quarta-feira, 19 de maio de 2021

“Ethan Hayter assume liderança da Volta à Andaluzia, Rui Oliveira ‘rei’ da montanha”


Hayter, recentemente segundo classificado na geral final da Volta ao Algarve, cumpriu os 184,8 quilómetros entre Iznájar e Alcalá la Real em 5:04.30 horas

O britânico Ethan Hayter (INEOS) venceu hoje a segunda etapa da Volta à Andaluzia em bicicleta, assumindo a liderança da geral, enquanto Rui Oliveira (UAE Emirates) defendeu o primeiro lugar na classificação da montanha.

Hayter, recentemente segundo classificado na geral final da Volta ao Algarve, cumpriu os 184,8 quilómetros entre Iznájar e Alcalá la Real em 5:04.30 horas, com sete segundos de vantagem para o colombiano Miguel Ángel López (Astana), segundo, e 10 para Sven Erik Bystrom (UAE Emirates), terceiro.

Estes lugares mantêm-se no pódio da geral, com Hayter, de 22 anos, a conseguir a terceira vitória da temporada numa etapa em que Rui Oliveira voltou a estar na fuga, em que, mesmo caindo, conseguiu segurar a liderança da classificação da montanha.

Na geral, o único luso em prova é 109.º, já a quase meia hora do novo camisola amarela, que na quinta-feira defende a liderança na terceira de cinco etapas, com 176,9 quilómetros entre Beas de Segura e Villarrodrigo.

Fonte: Sapo On-line

“Pogacar prepara-se para o Tour na Volta à Eslovénia”


“Estou encantado de regressar à Volta à Eslovénia: é uma prova que adoraria ganhar”, declarou o ciclista

 

Foto:  Photo by Giuseppe CACACE / AFP

O ciclista esloveno Tadej Pogacar vai participar na Volta à Eslovénia e nos campeonatos nacionais do seu país antes de defender o título da Volta a França, revelou hoje a UAE Emirates.

A equipa do jovem esloveno, de 22 anos, oficializou hoje o programa do seu líder, avançando que Pogacar vai estagiar em altitude, em Sestrière (Itália), perto da fronteira francesa, antes de regressar ao seu país para participar na Volta à Eslovénia, agendada entre 09 e 13 de junho.

“Estou encantado de regressar à Volta à Eslovénia: é uma prova que adoraria ganhar”, declarou o ciclista, que tem como melhor resultado na ‘sua’ corrida o quarto lugar (2019 e 2018).

Antes de rumar ao Tour, Pogacar, que não compete desde que ganhou a Liège-Bastogne-Liège (25 de abril), irá ainda alinhar nos campeonatos nacionais do seu país, marcados entre 17 e 20 de junho.

O esloveno inicia a defesa do cetro conquistado no ano passado em 26 de junho e espera ainda estar nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 para participar na prova de fundo, programada para 24 de julho, apenas seis dias depois do final do Tour, em Paris.

Fonte: Sapo on-line

“Giro: Egan Bernal ‘brilha’ no ‘sterrato’ e arrasa concorrência, Evenepoel ‘afunda-se’”


Por: SIF // AMG

O colombiano Egan Bernal (INEOS) deu hoje espetáculo em dia de ‘sterrato’ na Volta a Itália em bicicleta, na 11.ª etapa conquistada pelo suíço Mauro Schmid (Qhubeka ASSOS), ganhando tempo a toda a concorrência na luta pela geral.

Schmid, de 21 anos, cumpriu os 162 quilómetros entre Perugia e Montalcino em 4:01.55 horas, batendo o italiano Alessandro Covi (UAE Emirates), segundo colocado, a um segundo, e o belga Harm Vanhoucke (Lotto Soudal), terceiro, a 26.

Na luta pela geral, marcada pela perda de muito tempo do belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep), que era segundo à partida para esta tirada, o camisola rosa atacou todos os outros favoritos e reforçou o primeiro posto, agora com 45 segundos de vantagem para o russo Aleksandr Vlasov (Astana), segundo posicionado, e o italiano Damiano Caruso (Bahrain Victorious), terceiro, a 1.12 minutos.

