quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

“Abragão ganha mais um baloiço para desfrutar da natureza e com uma vista única sobre o território”


Por: Tiago Azevedo
  

O Baloiço do Picoto é uma iniciativa do grupo “Rodativa btt” e pretende proporcionar momentos de lazer num cenário deslumbrante sobre a natureza, Abragão e o Rio Tâmega

Vila penafidelense tem agora 2 baloiços, o baloiço da Ponte do Canal e o baloiço do Picoto

A vila de Abragão, no Concelho de Penafiel, ganhou mais um baloiço de referência para quem gosta da natureza, viajar, fotografar ou tirar selfies, e claro, descobrir novos territórios e novas paisagens.

O Baloiço do Picoto fica situado, como o nome indica, no alto do Picoto, um local tranquilo e no ponto mais alto da Vila de Abragão, a cerca de 540 metros de altitude¹.

O baloiço, que fará certamente parte da lista dos baloiços de Portugal, é uma oportunidade única para “voar” e desfrutar a natureza com um cenário deslumbrante sobre a Vila de Abragão, zonas envolventes, e o rio Tâmega.


Abragão é uma vila do Concelho de Penafiel, que fica situada a 12km da cidade. O Centro de Interpretação do Românico, um dos mais modernos centros interpretativos do país, está situado em Abragão.

Caracterizada pela sua natureza singular, Abragão proporciona momentos únicos de lazer, e fantásticos trilhos rurais para os aficionados do btt, trail e caminhadas, como é o caso do novo Baloiço do Picoto.

Somos banhados pelo Rio Tâmega que convida a quem nos visita um passeio pelas nossas encostas até descobrir o Baloiço da Ponto do Canal. Para os amantes do bom garfo não faltarão oportunidades para conhecer a nossa tradicional gastronomia que tanto caracteriza o bem receber dos abragonenses.

O baloiço do Picoto nasceu da iniciativa de um grupo de amigos de Abragão, aficionados pelo btt e pela natureza, chamado “Rodativa btt” e do qual o abragonense Tiago Azevedo é o grande impulsionador.

O grupo “Rodativa btt”, criado em 2016, é constituído por 8 elementos, e tem como principal objetivo promover a prática desportiva, a natureza e as paisagens do território.

 Este grupo de amigos pretende criar melhores condições para os amantes do btt, trail e caminhadas na natureza e, simultaneamente promover o que de melhor a Vila de Abragão tem para oferecer aos visitantes.

São 5 anos de inúmeras iniciativas com várias provas desportivas, passeios, e muitos momentos de lazer e convívio em plena natureza, em zonas emblemáticas de Portugal, com a ajuda de amigos, patrocinadores, junta de freguesia de Abragão e Câmara Municipal de Penafiel.


O baloiço do Picoto está sensivelmente a 10 minutos do centro de Penafiel e a 15 minutos do centro do Marco de Canaveses.

Esta nova atração está à sua espera para o embalar num momento inesquecível de pura descontração, paz e harmonia com a natureza e o território.


Visite o Baloiço do Picoto, visite Abragão

Como chegar:

De Cidade de Penafiel para Baloiço do Picoto (Abragão)

- Da cidade de Penafiel siga as indicações para Abragão

- Siga pela N320. Ao entrar em Vila Cova (freguesia Luzim e Vila Cova) vire à sua esquerda para estrada em betuminoso em direção a Buriz – Vila Boa de Quires (Marco de Canaveses).

- Depois de 3 minutos encoste à direita, e estacione, num largo em terra.

- Inicie caminhada (500m) à descoberta do Baloiço do Picoto 

Fique com as Coordenadas do Baloiço do Picoto: 41.179186,-8.227137

¹ Dados Strava.com

Fonte: Rodativa btt

“Tao Geoghegan Hart não defende título no Giro de 2021 e vai estrear-se no Tour”


Diz que quer continuar a ganhar "experiência em grandes voltas"

 

Por; Lusa

Foto: Reuters

O ciclista britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS) disse esta quarta-feira que não vai defender a vitória de 2020 na edição da Volta a Itália deste ano, preferindo estrear-se na Volta a França, que arranca em 26 de junho.

"Adoro correr em Itália. O Giro foi uma grande experiência e seria incrível voltar para defender o dorsal número um, mas quero concentrar-me em algo novo, e o Tour é a maior corrida de todas", explicou Hart, em entrevista ao jornal britânico The Telegraph.

O jovem ciclista, de 25 anos, quer continuar a ganhar "experiência em grandes voltas" e tem para 2021 ainda outro objetivo: a participação nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para este verão, logo após o Tour, devido à pandemia de covid-19.

Hart conseguiu a maior vitória da carreira na 'corsa rosa' de 2020, em que João Almeida (Deceuninck-QuickStep) ficou em quarto, tendo subido ao pódio final com outro português, Rúben Guerreiro (Education First), vencedor da montanha.

Fonte: Record on-line

“Jogos olímpicos são para realizar, afirma Yoshiro Mori, como será com o ciclismo”


Por: José Morais

Foto: Getty Images Sport

Yoshiro Mori, presidente das olimpíadas de Tóquio 2020, afirma e insiste de que os Jogos Olímpicos serão para se realizar no verão, independentemente da atual situação do Covid 19, apesar dos recentes aumentos de casos no Japão, deixou tanto Tóquio como outros dez estados em estado de emergência, Mori garante que os jogos se realizarão de 23 de julho a 8 de agosto.

