domingo, 16 de maio de 2021

“Tavfer-Measindot-Mortágua, Joaquim Silva termina GP O Jogo entre os 10 melhores”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua terminou hoje a sua participação no Grande Prémio O Jogo, com a última etapa, 138,2 quilómetros com partida e chegada em Vieira do Minho. Joaquim Silva confirmou o seu bom momento de forma e terminou a prova na 8ª posição da Classificação Geral.

Hoje na última etapa, a dureza estava toda ela reservada para os quilómetros finais.

Duas montanhas instaladas nos últimos 20 quilómetros, Alto de Covide e Tabuaças fizeram as principais diferenças. A corrida foi naturalmente muito atacada e a equipa estava concentrada em proteger Joaquim Silva, o nosso melhor ciclista na Classificação Geral.

No final, o nosso líder em virtude de uma queda viria a ceder alguns segundos importantes que custaram alguns lugares na Classificação Geral, ainda assim manteve um honroso lugar dentro dos 10 primeiros, terminado este GP O Jogo na 8ª posição. Gaspar Gonçalves terminou também em bom plano na 12ª posição.

Felizmente nada de grave com Joaquim Silva, mas este incidente de corrida fez com que baixasse algumas posições na Classificação Geral. No final, o próprio afirmava que “Acabamos por sair desta prova com um sabor agridoce, começámos muito bem, mas depois alguns azares fizeram com que não conseguíssemos um lugar no pódio. Só tenho que agradecer à equipa por ter confiado em mim e aos meus companheiros pelo trabalho que realizaram!”

A Tavfer-Measindot-Mortágua mantém-se também em bom plano a nível coletivo, encontra-se na 7ª posição na Classificação Geral por equipas.

Terminado este GP O Jogo com uma boa prestação da nossa equipa, segue-se uma breve pausa no calendário e o regresso à competição será nos dias 29 e 30 de maio com o Memorial Bruno Neves e a Clássica da Albergaria.

 

Classificação 3ª Etapa

Vieira do Minho – Vieira do Minho: 138,2 kms

 

1.º Joni Brandão (W52/FC Porto), 3h18m49s

11.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m00s 17.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 3m34s 37.º Pedro Paulinho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 9m17s 44.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 11m38s 48.º Francisco Morais (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

64.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

 

 

Classificação Geral

 

1.º José Neves (W52/FC Porto), 7h17m31s

8.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m27s

12.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 4m19s 36.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 28m20s 38.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 28m33s 41.º Francisco Morais (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 30m43s 50.º Pedro Paulinho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 43m56s

 

Classificação Geral por Equipas

 

1.º W52/FC Porto, 21h54m11s

7.º Tavfer-Measindot-Mortágua, a 28m09s

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua

“Volta ao Concelho de Loulé”


António Morgado vence com autoridade

 

Por: José Carlos Gomes

António Morgado (Bairrada) conquistou neste domingo a XXVI Volta ao Concelho de Loulé Júnior, depois de impor-se em solitário na segunda e última etapa da competição.

Desfeiteado ontem pelo espanhol Juan Pedro Lozano (Valverde Team-Tierra Fecundis), que hoje partiu de amarelo, António Morgado foi o ponta-de-lança da estratégia bairradina para conquistar a primeira corrida por etapas do calendário nacional de juniores.

Numa tirada de 116,1 quilómetros, com partida e chegada em Loulé, as seis subidas pontuáveis para o prémio da montanha foram terreno fértil para dinamitar o pelotão. António Morgado fez uma impressionante demonstração de força e cortou a meta com 3h14m21s, menos 2m47s do que o companheiro de equipa Gonçalo Tavares e menos 3m54s do que Victor Paula (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact), segundo e terceiro, respetivamente.

Os três primeiros da geral final foram os mesmos, António Morgado a finalizar com 2m50s de vantagem sobre Gonçalo Tavares e com 3m54s à melhor relativamente a Victor Paula. António Morgado, ainda júnior de primeiro ano, venceu também a classificação da juventude e foi o primeiro por pontos. Diogo Sousinha (Academia Joaquim Agostinho/CYR/UDO) foi o melhor trepador. Por equipas impôs-se a Bairrada.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Efapel, Luís Mendonça fecha Grande Prémio O JOGO com o 2.º lugar da Geral”


É com o 2.º lugar da Classificação Geral que Luís Mendonça, da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, fecha o 9.º Grande Prémio O JOGO, após concluir hoje a terceira etapa no 2.º posto, ao cabo de 138,2 km com partida e chegada a Vieira do Minho. Faltou pouco para o corredor renovar o título na corrida do diário desportivo portuense, pertencendo-lhe a Camisola da Classificação dos Pontos.

