domingo, 26 de fevereiro de 2023

“Óbidos Cycling Team Bernardo Jorge na luta pela vitória”


Por: Helena Dias

Foto: Helena Dias

Foi de forma exemplar que, este domingo, a equipa Óbidos Cycling Team superou a segunda prova da Taça de Portugal de Esperanças. Bernardo Jorge integrou a fuga do dia e esteve na discussão da corrida. O percurso bastante sinuoso de 93,4 quilómetros teve partida e chegada na Sertã, com vários corredores a tentarem fugir ao pelotão logo nos quilómetros iniciais.

Após algumas tentativas formou-se na frente um grupo de cinco corredores, entre eles Bernardo Jorge a representar a Óbidos Cycling Team. O grupo manteve a harmonia até cerca de 10 quilómetros para o final, momento em que um dos fugitivos, Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) desferiu o ataque, que o levou à vitória em solitário. Bernardo Jorge e os restantes companheiros de fuga tudo fizeram para alcançar o ciclista do Alcobaça, chegando a escassos dois segundos do vencedor, com o ciclista da Óbidos Cycling Team a fechar no 5º lugar. A 2m38s chegou o grupo perseguidor com Mark Kryuchkov a cruzar a meta em 8º, Marco Marques em 12º e Miguel Correia em 18º. Por equipas, a Óbidos Cycling Team ficou no 2º lugar.

O director-desportivo e manager da Óbidos Cycling Team, Micael Isidoro salientou: “A prova correu-nos bastante bem, tivemos na discussão da corrida até aos últimos metros com o Bernardo Jorge. Infelizmente, não conseguimos a vitória, mas estivemos atentos e procurámos que isso acontecesse.

Em termos colectivos também fechámos bem, eles conseguiram perceber a importância de estarmos unidos e superarmos os momentos mais difíceis. Passámos por alguns durante a corrida, nomeadamente com o Marco Marques, mas conseguiu reencontrar-se, conseguiram unir-se e perceber qual o objectivo da equipa. Independentemente de conseguirmos a vitória ou não, estamos satisfeitos e no final a equipa saiu valorizada.”

 

Classificação Geral:

 

1º Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) 02h33m49s [36,433 km/h]

2º Diogo Saleiro (Fonte Nova-Felgueiras) a 2s

3º Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira) mt

5º Bernardo Jorge (Óbidos Cycling Team) mt

8º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) a 2m38s

12º Marco Marques (Óbidos Cycling Team) mt

18º Miguel Correia (Óbidos Cycling Team) a 2m42s

33º Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team) a 14m52s

34º Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team) mt

36º Gabriel Casal (Óbidos Cycling Team) mt

 

Geral Equipas:

 

1ª Fonte Nova-Felgueiras 7h46m34s

2ª Óbidos Cycling Team a 11s

Fonte: Equipa Ciclismo Óbidos Cycling Team

“Taça de Portugal de DHI presented by Shimano Tarouca”


Jordan Williams e Valentina Höll mais rápidos em Tarouca

 

Por: José Carlos Gomes

A serra de Santa Helena, em Tarouca, coroou o britânico Jordan Williams (Specialized Gravity) e a austríaca Valentina Höll (Rockshox Trek Race Team) vencedores da primeira etapa da edição de 2023 da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano.

A corrida de elite masculina teve um dominador claro. Jordan Williams foi o mais veloz na descida de qualificação e ainda conseguiu melhorar a marca pessoal na descida da tarde. Parou o cronómetro em 2’37’720, o que lhe valeu a vitória absoluta e em sub-21. O segundo classificado, a 1,009 segundos, foi o francês Rémi Thirion (Giant Factory Off-Road Team), ficando a última vaga no pódio para o irlandês Ronan Dunne (Continental-Nukeproof Racing), a 1,436 segundos do vencedor. Gonçalo Bandeira, sexto classificado, foi o melhor português.

