segunda-feira, 31 de julho de 2023

“Exposição “Lamborghini: 60 anos a cortar o “Vento” visitada por mais de 3000 pessoas nas primeiras duas semanas”


Fotos: Joel Araújo

A exposição “Lamborghini: 60 anos a cortar o vento”, que tem como base a celebração do 60º aniversário da icónica marca italiana de automóveis de Sant'Agata Bolognese, foi visitada por mais de 3000 pessoas nas primeiras duas semanas, desde a sua inauguração, no passado dia 15 de Julho.

A exposição apresenta um alinhamento histórico, com os mais raros e emblemáticos modelos da Lamborghini, cobrindo as suas seis décadas de produção de automóveis desportivos e de alta performance.


Neste alinhamento contam-se os modelos mais antigos, como os lendários Urraco P250, Espada 400 GT ou Jarama, mas também os superdesportivos que se inscreveram na história pela sua inovação e design, como o Miura, Diablo ou Murciélago ou ainda os mais recentes Gallardo Balboni, Aventador SVJ Roadster ou Huracán STO, verdadeiros símbolos de exclusividade e sofisticação.

A exposição “Lamborghini: 60 anos a cortar o vento” estará patente até 17 de Setembro, no Museu do Caramulo, sendo já considerada como um dos pratos fortes da próxima edição do Caramulo Motorfestival, e conta com o apoio da Lamborghini Lisboa, Câmara Municipal de Tondela, Fidelidade, Jornal dos Clássicos, Speedflag e BPI | Fundação la Caixa.

Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

 





“Ciclista francês desclassificado do Giro por uso de substância proibida”


Alex Baudin acusou positivo a tramadol, o mesmo produto que tramou Nairo Quintana

 

Por: Record

Foto: Getty Images

O ciclista francês Alex Baudin, da equipa AG2R Citroën Team, foi esta segunda-feira desclassificado da edição deste ano do Giro, depois de ter acusado positivo à substância tramadol, a mesma que no ano passado valeu a desclassificação de Nairo Quintana no Tour. De acordo com a UCI, o ciclista francês, que finalizou a prova italiana na 73.ª posição, acusou positivo a esta substância na 17.º etapa (foi 93.º nessa tirada), num de 64 controlos sanguíneos realizados durante a primeira grande volta da temporada.

Apesar de (ainda) não ser considerada uma substância dopante - passará a fazer parte da lista de substâncias proibidas a partir de 1 de janeiro de 2024, o tramadol é proibido ao abrigo das regras médicas da UCI, de forma a proteger a saúde e segurança dos ciclistas devido aos seus efeitos secundários. Por isso, a sanção aplicada pela UCI leva apenas à desclassificação da prova italiana, permitindo que o francês, de 22 anos, continue a competir.

Refira-se que esta substância é normalmente utilizada como analgésico para aliviar a dor.

Fonte: Record on-line

“João Almeida cai para terceiro na geral da Volta à Polónia”


Terceira etapa ganha pelo colega de equipa Rafal Majka

 

Por: Lusa

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) caiu esta terça-feira para terceiro na geral da Volta à Polónia, numa terceira etapa ganha pelo polaco Rafal Majka, seu colega de equipa que o ultrapassou na classificação.

Majka, de 33 anos, cumpriu os 162,3 quilómetros entre Walbrzych e Duszniki-Zdrój em 4:07.55 horas, batendo num sprint restrito o esloveno Matej Mohoric (Bahrain-Victorious), segundo, e o também polaco Michal Kwiatkowski (INEOS), terceiro.

O sprint coroou um ciclista 'da casa', que venceu a corrida em 2014, e deixou Mohoric mais líder, agora com 10 segundos sobre Majka, segundo, e João Almeida, o campeão de 2021 que caiu para terceiro após hoje cortar a meta em nono, com o mesmo tempo do vencedor.

Ruben Guerreiro (Movistar), por seu lado, chegou em 20.º, também sem perder tempo, e subiu para igual posto na geral, a 57 segundos de Mohoric.

Na terça-feira, o pelotão atravessa 199,1 quilómetros entre Strzelin e Opole, de perfil maioritariamente plano, na quarta etapa da corrida que termina no domingo em Cracóvia.

Fonte: Record on-line

“Clube de Natação de Torres Novas no 2023 World Triathlon Championship Series em Sunderland”


Ricardo Batista no Top 10 na WTCS em Sunderland

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Ricardo Batista concluiu num brilhante 10° lugar a etapa WTCS Campeonato do Mundo de Triatlo, que se realizou no passado sábado, 29 de julho, em Sunderland na Inglaterra, uma prova disputada no formato sprint (750m/natação, 20km/ciclismo e 5km/corrida).


Num excelente regresso do atleta do Clube de Natação de Torres Novas, na qualificação olímpica para Paris 2024, Ricardo Batista iniciou a sua participação na WTCS de Sunderland, com um bom segmento de natação, o que lhe possibilitou andar sempre no grupo da frente do ciclismo, liderando a prova por diversas vezes, e concluir a mesma no TOP 10, o que se tornou num excelente resultado para a sua pontuação no ranking mundial e olímpico.

