quarta-feira, 25 de agosto de 2021

“Vem aí o Figueira da Foz – Estoril, um passeio para automóveis pré-guerra”


Celebração do Figueira da Foz – Lisboa, a prova mais antiga da Península Ibérica

 

O Figueira da Foz - Estoril, o passeio comemorativo da prova automobilística mais antiga da Península Ibérica, vai estrear-se na estrada nos dias 8 e 9 de Outubro.

A prova destinada a automóveis e motos antigas, realizou a sua primeira edição em 1902. À data, o raid previa rumar para Cascais, mas alterações de última hora desviaram-no para Lisboa, mantendo-se assim até ao 2015, quando deixou de ser realizado.

Agora, e após vários anos de interregno, o Museu do Caramulo e o clube Pre-War Racers Portugal, em parceria com o ACP Clássicos e o Clube Português de Automóveis Antigos, trazem de volta um passeio que celebra a era dourada do automobilismo.

O passeio Cartrack Figueira da Foz - Estoril vai rumar a Cascais, o destino originalmente planeado em 1902, coincidindo com o Estoril Classics, um evento internacional que decorre em Cascais nas mesmas datas e que servirá de destino para a chegada triunfante destes veteranos da história automóvel e posterior exposição em frente ao Casino do Estoril.

De acordo com a organização “Os modelos pré-guerra, produzidos até 1939, fazem parte de uma geração em que os automóveis e motos eram feitos sem limitações, com elevada elegância e exuberância, com atenção aos detalhes e materiais, o que lhes conferia uma presença que hoje raramente se encontra. É uma era especial que merece ser vista e celebrada”. E acrescenta “Esta prova é hoje mais importante do que nunca, pois apesar de haver cada vez mais eventos, provas e oportunidades para os proprietários de automóveis clássicos poderem participar e tirarem proveito dos seus veículos, a verdade é que quase nenhum deles é orientado ou pensado para poder receber este tipo de automóvel, o que faz com que eles desapareçam do olhar do público”.

A organização da prova apela a todos os colecionadores e proprietários de automóveis e motos pré-guerra que estejam interessados em participar nesta edição que manifestem o seu interesse enviando um email para info@figueira-estoril.pt.

O Cartrack Figueira da Foz – Estoril conta com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, da Câmara Municipal de Cascais, do Turismo do Centro, da Cartrack, da Cauny e do banco BPI | Fundação la Caixa.


 

 

Sobre o Museu do Caramulo

Com quase 70 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Freedom of Speed, O Museu na Rua ou o Rider – Passeio de Motos Clássicas.

Mais informação em www.museudocaramulo.pt

 

Sobre o Pre-War Racers Portugal

 

Fundado em 2020, o Pre-War Racers Portugal é um clube social, apimentado pelo desejo dos seus sócios em adquirir, restaurar, conservar, exibir, manter e correr nos seus veículos pré- guerra. É fruto de um grande desejo por reunir estas cápsulas da história automóvel e lhes dar vida no ambiente para o qual foram idealizadas, a estrada.

 

Sobre o ACP

 

O Automóvel Club de Portugal é uma instituição de utilidade pública e é o maior clube português, sendo organizador de alguns dos maiores eventos desportivos nacionais e internacionais na área do automobilismo.

Tudo começou precisamente com a “Grande Corrida Figueira da Foz – Lisboa”, realizada em 27 de Outubro de 1902. O seu sucesso ajudou a concretizar a fundação do Real Automóvel Club de Portugal em Abril de 1903.

Mais informação em www.acp.pt

 

Sobre o Clube Português de Automóveis Antigos

 

Nascido em 1965, o CPAA – Clube Português de Automóveis Antigos, é uma Instituição de Utilidade Pública desde 1981, e é a Autoridade Nacional FIVA desde 1970. Conta, actualmente, com mais de 3000 sócios e mais de 10.000 veículos registados.

Ao longo dos anos cooperou com vários museus nacionais na organização de inúmeros eventos e exposições sendo, desde sempre, um motor nacional da cultura dos veículos históricos.

O CPAA é também co-organizador de vários dos mais importantes ralis de regularidade histórica em Portugal.

Mais informação em www.cpaa.pt

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

“Curso de Treinador de Triatlo Grau I arranca dia 15 de outubro”


Formação para desempenhar funções de Treinador de Triatlo Grau I

 

Um dos objetivos da Federação de Triatlo de Portugal (FTP) é ministrar formação adequada que habilite recursos humanos competentes no desempenho de funções de treinador de Triatlo.

