terça-feira, 1 de novembro de 2022

“Figueira da Foz acolhe a primeira prova internacional de 2023 em Portugal”


Figueira Champions Classic ocorre a 12 de fevereiro

 

Por: Lusa

Foto: Figueira Champions Classic

A Figueira da Foz vai receber, em 12 de fevereiro de 2023, três dias antes da Volta ao Algarve, uma clássica internacional de ciclismo, aproveitando as equipas participantes na prova algarvia, explicou esta segunda-feira o promotor ao Executivo municipal figueirense.

O diretor do Clube Desportivo FullRacing, promotor do evento, disse hoje, na sessão de Câmara da autarquia figueirense, que o concelho vai acolher, nos dias 11 e 12 de fevereiro, "algo que nenhuma cidade em Portugal teve". "Nunca foi feita em Portugal uma clássica de nível mundial com esta dimensão em 110 anos de ciclismo, com transmissão da Eurosport para todo o mundo e a participação dos melhores atletas do mundo", sublinhou Carlos Pereira, na apresentação ao executivo.

A Figueira Champions Classic vai ter uma extensão de 190 quilómetros, com partida na zona do Relógio, na cidade da Figueira da Foz, e percorre as 14 freguesias do concelho, com transmissão televisiva dos últimos 90 quilómetros.

A competição principal realiza-se no dia 12 de fevereiro, um domingo, mas no dia anterior decorre uma prova aberta para todos os interessados em pedalar parcialmente pelo mesmo circuito.

Segundo Carlos Pereira, o evento vai colocar a Figueira da Foz "no topo do ciclismo mundial" e terá impacto na economia local, alavancando a cidade como "destino turístico à escala nacional".

O promotor estima que as duas provas, cujo orçamento supera os 400 mil euros, venham a contar com cerca de 2.000 participantes. "É uma prova que envolve muitos custos e muitos cachês, mas que facilmente é absorvido por todo o retorno que a Figueira vai ter, pois a cidade nunca teve nenhum evento que a colocasse no mundo como este", frisou. Carlos Pereira admitiu que a Figueira Champions Classic vai "tirar notoriedade ao Algarve", por "passar a ser a primeira prova do ano em Portugal, com os melhores do mundo".

O Executivo vai votar na quarta-feira, na continuação da reunião de Câmara, que hoje foi interrompida devido à agenda do presidente Pedro Santana Lopes, uma proposta para outorgar um protocolo com o Clube Desportivo FullRacing, que prevê um apoio financeiro de 240 mil euros.

Fonte: Record on-line

“Não tenho mais nada a provar disse Geraint Thomas e olha de lado para a reforma”


Por: José Morais

Com 36 anos de idade, o ciclista gaulês Geraint Thomas irá iniciar a nova época com a Ineos Grenadiers, naquela que poderia ser a sua última temporada como ciclista profissional, ele que está na elite desde 2007, disse que já não tem mais nada para provar, e pensa se irá pendurar a bicicleta no final da época de 2023.  

“Terei de me sentar, pensar e descobrir o quero fazer, poderá ser o meu último ano, por isso quero aproveitar ao máximo, ainda nem sei se irei ao Tour de França, para ser sincero talvez o Giro de Itália, mas ainda está tudo no ar, e não me importava de fazer algo diferente”, disse Geraint Thomas

“Este ano foi diferente, participei em algumas provas novas, como a Coppi & Bartali, Liege-Bastogne-Liege, Walloon Arrow e o Tour do País Basco, provas que nunca fiz, ou apenas uma vez marquei presença, mas fui campeão no Tour da Suíça, e um terceiro lugar no Tour de França”, disse Geraint Thomas

O gaulês dizia ainda, “quando ganhei o Tour, foi muito bom regressar no ano seguinte, assim demostrei que não tinha sido coincidência, e também foi muito bom voltar em 2022, quando muitos pensavam que estava terminado, por isso agora sinto de que não tenho mais nada para provar, e tenho grande motivações para 2023”.

