terça-feira, 25 de abril de 2023

“Travão a fundo na época de Pogacar”


Esloveno limitado na preparação para o Tour, pois terá de parar seis semanas após operação

 

Por: Alexandre Reis

O esloveno Tadej Pogacar ficou de baixa com o pulso esquerdo fraturado após queda na clássica Liège-Bastogne-Liège, mas já se encontra em período de recuperação, com o objetivo de atacar o Tour daqui a pouco mais de dois meses. "Aconteceu. Tive sorte em apenas quebrar o pulso, considerando o acidente maluco que aconteceu. Desejo que Mikkel Honoré recupere, pois sofreu mais sequelas do que eu na queda e dou os parabéns ao triunfo de Remco Evenepoel, a nossa batalha vai ter de esperar. Estou muito feliz pelo apoio recebido dos adeptos, família e funcionários hospitalares", considerou nas redes sociais Tadej Pogacar, que vai ter de parar seis semanas, segundo o último relatório médico, já depois de intervenção cirúrgica ao escafóide.

Record questionou José Azevedo, sobre até que ponto Pogacar vai estar em condições para discutir o Tour? O antigo ciclista e atual diretor desportivo da Efapel respondeu: "A lesão acontece quando estava em grande forma e uma recuperação de mais de 10 dias pode condicionar, mas é um corredor excecional e pode continuar a treinar nos rolos, sem ficar completamente parado. Teve bom planeamento, pois pode ganhar todo o tipo de corridas, mas no Tour terá de ser mais comedido e poupar-se para as montanhas da última semana".

Fonte: Record on-line

“Ivo Oliveira nono classificado no prólogo da Volta à Romandia”


Por: SIF // PFO

Foto: AFP

O ciclista português Ivo Oliveira (UAE Emirates) foi hoje nono classificado no prólogo de abertura da 76.ª Volta à Romandia, conquistado pelo checo Josef Cerny (Soudal-Quick Step), primeiro líder da prova.

Nos 6.820 metros com início e fim em Port-Valais, Cerny, de 29 anos, bateu por um segundo o norueguês Tobias Foss (Jumbo-Visma), campeão do mundo de contrarrelógio, e o francês Rémi Cavagna, seu companheiro de equipa, que foram segundo e terceiro, respetivamente, os mesmos lugares que ocupam na geral.

O tempo de Ivo Oliveira, a nove segundos do vencedor, comprova a boa forma do ciclista gaiense, que no domingo, com Iúri Leitão, conseguiu o primeiro ouro de Portugal numa Taça das Nações de pista, no Madison, em Milton.


Nelson Oliveira (Movistar) foi 12.º, a 10 segundos, num dia marcado pelo azar de Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), numa das suas provas favoritas, que em 2019 acabou no segundo lugar final, selando o seu quarto e último pódio nesta corrida.

O veterano corredor teve um problema mecânico na corrente da bicicleta logo ao sair da rampa de início, o que lhe custou muito tempo – acabou em 154.º e último, a ‘longos’ 4.52 minutos, o que hipoteca qualquer hipótese de disputar a vitória final.

Na quarta-feira, a primeira de cinco etapas liga Crissier a Vallée de Joux, na distância de 170,9 quilómetros, com três contagens de montanha categorizadas.

Fonte: Lusa

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Mauricio Moreira é o vencedor do Grande Prémio O JOGO”


Fotos: Miguel Pereira / Global Imagens

Mauricio Moreira, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, carimba hoje mais uma vitória no seu palmarés, ao vencer a 11.ª edição do Grande Prémio O JOGO. Rafael Reis fechou o pódio, ao concluir a prova, que tinha ganho no ano passado, na 3.ª posição. Coube a Artem Nych rematar o Top 5 da Geral Individual, fruto do seu trabalho e de todo o coletivo, que esteve em grande nível durante os quatro dias de competição.


Os últimos 143,2 km da prova, com partida e chegada em Paredes, contaram com uma fuga de sete corredores, dos quais apenas dois deles conseguiram chegar até aos últimos 10 km, quando foram alcançados. A Glassdrive / Q8 / Anicolor manteve-se sempre no comado do pelotão, na defesa da Camisola Amarela.