Se Evenepoel ‘quebrou’ e caiu para sétimo, a 2.22 do líder, os restantes favoritos não fizeram muito melhor e apenas Vlasov tem menos de um minuto de diferença, após um ataque de Bernal na subida final ter feito a diferença entre os principais nomes.

É a segunda vez que o colombiano ataca o grupo, e pela segunda vez conseguiu sucesso, numa etapa que teve de tudo, de uma fuga que conseguiu vingar ao ‘espetáculo’ das porções de terra batida, passando por subidas exigentes e vários ataques, de nomes como o neozelandês George Bennett (Jumbo-Visma) ou do alemão Emmanuel Buchmann (BORA-hansgrohe).

Ainda assim, a história do dia foi a continuação da ‘novela’ da Deceuninck-QuickStep, num ‘episódio’ em que Remco Evenepoel, que chegou à ‘corsa rosa’ sem competir durante largos meses, desde o acidente em 2020 na Volta à Lombardia, se ‘afundou’.

O jovem belga caiu para sétimo, após um dia em que nunca pareceu capaz de ir com os melhores, agravado pela ‘polémica’ com João Almeida: numa primeira fase, o português não ficou para trás para ajudar o líder.

Mais tarde, descaiu e ajudou a trazê-lo até Montalcino, perdendo ambos 5.17 minutos para o vencedor da etapa. Com o luso em final de contrato e as declarações do ‘patrão’ Patrick Lefevere, de que Almeida “encostaria a bicicleta” se deixasse de trabalhar para Evenepoel, o caso fará correr muita tinta.

Longe da polémica, na frente, um jovem de 21 anos fez vingar uma fuga que chegou aos 15 minutos de vantagem, e que as equipas da geral deixaram lutar pela vitória final.

Schmid levou a melhor ante homens mais credenciados, muitos deles já com vitórias em grandes Voltas no currículo, mesmo que só à última hora tenha integrado a ‘convocatória’ da Qhubeka ASSOS para o Giro.

“Não acredito. Só vim para a equipa do Giro duas semanas antes do arranque, preparei-me bem, mas nunca estaria a pensar que este ano ia fazer uma grande Volta. Sofri tanto nos últimos 10 dias que, por vezes, pensei em não seguir. Hoje, sabia que tinha de entrar na fuga, porque amo a Strade Bianche, amo correr na gravilha”, contou o vencedor improvável.

Schmid admitiu que via Covi “muito forte”, e que quase o deixou escapar, mas conseguiu seguir e cortou a meta “sem sentir as pernas”.

Na luta pela geral, e além do ‘show’ de Bernal, destaque para o trabalho da Education First-Nippo, do britânico Hugh Carthy, que com Ruben Guerreiro e outros nomes foi selecionando o pelotão curto de favoritos, que perdeu vários nomes, do italiano Vincenzo Nibali (Trek-Segafredo) ao francês Romain Bardet (DSM).

A ‘aliança’ INEOS e EF resultou, sobretudo, para destacar Bernal, para fazer duas ‘vítimas’ principais no ‘top 10’ - Evenepoel, agora sétimo, e o italiano Giulio Ciccone (Trek-Segafredo), oitavo -, bem como afastar outros ‘outsiders’.

Abaixo do pódio, Hugh Carthy já é quarto, a 1.17, enquanto o também britânico Simon Yates (BikeExchange), um dos grandes candidatos, é quinto a 1.22, com Emmanuel Buchmann a protagonizar a recuperação do dia, de nove lugares, para o sexto posto, a 1.50.

O norueguês Tobias Foss (Jumbo-Visma) foi outro dos ‘ressuscitados’, seguindo agora em nono, em sentido inverso do irlandês Dan Martin (Israel Start-Up Nation), fora do ‘top 10’.

Mesmo incumbido de ajudar Evenepoel, João Almeida conseguiu subir seis lugares na geral, prova dos ‘estragos’ causados pelo ‘sterrato’ em muitas pernas, e é agora 17.º, a 7.04 minutos de Bernal.