Nesta etapa da WTCS, mas no setor feminino, esteve também presente Maria Tomé. A atleta do Clube de Natação de Torres Novas, concluiu a prova no 35º lugar, e mantém-se na luta pela qualificação olímpica.


No domingo, realizou-se a prova de qualificação em estafetas mistas, e a seleção nacional alcançou um excelente 7º lugar, com a participação dos 2 atletas do clube torrejano, Ricardo Batista e Maria Tomé, e dos atletas do Benfica, Vasco Vilaça e Melanie Santos.

No próximo fim-de-semana, entre os dias 4 a 6 de agosto, a seleção nacional de triatlo, irá estar representada no Campeonato da Europa de Triatlo em Balikesir na Turquia, por 7 atletas do Clube de Natação de Torres Novas João Nuno Batista e Gustavo do Canto em juniores, Maria Tomé, Afonso do Canto, Gonçalo Oliveira e Ricardo Batista em sub23, e Tiago Fonseca em elites.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas



“Volta a Portugal Feminina Cofidis”


Médis patrocina a juventude

Por: José Carlos Gomes

A Médis patrocina, pelo segundo ano consecutivo, a Camisola Branca da Volta a Portugal Feminina Cofidis, que irá realizar-se entre 13 e 17 de setembro. A melhor ciclista jovem da competição de referência do ciclismo feminino português irá, assim, vestir a Camisola Branca Médis.

A Média juntou-se à Volta a Portugal Feminina em 2022, dando agora continuidade à sua presença nesta competição, que é mais do que uma corrida e do que um espetáculo desportivo, sendo também uma aposta forte da Federação Portuguesa de Ciclismo na atração de mais jovens femininas para a prática do desporto e da atividade física.

“É um motivo de grande felicidade para a Federação Portuguesa de Ciclismo perceber que a ideia de desenvolver o desporto feminino encontra parceiros empenhados e entusiásticos, como é o caso da Médis. Queremos reforçar esta parceria, que junta a paixão pelo ciclismo com o desenvolvimento da prática desportiva entre as mulheres e entre a juventude”, afirma o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

“Estamos entusiasmados em patrocinar mais uma edição da Volta a Portugal Feminina, reforçando a missão da Médis em sensibilizar a população para a importância do exercício físico e promoção de hábitos de vida saudáveis. Através desta parceria pretendemos inspirar e encorajar todas as mulheres aventurarem-se na prática desportiva, superando estereótipos e alcançando novas conquistas, porque mais do que uma corrida, a Médis considera que esta prova celebra a força, a determinação e o talento das ciclistas femininas. Queremos contribuir para um futuro mais igualitário, evidenciando que a prática de exercício físico é essencial para ambos os géneros”. refere Teresa Thöbe, responsável de Marca, Patrocínios e Parcerias do Grupo Ageas Portugal.

A Volta a Portugal Feminina continua a crescer e a terceira edição terá mais um dia do que as edições transatas. Vai disputar-se ao longo de cinco dias, chegando a uma faixa mais alargada do território nacional.

O prestígio da Volta a Portugal Feminina excede as fronteiras nacionais, atraindo, além das equipas portuguesas, coletivos de Espanha, França e Reino Unido.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Chris Froome ainda sonha vencer um quinto Tour…”


Numa parceria com o site Flashscore, apresentamos um entrevista exclusiva feita pelo jornalista da República Checa Lukáš Pečeně ao ciclista Chris Froome, ele que falhou o último Tour, explica tudo nesta entrevista.

 

Por: Lukáš Pečeně

Foto: AFP

Chris Froome, ciclista britânico de 38 anos, falou em exclusivo ao Flashscore antes da Volta à República Checa. Apesar de ter falhado o último Tour, devido a uma decisão técnica que, confessa, foi tomada à última hora pela equipa e deixou-o surpreendido, continua a ter esperança de ganhar o Grand Bouclé, a corrida mais prestigiada do ciclismo mundial.


 

Quando perguntado sobre o que mais mudou no ciclismo desde a sua primeira Volta à França há dez anos, respondeu:

“O ciclismo está muito mais orientado por dados, muito mais calculado. A forma de treinar também se tornou muito mais estruturada”.

 

Em relação a ser um modelo a seguir, talvez até um mentor para os seus jovens colegas de equipa, referiu:

“Espero que sim, especialmente em todos os campos de treino que fazemos em conjunto com os mais jovens, que eu possa acrescentar valor nesse sentido à equipa, tendo estado lá, tendo ganho as maiores corridas do mundo, para poder partilhar o que aprendi, os erros que cometi ao longo do caminho”.


 

Uma pergunta não podia faltar: “O que é que mais gosta no ciclismo?”, e Chris Froome respondeu de forma surpreendente:

“O que é que eu gosto mais no ciclismo é a sensação de liberdade. Não há nada igual. Para mim, quando andamos de bicicleta, estamos na natureza, no meio do nada, e temos uma sensação de abertura que é terapêutica”.

Estas, apenas algumas da muitas perguntas feitas nesta entrevista, pode ler a mesma por completo, e assistir também ao vídeo de Chris Froome no seguinte link: "notícias de ciclismo"

Fonte: Flashscore

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com