Faremos sim as olimpíadas, afirma Mori, embora tenha reconhecido que os jogos vão ser diferentes devido à pandemia, e independentemente da situação que que esteja na altura, vamos avançar, e vamos considerar novas maneiras de organizar.

De relembrar que os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados em 2020 por 12 meses, à cerca de um mês surgiram notícias de que o governo japonês teria dito de que as olimpíadas e paraolimpíadas deveriam de ser canceladas, mas tanto o Comité Olímpico Internacional como o governo japonês negaram que isso viesse a acontecer.    

Andrew Parsons presidente do Comitê Paraolímpico Internacional, manifestou que os jogos fossem realizados à porta fechada, compreendendo que os mesmo sem público não é a mesma coisa, mas os mesmos possuem impacto, são muito fortes, e irão ser muito visualizados fora da cidade e país organizador.

 

E o ciclismo como ficará?

Quando a UCI anunciou que vai esperar para março, e decidir as novas datas para as provas adiadas, sabemos que a pandemia obrigou o adiamento e o cancelamento de muitas provas no início da época, incluindo por exemplo o Tour Down Under, a Volta a San Juan, Volta à Comunidade Valenciana, ou a Volta ao Algarve.

Para David Lappartient presidente da UCI, admitiu que a primeira metade do calendário de 2021 está a sere complicado, apesar de ter confiança de que as provas do World Tour, e começando pelo Tour dos Emirados Árabes Unidos, tudo o resto poderá seguir como programado, porem, organizações como a do Challenger de Maiorca, a Rota del Sol, e a Volta ao Algarve, decidiram desmarcar e reagendar as provas para maio, esperando a UCI marcar novas data no calendário destes eventos adiados, afirmou Lappartient.

Com as alterações e adiamento dos Jogos de Tóquio, já sofreram alterações a data do Tour de França, o mesmo foi antecipado numa semana, o qual irá agora iniciar-se a 26 de junho, e a terminar a 18 de julho, com um intervalo de apenas seis dias da realização da prova de elites masculinas de rua nas olimpíadas, desconhecendo-se ainda se os ciclistas olímpicos serão obrigados a terem de fazer um período de quarentena quando chegarem ao Japão, o que seria algo muito negativo.

Nesta fase todos olham para o calendário, como se estivéssemos todos sozinhos, e todos parecem fazer a mesma escolha, se tudo estivesse normal acabaríamos com semanas onde havia cinco ou seis corridas, agora teremos de aguardar por março, para analisarmos e ver todas as provas foram realmente canceladas para 2022, e ai sim, depois reorganizar o novo calendário e decidir o que fazer, afirmava o presidente da UCI David Lappartient.

“Os cancelamentos continuam, desta vez a Volta Comunidade de Madrid”


Por: José Morais

E a pandemia continua a fazer mossa, desta vez o cancelamento da Volta à Comunidade de Madrid, que estava marcada para ser realizada de 6 a 9 de maio, foi anunciado o seu cancelamento pela Federação de Ciclismo de Madrid.

Esperamos retomá-la em 2022, palavras da organização, porem a mesma continua a trabalhar alternadamente para desenvolver novos projetos emocionantes com o ciclismo de base até ao final de 2021, onde mantém a esperança de retomar a Volta a Madrid em 2022 em força.

A pandemia continua a causar grandes mudanças nas datas dos calendários de ciclismo, a grave situação provocada pela Covid 19, coloca em causa a saúde de todos, e tem sido um grande impacto na comunidade, onde será impossível realizar eventos com a máxima segurança para ciclistas, elementos das equipas, organização, e tudo que participe em redor de uma prova de ciclismo, assim a solução mais acertada foi cancelar, e voltar em 2022 com mais força.   

“Christophe Laporte vence primeira etapa da Étoile Bessèges em bicicleta”


Por: SIF // RPC

O francês Christophe Laporte (Cofidis) venceu hoje a primeira etapa da Étoile Bessèges em bicicleta, vestindo a camisola amarela após bater sobre a meta o compatriota ‘sprinter' Nacer Bouhanni (Arkéa Samsic).

Laporte, de 28 anos, e Bouhanni cortaram a meta ao fim de 3:14.32 horas, necessárias para cumprir os 141 quilómetros da tirada, com partida e chegada em Bellegarde, dois segundos à frente do resto do pelotão.

O dinamarquês Mads Pedersen (Trek Segafredo) completou o pódio da etapa, cujas posições se refletem na primeira composição da classificação geral, em que Laporte lidera com quatro segundos de vantagem sobre Bouhanni e oito sobre Pedersen.

O primeiro dia de corrida ficou ainda marcado pela desistência, ainda antes da partida, da equipa Vlaanderen-Baloise, devido a um caso suspeito de infeção com o novo coronavírus entre o ‘staff' da formação belga, que optou por não arriscar.

Na segunda de cinco etapas, na quinta-feira, o pelotão percorre 154 quilómetros, entre Saint-Geniès e La Calmette.

Fonte: Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com