quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

“Boa prestação da Óbidos Cycling Team no Sharjah Tour”


Por: Helena Dias

A Óbidos Cycling Team finalizou esta quarta-feira a sua primeira competição fora do continente europeu, o Sharjah Tour, celebrado num dos sete Emirados Árabes Unidos, no continente asiático. Na prova UCI 2.2, a Óbidos Cycling Team mostrou-se a um bom nível com dois dos seus mais jovens ciclistas a fecharem no Top 15 da classificação da juventude: Diogo Pinto em 12º e Diogo Saleiro em 15º lugar.

Na corrida de seis dias e cinco etapas, a equipa da Região Oeste conseguiu mostrar o seu valor num pelotão que reuniu 27 formações entre Seleções Nacionais, Equipas de Clube, Continentais e ProTeams. A Óbidos Cycling Team foi 14ª entre as 22 classificadas por equipas e destacou-se logo na primeira jornada com um dos novos integrantes, o britânico Theodor Obholzer, de 24 anos, a fechar o primeiro dia na 7ª posição.


Também na quarta jornada, a etapa-rainha que se decidiu na subida final a Khor Fakkan, de 6 quilómetros de extensão a 8% de pendente média e rampas a 10%, a Óbidos Cycling Team conseguiu sobressair com os seus mais jovens ciclistas a resistirem à exigência de ritmo imposta na frente da corrida e conseguindo terminar o dia com João Silva, Diogo Pinto e Diogo Saleiro a serem o 5º, 7º e 9º melhores jovens na meta.

A próxima competição da Óbidos Cycling Team será já no domingo, dia 4 de fevereiro, a Prova de Abertura – Região de Aveiro, que dará início à época portuguesa de estrada.

 

Theodor Obholzer:

 

“O Sharjah Tour foi a minha primeira corrida com a Óbidos Cycling Team. Foi um bom começo de ano numa corrida por etapas. Para mim a melhor etapa foi a primeira, onde acabei em 7º, sendo 4º no grupo em que disputei o sprint com uma fuga de três corredores na frente. Foi uma boa corrida com ciclistas fortes. Foi bom para conhecer mais a equipa e começar a trabalhar juntos. O staff foi extraordinário com tudo muito bem organizado e estou desejoso pelo resto do ano para tentar ganhar algumas corridas importantes e conseguir pontos UCI”.


 

Diogo Pinto:

 

“Foi uma experiência bastante produtiva. Tivemos contacto com equipas que não estamos habituados a correr em Portugal, algumas das melhores equipas Continentais europeias e duas Pro Teams, um pelotão com equipas de outros continentes, e não sabíamos bem o que cada um valia. Foi uma surpresa, o que foi bom para aprendermos a correr outro tipo de ciclismo, noutras estradas, num terreno muito plano, que não nos favorece tanto. Mas nunca virámos a cara à luta e fomos sempre ambiciosos e a querer sempre mais. Em relação à corrida, foi pena o tempo que perdemos nos abanicos, porque sem esse tempo perdido conseguíamos estar dentro do Top 10 da juventude. Mas faz parte do ciclismo e temos de aprender com os erros. Temos uma equipa bastante polivalente, ciclistas para todo o terreno e vamos trabalhar para mostrar o nosso valor nas próximas corridas”.

 

 

Micael Isidoro, diretor-desportivo:

 

“Tivemos uma prestação muito positiva no Sharjah Tour, com várias Seleções Nacionais e equipas com bom nível. A Óbidos Cycling Team portou-se bem. Penso que o resultado podia ter sido diferente em termos desportivos, se no primeiro dia não tivéssemos sido surpreendidos no quilómetro 0, havendo ataques na partida simbólica, que partiram o pelotão em quatro grupos. Este facto, somado aos ventos laterais, acabou por ditar os lugares finais. Penso que o momento-chave foi esse, senão podíamos ter estado na discussão de lugares cimeiros, como aconteceu na primeira etapa. Acabou por ser uma boa experiência, dignificamos as cores da equipa e o país. Dá-nos motivação e força para continuarmos a trabalhar, a querer mais e melhor”.

 

Classificação Geral Final:

 

1º Gal Glivar (UAE Team Emirates Gen Z) 11h03m01s

2º Miguel Heidemann (Team Felt Felbermayer) +22s

3º Anatoliy Budyak (Terengganu Cycling Team) +37s

47º Theodor Obholzer (Óbidos Cycling Team) +17m23s

55º Diogo Pinto (Óbidos Cycling Team) +20m00s

64º Diogo Saleiro (Óbidos Cycling Team) +22m57s

68º Mikel Mujika (Óbidos Cycling Team) +23m13s

98º João Silva (Óbidos Cycling Team) +38m05s

109º Sam Clark (Óbidos Cycling Team) +45m58s

 

Geral Juventude:

 

1º Gal Glivar (UAE Team Emirates Gen Z)

12º Diogo Pinto (Óbidos Cycling Team)

15º Diogo Saleiro (Óbidos Cycling Team)

22º João Silva (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Pontos:

 

1º Pierre Barbier (Philippe Wagner/Bazin) 76

25º Theodor Obholzer (Óbidos Cycling Team) 10

 

Geral Equipas:

 

1ª Burgos-BH 33h11m40s

14ª Óbidos Cycling Team +48m51s

Fonte: Equipa Ciclismo Oeste Cycling Team

“O pensamento do dia…”

 

 


“Ciclista Daniel Lima da equipa da Israel-Premier Tech renova por mais um ano”


Por: José Morais

Foto: Instagram de Daniel Lima

O ciclista Daniel Lima que está atualmente na equipa da Israel-Premier Tech, renovou por mais um ano, mantendo assim a competição no estrangeiro, o ciclista com 19 anos de idade, já participou em 2023 em provas de elites.

