domingo, 12 de outubro de 2025

“Campeonato do Mundo de Gravel masculinos: Florian Vermeersch vence e leva mais um título mundial para a Emirates”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Florian Vermeersch brilhou no Campeonato do Mundo de Gravel desta temporada, provando, mais uma vez, ser um dos mais fortes especialistas em clássicas e de exímia perícia na bicicleta. O belga da UAE Team Emirates - XRG destacou-se ao longo dos 180 quilómetros e confirmou o seu estatuto de favorito.

Vermeersch não chegava à corrida como desconhecido: foi vice-campeão mundial no ano passado, atrás de Mathieu van der Poel, e terminou em quinto na Paris-Roubaix deste ano, provas que demonstram a sua afinidade com percursos exigentes e técnicos. Hoje, aliou experiência, força e timing perfeito para conquistar o título.

Durante largos quilómetros, Vermeersch manteve-se atento aos movimentos dos principais adversários e rodou em conjunto com o holandês Frits Biesterbos. O duo beneficiou da presença de outros ciclistas belgas no pelotão, que não pressionaram a perseguição no percurso ondulante. A 18 quilómetros do final, Vermeersch deixou Biesterbos para trás e seguiu sozinho até à meta, garantindo a vitória e tornando-se o quarto ciclista a vestir a Camisola Arco-Íris na modalidade de Gravel, juntando-se a um grupo seleto de vencedores.

Biesterbos conseguiu manter a segunda posição de forma impressionante, enquanto Matej Mohoric completou o pódio. Tom Pidcock e Tim Wellens também marcaram presença no Top 10, mostrando a competitividade do pelotão.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/gravel/resultados-do-campeonato-do-mundo-de-gravel-masculinos-florian-vermeersch-vence-e-leva-mais-um-titulo-mundial-para-a-emirates

“Paris-Tours: Matteo Trentin vence pela primeira vez em mais de um ano e fecha 2025 com chave de ouro”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A Tudor Pro Cycling Team está a concluir a temporada de 2025 em grande estilo. Depois do pódio de Michael Storer na Il Lombardia, foi a vez de Matteo Trentin brilhar no Paris-Tours, conquistando uma vitória magistral na clássica francesa.

Logo no início da corrida formou-se uma fuga forte, composta por ciclistas explosivos e perigosos, como Jonas Rutsch, Jordan Labrosse e Johan Jacobs. Conscientes do historial da prova e do perigo de deixar a fuga ganhar vantagem, o pelotão manteve o grupo sob controlo, acompanhado por Kenny Molly, Hartijs de Vries e Oliver Knight, que acabou por abandonar devido a uma queda durante a fuga.

Como é habitual nesta corrida marcada por setores de gravilha e estradas estreitas, furos, separações e quedas condicionaram vários ciclistas, tornando a corrida num jogo de estratégia, posicionamento e sorte. A fuga foi alcançada a 48 km do final, e o pelotão começou a reduzir-se gradualmente até que, cerca de 40 km antes da meta, se iniciaram os ataques decisivos.

Paul Lapeira e Thibaud Gruel lançaram a primeira ofensiva, enquanto o principal favorito Arnaud de Lie e Jonas Abrahamsen sofreram um furo. A 18 km do fim, o atual campeão Christophe Laporte atacou, seguido por Matteo Trentin, Stefan Bissegger e a dupla da Lidl-Trek, Albert Philipsen e Mathias Vacek, que só se juntaram ao grupo da frente no último quilómetro.

No sprint final, Matteo Trentin, de 36 anos, demonstrou que continua em excelente forma, conquistando a sua primeira vitória da temporada na sua última corrida do ano, provando que a idade é apenas um número. Laporte e Philipsen completaram o pódio, coroando uma emocionante edição do Paris-Tours.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/resultados-do-paris-tours-matteo-trentin-vence-pela-primeira-vez-em-mais-de-um-ano-e-fecha-2025-com-chave-de-ouro

“Trofeo Tessile & Moda 2025: Adam Yates é o mais forte no Monte Oropa e entrega a vitória 94 à UAE Emirates”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A UAE Team Emirates - XRG continua a somar vitórias atrás de vitórias este ano, e hoje venceu o renovado Trofeo Tessile & Moda, que não se corria desde 1990, na altura com a denominação de Trofeo Baracchi, onde era a grande favorita. Adam Yates conseguiu a sua segunda vitória num curto espaço de tempo, sendo o ciclista mais rápido a subir o Monte Oropa na tarde deste domingo.

