quarta-feira, 26 de julho de 2023

“Quedas condicionam btt luso no festival olímpico da juventude europeia”


Foto: Comité Olímpico de Portugal

A participação da Seleção Nacional de BTT no 17.º Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) ficou marcada por duas quedas que condicionaram as prestações de Margarida Vasconcelos e Gonçalo Costa nas provas de cross-country olímpico (XCO) em Maribor, na Eslovénia.

Depois do azar do jovem Gonçalo Costa, que ficou impedido de competir na prova masculina de XCO devido a uma lesão provocada por uma queda durante o treino desta segunda-feira sofreu uma rotura ligamentar na zona da articulação do cotovelo, também Margarida Vasconcelos viu a sua participação condicionada.

A jovem portuguesa começou a prova feminina de XCO na manhã desta quarta-feira, porém, sofreu uma queda na fase inicial da primeira volta que resultou num problema mecânico na bicicleta, o que a impediu de terminar a corrida, uma vez que se encontrava longe da zona onde era permitida assistência.

“O balanço é negativo porque praticamente não corremos. A Margarida não chegou a completar uma volta e o Gonçalo não chegou sequer a competir. Fizemos todos os preparativos para a corrida e estava tudo apto para termos uma participação bem condigna, mas as quedas fazem parte da corrida e da modalidade, infelizmente”, referiu o selecionador Pedro Vigário.

A corrida acabou por ser vencida pela suíça Anja Grossmann, que terminou as três voltas ao percurso de dez quilómetros em 48m46s, tendo vencido o sprint com a francesa Lise Revol Maruša, que ficou a dois segundos, e superado ainda a eslovena Tereza Šerkezi, que ficou a 1m33s e fechou o pódio. Na prova masculina, o ouro ficou para o checo Kryštof Bažant, com 54m53s, menos 33 segundos que o segundo Elias Hückmann (Alemanha) e menos 1m06s que o terceiro Valentin Hofer (Áustria).

Esta quinta-feira, a Seleção Nacional volta a entrar em competição na prova em linha de estrada, onde vai contar com seis representantes: Dinis Martins, João Anunciação, José Salgueiro, Bruna Gonçalves, Leonor Casimiro e Maria Constança Marques. A prova feminina terá um total de 49,8 quilómetros (três voltas) e está agendada para as 8h. Já a masculina terá 66,4 quilómetros (quatro voltas) e está marcada para as 11h.

Pode seguir as várias provas em direto, através da transmissão disponibilizada no site oficial do FOJE 2023: https://eoctv.org/live/

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Yara Castelijn vence quarta etapa da Volta a França feminina”


Lotte Kopecky segue líder

 

Por: Lusa

Foto: Twitter/Tour de France

A ciclista belga Lotte Kopecky (SD Worx-Protime) segurou esta quarta-feira a liderança da geral da Volta a França feminina, após uma quarta etapa dominada pelas holandesas, com Yara Castelijn (Fenix-Deceuninck) vencedora.

Castelijn, de 25 anos, cumpriu os 177,1 quilómetros entre Cahors e Rodez em 4:38.39 horas, após um solo de quase 20 quilómetros, com Demi Vollering (SD Worx-Protime) em segundo, a 1.11 minutos, e Anouska Koster (Uno-X) em terceiro, a 1.12, num pódio da Holanda.

Nas contas da geral, Kopecky viu a liderança diminuir, com Vollering, sua colega de equipa, a subir ao segundo lugar, a 43 segundos, enquanto a sul-africana Ashleigh Moolman (AG Insurance-Soudal QuickStep) segue em terceiro, a 51.

Na quinta-feira, a quinta de oito etapas liga Onet-le-Château a Albi em 126,1 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Vingegaard incrédulo com receção na Dinamarca: «Se alguém me dissesse há cinco anos que estaria aqui...»”


Ciclista da Jumbo-Visma foi recebido por dezenas de milhares de compatriotas em Copenhaga

 

Por: Lusa

Foto: AFP

O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) foi esta quarta-feira recebido por dezenas de milhares de compatriotas em Copenhaga após a vitória no Tour, a segunda seguida, sendo recebido pela primeira-ministra Mette Frederiksen.

"Se alguém me dissesse há cinco anos que estaria aqui, não acreditaria", admitiu o dinamarquês, de poucas palavras, perante uma multidão eufórica.

Dezenas de milhares gritaram pelo seu nome na praça em frente à câmara de Copenhaga pelo segundo ano seguido, uma vez que Vingegaard é o primeiro dinamarquês a vencer o Tour desde Bjarne Riis em 1996.

O ciclista de 26 anos, natural da vila de Hillerslev, admitiu que é ainda "difícil compreender" que venceu duas vezes seguidas a maior corrida do mundo.

A primeira-ministra declarou-se "grande fã" do corredor, que considera ter conquistado os corações de todos os dinamarqueses", que estão "muito orgulhosos" dos seus feitos.

Vingegaard terminou domingo a 110.ª Volta a França com 07.29 minutos de vantagem sobre o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), que o tinha batido na edição de 2021.

Fonte: Record on-line

“UCI decreta oito anos de suspensão para João Benta”


Ciclista já se encontrava suspenso provisoriamente

 

Por: Record

Foto: Facebook

A União Ciclista Internacional (UCI) aplicou uma suspensão de oito anos a João Benta por "uso de método proibido e uso de substância proibida", terminando o castigo no dia 5 de fevereiro de 2031.

O ciclista português, de 36 anos, já se encontrava suspenso provisoriamente desde fevereiro, tendo agora chegado o castigo final.

Além da suspensão, João Benta vê anulados todos os resultados obtidos entre 12 de julho de 2017 e 6 de fevereiro de 2023

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com