Em 21.º, quatro lugares melhor do que na segunda-feira, antes do primeiro dia de descanso, está Ruben Guerreiro, que foi 17.º na etapa, o melhor luso, e segue a 7.49, enquanto Nelson Oliveira (Movistar), de novo em bom plano no trabalho para o líder, o espanhol Marc Soler, subiu nove lugares para o 28.º, a 23.03.

Na quinta-feira, a 12.ª de 21 etapas liga Siena a Bagno di Romagna, ao longo de 212 quilómetros, em novo dia de montanha, com quatro contagens de montanha categorizadas.

Fonte: Lusa

“Agenda de Ciclismo”


Taça de XCO entra na fase decisiva

 

Por: José Carlos Gomes

Marrazes, no concelho de Leiria, recebe, no próximo domingo a terceira e penúltima prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), uma corrida pontuável também para o ranking internacional. No mesmo fim de semana, o GP Azores junta equipas continentais e de clube numa prova por etapas exclusivamente para sub-23. Encontro Inter-Regional de Estrada, sábado, na Quinta do Conde.

O XCO Internacional de Marrazes, a disputar na pista de BTT da Aldeia do Desporto daquela freguesia leiriense, é uma corrida C2 UCI e vai contar com mais de 400 participantes. Depois de um sábado dedicado a treinos e procedimentos administrativos, a competição acontece no domingo.

Logo às 9h00 entram em liça os masters masculinos e os paraciclistas. Às 10h45 competem os juniores masculinos e todas as categorias femininas exceto as cadetes. Estas, tal como os cadetes masculinos, iniciam a prova às 13h00. A corrida masculina de elite e sub-23 está marcada para as 14h45.

À entrada para a segunda metade da Taça de Portugal, Marrazes determinará se, na categoria de elite, irá manter-se o domínio de Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e de Raquel Queirós (Guilhabreu BTT). Estes corredores impuseram-se nas etapas anteriores e terão como objetivo manter a hegemonia, cabendo aos rivais tentar inverter a tendência para deixar o ranking final mais longe da definição.

Na estrada o centro das atenções está colocado na ilha de São Miguel, onde irá disputar-se, entre sábado e segunda-feira, o GP Azores – Volta a São Miguel. É uma prova em três etapas, exclusivamente dedicada a corredores sub-23.

Vão participar 14 equipas, destacando-se as continentais LA Alumínios-LA Sport e Kelly-Simoldes-UDO, às quais se juntam as nove formações de clube portuguesas, dois blocos amadores espanhóis e o conjunto açoriano Fontinhas Ativa/Promotora.

Todas as etapas iniciam-se no Estádio de S. Miguel. A primeira, no sábado, arranca às 12h00 (hora local) e levará os corredores para uma viagem de 106 quilómetros, que terminará, cerca das 15h00, na Ponta do Sossego, no Nordeste, depois de ultrapassados três prémios de montanha, o último, de primeira categoria, a 15 quilómetros da chegada.

A segunda etapa, no domingo, é a mais extensa da competição, iniciando-se às 12h00, e terminando depois das 15h30, na Ribeira Grande. O itinerário de 140,9 quilómetros inclui três prémios de montanha. O mais exigente, de primeira categoria, está colocado ao quilómetro 106.

A derradeira tirada, na segunda-feira, feriado açoriano, é a mais curta, mas a mais intensa em termos montanhosos. O pelotão sai do Estádio São Miguel, às 11h00, vai pedalar ao longo de 99 quilómetros para terminar a competição no Pico da Barrosa, Lagoa do Fogo, cerca das 14h00. O périplo tem cinco subidas pontuáveis para a classificação dos trepadores, a última, de primeira categoria, coincidente com a meta. A montanha final tem 10,2 quilómetros, com uma inclinação média de 7,6 por cento.

As escolas de ciclismo da zona Centro/Sul terão o primeiro Encontro Inter-Regional da época 2021 no próximo sábado, na Quinta do Conde, Sesimbra. Será um encontro da vertente de estada, com início às 14h00, e participação de mais de 200 crianças.

 

Mais eventos oficiais

23 de maio: 11.º DHI da Penha, Guimarães

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com