Grande Prémio Manuel Abreu - RS Bikes (cadetes e juniores)
Está agendado para o dia 29 de abril o 1º Grande Prémio Manuel Abreu - RS Bikes, prova de ciclismo para as categorias de cadetes e juniores que homenageará o ciclista vimaranense que se sagrou campeão nacional de ciclismo de estrada e de rampa e venceu o Grande Prémio do Minho de 1996. Com partida e chegada na freguesia de Gondar (Guimarães), de onde era natural Manuel Abreu, a iniciativa é promovida conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela RS Bikes.
O 1º Grande Prémio Manuel Abreu - RS Bikes, pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, integrará corridas para as categorias de cadetes e de juniores, começando e terminando ambas na rua da Cabreira (Gondar – Guimarães). A corrida de cadetes terá início às 14h00 e a de juniores às 16h00, prevendo-se a chegada, respetivamente, para as 15h12 e para as 17h48.
As provas serão disputadas num percurso de 45,8 Kms (cadetes) e 68,6 Kms (juniores) com passagens pelos seguintes locais: Rua da Cabreira (Gondar), Rua da Variante, Rua da Liberdade, Rua 1º Maio, Rua 25 Abril, Rua Albano Martins Coelho Lima (partida real), seguindo-se o seguinte circuito: em frente para Serzedelo, Rua Arnaldo Gama, VIM, Avenida de São Pedro, Rua da Liberdade e Rua da Cabreira. No decurso da prova os corredores da categoria de cadetes terão metas volantes na primeira passagem pela meta (Pneus Batoca), Rua Varziela (Pão Quente das Carreiras), na segunda Passagem pela meta (Moto Jomi), Avenida São Pedro (Freguesia de Pedome), Rua da Liberdade (RS Bikes) e na terceira passagem pela meta (MibilBanho). Por sua vez, o pelotão de juniores terá em disputa metas volantes na Rua Varziela (Pão Quente das Carreiras), na segunda (Moto Jomi), terceira (MibilBanho), quarta (Café Cruzeiro) e quinta (Pneus Batoca) passagem pela meta, assim como na Avenida São Pedro (Freguesia de Pedome) e na Rua da Liberdade (RS Bikes).
O 1º Grande Prémio Manuel Abreu - RS Bikes conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Gondar e Pedome, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Salvaggio, Controlsafe, Guimarpeixe, Pevigel, Interfios, MibilBanho, Moto Jomi, Pneus Batoca, Pão Quente das Carreiras, Café Cruzeiro - Gondar, Agrupamento de Gondar do Corpo Nacional de Escutas, Infraestruturas de Portugal, Ciclismo a fundo (revista oficial) e do comércio e industria local.
Entretanto, no dia 7 de maio realiza-se também em Gondar o 20º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem - Taça Manuel Abreu, quinta etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros. Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho, Agrupamento de Gondar do Corpo Nacional de Escutas e Gondar Jovem - Associação Juvenil, a prova de Cross Country Olímpico será aberto à participação (além das categorias de competição) de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.
Manuel Abreu
Manuel Abreu nasceu em Gondar (Guimarães) a 5 de janeiro de 1963 e faleceu a 25 de fevereiro de 1997, tendo sido distinguido pela Câmara Municipal de Guimarães com a medalha de mérito desportivo e pela Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo.
Enquanto jovem, Manuel Luís Campos de Abreu acompanhou de perto a carreira de ciclista dos seus irmãos João e Jerónimo, quando estes representavam a equipa da Coelima. Com 20 anos de idade, em 1983, deixou a fiação onde trabalhava para se dedicar em exclusivo ao ciclismo. Representou a equipa da Coelima, de 1983 a 1985, tornou-se profissional nesse ano pelo Vitória Sport Clube e representou a seguir a equipa Garcia Joalheiro.
Manuel Abreu alinhou ainda nas formações Tensai / Mundial Confiança / Santa Marta, Sicasal /Acral e Maia / Jumbo, nesta última ao lado do seu irmão mais novo Joaquim Sampaio.
Sagrou-se Campeão Nacional de ciclismo de estrada, Campeão Nacional de Rampa por duas vezes e venceu várias provas, entre as quais o Grande Prémio do Minho de 1996.
Na Volta a Portugal em bicicleta ganhou o prémio do combinado em 1992, ano em que terminou a prova rainha do ciclismo português em segundo lugar.
Representou Portugal em diversos Campeonatos do Mundo e marcou presença em várias Voltas a Espanha e no Giro de Itália.
Fonte: ACM