Toda a equipa esteve em bom plano durante a prova, com homens sempre na frente ao longo das três etapas, que vestiram a camisola de uma EFAPEL combativa e unida, mesmo em desvantagem numérica, ao alinhar com seis atletas. O sobe e desce nos últimos 20 km, com as montanhas de Covide e Tabuaças, fizeram as grandes diferenças na tirada deste domingo. As várias movimentações partiram o pelotão por completo, que chegou à meta quase a conta-gotas.

Luís Mendonça já partiu hoje do 2.º lugar da Geral, a 12 segundos do Camisola Amarela, José Neves (W52-FC Porto), que venceu a competição. O corredor da EFAPEL ambicionava repetir a vitória de 2019, e foi quando faltavam menos de 10 km para a meta que atacou, seguindo sozinho na frente. Na reta final foi surpreendido por Jóni Brandão (W52-FC Porto), que se isolou mesmo à entrada de Vieira do Minho, impedindo Mendonça de vencer a etapa e consequentemente renovar o título.


Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL, enalteceu o grande trabalho da sua equipa: “Mesmo limitados, por sermos menos, foi uma grande disputa entre as duas equipas fortes candidatas e isso reflete-se no resultado ao longo do que tem sido feito, desde o início da temporada”.

Para o dirigente “mais era impossível. Foram poucos segundos, disputámos a corrida até ao fim. Temos muitos corredores lesionados, Maurico Moreira, Frederico Figueiredo e Fábio Fernandes. Como equipa revelámos que somos fortes e seja qual for o alinhamento seremos sempre uma equipa de referência para ganhar. Não tenho dúvidas que depois de toda esta tempestade virá a bonança e tudo vai correr bem”.


Uma última nota para André Domingues, que sofreu uma queda grave no final da etapa deste domingo quando seguia no grupo da frente. Havia forte possibilidade de hoje ganhar a Geral da Juventude, estava em 2.º lugar.

Rúben Pereira acredita no potencial deste atleta, “que está em progressão. Hoje teve esta infelicidade da queda, mas certamente toda a gente vai reconhecer o seu valor. Também o Rafael Reis fez 2.º na Geral da Montanha e tem-se destacado, está a um nível muito alto. Acredito que seja uma das grandes surpresas no pelotão”, rematou.

 

CLASSIFICAÇÕES:

9.º GRANDE PRÉMIO O JOGO

 

3.ª ETAPA: Vieira do Minho - Vieira do Minho» 138,2 km

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL - AMARELA (após a 3.ª Etapa)

 

1.º José Neves (W52-FC Porto), 07h17m31s

2.º Luís Mendonça (EFAPEL), a 12s

16.º Rafael Reis (EFAPEL), a 08m20s

31.º Karel Hník (EFAPEL), a 23m06s

33.º Fábio Costa (EFAPEL), a 24m08s

44.º António Carvalho (EFAPEL), a 31m26s

DNF André Domingues (EFAPEL)

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª W52-FC Porto, 21h54m11s

4.ª EFAPEL, a 21m46s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – BOLINHAS

 

1.º Luís Mendonça (EFAPEL), 89 Pontos

16.º Rafael Reis (EFAPEL), 2 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º José Neves (W52-FC Porto), 12 Pontos

2.º Rafael Reis (EFAPEL), 11 Pontos

4.º Luís Mendonça (EFAPEL), 9 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – LARANJA

 

1.º João Matias (Louletano-Loulé Concelho), 6 Pontos

3.º Rafael Reis (EFAPEL), 2 Pontos

5.º Luís Mendonça (EFAPEL), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL SPRINTS – VERMELHA

 

1.º Tiago Machado (Rádio Popular-Boavista), 4 Pontos

6.º Rafael Reis (EFAPEL), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º Afonso Eulálio (Antarte-Feirense), 07h24m04s

5.º Fábio Costa (EFAPEL), 07h41m39s

Fonte: Efapel

“Taça de Portugal de DHI presented by Shimano”


Franceses conquistam Boticas

 

Por: José Carlos Gomes

Os corredores franceses estiveram em destaque na segunda prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, hoje disputada em Boticas. Amaury Pierron e Myriam Nicole, ambos da Commençal/Muc Off, venceram as corridas de elite.

