terça-feira, 6 de dezembro de 2022

“Taça de Portugal de pista 2022”


Dias 10 e 11 de Dezembro

 

A Taça de Portugal de Pista 2022 é organizada pela UVP-FPC - Federação Portuguesa de Ciclismo, com a colaboração do Município de Anadia, Velódromo Nacional de Sangalhos.

As provas destinam-se às categorias de Juvenis, Cadetes, Juniores, Elites A, Masters – Masculinos/Femininas e Paraciclismo.

As provas realizam-se de acordo com o regulamento da UCI, título III – Pista.

Para mais informações consultar em:

anexo_regulamento_particular-hF4Hq42L8X6Z2qroXN7K3.pdf (fpciclismo.pt)

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tour da Colômbia 2023 cancelado oficialmente pela UCI”


Por: José Morais

Foto: Tour Oficial Colômbia.

A Colômbia falha pelo terceiro ano consecutivo o seu Tour, um dos mais importantes realizado no seu país, a última vez que as estrelas do ciclismo mundial pedalaram naquele país foi em 2020, com a vitória de Sergio Higuita.

A falta de verbas e apoios da parte da Federação Colombiana de Ciclismo, atualmente liderada por Mauricio Vargas, dá origem a mais um cancelamento, o que levou a União Ciclística Internacional-UCI, a retirar oficialmente a categoria de 2.1 do calendário, o Tour da Colômbia, com a prova a não aparecer nas datas anunciadas pela Federação Colombiana de Ciclismo, que eram de 7 a 2 de fevereiro, nem em outra data, com a prova a ter sido já agendada pela UCI, com nomeação do comissário internacional Iverson Ladewig como comissário diretor.    

Nesta fase o Tour da Colombia começa a ser apenas uma lembrança na história do ciclismo colombiano, algo que os fãs colombianos desfrutaram como nunca antes, enchendo as estradas por onde o pelotão passava, onde os anos 80 e 90, grandes figuras do ciclismo marcaram presença, o caso de Laurent Fignon, Bernard Hinault e Sean Kelly no RCN Classic, ou mais recentemente como Julian Alaphilippe e Chris Froome.

"Agostinhos" encerram época 2022”


Por: AfterTwo //works

Foto: AfterTwo //works

Depois de percorridos mais de 5000 quilómetros e de ter participado num total de 46 eventos, a Academia de ciclismo Joaquim Agostinho / UDO deu por encerrada a época desportiva 2022.

Em cerimónia realizada sábado, 3 de dezembro no Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho em Torres Vedras, a instituição enalteceu a postura demonstrada por todos os Atletas que representaram e dignificaram a Academia, a União Desportiva do Oeste, que a acolhe, e todo um concelho torriense de grande tradição na modalidade. Parceiros, Dirigentes, Treinadores, Atletas e outros intervenientes na vida da Academia foram distinguidos com certificados de apreço pela sua colaboração e desempenho durante esta temporada, sendo alguns também destacados com diploma de mérito.

Foi o caso do atleta Tomás Pereira, que conquistou vários pódios na categoria de infantis, dos diretores Paulo Rocha e Carla Domingues pelo incansável trabalho realizado na área do planeamento e logística, bem como da Optilink, destacada como parceiro do ano. Para Carla Domingues "os objetivos da época foram superados e isso em muito se deveu ao apoio das Famílias e dos Amigos que sempre nos acompanharam e nos ajudaram em toda a logística inerente à participação nas provas. Foram 10 de BTT, 14 de estrada e 22 representações em desafios de ciclismo e outros eventos em toda a zona centro e sul de Portugal. Aproveito para manifestar também a nossa enorme gratidão aos nossos parceiros Óticas-OCT, M2C, CYR, ARC, Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, Câmara Municipal de Torres Vedras, Optilink, Águas do Vimeiro, After Two Works, Preverod, Kontraproduções, Centro de Medicina Desportiva do Oeste, Bicibike e Westbike pelo indispensável apoio neste ciclo de desenvolvimento desportivo e intelectual destas duas dezenas de jovens atletas".

Ana Umbelino, vice-Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras e o convidado surpresa e ex-ciclista Micael Isidoro, tomaram a palavra para, cada um em sua vez, enaltecer e agradecer o trabalho da Academia na manutenção e desenvolvimento do ciclismo no concelho de Torres Vedras e também relevar o papel dos pais como elemento fundamental de apoio a toda a atividade, influenciando o desempenho e evolução dos jovens ciclistas. Ambos relembraram Agostinho, não apenas pelas suas qualidades enquanto atleta, mas destacando os seus valores intelectuais como um excelente exemplo a seguir por toda a sociedade.

Fonte: Academia Joaquim Agostinho

“Agenda de Ciclismo”


Dois meses de ciclismo de pista arrancam com final da Taça

 

Por: Ana Nunes

As provas de pista estão de regresso ao Velódromo de Sangalhos, em Anadia. Neste fim de semana haverá o encerramento da Taça de Portugal de Pista, com os dois meses de competição a terminarem no final de janeiro do próximo ano, com o Troféu Internacional de Pista - Sunlive.

É já no próximo fim de semana que a Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa regressa ao Velódromo de Sangalhos com a segunda prova pontuável a realizar-se no sábado, dia 10, e a terceira e última no domingo, dia 11.

Em competição em ambos os dias estarão atletas das categorias de juvenis, cadetes, juniores, elites amadores, masters e paraciclismo, tanto no setor feminino como no masculino. No sábado, o bloco da manhã irá decorrer entre as 09h30 e as 13h05, já o bloco da tarde terá início pelas 15h00 e terminará às 18h55. No domingo, o início da sessão da manhã será também às 09h30, terminando pelas 13h55. À tarde a competição retomará às 15h00 e estará concluída pelas 19h25.

Terminada a Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa, o Velódromo de Sangalhos irá receber duas provas internacionais, o Troféu Internacional Bento Pessoa, no dia 17 de dezembro, e o Troféu Alves Barbosa, no dia 18 de dezembro.

Ambas são provas de classe C2, contando habitualmente com corredores de grande nível mundial que elevam ainda mais o nível competitivo. Os atletas elite, masculinos e femininos, vão disputar as provas de velocidade, keirin, omnium e madison, já os corredores júnior, também em ambos os setores, vão correr as provas de scratch e eliminação.

Entrando no ano de 2023, a primeira prova a realizar-se será o Campeonato Nacional, nos dias 14 e 15 de janeiro. Nestas datas serão entregues os títulos nacionais de pista nas várias categorias, tanto no setor feminino como no masculino.

Após o Campeonato Nacional, a pista do concelho de Anadia irá receber mais duas provas internacionais, a serem disputadas em dois fins de semana distintos. A primeira, uma competição de classe C1, irá decorrer nos dias 20, 21 e 22 de janeiro e surge com uma nova designação, passando a chamar-se Troféu Internacional Artur Lopes. No fim de semana seguinte, dia 28 de janeiro, terá lugar o Troféu Internacional de Pista – Sunlive, sendo esta uma prova de classe C2.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com