Na elite feminina confirmou-se a superioridade da campeã mundial, Valentina Höll. A austríaca cumpriu a final em 2’56’’910, deixando a italiana Veronika Widmann (Continental Nukeproof Factory) a 8,124 segundos. A terceira classificada foi a escocesa Mikayla Parton (Resolute Racing), a 11,513 segundos. A melhor portuguesa foi Nara Silva (Casa do Povo de Abrunheira), quinta classificada.


Nas camadas jovens impuseram-se o júnior Oscar Griffiths (Resolute Racing), o cadete Oriol Cuadrat (Team 4Riders), o juvenil Marcel Barrachina (Team 4Riders) e o infantil Rodrigo Cunha.

Os melhores veteranos foram o master 30 Rui Cabrita (Wildpack Algarve Racing), o master 40 Paulo Domingues (Casa do Povo de Abrunheira), o master 50 Rui Cruz (MCF/XDream/Município de S. Brás) e o master 60 Ulrich Ellwart (Antidote Factory/Lemonshox). Fátima Vida (Ciclismo 20 km Almeirim) foi a única veterana feminina em prova.

A segunda corrida da Taça de Portugal de DHI presented by SHimano vai realizar-se em Seia, no dia 19 de março.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tiesj Benoot da Jumbo-Visma vence Kuurne-Bruxelas-Kuurne”


Por: José Morais

Tiesj Benoot da equipa Jumbo-Visma vence clássica Kuurne-Bruxelas-Kuurne, e cortou a linha de chegada em primeiro, depois de surpreender um grupo de quatro ciclistas com um forte ataque no início da reta final para a meta, numa fuga iniciada a mais de cento e quinze quilómetros.

Com um pelotão a mais de um minuto de distância, Tiesj Benoot, conseguiu enfrentar a fase mais decisiva, e tomou posição para a vitória final, lutando com o seu companheiro de equipa Nathan Van Hooydonck; ainda o belga Tim Wellens; o ciclista esloveno Matej Mohoric; e ainda o holandês Taco Van der Hoorn.

Antes da chegada à meta, Van Hooydonck tinha sido o primeiro a fazer algumas ameaças a um quilómetro da chegada, levando Tim Wellens na sua roda, os quais seriam absorvidos a cerca de seiscentos metros da chegada, sendo a hora certa de Tiesj Benoot atacar em força, o qual seguia na parte de trás do grupo, sem que ninguém o conseguisse superar, acabando por corta a meta e vencer a prova.

Para o segundo lugar, foi necessário o sprint de Van Hooydonck, seguindo-se de o ciclista francês Christophe Laporte, colocando assim a Jumbo-Visma a três dos seus ciclistas no top 6, esta que fechou o fim-de-semana muito positivo, depois de ter vencido no dia anterior o Omloop Het Nieuwsblad com o ciclista holandês Dylan van Baarle, com Laporte a fazer terceiro, e ainda a grande vitória do ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard no Gran Camiño, após juntar à sua vitória de etapa na sexta-feira as de sábado e domingo.

“Dylan van Baarle vence Omloop Het Nieuwsblad”


Por: José Morais

O ciclista Dylan van Baarle da equipa da Jumbo-Visma venceu sozinho a Omloop Het Nieuwsblad, realizada na Bélgica, com o ciclista holandês a sair sozinho a trinta e oito quilómetros da linha de chegada, conseguindo fugir ao pelotão, e cortou a meta com vinte segundos de vantagem.

Para o segundo lugar do pódio, ficou o belga Arnaud De Lie da equipa da Lotto Dstny, que teve de lutar ao sprint com o francês Christophe Laporte, companheiro de equipa de Van Baarle, com o quarto lugar a ficar com o norueguês Alexander Kristoff da equipa da Uno-X Pro Cycling, e o ciclista britânico da equipa da Ineos Grenadiers, Tom Pidcock, a fazer quinto, todos eles a vinte segundos.

Dylan van Baarle no final disse que a equipa lhe deu ordem para avançar, e que usa se o seu instinto, e foi o que fez, após ter visto em determinado momento uma parte bem difícil da prova, acelerou, e ganhou, confessou que tinha tido um longo inverno, que treinou bastante, mas no final valeu a pena, e agradeceu à equipa o trabalho incrível que fez, afirmando de que achava que as pernas estão boas, e que irá aproveitar ao máximo.

