terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

“Arnaud Démare falha Volta ao Algarve por não ter recuperado da covid-19”


Anunciou o ciclista francês na sua conta de Instagram

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O ciclista francês Arnaud Démare vai falhar a 49.ª Volta ao Algarve após não ter recuperado da covid-19, anunciou o sprinter da Groupama-FDJ no Instagram.

"Reinício adiado. Depois de ter apanhado covid na semana passada, não recuperei e devo renunciar a colocar um dorsal na Volta ao Algarve", lê-se na página oficial do ciclista francês.

Na segunda-feira, a lista dos pré-inscritos revelada pela organização da prova algarvia continha a inclusão de última hora de Arnaud Démare.

O sprinter francês, vencedor da classificação por pontos no Giro2020, de oito etapas na 'corsa rosa', duas no Tour e da Milão-Sanremo de 2016, já tinha visto o seu início de temporada adiado pelo cancelamento, devido ao sismo na Turquia, da Volta a Antalya, que se iria disputar de 09 a 12 de fevereiro

A 49.ª Volta ao Algarve decorre entre quarta-feira e domingo, arrancando em Portimão e terminando com um contrarrelógio nas ruas de Lagoa.

Fonte: Record on-line

“Alexander Kristoff vai ser distinguido com o Prémio Prestígio na Volta ao Algarve”


Organização escolheu norueguês por ter "uma longa carreira de sucesso" e o ciclista com "mais vitórias tem entre os inscritos"

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O Prémio Prestígio da 49.ª Volta ao Algarve em bicicleta será atribuído ao sprinter norueguês Alexander Kristoff, informou esta terça-feira a organização da prova portuguesa, que decorre entre quarta-feira e domingo.

A organização justificou a escolha de Alexander Kristoff com o facto de ser "um ciclista com uma longa carreira de sucesso" e "aquele que mais vitórias tem entre os inscritos" na Algarvia, com 86, incluindo quatro etapas no Tour, a Volta a Flandres (2015), a Milão-Sanremo (2014) ou a Gent-Wevelgem (2019).

O corredor da Uno-X, de 35 anos, vai receber o prémio na sexta-feira, antes do arranque da terceira etapa, que vai ligar Faro a Tavira, no total de 203,1 quilómetros.

O Prémio Prestígio foi atribuído pela primeira vez em 2016, com a organização a decidir partilhar o galardão entre o suíço Fabian Cancellara, o espanhol Alberto Contador e o belga Tom Boonen.

No ano seguinte, a escolha recaiu no alemão Tony Martin e, em 2018, o agraciado foi o belga Philippe Gilbert. O italiano Vincenzo Nibali foi distinguido em 2020, depois de o prémio não ter sido atribuído em 2019, e, em 2021, foi Sérgio Paulinho, o único medalhado olímpico do ciclismo português (prata na prova de fundo de Atenas2004), a merecer o reconhecimento da organização.

No ano passado, o diretor desportivo da Intermarché-Wanty-Gobert, o belga Hilaire van der Schueren, foi o primeiro não ciclista a receber o Prémio Prestígio.

A Volta ao Algarve arranca na quarta-feira em Portimão e termina no domingo, com um contrarrelógio em Lagoa, que vai consagrar o sucessor do belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), ausente nesta edição.

Fonte: Record on-line

“Diego Ulissi vence quarta etapa da Volta a Omã”


Matteo Jorgenson segura liderança

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista italiano Diego Ulissi (UAE Emirates) venceu esta terça-feira ao sprint a quarta etapa da Volta a Omã, que continua a ser liderada pelo norte-americano Matteo Jorgenson (Movistar), a um dia do fim da prova.

Ulissi, de 33 anos, percorreu os 204,9 quilómetros entre Izki e Yitti Hills em 4:36.48 horas, impondo-se sobre a meta ao francês Axel Zingle (Cofidis) e ao neerlandês Ide Schelling (BORA-hansgrohe), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

O ciclista italiano, que alcançou a 45.ª vitória na carreira, subiu ao segundo lugar da classificação geral, a cinco segundos de Jorgenson e com o mesmo tempo do belga Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step), terceiro posicionado.

Na quarta-feira realiza-se a quinta e última etapa da Volta a Omã, entre Samail e Jabal Al Akhdhar, na extensão de 152,2 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Volta ao Algarve: Jakobsen gostava de isolar-se como mais vitorioso”


"Corrida ideal para começar a preparar a época, para depois ir a todas as corridas na Bélgica"
, assume sprinter holandês

 

Por: Lusa

Foto: EPA

Fabio Jakobsen gostava de desempatar com Michal Kwiatkowski como ciclista no ativo com mais vitórias na Volta ao Algarve, uma missão a que se propõe na 49.ª edição e que será 'apenas' mais uma numa temporada 'apontada' ao Tour.

