em alguma altura desse mais, iria pagar a fatura mais tarde", explicou o ciclista da Efapel.

Em ano de centenário, os Mundiais da Flandres prosseguem na segunda-feira com os contrarrelógios da elite feminina, com Daniela Campos em ação, e dos sub-23 masculinos.

Fonte: Record on-line

“Diogo Narciso vence volta às Terras de Santa Maria”


Diogo Narciso (Sicasal/Miticar/Torres Vedras) foi o vencedor da 29.ª Volta às Terras de Santa Maria. A sua equipa dominou a prova, com os seus colegas André Silva e Francisco Pereira a terminarem em segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Disputou-se neste domingo a 29.ª edição da Volta às Terras de Santa Maria, em Santa Maria da Feira, uma prova destinada a corredores júnior e sub-23 de equipas de clube.

A corrida de 122,4 quilómetros teve dois prémios de montanha de terceira categoria e foi realizada a uma média de 41,1 Km/h, com a Sicasal/Miticar/Torres Vedras a destacar-se entre as restantes equipas.

Diogo Narciso (Sicasal/Miticar/Torres Vedras) foi o primeiro a cruzar a meta na Avenida Francisco Sá Carneiro, em São João de Ver, seguido do seu colega de equipa, André Silva, que terminou com o mesmo tempo. Na terceira posição, para completar o pódio e fazer o pleno da equipa, chegou Francisco Pereira, a 44 segundos.

Com esta vitória, além da camisola amarela de vencedor da geral da prova, Diogo Narciso arrecadou ainda a geral de sprints e de metas volantes. João Silva (Escribano Sports Team) conquistou a camisola da montanha.

A classificação geral de corredores juniores foi ganha por João Martins (MXT/Penafiel Bike Clube/Academia de Ciclismo de Paredes). Já a geral por equipas sub-23 ficou por conta da Sicasal/Miticar/Torres Vedras, com a C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M.Motor a sagrar-se a melhor formação de atletas juniores em prova.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“João Medeiros vence na Serra do Cume e conquista o GP Ilha Terceira 2021”


A vitória de Medeiros no GP foi selada após vitória ao sprint sobre Lucas Mendonça. Com este 2º lugar, Mendonça conquista também o 2º lugar final. Diogo Silva fez 4º lugar na etapa de hoje e fecha o pódio na geral individual final.

Durante a etapa houve muitas movimentações na frente da corrida, com muitos atletas a tentarem a sua sorte, mas todas elas acabaram por se revelar infrutíferas. Os homens da LA Alumínios iam controlando a corrida e pelo meio iam defendendo as classificações em disputa. João Macedo fazia-se aos Pontos Quentes e João Medeiros passava em primeiro na Meta de Montanha de 3º categoria a meio da etapa. Pouco depois dessa meta de montanha houve uma queda no pelotão envolvendo vários atletas e que levou à desistência de Ruben Martins da AFA / Promotora, mas felizmente sem consequências de maior.

Foi já na aproximação à subida final da Serra do Cume que se dá a primeira movimentação significativa no que respeita à luta pelos lugares cimeiros. Numa zona mais sinuosa e rápida do percurso, João Medeiros e Lucas Mendonça conseguem distanciar-se de Diogo Silva, entrando na subida com alguns segundos de vantagem sobre o atleta da JDL Terauto / Odisha Cycling Team/AD Portomosense. A luta nesse momento passou a ser feita a dois. O ritmo na subida foi imposto por Lucas Mendonça, com João Medeiros a seguir na roda. Mais atrás, Rodrigo Caixas tentava a aproximação ao duo da frente, mas o rimo na frente era forte.

Ficou claro que a vitória seria discutida ao sprint e assim foi. A cerca de 200m da meta, Medeiros foi o primeiro a arrancar. Mendonça respondeu e aproximou-se nos metros finais, mas não foi suficiente, acabando por se contentar com o 2º lugar na etapa.

Nas restantes classificações, João Medeiros conquista também o Prémio da Montanha e o Prémio da Juventude. João Macedo venceu a Classificação por Pontos.

Entre as equipas locais, destaque para o 5º lugar na etapa de hoje para Álvaro Câmara da Fontinhas Activa / Promotora, precisamente o mesmo lugar em que termina a competição. O colega de equipa, Filipe Aguiar termina a prova em 9º lugar, enquanto Tiago Silva da JDL Terauto / Odisha Cycling Team/AD Portomosense fecha o Top 10.