O jovem ciclista português, vai assim manter-se mais uma época a competir alem fronteiras, no projeto da Israel-Premier Tech Academy, depois de ter criado experiência na Bairrada, e para onde se mudou no final de 2022, Daniel Lima, temos de relembrar que em 2023 já participou em provas de elite, estando ao lado de Jakob Fuglsang e Chris Froome, estando ainda a competir nos sub-23, onde vai conquistando experiencias, porem, já foi chamado a fazer parte da formação da elite em diversas provas em 2023, e mantem a perspetiva de que o mesmo posso acontecer na época de 2024.

“Município de Mortágua continua ao lado da equipa da casa, Tavfer - Ovos Matinados – Mortágua”


O município de Mortágua reafirma o seu compromisso e apoio contínuo à equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, consolidando uma parceria que perdura por mais de duas décadas.

O Município de Mortágua apoia o projeto desde a sua conceção, uma parceria sólida que perdura há 25 anos. A ligação especial entre o município e a equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua é reforçada pelo facto de a equipa ter a sua sede em Mortágua, uma decisão que reflete a origem do seu fundador, Pedro Silva, natural de Mortágua.

Esta é uma relação intrínseca, entre o projeto fundado em Mortágua e a comunidade local. Destaca o compromisso mútuo e a importância de promover o desporto no âmbito municipal. Ao longo de um quarto de século, o Município de Mortágua tem desempenhado um papel crucial no apoio contínuo ao projeto, contribuindo para o seu crescimento.

Ao continuar a apoiar a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, o município demonstra o seu compromisso com o desporto e a celebração de valores fundamentais que transcendem as barreiras do tempo.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“Nova publicação a partir de 1 de fevereiro…”


País Magazine

 

Por: José Morais

A partir de 1 de fevereiro, a Revista Notícias do Pedal vai lançar um novo suplemento, será uma publicação generalista, onde vai abordar uma grande diversidade de assuntos e notícias diversas, denominado de “País magazine”,

Vamos assim divulgar tanto a atualidade, como recordar momentos antigos, esperemos que seja do vosso agrado.

Este novo projeto, a partir de 1 de fevereiro pode ser seguido em:

 

Blogue: https://paismagazine.blogspot.com/

Facebook: https://www.facebook.com/paismagazine

YouTube: https://www.youtube.com/@PaisMagazine

E-mail: paismagazine06@gmail.com

“IBF-Festival italiano de bicicleta”


Por: Cinzia Di Rosa

Novo site de “La Gialla” está on-line em 2024 com um novo formato e muito mais registos agora aberto para eventos de ciclismo de 13 a 15 de setembro em Misano Adriatico, introduzindo o passeio em família e inscrição de equipa para Estrada e Cascalho

As inscrições de 2024 estão abertas. O novo site La Gialla Cycling está online em https://giallacycling.com/en/  entre os seus objetivos está promover o "slow cycling" para saborear a experiência da bicicleta juntamente com a descoberta do território e das suas peculiaridades, incluindo a gastronomia.

Inúmeros "cantos de sabor" espalhados ao longo das rotas de Estrada e Cascalho convergirão na grande área de refresco em Montefiore Conca, onde os ciclistas podem desfrutar de iguarias locais.

La Gialla Cycling, a programação dos eventos de ciclismo do IBF-Festival Italiano de Bicicleta é renovada para entrar plenamente no espírito participativo que caracteriza a maior exposição na Itália dedicada ao mundo do ciclismo, de 13 a 15 de setembro de 2024 pela terceira vez consecutiva no Misano Word Circuit Marco Simoncelli.

Fonte: Meneghini & Associati Inventia

“Agenda de Ciclismo”


Prova de Abertura marca arranque da época nacional de estrada

 

Por: Vasco Moreira

A época nacional de estrada terá o arranque oficial já próximo fim de semana, com a habitual Prova de Abertura - Região de Aveiro, agendada para domingo. Antes, no sábado, as equipas e o calendário serão apresentados na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.

Ao longo da tarde de sábado, as equipas serão apresentadas numa cerimónia que vai lançar a próxima época nacional de estrada, entre as 17h e as 19h. A Cerimónia de Abertura da Época de Ciclismo 2024 terá transmissão em direto no YouTube e no Facebook da Federação Portuguesa de Ciclismo.

No domingo, os ciclistas vão para a estrada na já habitual Prova de Abertura - Região de Aveiro, que vai ligar Oliveira do Bairro a Sever do Vouga, passando por todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). A partida está agendada para as 12h e a chegada para as 16h10.

O percurso desta edição é maioritariamente plano e não apresenta, aparentemente, um elevado nível de dificuldade. No entanto, a chegada conta com uma subida nos últimos três quilómetros, já em Sever de Vouga, que pode dificultar os planos dos sprinters em prova.

 

Mais eventos oficiais

 

3 de fevereiro: Passeio Solidário SABGAL/ANICOLOR, Santa Comba Dão

4 de fevereiro: 1ª Taça Regional XCM - 15º ROTA Btt BESOUROS, Sepins

4 de fevereiro: Raid das Masseiras 2024, Estela

4 de fevereiro: Passeio Cicloturismo nas Terras de Santa Maria, Tavira

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com