Entretanto na prova feminina elite, a vitória foia para a ciclista belga Lotte Kopecky da equipa da SD Worx, com a sua colega de equipa Lorena Wiebes a fazer segundo, e a subir ao pódio em terceiro ficou a italiana Marta Bastianelli da equipa da UAE Team ADQ.

“Gran Camiño: Vingegaard também quer ganhar o Paris-Nice”


Por: AMG // JP

Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) converteu-se num ciclista ávido por vitórias, assumindo hoje, depois de triunfar no Gran Camiño, que vai ao Paris-Nice para ganhar, naquele que será o primeiro duelo da época com o arquirrival Tadej Pogacar (UAE Emirates).

“Estou feliz com a semana que tivemos aqui. Foi uma boa semana de corrida, realmente gostei de correr aqui. Estou em boa forma, por isso também estou satisfeito com a minha performance”, começou por dizer aos jornalistas, após subir ao pódio como vencedor da quarta etapa, da geral e da montanha da segunda edição do Gran Camiño.

O dinamarquês de 26 anos escolheu a prova galega para regressar à estrada, mais de quatro meses depois da sua última competição a Volta à Lombardia – e a estreia em 2023 não podia ter sido mais perfeita, com o corredor da Jumbo-Visma a vencer as três etapas disputadas, nomeadamente o contrarrelógio de hoje.

“Quero tentar ganhar tanto quanto possível. Ainda estou ávido de vitórias e ainda quero vencer muitas corridas”, reconheceu.

Com um planeamento da temporada desenhado a pensar na revalidação do título na Volta a França, com apenas quatro corridas no ‘menu’ até lá, Vingegaard não esconde a sua obsessão com o Paris-Nice, agendado entre 05 e 12 de março.

“Penso que, para mim, esta é a preparação ideal para o Paris-Nice. Depois do estágio em altitude, descer e fazer isto… é tão perfeito quanto podia ser. Evidentemente, estou muito feliz e orgulhoso por ganhar todas as etapas e a geral. Penso que não poderia ser melhor…”, reiterou.

A prestigiada prova francesa marcará o reencontro do vencedor do Gran Camiño com o seu ‘vice’ no último Tour, o bicampeão destronado Tadej Pogacar, mas Vingegaard não se mostrou preocupado com as exibições recentes do esloveno, que já soma quatro vitórias (e uma geral) esta temporada.

“Ele também está a sair-se bem, mas eu estou simplesmente concentrado em mim e em tentar fazer o melhor que conseguir. Vou para o Paris-Nice na próxima semana para tentar fazer o meu melhor e tentar ganhar”, concluiu.

O dinamarquês da Jumbo-Visma conquistou hoje o Gran Camiño, diante do espanhol Jesús Herrada (Cofidis) e do português Ruben Guerreiro (Movistar).

Fonte: Lusa

“Campeão do mundo Remco Evenepoel vence Volta aos Emirados”


O ciclista belga de 23 anos dominou a prova do início ao fim e venceu com larga margem

 

Por: Lusa

O ciclista belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep) venceu hoje a quinta edição da Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima etapa em que foi segundo atrás do britânico Adam Yates (UAE Emirates).

Evenepoel, de 23 anos, dominou a prova do início ao fim e venceu com larga margem, com 59 segundos de vantagem para o australiano Luke Plapp (INEOS), segundo na geral final, e um minuto para Yates.

A vitória do britânico, com 10 segundos de vantagem para o campeão do mundo de fundo, na etapa ‘rainha’ da prova, a chegada a Jebel Hafeet após 153 quilómetros, chegou-lhe para subir ao pódio, mas não para ameaçar nova conquista de Evenepoel.

Depois do sétimo lugar na Volta a San Juan, a primeira vitória para o campeão da Volta a Espanha, a 38.ª da carreira profissional.

