segunda-feira, 10 de abril de 2023

“Dylan van Baarle fratura ombro e mão em queda durante Paris-Roubaix”


Holandês fica agora de fora da competição durante várias semanas

 

Fotos: Team Jumbo Visma e Dylan van Baarle Instagram

O ciclista holandês Dylan van Baarle (INEOS) fraturou um ombro e a mão esquerda na queda no setor de Arenberg da Paris-Roubaix de domingo, conquistada pelo compatriota Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck).

O campeão de 2022 desfalcou a Jumbo-Visma, que colocou o belga Wout van Aert no terceiro lugar, nas opções para a disputa do 'Inferno do Norte', com uma queda aparatosa em Arenberg que o retirou da prova. "


O boletim clínico, divulgado esta segunda-feira confirma que este sofreu duas fraturas e ainda um "trauma craniano e uma ferida na testa", já depois de serem feitos exames no hospital de Valenciennes, ficando agora de fora da competição durante várias semanas. "Não era esta a temporada de Primavera que procurava... Mas regressarei para mais. Obrigado a todos pelo grande apoio", escreveu o ciclista através da conta pessoal de Instagram.

A extensa lista de lesões da 'Rainha das Clássicas', considerada uma das mais duras corridas do calendário, estende-se ao eslovaco Peter Sagan (TotalEnergies), depois de o tricampeão mundial, e vencedor de Roubaix em 2018, também ter caído, abandonando com uma concussão e várias lesões.

Piet Allegaert, da Cofidis, também entrou no protocolo de concussões da União Ciclista Internacional, depois de ir ao chão na mesma queda em massa, com traumatismos cranianos registados também para os belgas Guillaume van Keirsbulck (Bingoal WB) e Sébastian Grignard (Lotto-Dstny).


O italiano Filippo Colombo (Q36.5) deslocou um ombro, com o esloveno Matej Mohoric (Bahrain-Victorious) sofreu uma ferida num braço, com o colega de equipa britânico Fred Wright a ser levado para o hospital, sem confirmação sobre o seu estado clínico ainda divulgada.

Fonte: Record on-line

“Maria Martins conquista 5.º lugar na Ronde de Mouscron”


Italiana Martina Fidanza venceu a prova

 

Por: Lusa

Foto: Twitter

A ciclista portuguesa Maria Martins (Fenix-Deceuninck) foi esta segunda-feira quinta classificada na clássica belga Ronde de Mouscron, ganha ao sprint pela italiana Martina Fidanza (Ceratizit-WNT), após ser lançada pela irmã, Arianna Fidanza.

Fidanza, de 23 anos, foi a mais forte ao longo dos 120 quilómetros com início e fim em Mouscron, batendo sobre a meta a finlandesa Anniina Ahtosalo (Uno-X), segunda, e a francesa Valentine Fortin (Cofidis), terceira.

É o maior triunfo na estrada para a jovem ciclista, já campeã mundial na pista, após a irmã mais velha, que acabou em quarto, a ter lançado de forma irrepreensível nos últimos metros, para que ninguém a conseguisse alcançar.

Quanto à olímpica 'Tata' Martins, o quinto lugar demonstra a boa colocação ao longo da clássica, tendo faltado maior capacidade no sprint para voltar a um pódio em que já esteve em 2021, então com o terceiro lugar.

Fonte: Record on-line

“Rui Oliveira sobre o Paris-Roubaix: «Um caos nunca antes vivido»”


Ciclista da Emirates chegou ao fim (52.º) depois da desistência em 2021

 

Por: Record

Foto: @fizzaazzif @sprintcycling @paulineballet

O Paris-Roubaix deixa sempre a sua marca e não deixa ninguém indiferente. Este ano não foi diferente. "Um caos como nunca antes vivido", começou por revelar nas redes sociais Rui Oliveira, um dos dois portugueses que alinhou e terminou a 120.ª edição da clássica dos pavés, ganha por Mathieu van der Poel.


O ciclista da Emirates foi 52.º, a 6.48 minutos, lamentando que alguns azares o tenham travado em busca de um melhor resultado. Ainda assim, congratula-se por ter terminado tão dura corrida, depois da desistência em 2021.

"Senti-me com muito boas pernas toda a corrida até que o 'motor' explodiu nos últimos metros do Carrefour de L’arbre quando seguia no principal grupo! Ainda assim estou orgulhoso de como corri, sempre na frente e atento, uma pena a queda que houve na frente na floresta onde fui obrigado a parar e perdi o contacto com alguns dos favoritos que depois se juntaram à frente. Mas isto é o Roubaix e estou feliz por ter chegado ao velódromo são e salvo. A primeira vez que terminei e sem dúvida que não esqueço mais! Até pro ano".

Fonte: Record on-line



“Semana de muito ciclismo para ver em direto esta semana no Eurosport”


Volta a Mouscron, Giro do Sicília, De Brabantse Pul – La Fleche Brabançonne e Amstel Gold Race são as propostas do canal para uma semana de muita ação nas duas rodas

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Image

Os fãs de ciclismo têm boas razões para acompanhar as transmissões do Eurosport. Esta semana vão para a estrada para três competições masculinas e duas femininas que prometem muitas horas de ação, entretenimento e belíssimas paisagens.