A prova masculuna de elite foi emocionante, com os três primeiros separados por menos de um segundo. Thibaut Dapréla (Commençal/Muc OFF) foi o mais lesto na qualificação colocando em 2’08’’842 a marca de referência a bater na final.


Os adversários mais diretos do gaulês não se fizeram rogados ao desafio. Amaury Pierron foi o melhor na final, conseguindo a marca de 2’07’’266. Ángel Suárez (Commençal 21) gastou mais 498 milésimos de segundo. Thibaut Dapréla melhorou a marca que lhe dera o primeiro lugar na qualificação, mas não conseguiu melhor do que o terceiro posto final, a 941 milésimos do vencedor. O melhor português foi Gonçalo Bandeira, sétimo classificado, a 7,536 segundos de Pierron.


A corrida feminina também teve toque francês, mas com menos incerteza quanto à vencedora. Myriam Nicole, atual vice-campeã mundial, foi a mais rápida na qualificação e na final, sempre uma farta margem sobre as adversárias. Completou a descida final em 2’21’’552, menos 14,502s do que a espanhola Telma Torregrosa (Canyon) e menos 15,783s do que a compatriota Agnes Delest (Scott Maingod), que completaram o pódio.

Margarida Bandeira (Casa do Povo de Abrunheira) foi a melhor portuguesa, na quarta posição, a 24,866s da vencedora.

O catalão Pau Menoyo (Commençal 21), com um registo ao nível dos melhores de elite, 2’08’’744, venceu entre os juniores. Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr. Print) ganhou em cadetes. Uma novidade da época de 2021 é a participação de escolas. O melhor juvenil foi Duarte Ribas (Bike House DH Team/Guimarães), enquanto Nui Tai (Wildpack Algarve Racing) impôs-se em infantis.


Nas categorias de veteranos triunfaram o master 30 Rui Cabrita (Wildpack Algarve Racing), o master 40 Miguel Santos (Wildpack Algarve Racing), o master 50 José Salgueiro (MCF/XDream/Município de S. Brás) e o master 60 António Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira). A espanhol Estafania Cabarcos (RocaSport Giant Liv) foi a única master feminina presente em Boticas.

A terceira prova da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano vai realizar-se em Águeda, no dia 25 de julho. Antes disso, no dia 11 de julho, Porto de Mós recebe o Campeonato Nacional.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“José Neves conquista Grande Prémio O Jogo”


Colega de equipa Joni Brandão vence terceira etapa em 3:18.49 horas e ajuda na vitória da prova

 

Por: Lusa

Foto: FPC

O ciclista português José Neves (W52-FC Porto) venceu este domingo a 9ª edição do Grande Prémio O Jogo, após a terceira e última etapa ganha pelo colega de equipa Jóni Brandão.

Na última tirada, disputada este domingo, Brandão impôs-se no final dos 138,2 quilómetros com partida e chegada em Vieira do Minho, ao cabo de 3:18.49 horas, à frente de Luís Mendonça (Efapel), vencedor em 2020, que ficou em segundo lugar, na etapa e na geral.

No terceiro lugar chegou José Neves, que assegurou o triunfo final na prova, garantindo o regresso às vitórias após dois anos de menos destaque na espanhola Burgos-BH.

Na geral final, acabou com 12 segundos a menos do que Mendonça, enquanto o colega de equipa dragão fechou o pódio, a 22 segundos.

Se José Neves venceu também a classificação da montanha, Luís Mendonça levou os pontos, com os azuis e brancos a vencerem ainda a classificação por equipas.

Fonte: Record on-line

“Tiago Ferreira na Elite internacional reúne-se na 11ª edição da Andaluzia Bike Race”


Estarão Martin stosek, o português Tiago Ferreira, Alban Lakata, Fabian Rabensteiner ou Jaroslav Kulhav

 

Por: EFE

Foto: Andaluzia Bike Race

A 11ª edição da Andaluzia Bike Race reunirá a partir de amanhã segunda-feira os melhores especialistas internacionais do mountain bike (MTB) com seis etapas, três em Jaén e outras três em Córdoba, com um terreno de 364 quilómetros, 11.300 metros de altitude e com a novidade que o formato de casais está recuperado.

