quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

“Numa cerimónia que decorre em Paris EMEL recebe Rótulo Europeu de responsabilidade Social SGI Europe-CSR”


Por: Maria Teresa Loureiro

A EMEL recebe hoje o Rótulo Europeu de Responsabilidade Social SGI Europe-CSR, durante uma cerimónia que decorre em Paris, na sede da EDF -  Electricité de France, como reconhecimento do trabalho realizado no domínio da Responsabilidade Social Empresarial.

O Rótulo Europeu de Responsabilidade Social SGI Europe-CSR visa reconhecer e promover práticas de Responsabilidade Social nas empresas que prestam serviços de interesse geral, incentivado a aplicação dos respetivos princípios nas suas escolhas e decisões diárias de gestão e operação.

Nesse sentido, a EMEL tem vindo a incorporar na sua estratégia de gestão as melhores práticas operacionais e de governança, para promover a integração dos princípios e temas fundamentais da responsabilidade social corporativa nos âmbitos ético, social, ambiental, aplicando um modelo económico responsável a todos os níveis das suas atividades baseado nos valores da sustentabilidade.

Como forma de demonstrar o seu compromisso em termos de Responsabilidade Social, em 2017 a EMEL aderiu ao IGEN - Fórum Empresas para a Igualdade de Género, criado pela CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e Emprego, no âmbito do qual tem participado em grupos de trabalho que refletem sobre medidas de promoção da igualdade de género nas organizações desde .

Consciente de que uma forma de contribuir para uma cidade mais sustentável passa por fornecer opções de mobilidade verdes eficazes, a EMEL tem apostado na mobilidade elétrica através da instalação de uma rede de carregadores de veículos elétricos (VE), sendo este o maior investimento em carregamento rápido de VE em Lisboa, e continua a investir na mobilidade suave/ativa, através da Rede de Bicicletas Partilhadas GIRA, tornando-a mais densa, abrangente e integrada no sistema de transportes públicos de Lisboa.

A EMEL considera o trabalho que desenvolve no dia-a-dia essencial para o bem-estar das pessoas que vivem, trabalham e desfrutam da cidade e está empenhada em contribuir ativa e continuadamente, para que Lisboa seja cada vez mais segura e sustentável.

Fonte: EMEL

“Início de temporada para o Equipa de Fábrica de X-Sauce em Chelva”


Por: David Simo

Iniciou a temporada no fim de semana passado com a disputa dos Chelva Internationals. Ano Novo, novos corredores e muito entusiasmo para continuar a crescer este projeto.

Num circuito espetacular, conseguimos vibrar de corridas impressionantes com grelhas de partida com muitos dos melhores pilotos do mundo. Chelva nunca desilude.


Vários problemas técnicos impediram que os pilotos terminassem as respetivas provas mais altas na tabela, mas mostraram a sua qualidade e grande desempenho. Aniol Morell estreou-se na categoria sub-23 e alcançou o 27º lugar. Ana Santos, conseguiu no segundo ano de Sub-23 um 5º lugar. Por fim, Cristofer Bosque na categoria de elite terminou em 38º lugar.

Próxima paragem este fim de semana em Banyoles, teste de categoria HC e nomeação importante para a equipa.

Fonte: Soluções Multideporte S.L.



“Apresentação Manual “Pedala! Da Escola para a vida” apresentado hoje em Barcelos”


Por: José Carlos Gomes

O manual “Pedala! Da Escola para a vida”, uma edição conjunta da Direção-Geral da Educação/Desporto Escolar e da Federação Portuguesa de Ciclismo, foi hoje apresentado na Escola Secundária de Barcelinhos, em Barcelos. Os ciclistas profissionais Rui Costa e João Matias foram embaixadores da iniciativa e estiveram presentes numa manhã diferente na escola barcelense, que, além da apresentação do manual, contou com atividades lúdico-pedagógicas.


Este manual de apoio ao professor e técnico qualificado foi concebido para servir de suporte técnico e pedagógico dos projetos "Desporto Escolar sobre rodas" e "O Ciclismo vai à Escola", desenvolvidos no âmbito da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável (ENMAC) 2020-2030 e Programa Nacional de Ciclismo para Todos (PNCpT). Os referidos projetos, incluindo este manual, resultam de um trabalho colaborativo entre a Direção-Geral da Educação (DGE), através da Coordenação Nacional do Desporto Escolar (CNDE), e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).


A competência de “andar de bicicleta”, por se tratar de uma atividade que pode ser praticada de forma autónoma e em qualquer lugar, é assumida como de elevado valor instrumental, ecológico e económico, pelo que deve ser entendida como fundamental no contexto de competências a desenvolver junto de crianças e jovens.

Não obstante, verificamos que em Portugal o número de jovens que não domina o padrão motor “andar de bicicleta” é muito elevado, situação que justifica uma aposta do Desporto Escolar e a Federação Portuguesa de Ciclismo, no desenvolvimento de projetos que promovam a utilização da bicicleta de forma regular e associada a um estilo de vida saudável. 