Yates, por seu lado, somou o primeiro triunfo na nova equipa, a UAE Emirates, depois de deixar a INEOS, não conseguindo emular o feito de 2020, quando venceu a Volta aos Emirados.

Fonte: Sapo on-line

“Ruben Guerreiro satisfeito com 3.º lugar no Gran Camiño: «Pódio é bastante bom»”


Ciclista da Movistar diz-se "contente pelo rendimento e pelo resultado"

 

Por: Lusa

Fotos: Lusa/Efapel

Ruben Guerreiro considerou este domingo que fazer pódio no Gran Camiño é "bastante bom", mostrando-se contente pelo rendimento alcançado no contrarrelógio da última etapa, que permitiu a Joaquim Silva entrar no top 10 da prova galega de ciclismo.

"Conseguimos fazer pódio nesta corrida, o que é bastante bom, porque depois da [Volta à] Arábia Saudita não me encontrava bem. Estou contente pelo rendimento e pelo resultado", resumiu, em declarações à agência Lusa.

O ciclista português da Movistar foi ultrapassado por Jesús Herrada (Cofidis) na geral, depois de ser apenas 21.º no crono, a 01.55 minutos de Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), mas conseguiu salvar o pódio.

"O contrarrelógio não me favorece. É um exercício diferente das minhas características. Acho que melhorei em relação ao ano passado. Claro que para o Vingegaard há uma grande diferença, porque ele é especialista, mas ainda tenho margem para progredir", defendeu.

Mal cruzou a meta, Guerreiro preocupou-se em encontrar um telemóvel para ver as classificações da etapa, fazendo contas de cabeça para perceber se tinha conseguido manter-se no pódio, perante a aproximação de Atilla Valter (Jumbo-Visma), que acabou em quarto, a cinco segundos do ciclista de Pegões Velhos (Montijo).

"O Herrada também fez um excelente contrarrelógio, fiquei a pouco tempo dele. Fiquei à frente do Atilla [Valter], que é um excelente corredor e bom contrarrelogista. Isso é bom. Fiz quase [nos] 20 primeiros no contrarrelógio. Creio que o resultado é positivo, tendo em conta o meu desempenho nos anos anteriores", sustentou.

Na aproximação à Catedral de Santiago de Compostela, ponto final do contrarrelógio de 18,1 quilómetros, o recente vencedor da Volta à Arábia Saudita ficou à vista de Vingegaard, parecendo iminente a ultrapassagem, uma possibilidade que nunca chegou a acontecer e da qual o português nunca foi informado.

"Não, não. Não me interessava, estava a fazer o meu esforço. Estava realmente concentrado em mim, em chegar o mais rápido possível à meta, isso foi o mais importante. Se soubesse, não me influenciava em nada, porque aqui eu estava realmente era concentrado no meu esforço. Nos últimos topos, estava a encontrar-me relativamente bem outra vez e consegui chegar primeiro que ele", disse, a rir-se.

O rei da montanha do Giro'2020 finalizou o Gran Camiño a 02.48 minutos do vigente campeão do Tour, com Herrada a ser segundo, a 02.31, numa geral em que Joaquim Silva foi nono.


 

Joaquim Silva muito satisfeito

 

"[Estou] Bastante satisfeito. Depois do Algarve, a condição física cada vez é melhor, e deu para estar na frente", congratulou-se o ciclista da Efapel, que saltou quatro posições na geral graças à excelente prestação no contrarrelógio final.

Silva reconheceu que "a parte inicial" do crono o favorecia "bastante, porque não era muito técnica e havia muitas zonas em que tem de se debitar muitos watts". "Na subida, que era onde estava o ponto de cronometragem, vinha a voar mesmo, daí o meu bom tempo naquela parte [ponto intermédio]. Agora, aqui, naquelas curvas, penso que perdi um pouco, mas também já vinha um bocado sem gás. Se calhar, abusei nessa parte e depois faltou-me um bocadinho de gás para a parte final", avaliou.