Depois de no domingo ter 'experimentado' a novíssima Figueira Champions Classic, prova que estava "ansioso" por correr e que foi a sua primeira na Europa esta temporada, o sprinter holandês mostra-se entusiasmado para iniciar, na quarta-feira, em Portimão, a sua quinta Volta ao Algarve consecutiva.

"É a corrida ideal para começar a preparar a época, para depois ir a todas as corridas na Bélgica", assume, em declarações à agência Lusa.

Esta edição da 'Algarvia' tem, no entanto, um atrativo especial para o ciclista da Soudal Quick-Step, que no ano passado, quando venceu pela segunda vez a camisola por pontos da prova (a primeira foi em 2020), somou dois triunfos e 'empatou' com Michal Kwiatkowski como ciclista no ativo com mais vitórias (quatro) na única corrida portuguesa da categoria UCI ProSeries.

Lançado o desafio, Jakobsen ri-se, mas promete "tentar" distanciar-se do polaco da INEOS, o vencedor das edições de 2014 e 2018, que curiosamente também está inscrito na 49.ª edição.

"Há dois sprints, por isso é possível. Claro que haverá outros sprinters bons lá, mas vamos tentar. Seria 'cool' ser o ciclista com mais vitórias", concede.

A primeira das oportunidades do corredor de 26 anos para somar o quinto triunfo é já na quarta-feira, na primeira etapa, uma que tão bem conhece, ou não tivesse erguido os braços em Lagos, ponto final da ligação de 200,2 quilómetros com partida em Portimão, em três ocasiões (2019, 2020 e 2022).

Mas o que não falta àquele que, muito provavelmente, é o melhor sprinter da atualidade são objetivos, embora ele os resuma numa frase.

"O meu principal objetivo é ganhar o mais possível, absolutamente. Tentar ganhar corridas grandes na primavera, as tais corridas na Bélgica, e depois apontarei à Volta à França outra vez. No verão, tentarei estar no meu melhor lá, e ganhar um sprint também", enumera.

Vencedor de uma etapa no Tour2022 e de cinco na Vuelta, o campeão europeu é, contudo, mais cauteloso ao assumir uma candidatura à camisola verde na próxima Volta a França.

"Talvez [ri-se]. É algo que só podes perspetivar após duas semanas [da prova]. Penso que com tipos como o [Wout] Van Aert e o [Mathieu] Van der Poel será difícil, mas nunca sabemos de antemão. Só preciso de estar na melhor forma possível, e depois veremos se consigo usar a camisola verde", perspetiva.

Apesar de ter conquistado a classificação por pontos na Vuelta'2021, Jakobsen considera que os dois 'prodígios' estão a dificultar a tarefa dos sprinters.

"Eles são tão bons que podem fazer tudo. Enquanto sprinter, só posso participar nos sprints em pelotão compacto, mas eles estão sempre lá para somar pontos. É difícil competir com eles, mas nunca se sabe. Temos sempre de tentar, por isso [a camisola verde] está, seguramente, na minha mente", afirma à Lusa.

Embora tenha a vida dificultada, o acessível ciclista da Soudal Quick-Step confessa gostar do ciclismo espetacular e imprevisível proporcionado por Van Aert e Van der Poel.

"Para os espetadores, na televisão, é agradável de ver. Torna as corridas atrativas. Para mim, nem tanto, mas, no final, se fossem só sprints, também seria aborrecido. É bom, porque é entusiasmante de ver", conclui.

A 49.ª Volta ao Algarve decorre entre quarta-feira e domingo, arrancando em Portimão e terminando com um contrarrelógio nas ruas de Lagoa.

Fonte: Record on-line

“Lista de Participantes oficial na 47.ª Volta ao Algarve”


Por: José Carlos Gomes

Algumas informações e curiosidades sobre a edição que amanhã começa:

 

Bonificações

 

Uma das novidades da edição deste ano é o regresso das bonificações, que já não existiam na Volta ao Algarve desde 2017.

Nas chegadas das etapas em linha serão atribuídos 10-6-4 segundos aos três primeiros classificados.

Haverá ainda uma meta volante bonificada em cada etapa em linha atribuindo 6-4-2 segundos aos três primeiros.

 

Mais combativo

 

Outra novidade na edição de 2023 é a atribuição do Prémio da Combatividade nas etapas em linha. A escolha será feita em votação online pelos adeptos da corrida.

