segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

“Hora de descanso e gozar o Natal…”

Olá a todos, há manhã dia 24 é véspera de Natal, e dia de descanso passado com a família, dia 25 dia de Natal mais um dia em família.

Desta forma, serão dois dias ausentes sem notícias, com o PC desligado, regressamos dia 26 retomando as notícias, ficando aqui mais uma vez os botos de um Feliz Natal.

Boas Festas a todos.

“Mistério na Bora Hansgrohe: ciclista desaparecido há ano e meio”

Leopold Konig foi visto pela última vez, em competição, em março de 2018

Por: Luís Magalhães

Foto: Getty Images

Leopold Konig, ciclista checo da Bora Hansgrohe, está desaparecido desde março de 2018. A última vez que foi visto foi no dia 11 desse mês, no final da quinta etapa da prova Tirreno-Adriático, tendo terminado na 144.ª posição. Depois disso, nem rasto do atleta que termina o seu contrato com a equipa alemã daqui a poucos dias.

Konig, de 32 anos, está ausente há ano e meio e as especulações na imprensa indicam que se possa tratar de um problema de saúde, tendo em conta que o ciclista tem problemas num dos joelhos, desde 2016. Ele que era apontado ao topo do ciclismo mundial no início da década, terminando três grandes voltas nos dez primeiros classificados, entre 2013 e 2015, ano em que assinou contrato com a super equipa, Sky.

Em 2017 mudou-se para a Bora Hansgrohe e depois da tal etapa, a 11 de março de 2018, nunca mais ninguém lhe colocou a vista em cima. Cenário, aliás, confirmado por Ralph Denk, diretor da equipa alemã. "Não sabemos se já se retirou", referiu recentemente, dando a ideia de que o ciclista se terá reformado sem avisar a própria equipa.

Fonte: Record on-line

“Rui Costa regressa”

Inicia época na Arábia Saudita, rumando depois à Volta ao Algarve, que não corria desde 2014

Por: Ana Paula Marques

Foto: Getty Images

Boas notícias para quem é fã do ciclismo e de Rui Costa. O ciclista da UAE Emirates vai voltar a competir no nosso país, para marcar presença na Volta ao Algarve, em fevereiro, prova que não corre desde 2014, ano em que se apresentou na corrida como campeão mundial.

"É sempre um gosto correr no nosso país. Já há alguns anos que não conseguia vir cá, mas este ano pedi à equipa", frisou ao nosso jornal Rui Costa, satisfeito então pelo facto de a UAE Emirates ter aceitado o seu pedido.

"Sabe sempre bem sentir o apoio dos portugueses", frisou o poveiro, que deverá ter a companhia em terras nacionais dos colegas de equipa, os gémeos Ivo e Rui Oliveira.

O pelotão da Volta ao Algarve de 2020, prova em que Record é jornal oficial, começa a ganhar forma e são já muitas as estrelas que garantiram a presença de 19 a 23 de fevereiro. Rui Costa junta-se assim a nomes como os do italiano Vincenzo Nibali (agora na Trek), do belga Philippe Gilbert (Lotto Soudal) ou do campeão olímpico, o também belga Greg Van Avermaet (Team CCC).


“Liège e Romandia”

A primeira parte do calendário de 2020 de Rui Costa está definido, mas desconhecendo-se ainda qual a (as) Grandes Voltas que fará, uma vez que a gestão nesta área terá de ser feita de acordo com os Jogos Olímpicos, tendo em conta, por exemplo, que o final do Tour é demasiado próximo das provas de Tóquio’2020.

Depois do Algarve, fará a Volta à Catalunha, a Volta ao País Basco, uma das clássicas das Ardenas, a Liège-Bastogne-Liège, seguindo-se a Volta à Romandia, de 28 de abril e 3 de março. O início da época será na Volta à Arábia Saudita, de 4 a 8 de fevereiro.

Fonte: Record on-line

“JOÃO MATIAS DISTINGUIDO PELO MUNICÍPIO DA FEIRA”

João Matias foi distinguido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira pelo feito de sagrar-se campeão nacional de madison. A Cerimónia de Congratulação de Mérito Desportivo, celebrado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, e da vereadora da Educação, Desporto e Juventude, Cristina Tenreiro. No evento foram distinguidos todos os atletas do concelho que, durante este ano, sagraram-se vencedores de Campeonatos e Taças de Portugal, entre os quais o corredor da Vito-Feirense-Pnb.

Fonte: Vito-Feirense-Pnb

“OSCAR PELEGRÍ SOMA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL EM PISTA”

Oscar Pelegrí esteve presente no Track Cycling Challenge, em Grenchen, Suíça, a competir na corrida por pontos e no madison ao serviço da Selecção de Espanha.