Quim sai satisfeito da segunda edição da prova galega, embora sinta que na terceira etapa, na subida ao Castelo de Rubiá, acabou por ser prejudicado por ter entrado "muito atrás". "Entrei para aí no lugar 50. Quando entrei, já ia deslocado, fiz um autêntico crono até lá acima, passei muita gente. Ficam as boas sensações desta corrida", concluiu o melhor representante das quatro equipas portuguesas presentes no Gran Camiño.

Fonte: Record on-line

“Rui Costa segundo classificado na clássica francesa Faun Drôme”


Português apenas batido pelo francês Anthony Perez

 

Por: Lusa

Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) foi este domingo segundo classificado na 11.ª edição da clássica velocipédica Faun Drôme, em França, apenas batido pelo francês Anthony Perez (Cofidis), em Étoile-sur-Rhône.

Perez, de 31 anos, cruzou a meta isolado, ao cabo de 191,5 quilómetros e 4:57.26 horas, após um ataque de quase 40 quilómetros, que lhe permitiu levar a melhor sobre todo o pelotão.

Rui Costa foi segundo, confirmando o bom início de época, em estreia na Intermarché-Circus-Wanty, um dia depois de ter sido nono na Faun Ardèche, contabilizando o sexto top 10 da época, após vitórias no Troféu Calviá e na Volta à Comunidade Valenciana e postos de destaque também na Figueira Champions Classic e na Volta ao Algarve.

Em terceiro lugar ficou o italiano Andrea Bagioli (Soudal-QuickStep), que, como o veterano luso, chegou a 1.11 minutos do vencedor, num dia decidido de longe, para a maior vitória da carreira de Anthony Perez, trepador habituado a trabalhar em prol dos líderes.

Fonte: Record on-line

“Ruben Guerreiro acaba Gran Camiño no 3.º lugar”


Jonas Vingegaard confirmou superioridade e venceu prova

 

Por: Lusa

Foto: Twitter / Gran Camino

Ruben Guerreiro salvou, este domingo, o pódio no Gran Camiño por cinco segundos, em nova jornada de demonstração de força do ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard, que saiu da Galiza só com vitórias e com a amarela final.

Na história recente do ciclismo não há muitas histórias assim: depois de ganhar a segunda e terceira etapas da prova galega a primeira foi neutralizada, o corredor da Jumbo-Visma arrasou a concorrência no contrarrelógio final, deixando o mais direto perseguidor, o seu colega australiano Rohan Dennis, a 35 segundos, e o terceiro, o norte-americano Will Barta (Movistar), a 59.

A prestação do vigente campeão do Tour, que demonstrou uma desconhecida faceta 'canibal' em terras galegas, foi tão demolidora que chegou à meta, diante da Catedral de Santiago de Compostela, colado a Ruben Guerreiro, que tinha partido dois minutos antes de si.

"Quero tentar ganhar tanto quanto possível. Ainda estou ávido de vitórias e ainda quero vencer muitas corridas", assumiu o dinamarquês, de 26 anos, num alerta à concorrência, nomeadamente a Tadej Pogacar (UAE Emirates), com quem vai travar o primeiro duelo da temporada no Paris-Nice, entre 5 e 12 de março.

Ainda assim, e apesar de ter sido apenas 21.º na etapa, a 1.55 minutos de Vingegaard, e ter perdido o segundo lugar da geral para Jesús Herrada (Cofidis), o português da Movistar segurou o pódio, por cinco segundos.

Como peregrinos que finalizam o seu caminho de Santiago na Praça do Obradoiro, os ciclistas concluíram, este domingo, a participação na segunda edição do Gran Camiño em frente à Catedral, num dia de sol esplêndido, a fazer esquecer as duas jornadas perturbadas pela neve.

Os técnicos e duros 18,1 quilómetros eram perfeitos para especialistas e eles foram desfilando como autores do melhor registo: o norte-americano Chad Haga (Human Powered Health), surpreendente vencedor do contrarrelógio final do Giro2019, pulverizou todos os tempos anteriores, ao concluir a etapa em 25.18 minutos, mas a sua performance foi largamente superada por Rohan Dennis (Jumbo-Visma).