O evento, incluído este ano na Maratona de MTB Series 2021 da União Ciclística Internacional (UTI), terá início com um teste de tempo de 24 quilómetros, com destaque para a subida ao El Neveral, o ponto mais alto da etapa com 995 metros, com um percurso exigente com a orografia típica de Jaén, com longa subida e descida.

A organização ganhou com a presença do português Tiago Ferreira (DMT Racing Team By), campeão mundial e europeu da especialidade, que fará dupla com o belga Wout Alleman.

Outro ciclista que sabe como é vencer a corrida também estará na Andaluzia Bike Race, e em um jogo duplo, assim como o austríaco Alban Lakata (Bulls). O tricampeão mundial será o capitão Tean Bulls na sua luta pelo título, já que o seu sonho é conseguir a tripla vitória na corrida da Andaluzia após os sucessos de 2013 e 2015 e, para isso, fará dupla com o suíço Hansueli Stauffer.

Quem também lutará pelo título, neste caso, para revalidá-lo, é o italiano Fabian Rabensteiner (Trek Pirelli MTB Team), que será parceiro de uma compatriota, a experiente ciclista Michele Casagrande; enquanto outro italiano, Samuele Porro, faz dupla com o austríaco Daniel Geismay.

O tcheco Jaroslav Kulhav, campeão olímpico nos Jogos de Londres 2012 e vice-campeão em 2016 no Rio de Janeiro, fará a sua estreia no evento e fará dupla com o compatriota Matous Ulman. Ele vai liderar a Ceska Sporitelna-Accolade Cycling Team e, desta forma, participar de uma corrida no modo maratona depois de competir no rally olímpico.

O tcheco Martin Stosek,atual número 1 do ranking da maratona da UCI, juntamente com Kristian Hynek, formam outra dupla para considerar a vitória final do primeiro teste do circuito MTB Marathon Series 2021, que é onde a Andaluzia Bike Race é emoldurada.

A equipa espanhola da Buff Scott MTB Team apresenta dois casais que têm opções para lutar para estar nas posições de honra do teste e é composto pelo holandês Hans Becking e o português José Dias, terceiro e sétimo do ranking da UCI, enquanto o outro tem como protagonista o andaluz José María Sánchez e o ibizano Enrique Morcillo.

Na categoria feminina destaca-se a presença do norueguês Hildegunn Hovdenak e da lituana Katazina Sosna,que são os campeões de seu país e regulares no julgamento andaluz.

Fonte: Marca

“Tom Pidcock vence Mathieu van der Poel e vence a Copa do Mundo nove Mesto”


O ciclista britânico coloca mais de um minuto do seu rival holandês

 

Foto: Michal Červený

Thomas Pidcock encerrou um período de 27 anos desde que um piloto britânico venceu pela última vez uma Copa do Mundo de mountain bike com um desempenho superior no cross-country em Nove Mesto.

O jovem de 21 anos disse que "nasceu de mountain bike" depois de andar longe de Mathieu Van der poel por um minuto na República Tcheca.

Van der Poel terminou em segundo depois de ver um desafio de Mathias Flueckiger terminou em terceiro.

Pidcock inverteu as tabelas do evento de pista curta de sexta-feira, quando Van Der Poel passou por seu rival britânico para vencer por um comprimento de bicicleta.

No evento feminino de cross-country, Loana Lecomte conquistou uma bela vitória individual pela segunda semana à frente da vencedora de sexta-feira, Hayley Batten e Rebecca McConnell em terceiro.

Pauline Ferrand-Prevot teve um fim de semana para esquecer depois de cair fora da pista curta de sexta-feira antes de ter um mecânico e ficar em quarto lugar no cross-country.

A segunda rodada da Copa do Mundo na República Tcheca incluiu subidas curtas e íngremes com seções de rochosos técnicos que estavam molhadas e escorregadias resultando em algumas corridas dramáticas.

“Triatlo campeonato do Mundo de Yokohama 2021”


Primeira etapa do Circuito Mundial realizou-se no dia 15 de maio em Yokohama, Japão.