“No próximo ano quero começar muito melhor do que este, quero estar na frente nas batalhas das provas, não será necessariamente ganhar, mas estando bem lá em cima, vou assim sentar-me com a minha esposa, falar e decidir qual a decisão que irei tomar”, disse Geraint Thomas

“Tour de França Feminino 2023 com novos patamares com o Tourmalet e o contrarrelógio”


O HC sobe manchetes da rota, com um teste de tempo individual introduzido pela primeira vez

 

Por: José Morais

Foto: Tour França

Com um contrarrelógio introduzido pela primeira vez, o Tour de França Feminino vai subir de nível em 2023, com um final no cimo do Col du Tourmalet, e no último dia de prova um contrarrelógio individual, foi apresentado no mesmo dia que apresentaram a versão masculina em Paris, com a segunda edição da prova a iniciar-se no sul e sudoeste da França, iniciando-se em Clermont-Ferrand, antes das ciclistas descerem para os Pirenéus, e terminará em Pau. 

A prova vai iniciar-se com uma volta contundente da cidade gótica, entre Clermont-Ferrand e Clermont-Ferrand, de onde sairá a primeira camisola amarela, com Clermont-Ferrand a ser a partida da segunda etapa, com as ciclistas a fazer um trajeto para roladores com destino a Mauriac, com mais de 2500 metros de subida.   

No terceiro dia Dordogne verá passar o pelotão, antes de uma etapa de 177 quilómetros, que será a mais longa na história do World Tour Feminino, a acontecer entre Cahors e Rodez, com as ciclistas a enfrentarem algumas subidas mais desafiadoras na quarta etapa, com uma sequência de côtes difíceNa, com a chegada da quinta etapa, os velocistas podem ter um dia muito positivo, com uma etapa irregular em Blagnac, antes da corrida se aproximar da fronteira espanhola, e entre os Pirenéus.

Na etapa sete, vem a primeira montanha com final lá bem no alto do irónico Col du Tourmalet, a primeira subida de categoria especial, já feita no Tour de França Feminina, antes disso existe a subida para o Col d'Aspin, antes de fazerem a subida oriental do gigante pireneu de 17 quilómetros de Sainte-Marie-de-Campan.     

O  Tourmalet que tem 2.115 metros de altitude, marcará sem dúvida a prova até ao momento, já que vai superar o Col du Platzerwasel com 1.193 metros da edição de 2022, quase com mais 1000 metros.

A organização do Tour de França tem há muito uma afinidade com o Col du Tourmalet, pela primeira introduzido na prova masculina no ano de 1910, sendo introduzido na prova por 87 vezes, sendo a mais vezes utilizada em passagem por outras montanhas, subida que se estreou em 2000 no Grande Boucle Feminino Internacional, uma prova histórica equivalente ao Tour de França Feminino.

A prova feminina do Tour de França 2023 irá terminar pela primeira vez com um contrarrelógio individual, num circuito realizado em Pau com 22 quilómetros, a ciclista holandesa Marianne Vos que na última vez que visitou a cidade destacou-se na frente, e veio a conquistar a sua segunda vitória no La Course no ano de 2019.

A prova que será realizada de 23 de julho a 30 de julho, vai contar com oito etapas. 

 

As etapas:

 

1ª Etapa – 23 de Julho - Clermont-Ferrand / Clermont-Ferrand – 124 km

2ª Etapa – 24 de Julho - Clermont-Ferrand / Mauriac – 148 km

3ª Etapa – 25 de Julho – Collonges-La-Rouge / Montignac-Lascaux – 147 km

4ª Etapa – 26 de Julho – Cahors / Rodez – 177 km

5ª Etapa – 27 de Julho – Onet-Le-Château / Albi – 126 km

6ª Etapa - 28 de Julho – Albi / Blagnac – 122 km

7ª Etapa – 29 de Julho – Lannmezan / Bagnères-De-Bigorre – 90 km

8ª Etapa – 30 de Julho – Pau / Pau-contrarrelógio individual – 22 km

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com