Com o pelotão compacto na aproximação à meta, estava visto que a chegada ia acontecer ao sprint. João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) revelou-se o mais forte e venceu a 5.ª Etapa perante um mar de gente que aplaudia em Paredes. O pelotão principal, onde seguia Mauricio Moreira, Rafael Reis, Artem Nych e Fábio Costa, chegou com o mesmo tempo, o que não deixou margem para alterar as contas finais da Geral, ficando clara a vitória do uruguaio no 11.º Grande Prémio O JOGO.


“É um momento muito feliz para mim e para toda a equipa. É verdade que não é a minha primeira vitória da época, mas é a primeira por etapas e é para isso que a nossa equipa trabalha, para alcançar estes resultados, que nos mostram que as coisas estão no caminho certo. Chega assim mais um ponto de confiança para as provas grandes deste ano. Sei que ainda estamos a começar, ainda tenho muito para melhorar, quer em termos de treinos como alimentação, mas esta conquista dá-me uma confiança muito grande. Enquanto equipa temos também margem para melhorar e conhecermo-nos ainda mais, para trabalhar e alcançar mais vitórias”, disse Mauricio Moreira.  


Sobre esta conquista, Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, declarou que “foi uma grande vitória, uma vitória de toda a equipa, um grande trabalho de todos os colegas, desde o Mendonça, Pedro, Fábio, Artem, Reis, Frederico e que seria coroado com a vitória do Mauri, que rematou o trabalho dos seus colegas da melhor maneira. É também uma vitória de todo o staff e de toda a estrutura, de todos os patrocinadores, parceiros e adeptos deste projeto, que merecem dias como o de hoje”.


 

CLASSIFICAÇÕES:

 

11.º Grande Prémio de Ciclismo O JOGO 

5.ª ETAPA: Paredes – Paredes» 143,2 km 

 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 5.ª ETAPA

 

1.º João Matias (Tavfer-OvosMatinados-Mortágua), 03h24m16s 

2.º Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), mt 

3.º Francisco Campos (Fonte Nova / Felgueiras), mt 

6.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

7.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

12.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

16.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

17.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 05s 

30.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 11s 

35.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 13s 


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 5.ª Etapa)

 

1.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 13h33m02s 

2.º Joaquim Silva (Efapel Cycling), a 04s 

3.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 21s 

5.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m00s 

16.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m14s 

38.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 10m40s 

58.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 21m32s 

63.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 27m02s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Efapel Cycling, 40h40m17s 

2.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 13s 


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS

 

1.º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), 98 Pontos 

2.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 84 Pontos 

6.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 60 Pontos 

11.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 40 Pontos 

18.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 18 Pontos 

20.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 16 Pontos 

21.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 14 Pontos 

38.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA

 

1.º Francisco Guerreiro (Efapel Cycling), 11 Pontos 

3.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 10 Pontos 

5.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 8 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES

 

1.º César Martingil (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), 12 Pontos 

12.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE

 

1.º Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 13h35m39s 

8.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 13h54m34s

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“João Matias ganha etapa na coroação de Mauricio Moreira”


O uruguaio Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) sagrou-se hoje vencedor do 11.º Grande Prémio O Jogo, depois de disputada a quinta e última etapa, ganha, em Paredes, por João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua).

Os 143,2 quilómetros foram animados por uma fuga de sete corredores, cujos mais resistentes, César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), só seriam alcançados já dentro dos dez quilómetros finais.

Num terreno pouco propício a ataques visando mudar a classificação geral, os protagonistas em Paredes foram os sprinters. João Matias foi o mais forte de todos, entrou na dianteira na última curva para a meta e venceu com autoridade, ao fim de 3h24m16s de etapa. Com os mesmo tempo chegou o pelotão principal. O argentino Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) foi o segundo e Francisco Campos (Fonte Nova/Felgueiras) fechou o pódio da jornada.

Maurício Moreira chegou integrado no pelotão principal, selando a conquista da classificação geral. Joaquim Silva (Efapel Cycling) terminou no segundo posto, a quatro segundos, e Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) foi o terceiro, a 21 segundos.

Não foi apenas a geral individual que permaneceu inalterada na última etapa. O mesmo aconteceu com a geral por equipas, vencida pela Efapel Cycling, a juventude, conquistada por Alexandre Montez (Credibim-LA Alumínios-Marcos Car), a montanha, que coroou Francisco Guerreiro (Efapel Cycling) rei dos trepadores, as metas volantes, em que se impôs César Martingil (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) e a classificação das metas autarquias, que Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) dominou do primeiro ao último dia. A diferença aconteceu na classificação por pontos, em que Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) foi o melhor.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com