domingo, 13 de fevereiro de 2022

“Leangel Linarez ganha ao sprint na prova de abertura em Águeda”


Por: José Carlos Gomes

O venezuelano Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) conquistou hoje a Prova de Abertura-Região de Aveiro, impondo-se ao sprint, ao cabo dos 172,1 quilómetros que ligaram Cortegaça, no concelho de Ovar, a Águeda.

Disputada sob chuva intense e frio, a primeira corrida da Taça de Portugal Jogos Santa Casa ofereceu um emocionante espectáculo aos muitos adeptos que desafiaram a meteorologia para assistir à chegada. Leangel Linarez, mais possante do que a concorrência, arrancou a 100 metros da meta para se impor com autoridade, diante de Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) e de César Martingil (Rádio Popular-Paredes-Boavista), segundo e terceiro.

A prova manteve-se indefinida até à subida de Talhadas. António Ferreira (Kelly-Simoldes-UDO) e António Carvalho (Glassdrive-Q8-Anicolor) foram os primeiros fugitivos consolidados. Foram-se juntando mais homens até se formar um grupo de oito unidade à passagem pela montanha, vencida por José Neves (W52-FC Porto).

Após a descida o pelotão aproximou-se vertiginosamente da frente da corrida. Tentando reanimar a fuga, quatro ciclistas destacaram-se do grupo de oito, enquanto os restantes eram absorvidos pelo pelotão. À entrada das duas últimas horas de corrida fixaram-se na dianteira César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO), José Neves, Alvaro Trueba e Emanuel Duarte (Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel).

A diferença do quarteto aproximou-se dos dois minutos, mas o pelotão reagiu nos derradeiros 30 quilómetros, gorando a esperança dos fugitivos e proporcionando uma chegada ao sprint. José Neves ainda tentou em solitário, mas a fuga sucumbiu definitivamente a 11 quilómetros da meta.

Na discussão da vitória, o sprint foi desorganizado por um ataque a 400 metros, mas os homens mais velozes recuperaram posição e foi entre eles que se decidiu o primeiro triunfo da temporada. Leangel Linarez ganhou e dedicou o triunfo ao sempre presente Pedro Silva.

“O sprint foi um pouco confuso. Um homem atacou a 400 metros. Temi não o alcançar, mas tive boas pernas e consegui triunfar. É uma vitória muito especial para mim, a primeira ao serviço da equipa de Mortágua. Dedico-a ao mentor deste projeto, Pedro Silva. É uma pena que não esteja connosco na Terra, mas onde está vê-nos e apoia-nos”, afirmou, emocionado, Leangel Linarez, que se dá bem com a região de Aveiro e com o mau tempo. Em 2019, numa etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, com final em Ovar e disputada sob temporal, o venezuelano impôs-se ao sprint.

Por equipas venceu a Glassdrive-Q8-Anicolor. A melhor formação de clube foi a espanhola Bicicletas Rodríguez/Extremadura.

As classificações secundárias foram conquistadas pelos homens que se aventuraram nas fugas. José Neves venceu a montanha, enquanto as metas particulares ficaram por conta de António Carvalho e de César Fonte.

Depois deste aquecimento para a época, o pelotão regressa à estrada na quarta-feira para correr, até dia 20, a Volta ao Algarve.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Alexander Kristoff vence Clássica de Almería ao sprint”


Norueguês da Intermarché-Wanty Gobert Matériaux foi o mais forte em Roquetas de Mar

 

Por: Lusa

Foto: Twitter @IntermarcheWG

O norueguês Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty Gobert Matériaux) venceu ao sprint a 35.ª Clássica de Almería, batendo o francês Nacer Bouhanni (Arkéa Samsic), segundo, e o italiano Giacomo Nizzolo (Israel-Premier Tech), terceiro.

Kristoff, de 34 anos, somou a primeira vitória da temporada ao cumprir a ligação entre El Ejido e Roquetas de Mar, de 188,2 quilómetros, em 4:22.39 horas, batendo o sprinter gaulês e Nizzolo, que tinha vencido esta corrida em 2021.

André Carvalho (Cofidis) foi o melhor português em prova, ao cortar a meta em 77.º, a 22 segundos do vencedor.

Iúri Leitão (Caja Rural) foi 99.º, a 2.25 minutos de Kristoff, com Daniel Viegas (EOLO Kometa) em 104.º, a 3.41.

Fonte: Record on-line

“Jacob Hindsgaul vence Volta a Antália”


Jovem dinamarquês da Uno-X confirmou a maior vitória da carreira

 

Por: Lusa

O jovem dinamarquês Jacob Hindsgaul (Uno-X) consagrou-se este domingo como vencedor da quarta edição da Volta a Antália, após a quarta e última etapa, vencida pelo italiano Jakub Mareczko (Alpecin-Fenix).