Quem sabe nunca esquece e o antigo bicampeão mundial de contrarrelógio (2018 e 2019) simplesmente voou no ponto intermédio, já retirava 44 segundos ao tempo de Haga - para finalizar o seu exercício em 24.22 minutos.

O registo de Dennis figurou durante mais de metade da jornada como o melhor, mas o australiano seria destronado quando o camisola amarela cortou a meta, com o extraordinário tempo de 23.47 minutos, alcançado a uma média de 45,662 km/h, e com Ruben Guerreiro à vista.

O português, que trabalhou especificamente o contrarrelógio na pré-temporada, tendo inclusive mudado a posição na bicicleta em busca de ganhos aerodinâmicos, foi superado por Herrada, um surpreendente quinto classificado no crono, a 1.06 minutos do vencedor, mas conseguiu evitar a perigosa aproximação de Atilla Valter (Jumbo-Visma).

Guerreiro terminou a segunda edição do Gran Camiño em terceiro, a 2.48 minutos de Vingegaard, com o espanhol da Cofidis, um dos maiores responsáveis pela neutralização da primeira jornada, a ser segundo, a 2.31.

A quarta e última etapa da prova galega trouxe ainda uma boa surpresa para Portugal, com Joaquim Silva (Efapel) a superar-se para fazer um excelente contrarrelógio foi 13.º, a 1.32 minutos - e entrar no top 10, um prémio merecido para o corredor de 30 anos, um dos mais consistentes do pelotão nacional.

Silva sai da Galiza com um honroso nono lugar, depois de ter saltado quatro posições na geral, terminando a 3.44 minutos de Vingegaard.

Fonte: Record on-line

“Óbidos Cycling Team Marco Marques 4º em Vila Velha de Ródão”

Por: Helena Dias

Fotos: Helena Dias

A Óbidos Cycling Team teve uma prestação exemplar na primeira prova da Taça de Portugal de Esperanças. No total foram pedalados 84,4 quilómetros num percurso de sobe e desce constante, com quatro subidas de 3ª e 4ª categorias e zonas de empedrado em plano inclinado.

Com cerca de 45 quilómetros superados, o ataque em solitário de Tiago Clemente (Fonte Nova-Felgueiras) mostrou-se decisivo para a história da corrida, com o ciclista a fugir ao pelotão e a conseguir manter uma vantagem confortável até ao final, garantindo deste modo a vitória da prova.

A Óbidos Cycling Team mostrou uma forte coesão e trabalho de grupo, conseguindo manter-se no grupo perseguidor com dois corredores. Bernardo Jorge e Marco Marques integraram este grupo de 14 elementos, que se manteve sempre a cerca de um minuto de distância da frente da corrida. Marco Marques fechou o dia em quarto e Bernardo Jorge no 12º lugar, ambos a 1m19s do vencedor.

 

Classificação Geral:

 

1º Tiago Clemente (Fonte Nova-Felgueiras) 02h17m23s [36,860 km/h]

2º Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira) a 1m19s

3º Diogo Saleiro (Fonte Nova-Felgueiras) mt

4º Marco Marques (Óbidos Cycling Team) mt

12º Bernardo Jorge (Óbidos Cycling Team) mt

22º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) a 2m59s

23º Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team) mt

28º Miguel Correia (Óbidos Cycling Team) a 3m01s

63º Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team) a 17m49s

64º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team) a 17m50s

 

Geral Equipas:

 

1ª Fonte Nova-Felgueiras 6h54m47s

5ª Óbidos Cycling Team a 2m59s

 

Ver álbum de fotos em: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=100087503427915&set=a.149961284597318

Fonte: Equipa de Ciclismo Óbidos Cycling Team

“Taça de Portugal de Esperanças na Sertã”


Júnior Tiago Santos bate os sub-23

 

Por: José Carlos Gomes

A segunda prova da Taça de Portugal de Esperanças, hoje disputada na Sertã, assistiu ao triunfo do júnior Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) sobre o pelotão sub-23 nacional. Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras) é o novo comandante da geral da Taça.