Por equipas, a vitória foi para a formação da LA Alumínios / LA Sport, com os Viveiros Vitor Lourenço a ficar em segundo e as Fontinhas Activa / Promotora a fechar o pódio.

Nas restantes categorias em prova, o destaque de hoje vai para o Júnior Miguel Carvalho do GD Feteira, que conseguiu posicionar-se com o João Medeiros e o Lucas Mendonça na entrada para a subida da Serra do Cume. Foi o quarto a cortar a meta no dia de hoje, conquistando assim o GP na sua categoria. Guilherme Vargas da Ribeirinha Activa / Ourivesaria Olímpio fez segundo e Hélder Sousa da Elios Restaurante / Sport Clube Barbarense fechou o pódio.

Em Cadetes a vitória no dia de hoje foi para Emiliano Chiappa da Ribeirinha Activa / Ourivesaria Olímpio. No GP a vitória foi para o colega de equipa André Dutra, que hoje foi vítima de queda. Emiliano fez segundo no GP e Afonso Correia da Pedro Miguel Dinâmica fez terceiro.

Em Femininas, terceiro dia, terceira vitória para Rita Reis dos Maiatos, que assim vence o GP. Em segundo lugar ficou Ana Freitas da Elios Restaurante / Sport Clube Barbarense.

Classificação Final da prova aqui:

https://www.aca.pt/media/anexos/None/gp-terceira-2021-resultados-etapa-3-geral-final.pdf

e

https://www.aca.pt/media/anexos/None/gp-terceira-2021-resultados-etapa-3-jun_cad_fem-final.pdf

Fonte: Associação de Ciclismo dos Açores

“Tony Martin despede-se do ciclismo depois dos cronos dos Mundiais”


Alemão deixou anúncio nas redes sociais

 

Por: Lusa

Foto: EPA

Tony Martin, um dos melhores contrarrelogistas da última década, vai despedir-se do ciclismo nos Mundiais de estrada, anunciou este domingo o alemão da Jumbo-Visma, que venceu duas Voltas ao Algarve e cinco etapas no Tour.

"Hoje, quero anunciar que o próximo contrarrelógio e o contrarrelógio por equipas mistas [na quarta-feira] serão as últimas corridas da minha carreira", escreveu o alemão na sua conta na rede social Instagram, escassas horas antes do início do exercício individual que abre os Mundiais da Flandres.

Aos 36 anos, e depois de já ter anunciado que esta seria a sua última temporada na Jumbo-Visma, aquele que é um dos recordistas de títulos mundiais de contrarrelógio (2011, 2012, 2013 e 2016), empatado com outro dos grandes do crono, o suíço Fabian Cancellara, decidiu terminar imediatamente a carreira.

"Uma decisão de tão longo alcance não é fácil de tomar. O ciclismo é uma grande parte da minha vida desde há muito tempo - com altos e baixos, grandes sucessos e derrotas, quedas e regressos. Aquilo com que muitos jovens ciclistas sonham, eu consegui alcançar. Nos últimos meses, tenho pensado mais no que virá depois do ciclismo", revelou na publicação.

Martin conta que as quedas graves que teve este ano, nomeadamente na Volta a França, o fizeram questionar se estava preparado para continuar a enfrentar os riscos que a modalidade envolve.

"Decidi que não queria, sobretudo porque a segurança nas provas não melhorou, apesar dos muitos debates sobre barreiras e corridas. Espero que o mundo do ciclismo ouça os planos apresentados pela minha e outras equipas", completou.

Uma das figuras incontornáveis do pelotão na última década, Martin despede-se do ciclismo depois de 14 temporadas na elite da modalidade, nas quais representou as várias variantes da HTC-High Road, antes de mudar-se para a Omega Pharma-QuickStep (2012-2016), onde viveu os seus melhores anos. Representou ainda a Katusha (2017-2018), numa experiência menos feliz, antes de transformar-se num gregário de luxo na Jumbo-Visma.

"Quero ser justo comigo mesmo, com a minha família e com todos os meus colegas e acabar a minha carreira como ciclista profissional. Quero dizer adeus com uma boa prestação no contrarrelógio dos Mundiais, que ganhei quatro vezes. Treinei duro para isso", confessou, agradecendo à sua equipa por lhe dar a oportunidade de terminar o seu percurso como desejou.