Mareczko, de 27 anos, ganhou pela primeira vez esta época, ao impor-se ao sprint na última tirada, com partida e chegada em Antália, de 156,5 quilómetros, cumpridos em 3:40.22 horas.

No segundo lugar ficou o holandês Arvid de Kleijn (Human Powered Health), com o italiano Matteo Malucelli (Gazprom-RusVelo) em terceiro.

Nas contas da geral, Hindsgaul confirmou a maior vitória da carreira, e a primeira como profissional, após ter vencido a terceira etapa, decisiva nas contas finais.

O italiano Alessandro Fedeli (Gazprom-RusVelo) foi segundo e o luxemburguês Luc Wirtgen (Bingoals Pauwels Sauces WB) terceiro.

Fonte: Record on-line

“Alessandro Covi vence e UAE Emirates faz ‘dobradinha’ na Volta a Múrcia”


O italiano Alessandro Covi venceu hoje a Volta a Múrcia em bicicleta, cuja 42.ª edição teve dobradinha da UAE Emirates, com o também italiano Matteo Trentin no segundo posto

Covi, de 23 anos, cumpriu os 183,2 quilómetros entre Fortuna e Puerto de Cartagena em 4:34.50 horas, sendo um segundo mais rápido do que o grupo dos perseguidores, onde o colega de equipa e compatriota Trentin ‘sprintou’ para o segundo lugar.

Sem o espanhol Alejandro Valverde (Movistar), ciclista de Múrcia que acaba este ano a carreira, a prova teve o francês Matis Louvel (Arkéa Samsic) a fechar o pódio.

O alto Collado Bermejo, de categoria especial, foi a principal dificuldade do dia, que Covi acabou por vencer com um ataque nos últimos quilómetros.

André Carvalho (Cofidis) foi 83.º, a mais de 10 minutos do vencedor, enquanto o outro ciclista luso inscrito, Daniel Viegas (EOLO Kometa), abandonou a prova.

Fonte: Sapo on-line

“Nairo Quintana impõe-se a solo e vence Volta à Provença”


Cumpriu os 166,1 quilómetros entre Manosque e Montagne de Lure em 4:23.06 horas

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Nairo Quintana

O colombiano Nairo Quintana (Arkéa Samsic) impôs-se este domingo na terceira e última etapa da Volta à Provença em bicicleta, em que venceu isolado a terceira e última etapa e arrebatou também o triunfo na geral final.

No último dia, decisivo pela exigente chegada em alto, Quintana cumpriu os 166,1 quilómetros entre Manosque e Montagne de Lure em 4:23.06 horas, triunfando depois de ter atacado dentro dos últimos 4.000 metros, seguindo a solo a partir desse momento.

O sul-americano acabou com 37 segundos de vantagem para os mais próximos perseguidores, no caso o dinamarquês Mattias Skjelmose Jensen (Trek-Segafredo), segundo, e o norte-americano Matteo Jorgenson (Movistar), terceiro.

A boa prestação permitiu a Quintana 'saltar' de 10.º para primeiro na geral final, que venceu com 27 segundos para o campeão do mundo, o francês Julian Alaphilippe (QuickStep-Alpha Vinyl), segundo, e 34 para Jensen, que fechou o pódio.

O trepador de 32 anos, vencedor da Volta a Itália de 2014 e da Volta a Espanha de 2016, entrou na época a erguer os braços, repetindo na Provença um triunfo que já tinha logrado em 2020.

Fonte: Record on-line

“Fausto Masnada vence quarta etapa da Volta a Omã e assume liderança da geral”


Rui Costa, que era quarto, caiu para o quinto posto e está agora a 1.07 minutos do novo líder

 

Por: Lusa

Foto: Fausto Masnada Instagram

O italiano Fausto Masnada (QuickStep-Alpha Vinyl) venceu este domingo isolado a quarta etapa da Volta a Omã em bicicleta, assumindo a liderança da geral, com Rui Costa (UAE Emirates), quarto na tirada, a cair para quinto.

Masnada, de 28 anos, cumpriu os 119,5 quilómetros entre Al Sifah e Muscat em 3:01.53 horas, 1.07 minutos mais rápido do que o suíço Mauro Schmid, seu colega de equipa e hoje segundo, o francês Kevin Vauquelin (Arkéa Samsic), terceiro, e Rui Costa.

O resultado levou o italiano para a liderança da geral, com 55 segundos de vantagem para o anterior comandante, o dinamarquês Anthon Charmig (Uno-X), agora segundo, e 58 para o checo Jan Hirt (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), terceiro.

Rui Costa, que era quarto, caiu para o quinto posto e está agora a 1.07 minutos do novo líder.

O português já foi segundo na geral final desta prova, em 2017, e vem de um terceiro lugar na Volta à Arábia Saudita, já esta época.

Na segunda-feira, a quinta e penúltima etapa liga Samail a Jabal Al Akhdhar em 150,5 quilómetros, que culmina com chegada em alto.