A semi-clássica italiana teve uma fuga que incluiu Jimmy Janssens, Sjoerd Bax, Martin Urianstad Bugge, Thomas Guillermo Silva, Kevin Pezzo Rosola, Sinuhé Fernãndez, Manuel Oioli, Luca Verrando e Nicola Pizzi. Não seria uma manobra de longa duração, resistiu até aos quilómetros finais, mas o perfil plano da corrida permitiu que o pelotão a controlasse confortavelmente antes da chegada ao alto do Monte Oropa.

A subida de 10 quilómetros não é brutal, mas constitui um desafio de escalada interessante, especialmente neste final de época e a seguir à Il Lombardia. Os homens que dominaram o último monumento da época voltaram a estar presentes, com a Emirates a dar liberdade a algumas das suas figuras secundárias para lutarem pela vitória na corrida.

Silva, o último sobrevivente da fuga, foi apanhado a pouco menos de 6 quilómetros do fim e os Emirates começaram a atacar logo a seguir, com Jay Vine em primeiro lugar, depois Pavel Sivakov, que foi seguido por Mathys Rondel, da Tudor. O francês tornou-se uma dor de cabeça para a equipa mais vitoriosa do ano, que tentava alargar o seu espólio, quando atacou Sivakov e saiu sozinho da frente. Isso provocou uma reação atrás de Adam Yates, que se juntou a Rondel na frente, enquanto Jay Vine atacou a partir do grupo perseguidor, depois de Sivakov ter sido apanhado. Os Emirates tinham todas as cartas no final e, com Rondel a assumir a maioria do trabalho no último quilómetro, Yates arrancou na zona empedrada e deixou o rival sem resposta. Rondel terminou em segundo, enquanto Jay Vine foi terceiro no dia.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/resultados-do-trofeo-tessile-moda-2025-adam-yates-e-o-mais-forte-no-monte-oropa-e-entrega-a-vitoria-94-a-uae-emirates

“Mariana Vargem foi sexta classificada na Taça da Europa de triatlo em Tenerife”


Madalena Amaral Almeida terminou em 22.º a prova ganha pela austríaca Carina Reicht (57.58)

 

Por: Lusa

Foto: Instagram\Mariana Vargem\Arquivo

A portuguesa Mariana Vargem foi este domingo sexta classificada na Taça Europa de Tenerife em triatlo, numa competição em que a também lusa Madalena Amaral Almeida terminou em 22.º.

Mariana Vargem concluiu a prova com um total de 58.14 minutos, a 16 segundos da vencedora, a austríaca Carina Reicht (57.58).

O grupo da frente ficou separado por escassos segundos, com a espanhola Sara Guerrero Manso em segundo, com 57.59 minutos, e a francesa Mathilde Gautier em terceiro, com 58.01.

Madalena Amaral Almeida terminou a prova, com 750 metros de natação, 18,8 quilómetros de bicicleta e cinco quilómetros de corrida, em 59.09.

Fonte: Record on-line

“Lucas Lopes confirmado na Efapel em 2026: «Acredito que será um passo importante»”


Jovem de 22 anos deixa a Rádio Popular-Paredes-Boavista

 

Por: Record com Lusa

Foto: PODIUM

José Azevedo já o tinha revelado, e este domingo a Efapel voltou a confirmar a contratação do jovem Lucas Lopes para a temporada de 2026, que transita da Rádio-Popular-Bosvita.

"Escolhi juntar-me à equipa Efapel Cycling em 2026, porque acredito que será um passo importante a dar na minha carreira. É uma equipa que oferece excelentes condições aos corredores para evoluírem, e acredito que principalmente o José Azevedo é a pessoa ideal para me ajudar, dada a experiência que tem a nível nacional e internacional", assumiu o jovem de 22 anos, citado nas redes sociais da equipa.  Considera ainda que a Efapel tem "o ambiente ideal para continuar a aprender e evoluir", garantindo estar "muito motivado para começar esta nova fase, com a mesma ambição e dedicação de sempre".

 Lucas Lopes viveu uma temporada de 2025 com resultados muito bons, que lhe podem abrir as portas da internacionalização no futuro. Terminou a Volta a Portugal na nona posição (foi o melhor jovem), depois de ter conquistado a Volta a Portugal do Futuro. Mas foi no estrangeiro que deu nas vistas: foi oitavo na prova de fundo de sub-23 dos Europeus, 12.º nos Mundiais e 15.ª posição o Tour d'Avenir.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com