Os triatletas nacionais Helena Carvalho, João Silva e Vasco Vilaça (vice-campeão do Mundo em 2020) representaram Portugal na primeira etapa do Campeonato do Mundo que se realizou dia 15 de maio em Yokohama, Japão, reiniciando a qualificação para o ranking olímpico e a luta para o título europeu.

Disputada na distância olímpica (1500 metros a nadar, 40km de ciclismo e 10km de corrida), estiveram presentes os triatletas mais galardoados do mundo, alguns deles já anteriormente medalhados em Yokohama como Jonnathan Brownlee, Kristian Blummenfelt, Henri Schoeman, Fernando Alarza, Crisanto Grajales, Bence Bicsak, Dmitry Poliyanskiy e o atleta nacional João Silva.

A falta de ritmo competitivo, acentuado pelo atípico ano de 2020, suscitou a curiosidade sobre o desenrolar desta primeira prova internacional, tendo Vasco Vilaça sido mencionado várias vezes pela sua prestação no ano passado e por se tratar de um dos atletas mais jovens em prova.


Vilaça fez uma natação consistente terminando este segmento no top 20, posicionando-se no grupo de frente de ciclismo que se tornou muito numeroso, chegando a incluir 40 atletas. Vilaça posicionou-se na frente para a transição para a corrida, tendo sido o primeiro atleta a iniciar o terceiro segmento, mas sem conseguir acompanhar o ritmo elevadíssimo dos atletas da frente.

O norueguês Kristian Blummenfelt, com uma corrida fortíssima, acabou por conseguir superiorizar-se em relação aos adversários com quem seguia, vencendo a competição com 01:42:55. Na segunda posição ficou Jelle Geens, da Bélgica, com 01:43:05 e o norte-americano Morgan Pearson,- que conseguiu ultrapassar Alex Yee que seguia na terceira posição-, foi ocupar pela primeira vez um pódico de uma WTS com o tempo 01:43:12, f

João Silva não se sentiu em condições para continuar acabando por desistir na terceira volta de ciclismo.


Na prova feminina, Helena Carvalho alinhou com as melhores atletas do ranking mundial, entre elas a norte americana Katie Zaferes, Campeã do Mundo em 2019. Helena Carvalho conseguiu uma excelente performance na natação sempre na frente do segmento, saindo da água em segundo lugar colada à Zaferes, a primeira atleta a terminar.

Helena posicionou-se no grupo da frente do ciclismo, mas o grupo perseguidor acabou por alcançar as atletas que seguiam na frente. Duas atletas começaram a destacar-se no segmento de corrida: a norte americana Taylor Knibb e a holandesa Maya Kingma.

 Com uma corrida muito forte e sem dar hipótese às outras atletas em prova, Kinbb conquistou a vitória com 01:54:27, acabando a holandesa Maya Kingma por ficar na terceira posição com 01:55:05 e com Summer Rappaport, a repetir a proeza conquistada nesta competição em 2019, subindo ao pódio na segunda posição com 01:54:57.

Veja todos os resultados da prova masculina aqui: https://triathlon.org/results/result/2021_world_triathlon_yokohama/452690  

Veja os resultados da prova feminina aqui: https://triathlon.org/results/result/2021_world_triathlon_yokohama/452691  

A Taça do Mundo de Lisboa, que se realiza nos dias 22 e 23 de maio, conta uma start list de luxo

A próxima etapa de qualificação realiza-se em Lisboa já na próxima semana com a Taça do Mundo de Lisboa, dias 22 e 23 de maio, evento que recebe também o Evento de Qualificação de Estafetas Mistas no dia 21 de maio, visite o site aqui

No Campeonato do Mundo de Paratriatlo, Filipe Marques alcançou um excelente 4.º lugar, o que revela bons indicadores para uma eventual qualificação olímpica.

 

Outras competições de qualificação olímpica:

 

Taça do Mundo de Arzachena, 29 e 30 de maio, Itália

Campeonato do Mundo de Leeds, 5 e 6 de junho, Inglaterra

Taça do Mundo de Huatulco, 12 e 13 de junho, México

Mais informações em www.federacao-triatlo.pt ou www.triathlon.org

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Tomasz Marczynski retira-se do Giro com sintomas pós-covid”


Dores de cabeça, insónias, atordoamento e problemas de coordenação

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista polaco Tomasz Marczynski retirou-se este domingo da Volta a Itália, antes do início da nona etapa, por suspeitas de ter estado infetado com o novo coronavírus, num dia em que todos os testes realizados ao pelotão deram negativo.