 

Prémio Prestígio

 

A organização da Volta ao Algarve decidiu atribuir o Prémio Prestígio da 49.ª Volta ao Algarve ao norueguês Alexander Kristoff (Uno-X Pro Cycling Team). O corredor de 35 anos é o quinto ciclista profissional em atividade com mais vitórias na carreira e o mais laureado dos participantes na corrida.

Entre as 86 vitórias conquistadas por Alexander Kristoff estão quatro etapas na Volta a França e dois monumentos, o Tour de Flandres e o Milão-Sanremo.

Esta será a terceira participação de Kristoff na Volta ao Algarve, corrida em que ainda não venceu qualquer etapa, mas é um dos candidatos a impor-se na primeira e na terceira etapas.

 

Corredores do top 100 mundial presentes na 49.ª Volta ao Algarve

 

8.º Stefan Küng (Groupama-FDJ)

10.º Sergio Higuita (BORA-hansgrohe)

12.º Alexander Kristoff (Uno-X Pro Cycling Team)

14.º Daniel Felipe Martínez (NEOS Grenadiers)

20.º Jai Hindley (BORA-hansgrohe)

34.º Valentin Madouas (Groupama-FDJ)

36.º Thymen Arensman (INEOS Grenadiers)

41.º João Almeida (UAE Team Emirates)

44.º Hugo Hofstetter (Team Arkéa-Samsic)

49.º Marc Hirschi (UAE Team Emirates)

51.º Fabio Jakobsen (Soudal Quick-Step)

52.º Matteo Trentin (UAE Team Emirates)

54.º Warren Barguil (Team Arkéa-Samsic)

61.º Quinten Hermans (Alpecin-Deceuninck)

71.º Bauke Mollema (Trek-Segafredo)

77.º Thomas Pidcock (INEOS Grenadiers)

81.º Jordi Meeus (BORA-hangrohe)

83.º Natnael Tesfatsion (Trek-Segafredo)

97.º Matis Louvel (Team Arkéa-Samsic)

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Glassdrive / Q8 / Anicolor disputa Volta ao Algarve até domingo entre os melhores do mundo”


A Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor corre a partir de amanhã a 49.ª edição da Volta ao Algarve, que até domingo, 19 de fevereiro, vai percorrer as estradas algarvias ao longo de 795 km, distribuídos por quatro etapas em linha e um contrarrelógio individual. O tiro de partida será em Portimão e é em Lagoa que termina a prova internacional de categoria 2. Pro, que reúne 25 equipas, 12 delas World Teams, onde figuram algumas das estrelas mundiais.

A estrutura que tem sede em Águeda vai alinhar com sete corredores, que vão estar ao lado destas figuras de renome mundial da modalidade. São eles Mauricio Moreira, Luís Mendonça, Frederico Figueiredo, Pedro Silva, Fábio Costa, Sergio García e Artem Nych.

O percurso vai ter de tudo um pouco. Além do contrarrelógio há duas etapas com final em alto e outras duas com chegada ao sprint, com um acumulado total de subida das cinco etapas de 14.600 metros.

Portimão recebe novamente a partida, para um percurso de 200,2 km que terminam em Lagos, onde será consagrado o primeiro Camisola Amarela da prova. Na 2.ª Etapa o pelotão parte de Sagres, concelho de Vila do Bispo, para uma viagem de 189,4 km até ao ponto mais alto do Algarve, a Fóia, no concelho de Monchique. A meta coincide com um Prémio de Montanha de 1.ª Categoria (7,5 km de subida com inclinação média de 6%).


Na sexta-feira, dia 17, chega a etapa mais longa da competição, 203,1 km, com partida de Faro e chegada a Tavira, onde seguramente os sprinters terão uma palavra a dizer. A 4.ª Etapa, sábado, leva o pelotão de Albufeira até ao alto do Malhão, concelho de Loulé, numa viagem de 177,9 km. A meta coincide com uma contagem de montanha de 2.ª Categoria (2,6 km a 9,2%). O vencedor será coroado em Lagoa, no dia 19, após um contrarrelógio de 24,4 km, que aproveita a parte do tradicional contrarrelógio de Lagoa, mas que este ano vai ter mais quilómetros, dificuldade física e técnica.

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, adiantou que “a Volta ao Algarve é uma das corridas mais importantes do nosso calendário, é uma prova que reúne um pelotão de luxo, com várias equipas do WorldTour. É também uma corrida onde todas as equipas portuguesas querem deixar a sua marca e nós queremos fazer o melhor possível e alcançar os objetivos da equipa, nomeadamente dignificar os nossos patrocinadores e parceiros”.