Fonte: Record on-line

“Equipa ciclismo CRP Ribafria abre época com vitória”


A equipa de ciclismo Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, participou hoje na primeira prova da época, um contrarrelógio por equipas, que decorreu na localidade de Samora Correia e com partida e chegada no Porto Alto.

A prova foi composta por 65 km, com 43 equipas a alinharem a partida e das quais a sua composição teria de ter no mínimo sete unidades e no máximo de nove.

A hora de partida para a primeira equipa decorreu as 8h30 e posteriormente as restantes saíram de dois em dois minutos.

A equipa do CRP Ribafria participou nesta prova com sete unidades da sua equipa, (João Letras, Jorge Letras, Daniel Ferreira, Paulo Simões, Jorge Marques, João Camocho e Pedro dias), com o intuito de realizar um bom treino de trabalho por equipa e vencer a prova, que embora não sendo uma prova federada, não deixa de ser uma competição e um teste aos atletas e ao seu trabalho e entre ajuda.


A equipa Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, teve a partida para a estrada as 9h14 e demorou 1h27m12s a completar a prova, tempo que foi o melhor desta prova, conquistando o 1º lugar.

O mais importante da prova foi a união de toda a equipa e o trabalho realizado, que ao ser realizado com êxito, resultou na vitória coletiva.

Hoje demos início a um novo ciclo, levando ao lugar mais alto do pódio o CRP Ribafria e todos os nossos patrocinadores, os quais iremos sempre dignificar e tentar levar sempre aos lugares do pódio.


 Enaltecer também os 7 guerreiros e o treinador da equipa, pela dedicação, empenho, trabalho e garra com que enfrentaram este obstáculo e o ultrapassaram, que consequentemente resultou na conquista do lugar mais alto do pódio.

Por último, e porque sem eles nada disto seria possível, agradecer a todos os patrocinadores, que apoiam e ajudam a equipa incondicionalmente, para que nunca falte nada a toda a estrutura e atletas.

Fonte: Equipa de Ciclismo/Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP Ribafria



“Passeio Solidário Fullracing rende mais de três mil bens alimentares em véspera da Prova de Abertura”


Com a apresentação oficial da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor na sexta-feira 11 de fevereiro, realizou-se no sábado 12 de fevereiro, também em Águeda, o Passeio Solidário Fullracing, que rendeu mais de três mil bens alimentares no seguimento dos 300 participantes e que vão agora ser oferecidos ao Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro. O ex-corredor profissional Vitor Gamito foi um dos participantes, além dos 10 corredores da equipa, que amanhã, dia 13, faz a sua estreia na Prova de Abertura - Região de Aveiro, entre Cortegaça e Águeda.

Entretanto também neste sábado dia 12, foi apresentada a época nacional do ciclismo profissional de estrada, bem como as 10 equipas continentais, na Cerimónia de Abertura que decorreu no Museu Municipal da Murtosa, para ser dado o tiro de partida para as primeiras pedaladas de 2022 no domingo dia 13. O pelotão cruzou todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), ao longo de 172,1 km com partida às 12H00 em Cortegaça (Ovar) e chegada a Águeda, sede da equipa. 


A Glassdrive /Q8 / Anicolor Cycling Team alinhou com oito corredores: António Carvalho, Rafael Reis, Frederico Figueiredo, Javier Moreno, Fábio Costa, Afonso Eulálio, Pedro Silva e Héctor Sáez. A subida de Talhadas será o ponto mais exigente em termos de montanha, tratando-se de uma corrida ao jeito dos sprinters. 

“A Prova de Abertura é sempre uma prova importante, marcou o arranque da época onde todas as equipas gostam de estar bem. O ano passado iniciámos com o pé direito, com a vitória, e este ano também existem esses objetivos. Sabendo que a concorrência é bastante forte neste tipo de corridas de um dia, mas também sabendo que estas corridas são sempre imprevisíveis. Tudo pode acontecer, podendo ser um bom arranque da época de 2022 para toda a equipa”, disse Rúben Pereira, diretor desportivo da formação de Águeda. 


 

Três mil bens vão ser entregues no Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro 

 

Mais de três mil bens foram oferecidos pelos participantes do Passeio Solidário Fullracing, num total de 300 inscritos. Foram percorridos 12 km de estrada pela zona da cidade de Águeda, em estilo de passeio, onde pequenos e graúdos, de forma salutar e respeitando as normas impostas pela DGS, partiram do Largo 1.º de Maio, mesmo local da chegada. 


“Tivemos pessoas que fizeram 10 ofertas, o que nos leva a dizer que o objetivo foi conseguido com sucesso. Vamos agora tratar de fazer chegar estes bens, com o apoio da Câmara Municipal de Águeda, ao Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro, que depois fará a distribuição”, adiantou Carlos Pereira, Team Manager do Clube Desportivo Fullracing.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing










Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com