Na corrida por pontos, o corredor da Vito-Feirense-Pnb terminou as 120 voltas no 12º lugar, pontuando em três dos 12 sprints, totalizando sete pontos. Justin Wolf arrecadou o ouro, com 61 pontos, Valère Thiebaud a prata, com 46, e Cyrille Thiery o bronze, com 45. Na disciplina de madison, Pelegrí fez dupla com o companheiro de Selecção Illart Zuazubiskar, terminando no 9º lugar, com 4 pontos. A vitória pertenceu à dupla Rhys Britton e Samuel Watson, com 32 pontos, seguidos de Ethan Vernon e William Tidball, com 26, fechando o pódio Théry Schir e Cyrille Thiery, com 23.

Fonte: Vito-Feirense-Pnb

“JESUS AROZAMENA CHEGA AO FEIRENSE EM 2020”

Foto: Helena Dias

Jesus Arozamena (Esp, 24/12/1996) é o décimo corredor que irá integrar a equipa Feirense na temporada de 2020. O jovem espanhol caracteriza-se por ser um corredor completo, com sentido do colectivo, bom trepador e rápido, com boa ponta final. No ano de 2018, destacou-se no país vizinho ao sagrar-se vencedor da Taça de Espanha Sub-23 e, no presente ano de 2019, arrecadou a medalha de prata no Campeonato de Espanha Elites.

Assim sendo, a equipa Feirense contará em 2020 com as renovações de Oscar Pelegrí, Bernardo Saavedra, António Ferreira e Luís Cabral e com as entradas de Rafael Reis, Gonçalo Amado, Fábio Oliveira, Rafael Ferreira, Afonso Eulálio e Jesus Arozamena.

Fonte: Vito-Feirense-Pnb

“UDO festejou “Bodas de Prata”

Texto e Foto: AfterTwo //Works

A União Desportiva do Oeste celebrou o seu 25º aniversário num convívio que juntou fundadores, colaboradores e amigos esta sexta-feira na sede da instituição. 

Nascida a 16 de dezembro de 1994, a UDO surgiu da necessidade de criar uma associação que adotasse a gestão do Grande Prémio de Ciclismo de Torres Vedras, que desde a sua génese, em junho de 1978, era assumida pela Câmara Municipal.

Principalmente reconhecida por esta ligação umbilical com a prova portuguesa que há mais tempo está inscrita de forma consecutiva na União Ciclista Internacional, a UDO conta também com uma vasta história como entidade organizadora de eventos desportivos e parceira de outras organizações de renome nacional e internacional, como é exemplo o Cross de Torres Vedras em atletismo ou os Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Lisboa, realizados em 2001.

Chamando a si a importante missão de eternizar o nome do mais valoroso ciclista português de todos os tempos, a UDO acolhe desde 2015 a Academia Joaquim Agostinho.

A mais representativa escola de ciclismo da região oeste tem formação para jovens atletas a partir dos 5 anos de idade, oferecendo-lhes a oportunidade de desenvolverem o seu percurso de forma sustentada entre os vários escalões até aos Sub-23, antecâmara do ciclismo profissional. 

Fonte: União Desportiva do Oeste

“Agenda de Ciclismo”

Paços de Ferreira recebe última jornada da Taça de Ciclocrosse

Por: André Antunes

A última jornada da Taça de Portugal de Ciclocrosse será realizada no próximo domingo, no Parque Urbano de Paços de Ferreira.

As contas finais da Taça de Portugal de ciclocrosse fazem-se no concelho de Paços de Ferreira, com indecisão na categoria de elite masculina até à última fase da competição. Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) encontra-se bem encaminhado para conquistar a Taça de Portugal, após a vitória na jornada anterior, em Vouzela. O corredor precisa apenas de pontuar para assegurar a vitória final. Roberto Ferreira encontra-se no segundo lugar, à espera de um deslize do seu concorrente direto. Márcio Barbosa (Aviludo-Louletano) e Vitor Santos (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) estão na luta final pelo pódio.

Nas femininas, a vitória na Taça já está garantida por parte de Ana Santos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que alcançou o pleno de vitórias nas quatro jornadas já realizadas. Na luta pelo pódio final encontram-se Daniela Pereira (SAERTEX Portugal/Edaetech) com 145 pontos, Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) no terceiro posto, com 110 pontos, e Melissa Maia (Korpo Activo BTT/UDL-União Desp.Lorvanense) em quarto lugar, com 70 pontos.

A primeira corrida está marcada para as 9h30 na categoria de juvenis, não sendo pontuável para o ranking. De seguida, será realizada a prova de masters, às 10h00. As femininas e os cadetes masculinos partem às 11h00. A última corrida envolverá os juniores e elite masculina, pelas 12h00.

O Ciclocrosse estará de volta no dia 12 de janeiro, com a realização do campeonato nacional, em Vila Real.

No próximo sábado, dia 28 de dezembro, o Velódromo de Sangalhos recebe mais uma edição do campeonato nacional de omnium. Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e Maria Martins (Sopela Women´s Team) são os atuais detentores do título e vão lutar pela sua defesa. A prova será exclusiva para a categoria de elite masculina e feminina.


Mais eventos oficiais:

29 de dezembro: Passeio de Cicloturismo, Funchal, Madeira

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com