 

Etapas da 49ª Volta ao Algarve

Percurso

 

15 de fevereiro, quarta-feira – 1.ª Etapa:

Portimão (10H45, Zona Ribeirinha) – Lagos (15H41, Avenida dos Descobrimentos)» 200,2 km

 

16 de fevereiro, quinta-feira – 2.ª Etapa:

Sagres (10H55, Fortaleza de Sagres) – Alto da Fóia (15H26, Alto da Fóia)» 189,4 km

 

17 de fevereiro, sexta-feira – 3.ª Etapa:

Faro (10H40, Largo da Sé) – Tavira (15H45, Avenida Zeca Afonso)» 203,1 km

 

18 de fevereiro, sábado – 4.ª Etapa:

Albufeira (11H20, Marina de Albufeira) – Alto do Malhão (15H44, Alto do Malhão)» 177,9 km

 

19 de fevereiro, domingo – 5.ª Etapa:

Lagoa (15H15, 1.º corredor a partir, Rua de Lagoas Brancas) – Lagoa (15H45, Rua Parque Empresarial)» 24,4 km (contrarrelógio individual)

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Ciclismo em dose dupla no Eurosport com voltas ao Algarve e Andaluzia”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images)

DE 15 a 19 de fevereiro, os fãs da modalidade vão poder desfrutar de tarde recheadas de ação com estas duas grandes provas no Eurosport, a partir das 12:45 horas arranca a emissão em direto da prova espanhola, seguindo-se a da prova algarvia por volta das 14:30 horas.

É já a partir desta quarta-feira, 15 de fevereiro, que os fãs de ciclismo vão poder ver novamente a Volta ao Algarve nos ecrãs do Eurosport! O canal emite a 49.ª edição da ‘Algarvia’, uma das mais importantes corridas de pré-temporada do calendário mundial e igualmente uma das mais destacadas do território nacional. Para complementar a oferta de ciclismo do canal, os fãs contam ainda com a transmissão em direto da Volta à Andaluzia. Esta semana, aproveite as tardes do Eurosport e desfrute do melhor ciclismo 100% ibérico.

Este ano, a Volta ao Algarve apresenta-se como é habitual com um pelotão de luxo! Ao todo, 174 atletas em representação de 25 equipas, 12 pertencentes ao World Tour, competem ao longo de 795 quilómetros, divididos em cinco etapas. Entre as estrelas que vão rolar nas estradas algarvias encontram-se 20 do top 100 mundial, um dos melhores registos de sempre da Volta.

Entre outros legítimos pretendentes a suceder a Remco Evenepoel encontramos nomes como o do australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe), vencedor do Giro d’Italia, Geraint Thomas (INEOS Grenadiers), terceiro na Volta a França, Michal Kwiatkowski (INEOS Grenadiers), vencedor da Volta ao Algarve na última participação, em 2018, ou os companheiros de equipa Daniel Martínez, terceiro no Algarve em 2022, e Thymen Arensman, sexto na Vuelta do ano passado. Também há que contar com Sergio Higuita (BORA-hansgrohe), vencedor no Malhão em 2022, Gijs Leemreize e Sam Oomen (Jumbo-Visma), Mark Padun (EF Education-EasyPost) ou Jay Vine (UAE Team Emirates), que começou esta época muito forte, sagrando-se campeão australiano de contrarrelógio e vencendo a geral do Tour Down Under.

Entre os portugueses o grande destaque vai para João Almeida e Rui Costa, dois homens em condições de lutar pela camisola amarela final.

Para além da ‘Algarvia’, os fãs de ciclismo vão igualmente poder acompanhar nos ecrãs do Eurosport a 69.ª edição da Volta à Andaluzia ou Ruta del Sol (Rota do Sol), como também é conhecida esta prova que reúne alguns dos melhores ciclistas do pelotão internacional. Muitos procuram ganhar ritmo para as exigências das mais importantes provas da temporada.

Em apenas cinco etapas, num total de cerca de 845 quilómetros, o pelotão terá de passar por vários tipos de cenários com montanhas, praias e muito sol ou não fosse esta a prova que recebe o nome em homenagem à sua linha costeira, conhecida como Costa del Sol. A prova conta os portugueses da Movistar Rúben Guerreiro e Nélson Oliveira.

As tardes de ciclismo no Eurosport prometem ser muito bem passadas com estes dois grandes eventos. A não perder de 16 a 20 de fevereiro no Eurosport.