Quatro vezes campeão mundial de crono, venceu cinco etapas no Tour, prova em que chegou a vestir a amarela, duas na Vuelta, além de 10 títulos nacionais de contrarrelógio, o Paris-Nice (2011) e duas Voltas ao Algarve (2011 e 2013), num total de 67 triunfos.

Fonte: Record on-line

“Taça de Portugal de BMX em Portimão”


Bruno Cogo e Rita Xufre dominam fim de semana em Portimão

 

Por: Ana Nunes

Disputaram-se neste fim de semana a quinta e sexta rondas da Taça de Portugal de BMX, em Portimão. Em junior/elime masculino, Bruno Cogo (Paulinia Racing Bicicross) dominou nos dois dias, e nas femininas +15 foi Rita Xufre (Núcleo Bicr/oss de Setúbal/knowledge inside) a destacar-se em relação às adversárias.

Bruno Cogo (Paulinia Racing Bicicross) foi o corredor em destaque neste fim de semana de competição em Portimão, ao vencer as duas rondas. No sábado, Kayo Camilo (Linda a Pastora Sporting Clube) foi segundo, seguido de Renato Silva (Team BMX Quarteira) em terceiro. Na sexta ronda, disputada hoje, Renato Silva ascendeu ao segundo posto e segue para as últimas rondas da Taça de Portugal na liderança do ranking. Já Pedro Amaral (CBP/Clube Bicross de Portimão) fechou o pódio na terceira posição.

Na categoria de femininas +15 anos Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) dominou por completo, vencendo ambas as rondas, e segurando assim a liderança do ranking. Matilde Melo (Linda a Pastora Sporting Clube) ocupou o segundo lugar tanto no sábado como no dia de hoje. Sirlei Lopes (Master 40 Feminina) foi terceira na quinta ronda, com Catarina Veríssimo (Team BMX Quarteira) a conseguir bater a adversária no dia de hoje, para conquistar um lugar no pódio.

As restantes categorias estiveram também bastante equilibradas ao longo do fim de semana, com Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr.Print) a destacar-se em cadetes masculinos.

Leonor Carvalho (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) venceu em ambas as rondas na categoria de femininas 13/14 anos, Íris Moraru (CBP/Clube Bicross de Portimão) em 9/12 anos e Rita Melo (Linda a Pastora Sporting Clube) em 5/8 anos.

Nas categorias das escolas, em juvenis foi André Ribeiro (CBP/Clube Bicross de Portimão) a vencer as duas rondas, em infantis foi André Muller (CBP/Clube Bicross de Portimão) a levar a melhor e em iniciados foi Gonçalo Ribeiro (CBP/Clube Bicross de Portimão) a conquistar a vitória. Nos benjamins a vitória ficou para Gonçalo Martins (Team BMX Quarteira) e nos pupilos venceu Tomás Cardoso (AEBTT Rio/Mr.Print).

Nas categorias de veteranos, em cruiser+40 foi Paulo Domingues (Individual) a dominar, em cruiser 30/39 Fábio Jorge (Casa Myzé Team) conquistou a vitória e em masters masculinos o destaque foi para Carlos Rosado (CBP/Clube Bicross de Portimão).

A correr em casa, a equipa CDP – Clube Bicross de Portimão foi a melhor do fim de semana.

As últimas rondas da Taça de Portugal de BMX vão disputar-se em Quarteira nos dias 9 e 10 de outubro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/ Campeonato do Mundo de Estrada dia 1”


Nelson Oliveira 13.º a 2 segundos do top 10 no Mundial de contrarrelógio

 

Por: José Carlos Gomes

Nelson Oliveira voltou a demonstrar ser um dos melhores contrarrelogistas do pelotão internacional, terminando no 13.º lugar o exercício individual do Campeonato do Mundo de Estrada, disputado hoje, na Bélgica.

A prova de 43,3 quilómetros, entre Knokke-Heist e Bruges, era totalmente plana, não se adaptando às caraterísticas dos corredores portugueses. Ainda assim, Nelson Oliveira, revelando estar no excelente momento de forma, imprimiu um ritmo constante, negociou as curvas no limite e bateu-se com os melhores.

O corredor português pedalou à média de 52,260 km/h, concluindo a prova em 49’42’’78. Nelson Oliveira fez uma boa gestão do esforço, ganhando terreno à concorrência na fase final, o que esteve perto de lhe garantir o ambicioso objetivo de ficar nos dez primeiros numa prova tão plana como a deste mundial. O anadiense ficou apenas a 2 segundos do décimo lugar.