"Tomasz revelou sintomas neurológicos pós-covid: dores de cabeça, insónias, atordoamento e problemas de coordenação. O médico da equipa, Maarten Meirhaeghe, decidiu retirá-lo da corrida por razões de segurança e para exames complementares", explicou a sua equipa, a Lotto Soudal.

A formação belga fica assim reduzida a seis ciclistas, depois de, no sábado, também o 'sprinter' australiano Caleb Ewan ter abandonado devido a um problema no joelho.

Também hoje, a organização do Giro indicou que os resultados da última bateria de testes de rastreio ao novo coronavírus feitos ao pelotão e a todos os membros das 23 equipas foram negativos.

Nenhum caso positivo foi registado desde o início da 104.ª edição da 'corsa rosa', cuja nona etapa, uma ligação de 158 quilómetros entre Castel di Sangro a Campo Felice, está a decorrer.

Fonte: Record on-line

“Giro: Egan Bernal vence nona etapa e assume liderança da geral”


Por: SIF // AMG

O colombiano Egan Bernal (INEOS) venceu hoje a nona etapa da Volta a Itália em bicicleta, assumindo a liderança da geral individual após chegar isolado a Campo Felice.

Bernal, vencedor da Volta a França de 2019, cumpriu os 158 quilómetros entre Castel di Sangro e Campo Felice em 4:08.23 horas, à frente do italiano Giulio Ciccone (Trek-Segafredo), segundo, e do russo Aleksandr Vlasov (Astana), terceiro, ambos a sete segundos. João Almeida (Deceuninck-QuickStep) foi 10.º, a 12 segundos.

Na geral, o húngaro Attila Valter (Groupama-FDJ) caiu de líder para quinto, agora com Bernal no primeiro lugar, à frente do belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep), segundo a 15 segundos, e Vlasov, terceiro a 21.

Fonte: Lusa

“Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo”


Paraciclismo deu cor e movimento desportivo à manhã louletana

 

Por: José Carlos Gomes

Vinte e cinco corredores de onze classes de competição diferentes participaram hoje, em Loulé, na segunda prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo.

A corrida, integrada no programa da Volta ao Concelho de Loulé Júnior, permitiu dar maior definição ao ranking da Taça de Portugal, reforçando, no geral, o domínio dos paraciclistas que já se haviam imposto na abertura do Troféu, no mês passado, em Anadia.

A competição decorreu num circuito urbano de 3,7 quilómetros. A classe com maior equilíbrio competitivo, decidindo-se apenas ao sprint, foi a D, dos ciclistas surdos. João Marques (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) foi o mais forte, diante de André Soares (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi).

A classe C4, com cinco participantes, foi a mais concorrida. Mas nenhum corredor conseguiu aproximar-se de João Monteiro (Mozinho RT Martos Pellets Oforsep), que dobrou toda a concorrência. Hélder Maximino (360º Bike Trail/Mundimat/CCA Paio Pires) foi o melhor em C5, mas Manuel Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) deu boa réplica.

Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar) foi dominante em C3 e Daniel Silva (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) aproveitou a ausência de Telmo Pinão, vencedor da ronda inaugural em C2, para assumir o comando da geral da Taça nessa classe.

João Pinto (Belmira Cruz/Centro Ciclismo de Portimão/MIR) ganhou na classe H3 e Flávio Pacheco (Santa Cruz/Botelhos.pt) foi o melhor em H4. Luís Costa correu sem oposição em H5.

Em Loulé manteve-se a tendência de crescimento do paraciclismo entre as mulheres. Ana Silva e Isabel Caetano (Descobre Destreza Associação Desportiva) formaram a única dupla presente na classe B, Filomeno Oliveira mantém-se em ação na classe H4 e Ana Ramos competiu em C4.

A terceira prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo vai disputar-se em Albergaria-a-Velha, no dia 30 de maio, integrando o programa da Volta a Albergaria, corrida decisiva da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de equipas continentais e equipas de clube.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com