Depois de ontem ter empenhado algumas forças envolvendo-se numa fuga extemporânea, Tiago Santos soube gerir melhor a corrida de 93,4 quilómetros disputada na manhã de domingo. Apesar de ainda ser júnior, o corredor alcobacense, vencedor da Volta a Portugal de Cadetes em 2021, foi o melhor de todo o pelotão, relegando os sub-23 para uma posição secundária.


Tiago Santos cortou a meta ligeiramente destacado, creditado com 2h33m49s. Foi 2 segundos mais rápido do que o grupo de quatro elementos que se seguiu na classificação. Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras) foi o segundo classificado e Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol) fechou o pódio do dia.

A vitória absoluta deu a Tiago Santos também o primeiro lugar entre os juniores. O segundo classificado, a 2m38s, foi Dinis Moura, também do Alcobaça CC/Crédito Agrícola. O terceiro, com o mesmo tempo do segundo júnior, foi Guilherme Mestre (Dunas Vale/Pereira & Gago).

Por equipas impuseram-se a Fonte Nova/Felgueiras, em sub-23, e o Almodôvar/Formação Team SCAV, em juniores.


A Taça de Portugal de Esperanças tem um ranking para a categoria de sub-23. Ao fim das duas primeiras corridas, o melhor é Diogo Saleiro, com 125 pontos, tantos quantos os somados por Diogo Gonçalves. O terceiro é o vencedor da prova de ontem, Tiago Clemente (Fonte Nova/Felgueiras), com 75.

As próximas duas provas da Taça de Portugal de Esperanças irão disputar-se na zona A (região Norte), nos dias 6 e 7 de maio.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Diogo Narciso e Iúri Leitão conseguem sexto lugar no madison da Taça das Nações dia 3


Por: José Carlos Gomes

A dupla portuguesa formada por Diogo Narciso e Iúri Leitão conseguiu, na manhã deste domingo, o sexto lugar na corrida de madison da Taça das Nações de Pista, em Jacarta, Indonésia.

Enquanto disciplina olímpica, a prova de madison era uma das grandes prioridades da participação nacional na ronda indonésia da Taça das Nações. Até porque o madison, ao nível do apuramento olímpico, permite a qualificação na própria disciplina e ainda em omnium.

Tendo em mente a relevância de todos os resultados em provas de apuramento para Paris’2024, a equipa portuguesa venceu a sua série de qualificação e garantiu um lugar entre as 18 equipas que disputaram a final de hoje.

Na corrida decisiva cinco seleções prevaleceram sobre as demais, dobrando o pelotão. Os alemães Roger Kluge e Theo Reinhardt e os neerlandeses Jan Willem van Schip e Yoeri Havik fizeram-no mesmo em duas ocasiões. Como consequência, os germânicos triunfaram, com 97 pontos, seguidos pelos representantes dos Países Baixos, com 83. A terceira posição foi ocupada pelos neozelandeses Aaron Gate e Campbell Stewart, com 59 pontos.

Numa prova de nível competitivo elevado, na qual 14 das 18 equipas em pista lograram pontuar, Diogo Narciso e Iúri Leitão chegaram ao sexto posto. Para isso, somaram pontos em cinco sprints intermédios e venceram o sprint final, que atribui pontuação em duplicado. Concluíram a corrida com 20 pontos e mais bem classificados do que a maioria das seleções que são adversárias diretas de Portugal na luta pela presença nos Jogos Olímpicos.

“Este resultado foi muito bom e extremamente positivo para a nossa ambição de qualificação olímpica. Estou muito satisfeito e orgulhoso pelo trabalho desenvolvido por ambos. Apesar de ser uma dupla com poucas corridas realizadas internacionalmente a nível máximo, revelou um entendimento muito bom, em condições extremamente adversas, com humidade de 70 por cento e uma temperatura de 30 graus dentro do velódromo”, revela o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Maria Martins deveria ter participado na competição de omnium, mas não alinhou por motivos de saúde, numa decisão conjunta dos departamentos clínico e desportivo, visando a proteção da saúde da atleta e a sua mais rápida recuperação.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com