“Vim para esta prova com um plano e consegui executá-lo em termos de performance. O resultado é que não foi o desejado, porque queria estar nos dez primeiros. Sabíamos que era um ‘crono’ muito plano, não totalmente adequado às minhas caraterísticas. Apesar disso, creio que fiz um bom contrarrelógio, fiquei apenas a 2 segundos do objetivo. Infelizmente, há pequenos detalhes que falham, mas isso não é culpa minha nem da Federação. Agora há que seguir em frente e pensar no próximo domingo”, afirma Nelson Oliveira.

O selecionador nacional, José Poeira, acompanhou a prova de Nelson Oliveira e gostou do que viu. “Fez uma excelente prova, tanto em termos físicos como técnicos. Houve curvas tão bem feitas, no limite, que até me arrepiei”, conta o responsável técnico.

Rafael Reis também teve um desempenho de qualidade. Apesar de não estar acostumado a distâncias tão longas, o palmelense geriu bem as capacidades, parando o cronómetro nos 51’22’’35, o que lhe valeu a 30.ª posição em 55 participantes. “Dei o máximo que podia em todos os momentos. Se em alguma altura desse mais iria pagar a fatura mais tarde”, explica o português, terceiro mais bem classificado entre os ciclistas que não representam equipas do WorldTour.

A luta pelo pódio foi emocionante. E um balde de água fria para os adeptos belgas. Nos pontos intermédios, Wout van Aert foi o mais rápido e preparava-se uma festa de aclamação pelos milhares de adeptos que se juntaram no centro histórico de Bruges. Só que Filippo Ganna surpreendeu tudo e todos.


Depois de no Campeonato da Europa, há pouco mais de uma semana, ter sofrido o dissabor de perder o título após ser o mais veloz nas cronometragens intermédias, o italiano geriu, desta vez, melhor o esforço. Ao km 13,8 cedia 7 segundos para van Aert, ao km 33,3 já perdia apenas um segundo para o belga. Na meta Filippo Gana registou 47’47’’83 (média de 54,355 km/h), sagrando-se bicampeão mundial da especialidade. Wout van Aert gastou mais 5,37 segundos, ficando com a medalha de prata, e Remco Evenepoel fechou o pódio, a 43,34 segundos do vencedor.

O segundo dia de competição, nesta segunda-feira, volta a ter participação portuguesa. Daniela Campos vai disputar o contrarrelógio de elite feminina, partindo às 14h13 para a prova de 30,3 quilómetros, entre Knokke-Heist e Bruges.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Antigo ciclista dinamarquês morre atropelado aos 37 anos”


Chris Anker Sorensen foi companheiro de equipa dos portugueses Sérgio Paulinho e Bruno Pires

 

Por: Record com Lusa

Foto: Action Images

O ex-ciclista dinamarquês Chris Anker Sorensen, de 37 anos, morreu este sábado, ao ser atropelado por um automóvel quando seguia de bicicleta em Zeebrugge, na Flandres, onde estava como jornalista para acompanhar os Mundiais de ciclismo.

"Sofremos uma perda trágica hoje [sábado], com o falecimento do ex-ciclista profissional e jornalista Chris Anker Sorensen", divulgou a União Ciclista Internacional (UCI) na sua conta oficial na rede social Twitter.

A UCI aproveitou para endereçar os "pêsames" à família e às pessoas próximas de Sorensen, nascido em 05 de setembro de 1984, em Hammel, assim como à Federação Dinamarquesa de Ciclismo.

Segundo alguns órgãos de comunicação belga, confirmando uma informação do canal de televisão dinamarquês TV 2 Sport, Chris Anker Sorensen morreu em Zeebrugge, à margem dos Mundiais de ciclismo de estrada, que se realizam na Flandres.

Chris Anker Sorensen correu em equipas com a CSC, Sacho Bank e Tinkoff, conquistou o título dinamarquês de estrada, em 2015, e venceu várias etapas de provas importantes, nomeadamente a oitava do Giro de 2010 e a sexto do Critérium du Dauphiné de 2008. Foi companheiro de equipa dos portugueses Sérgio Paulinho e Bruno Pires na Tinkoff.

O dinamarquês, que depois de acabar a carreira se dedicou ao jornalismo, sendo comentador de ciclismo, correu 12 grandes voltas e foi 12.º na Vuelta de 2011 e 14.º no Tour de 2012.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com