Esta segunda-feira, 10 de abril, cumpre-se a 3.ª edição da Volta a Mouscron feminina, uma corrida belga de 120 quilómetros com partida e chegada nesta cidade da Valónia. A portuguesa Maria Martins é a única portuguesa na lista de pré-inscritos e regressa com ambição depois de já ter conseguido um 3.º lugar em 2021. A Volta a Mouscron pode ser vista em direto no Eurosport 1 a partir das 14:15h.

De 11 a 14 de abril realiza-se o Giro di Sicilia. Durante quatro dias, a pequena ilha italiana vive as emoções de um pequeno Giro d’Italia com a sua própria volta. Esta 5.ª edição conta com algumas equipas de peso e ciclistas de renome. Damiano Caruso, vencedor em 2022, regressa para tentar um novo triunfo. Louis Meintjes, Diego Ulisse, Gerben Thijssen, Alexey Lutsenko ou Rafal Majka são outros dos ciclistas na lista de pré-inscritos onde está também o português Ivo Oliveira da UAE Team Emirates. A Volta à Sicília é composta por 4 etapas e um total de 718 quilómetros. A partida acontece em Marsala e a meta final fica em Giarre. As transmissões da corrida podem ser vistas no Eurosport 1 a partir das 12:50h.

Na quarta-feira, 12 de abril, é possível seguir a clássica belga De Brabantse Pijl ou La Flèche Brabançonne. Realizada na região da Flandres desde 1961, esta corrida tem um perfil essencialmente plano, ideal para sprinters, e inclui vários setores de empedrado que em muito complicam a vida dos ciclistas. Nesta 63.ª edição, De Brabantse Pijl une Leuven a Overijse ao longo de 205.1 quilómetros. André Carvalho da Cofidis está entre os pré-inscritos. Uma clássica para ver em direto no Eurosport 1, a partir das 14:30h.

Finalmente no domingo, 16 de abril, é vez da Amstel Gold Race, uma das clássicas das Ardenas, sair para a estrada e logo em dose dupla já que o canal emite a prova feminina e masculina. Esta corrida neerlandesa nasceu a partir da vontade dos organizadores terem uma prova que competisse com os ‘Monumentos’ de Itália e da Flandres.

As mulheres entram em ação primeiro, a partir do meio-dia no Eurosport 1, podendo os fãs seguirem o direto dos 156 quilómetros que ligam Maastricht a Valkenburg. Annemiek van Vleuten e Demi Bollering são as principais candidatas da casa à vitória. Logo após conhecermos a vencedora, a transmissão continua para ver a corrida masculina. 

A 57.ª edição da Amstel Gold Race liga Maastricht a Berg en Terblijt em 252.8 quilómetros e conta com um pelotão com estrelas como Tadej Pogacar, esloveno que venceu duas vezes o Tour de France e este ano conquistou já a Paris-Nice, Volta à Andaluzia e a Volta à Flandres, Neilson Powless, Pello Bilbao, Michael Matthews, Romain Bardet ou Richard Carapaz. Entre os pré-inscritos destaque ainda para a presença de Rui Costa, o único português na corrida. A Amstel Gold Race pode ser vista no Eurosport 1, em direto, a partir das 13:45h.

Uma semana recheada de muitas horas de ação para ver em direto no Eurosport A Casa do Ciclismo.

Fonte: Eurosport

“XVII Maratona BTT” Trilhos da Raia"


O evento realiza-se no concelho de Idanha-a-Nova, na “XVII Maratona BTT” Trilhos da Raia" os participantes poderão optar por uma de duas distâncias:

• Meia Maratona: 50Km - 850M D+ (provisória)

• Maratona: 75Km -1 350M D+ (provisória)

Em breve informaremos datas e condições para a participação no nosso evento

Fonte: Associação de Cicloturismo de Idanha-a-Nova


“36º Circuito de Ciclismo Luís Nepomuceno”


Dia 1 de Maio de 2023 - Vila Chã de Ourique

 

Por: José Morais

Numa organização dos Trilhos do Cágados, vai para a estrada o “36º Circuito Ciclismo Luís Nepomuceno” no próximo dia 1 de maio em Vila Chã de Ourique, Cartaxo, uma prova de referência na área da formação a nível nacional.

Nesta festa do ciclismo nacional, serão honradas antigas “Glórias” do ciclismo nacional onde alguns irão marcar presença, onde são esperadas todas as equipas que desejem participar a nível nacional.

A concentração será feita no recinto da festa, com prémios e trofeus para escolas e cadetes femininos e masculinos, com prémios monetários a partir dos juniores femininos e masculinos.

 

Horários:

 

9:00 com as escolas de cadetes.

14:30 horas será a vez de todos os escalões femininos, juniores e masters de todos os escalões.


 

A prova que faz parte do calendário da Federação Portuguesa de Ciclismo, e Associação de Ciclismo de Santarém, tem o apoio da Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique, ainda o apoio de diversos patrocinadores, e de Rui Gomes da equipa de ciclismo Cantanhede pela elaboração da fotografia do cartaz.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com