quinta-feira, 27 de abril de 2023

“Nelson Oliveira sobe a 6.º na geral da Volta à Romandia”


Português chegou em 17.º numa 2.ª tirada resolvida ao sprint

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O português Nelson Oliveira (Movistar) subiu esta quinta-feira ao sexto lugar da geral individual da Volta à Romandia, após a segunda etapa, conquistada pelo britânico Ethan Hayter (INEOS), novo líder da corrida.

Hayter, de 24 anos, conseguiu a segunda vitória do ano na ligação entre Morteau e La Chaux-de-Fonds, de 162,7 quilómetros, sendo o mais rápido do sprint ao cabo de 3:55.20 horas, à frente do espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates), segundo e líder da juventude, e do francês Romain Bardet (DSM), terceiro.

Oliveira chegou em 17.º e mantém a boa forma, subindo cinco lugares para sexto na geral, a 15 segundos do novo líder, que beneficiou da dureza da tirada para ultrapassar os velocistas.

Hayter tem seis segundos de margem para o campeão do mundo de contrarrelógio, o norueguês Tobias Foss (Jumbo-Visma), segundo, e para o francês Rémi Cavagna (Soudal-Quick Step), terceiro.

Ivo Oliveira (UAE Emirates) sofreu como os restantes velocistas e caiu do top 10 para o 104.º posto, depois de hoje ter cedido mais de 13 minutos.

Na sexta-feira, a terceira etapa apresenta um contrarrelógio individual que pode beneficiar Foss, Oliveira e outros especialistas do pelotão, com 18,75 quilómetros em Châtel-Saint-Denis.

Fonte: Record on-line

“la Vuelta Femenina By Carrefour.Es”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

A Volta a Espanha Feminina tem transmissão em direto no Eurosport, a corrida espanhola realiza-se de 1 a 7 de maio. O pelotão arranca em Torrevieja, com um contrarrelógio por equipas, e termina nas Astúrias, nos Lagos de Covadonga.

De 01 a 07 de maio cumpre-se a 9.ª edição de La Vuelta feminina, a Volta a Espanha das mulheres, e este ano promete ser ainda mais dura e emocionante. Um total de 7 etapas e quase 730 quilómetros com um percurso desafiante fazem desta 9.ª edição da corrida espanhola a mais longa de sempre.

O pelotão inicia a prova em Torrevieja com um contrarrelógio por equipas e só termina a 07 de maio nas Astúrias, nos Lagos de Covadonga, em pleno coração dos Picos da Europa. Para além do contrarrelógio, o percurso conta ainda com três etapas planas, uma de média montanha e duas metas em altitude. A luta pelageral deverá começar a ficar mais clara a partir da chegada ao Mirador de Peñas Blancas, de 1.ª categoria, com a meta no final de uma subida com 5 quilómetros, isto depois de ultrapassada a contagem de montanha de 1.ª categoria, no Puerto de Navafria. Um dos pontos fortes da corrida fica reservado para a derradeira etapa nos Lagos de Covadonga, com a meta no final de uma subida com 12 quilómetros de categoria especial.

Entre as equipas participantes em La Vuelta encontram-se 12 equipas do World Tour, incluindo a Movistar da vencedora da corrida em 2022, a neerlandesa Annemiek van Vleuten. Terá a concorrência de outras ciclistas de peso como Demi Vollering, Juliette Labous, Amanda Spratt, Kristine Faulkner, Shirin van Anrooij, Gaia Realini, Ane Santesteban ou Charlotte Kool.

A Volta a Espanha feminina 2023 distribuiu um total de 130.000€ em prémios, o maior valor de sempre na categoria. O objetivo passa por atingir maior igualdade com o setor masculino.

Quem vencerá a 9.ª edição de La Vuelta feminina? A resposta pode ser vista diariamente nas transmissões do Eurosport entre os dias 01 e 07 de maio.

 

HORÁRIOS:

 

01 DE MAIO – ETAPA 1 – E2 ÀS 11:30

02 DE MAIO – ETAPA 2 – E1 ÀS 14:30

03 DE MAIO – ETAPA 3 – E1 ÀS 14:30

04 DE MAIO – ETAPA 4 – E1 ÀS 14:30

05 DE MAIO – ETAPA 5 – E1 ÀS 14:00

06 DE MAIO – ETAPA 6 – E1 ÀS 16:45 * em diferido

07 DE MAIO – ETAPA 7 – E1 ÀS 16:45 * em diferido

Fonte: Eurosport

“Notícias do Pedal - TV atualizou os seus canais de televisão”


A Revista Notícias do Pedal
acaba de atualizar os seus canais de televisão “Notícias do Pedal -TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o Vídeo “17º Passeio Penteado 2023…”

 

Para ver o vídeo no YouTube, clique no link:

https://www.youtube.com/@noticiasdopedaltv/videos

 

Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a nossa programação.

Bons momentos.