 

Horários:

 

15 de fev. às 14:30: 1.ª Etapa:

Portimão-Lagos, 200,2 km

 

16 de fev. às 14:30: 2.ª Etapa:

Sagres (Vila do Bispo) – Alto da Fóia (Monchique), 186,3 km

 

17 de fev. às 17:30: 3.ª Etapa:

Faro – Tavira, 203,1 km

 

18 de fev. às 17:30: 4.ª Etapa:

Albufeira – Alto do Malhão (Loulé), 177,9 km

 

19 de fev. às 17:30: 5.ª Etapa:

Lagoa – Lagoa, 24,4 km (Contrarrelógio Individual)

Fonte: Eurosport

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua disputa Volta ao Algarve lado a lado com os melhores do mundo”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua compete esta semana ao lado dos melhores do mundo, na 49º Volta ao Algarve, prova internacional de categoria 2. Pro.

A 49.ª edição da Volta ao Algarve, que vai disputar-se entre 15 e 19 de fevereiro de 2023, começa em Portimão e termina em Lagoa, depois de percorridos 795 quilómetros, distribuídos por quatro etapas em linha e um contrarrelógio individual.

Tal como vem sendo hábito e é um ingrediente fundamental para atrair as melhores equipas e os melhores ciclistas internacionais, o percurso contempla etapas para todos os gostos. Além do exercício individual, haverá duas etapas com final em alto e duas tiradas previsivelmente para sprinters.

O clima temperado do Algarve em fevereiro, a variedade do percurso e a exigência do mesmo, com um acumulado total de subida das cinco etapas de 14600 metros, fazem da Volta ao Algarve o primeiro confronto de titãs do pelotão internacional em cada época.

Em 2023, Portimão recebe novamente a grande partida da Volta ao Algarve. A primeira etapa parte da cidade portimonense leva o pelotão por um percurso de 200,2 quilómetros para terminar em Lagos, que consagrará o primeiro camisola amarela da prova.

A segunda etapa será o primeiro teste à condição dos candidatos ao triunfo final. O pelotão de 25 equipas parte de Sagres, concelho de Vila do Bispo, para uma viagem de 189,4 quilómetros, que irá terminar no ponto mais alto do Algarve, a Fóia, no concelho de Monchique. A meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria (7,5 km de subida com inclinação média de 6 por cento). A 6 quilómetros do sopé da Fóia está o prémio de montanha de segunda categoria, instalado na Pomba (3,6 km com inclinação média de 8,2 por cento).

Ao terceiro dia espera-se que os sprinters voltem a conquistar protagonismo na etapa mais longa da competição, 203,1 quilómetros, com partida de Faro e chegada em Tavira.

A quarta etapa, no sábado, 18 de fevereiro, vai, certamente, mexer com a classificação geral. Os corredores vão partir de Albufeira para completarem 177,9 quilómetros até ao alto do Malhão, concelho de Loulé. A meta coincide com uma contagem de montanha de segunda categoria (2,6 km a 9,2 por cento). Será a terceira subida nos últimos 40 quilómetros. A 37,6 quilómetros do final será necessário ultrapassar a subida de Alte

(2,2 km a 7,7 por cento). A 24 quilómetros da chegada dá-se a primeira passagem pelo Malhão. Como o contrarrelógio está guardado para o último dia, espera-se que os trepadores e suas equipas ataquem esta fase final para tentarem distanciar-se dos contrarrelogistas.

O vencedor será coroado em Lagoa, no dia 19 de fevereiro. As contas finais acertam-se num contrarrelógio de 24,4 quilómetros, que aproveita parte do tradicional contrarrelógio de Lagoa, mas que lhe acrescenta quilómetros e dificuldade física e técnica, tornando a “prova da verdade” ainda mais exigente e potencialmente decisiva.

Em antevisão a esta corrida, o Diretor Desportivo Gustavo Veloso enaltece que “A Volta ao Algarve é um desafio para todos, sabem que temos um pelotão de elevadíssima qualidade, mas a nossa equipa quer marcar presença. A equipa encontra-se bem, motivada e vamos lutar para ter o nosso destaque nesta competição”.

Um pelotão com esta qualidade será um desafio, mas também uma motivação para a nossa equipa, com a expectativa de sermos protagonistas num evento com forte mediatismo nacional e internacional. A Volta ao Algarve será transmitida em direto na CMTV e na Eurosport 2, terá emissão em mais de 190 países (via Eurosport e plataforma GCN) e será acompanhada no terreno por mais de 80 profissionais da comunicação social.

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com