Considerando que a escolaridade obrigatória é um período crítico para a aprendizagem e consolidação daquela competência, a publicação deste manual, em paralelo com os projetos "Desporto Escolar sobre rodas" e "O ciclismo vai à escola", assume-se como ferramenta imprescindível de apoio a todos aqueles que têm a responsabilidade de promover o ensino e treino da capacidade de “andar de bicicleta”.

A edição deste manual envolveu a participação de diversos especialistas e entidades, que contribuíram para um conteúdo pertinente e inovador, que terá forte impacto nos processos de ensino-aprendizagem, junto de professores e alunos.

O manual, assim como os vídeos pedagógicos de apoio, estão disponíveis em:  https://videos.fpciclismo.pt/

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tadej Pogacar vence e é o novo líder da Volta aos Emirados”


Rúben Guerreiro foi quarto na etapa

 

Por: Lusa

Foto: UAE Emirates

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu esta quarta-feira a quarta etapa da Volta aos Emirados Unidos, subindo à liderança da geral, com o português Rúben Guerreiro (EF Education-Easy Post) a ser quarto na tirada.

Pogacar, que aos 23 anos defende o título conquistado em 2021, impôs-se na escalada até Jebel Jais, após 181 quilómetros começados em Fujairah, e cortou a meta em 4:49.24 horas.

O esloveno já tinha provocado várias movimentações nos últimos quilómetros e acabou por se impor num 'sprint' restrito, batendo o britânico Adam Yates (INEOS), segundo, e o russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe), terceiro, ambos com o mesmo tempo.

Guerreiro, que tentou surpreender os rivais a 200 metros, começando o 'sprint', chegou logo a seguir, no quarto posto, a três segundos do vencedor, à cabeça de um grupo de outros favoritos à vitória final, no qual não esteve João Almeida (UAE Emirates), que 'escudou' Pogacar e foi 18.º, a 14 segundos do colega de equipa.

Pogacar, duas vezes vencedor da Volta a França, venceu pela primeira vez este ano e lidera agora a geral com dois segundos de vantagem para o italiano Filippo Ganna (INEOS), segundo, e 13 para Vlasov, que ascendeu a terceiro.

No sexto lugar segue João Almeida, agora a 28 segundos do líder, e no segundo lugar da classificação da juventude, com Rúben Guerreiro a 'saltar' para o nono posto, a 40 segundos.

Na quinta-feira, a quinta de sete etapas ligará Rasa l Khaimah à ilha Al Marjan, em 182 quilómetros, com perspetiva de nova chegada ao 'sprint', dado o perfil completamente plano.

Fonte: Record on-line

“Seleções competem na Catalunha e no mundo virtual”


Por: José Carlos Gomes

As Seleções Nacionais de ciclismo voltam ao ativo no próximo fim de semana, competindo em duas provas. No sábado, três corredores representam o país no Campeonato do Mundo de Ciclismo Eletrónico. No sábado e no domingo, teremos seis juniores com as cores nacionais na corrida da Copa Catalana de Cross Country Olímpico (XCO) que vai realizar-se em Banyoles.

A segunda edição do Campeonato do Mundo de Ciclismo Eletrónico terá o tiro de partida às 18h00 de Portugal Continental. Os corredores terão por diante um percurso virtual de 54,9 quilómetros, no percurso Knickerbocker do mundo virtual Zwift de Nova Iorque. Será um trajeto com um acumulado de 944 metros, que apresentam uma grande variedade de terrenos, incluindo rampas com 14 por cento de inclinação.

Além da capacidade física para este tipo de esforços explosivos, será necessário usar a melhor estratégia na componente de “gamificação”, de modo a aproveitar do modo mais eficiente os “poderes” disponibilizados durante a corrida/jogo. A Seleção Nacional estará representada por três corredores. No setor masculino as cores portuguesas serão defendidas por Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor). Na prova feminina teremos em ação Beatriz Pereira (Bizkaia Durango) e Sofia Gomes (Massi-Tactic Women Team).

Portugal estará também representado na Copa Catalana de BTT. Na linha da estratégia das últimas épocas, a Seleção Nacional para a Catalunha será composta por corredores jovens, exclusivamente juniores, que competirão nas provas do circuito UCI Junior Series de XCO.

O selecionador nacional, Pedro Vigário, convocou os masculinos Artur Mendonça (BTT Loulé/Elevis), Guilherme Barros (Altimetria), Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) e Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube), e as femininas Íris Chagas (Cantanhede Cycling/VESAM) e Mariana Líbano (Guilhabreu BTT).

A prova feminina realiza-se no sábado, às 14h30. A corrida de juniores masculinos está marcada para as 9h40 de domingo.

“Pretendemos dar experiência de competição a nível internacional, numa prova que contará com alguns dos melhores juniores da Europa. Esta participação faz parte do trabalho, iniciado nos estágios de dezembro do ano passado, visando apresentar a Seleção Nacional nas melhores condições no Campeonato da Europa de XCO, que vai realizar-se em Anadia, no início do verão”, explica o selecionador nacional.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com