“Óbidos Cycling Team no 1º lugar das equipas de clube lusas no GP O Jogo”


Mark Kryuchkov e Miguel Carvalho no Top 5 da classificação da juventude do Grande Prémio O Jogo

 

Por: Helena Dias

Foto: Helena Dias

Em quatro dias e cinco etapas, a Óbidos Cycling Team conseguiu alcançar um feito bastante importante no Grande Prémio O Jogo/Leilosoc. Nesta que foi a sua primeira prova por etapas, a equipa do Oeste destacou-se em primeiro lugar entre as equipas de clube lusas e terminou com dois ciclistas no Top 5 dos melhores jovens em competição. Mark Kryuchkov foi quarto e Miguel Carvalho quinto na classificação da juventude.


A 11ª edição do Grande Prémio O Jogo foi uma experiência bastante exigente de 553,6 quilómetros divididos por quatro etapas em linha e um contra-relógio individual, que teve a pedalada de saída em Barcelos, passando por Pinhel, Trancoso, Boticas e o grande final em Paredes. Num terreno acidentado de duras subidas, descidas vertiginosas e curvas que requeriam técnica, os ciclistas da Óbidos Cycling Team conseguiram superar todas as dificuldades e crescer de forma qualitativa no decorrer dos dias.

Logo na primeira etapa, a equipa poderia ter estado na discussão do sprint final, não fosse o infortúnio de Viktor Manakov sofrer um furo num momento crucial da corrida, gastando energias para recolar no pelotão e assim ficar afastado da luta pela vitória. No dia seguinte, de jornada dupla no Grande Prémio, a Óbidos Cycling Team podia ter subido ao pódio com a camisola da juventude. Contudo, após um desempenho extraordinário no decorrer do contra-relógio matinal, Mark Kryuchkov viu-se induzido em erro na abordagem à recta da meta, perdendo segundos preciosos. Ainda assim, subiu a terceiro da classificação da juventude.


O penúltimo dia de corrida foi o mais duro e exigente, com duas subidas na segunda parte do percurso. A montanha desgastou fortemente o pelotão, em particular a 1ª categoria de Torneiros, com uma extensão de 3,1 quilómetros a 9,1% de pendente média, algum terreno empedrado à mistura, e a surgir à falta de 10 quilómetros para o final. Todos os ciclistas da Óbidos Cycling Team mostraram estar à altura do desafio, destacando-se novamente Mark Kryuchkov entre os melhores sub-23 em prova. Finalmente, o último dia trouxe um susto à equipa aquando da queda de Bernardo Jorge aos primeiros quilómetros.

Mark Kryuchkov, melhor classificado na geral e quarto da juventude, confessou: "Senti-me bem de dia para dia, sempre a tentar fazer o que me era pedido. Tive pena de não conseguir a camisola da juventude após a etapa do contra-relógio, devido ao engano na entrada para a meta". Sobre a sua vinda para a Óbidos Cycling Team, salientou: "É uma boa equipa. Precisamos continuar a fortalecer a conexão entre todos".

No balanço do Grande Prémio O Jogo, o director-desportivo e manager Micael Isidoro referiu que "Esta foi uma corrida bastante positiva. Foi dura, selectiva, com um nível bastante alto. Todas as equipas continentais têm um bom nível e competir contra elas mostra sempre uma grande discrepância entre os profissionais e os sub-23. Mas só se pode evoluir correndo e aprendendo com eles, tentando fazer igual ou até melhor. Do ponto de vista geral, acabámos por dar uma boa imagem e tentar dignificar ao máximo as marcas que nos apoiam. Enquanto grupo, os ciclistas saem daqui mais fortalecidos e é também esse o nosso objectivo. Queremos começar a passar mais experiência, motivar mais jovens e procurar jovens talentos para poder dignificar o nosso ciclismo".


Numa época que já conta com nove provas disputadas, Micael Isidoro afirmou que "A Óbidos Cycling Team tem evoluído bem. Quando o projecto começou, as ideias estavam claras, mas é natural que haja sempre dificuldades a aparecer, mas isso é como em tudo na vida. Daqui para a frente queremos continuar sempre a melhorar".

Sobre os próximos objectivos da Óbidos Cycling Team, Micael Isidoro referiu as metas nacionais e avançou com uma importante novidade. "Os objectivos passam em todas as corridas por dignificar quem aposta na equipa. Especificamente, temos a Volta a Portugal do Futuro e os Campeonatos Nacionais, corridas de sub-23 nas quais os nossos objectivos são mais elevados. Vamos procurar estar na disputa. No plano internacional, vamos além-fronteiras disputar um calendário bastante bom e apetecível para os ciclistas, a fim de dignificar Portugal e a Óbidos Cycling Team", concluiu.

 

Classificação Geral:

 

1º Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) 13h33m02s

2º Joaquim Silva (Efapel Cycling) a 4s

3º Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) a 21s

...

40º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) a 11m31s

52º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team) a 16m38s

77º Diogo Silva (Óbidos Cycling Team) a 37m32s

81º Bernardo Jorge (Óbidos Cycling Team) a 41m39s

83º Marco Marques (Óbidos Cycling Team) a 42m03s

93º Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team) a 53m44s

DNF Viktor Manakov (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Juventude:

 

1º Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar)

4º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team)

5º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team)

18º Bernardo Jorge (Óbidos Cycling Team)

20º Marco Marques (Óbidos Cycling Team)

27º Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Equipas:

 

1ª Efapel Cycling 40h40m17s

11ª Óbidos Cycling Team a 1h03m56s

Fonte: Equipa Ciclismo Óbidos Cycling Team

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com