Por considerarmos a formação fundamental para o desenvolvimento da modalidade, e acompanhando a dinâmica no Algarve, irá realizar-se um curso de Treinadores de Grau I nesta região no dia 15 de outubro.

O curso encontra-se dividido em três componentes, uma formação geral online, uma formação específica presencial e um estágio com a duração aproximada de uma época desportiva.

 

Inscrições XX CTG I Algarve, 2021, aqui: Inscrição no XX Curso de Treinadores Triatlo Grau I - Algarve, Outubro 2021 (google.com)

Curso de Treinador de Triatlo Grau I

O curso realiza-se com um mínimo de 10 formandos encerrando inscrições quando completar 16 formandos.

O local, ainda por confirmar, será na região do Algarve.

 

Critérios de seleção:

 

Licenciados em Ciências do Desporto ou detentores de TPTD de outra modalidade individual;

Inscrição proposta por um clube filiado na Federação de Triatlo de Portugal;

Outras inscrições, desde que habilitados com o 12º ano de escolaridade.

Os candidatos selecionados serão contatados até dia 10 de setembro 2021 para confirmarem a sua inscrição através de pagamento.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Granfondo Torres Vedras/Montejunto”


Granfondo vai ligar Torres Vedras a Montejunto no próximo dia 5 de setembro

 

A primeira edição do Granfondo Torres Vedras/Montejunto realiza-se no próximo dia 5 de setembro.

Destinado a ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas de ambos os sexos, federados e não federados, com idade a partir dos 18 anos, este evento terá início pelas 9h00 na Avenida António Leal d’ Ascenção, em Torres Vedras, local onde o mesmo terminará.

Pedalando em terras de forte tradição ciclística, onde a serra avista o mar, os participantes neste evento distribuir-se-ão por três percursos: Granfondo (146km), Mediofondo (103km) e Minifondo (74km). Apesar desta iniciativa não ter um intuito primordialmente competitivo, serão atribuídos prémios aos três melhores classificados em cada escalão, bem como às três melhores equipas. A cerimónia de pódio acontecerá pelas 14h30.

De referir que nos percursos abrangidos pelo evento verificar-se-ão condicionamentos à circulação de trânsito.

Mais informação sobre a primeira edição do Granfondo Torres Vedras/Montejunto pode ser consultada no respetivo site.   https://www.granfondotorresvedras.com/home.html

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“Líder da Vuelta'2021 foi expulso em 2017 por... beber demais”


A curiosa história do ciclista da Intermarché-Wanty-Gobert que está na frente à 10.ª etapa

 

Por: Record

Foto: Lusa/EPA

O australiano Michael Stores venceu esta terça-feira a 10.ª etapa da Vuelta, prova na qual o norueguês Odd Christian Eiking se tornou o novo líder da geral. O ciclista da Intermarché-Wanty-Gobert volta assim a ter motivos para sorrir na competição, da qual foi expulso há quatro anos por causa da bebida.

"Estava fora e bebi duas cervejas. Não tenho contrato com a FDJ no próximo ano. Se eu tivesse contrato, não teria sido expulso", disse o corredor escandinavo na altura do incidente ao canal norueguês 'TV2'.

"Eu estava com os meus companheiros de equipa, o sueco Tobias Ludvigsson e outros, bebemos algumas cervejas num bar, depois de termos jantado e bebemos vinho com a equipa. Eu não estava na cama às onze horas, mas também não era assim tão tarde. É a coisa mais chocante que já experimentei em toda a minha vida", revelou ainda em 2017.

"Se fossem apenas duas cervejas, ele não estaria bêbado de manhã", apontou, na altura, Marc Madiot, chefe da equipa pela qual o norueguês corria.

Eiking voltou a abordar a situação para se defender. "Na minha opinião, isso é algo que milhares de pessoas fizeram antes de mim, é o resultado de várias coisas. Também houve outros problemas disciplinares recentemente e eu penso que eles aproveitaram esta oportunidade para dar o exemplo com a minha expulsão", frisou.

Quatro anos depois a história é outra e o norueguês quer aproveitar o embalo para segurar a camisola vermelha.

"Para mim está a ser muito bom, está a ser um dia importante para mim. Quero aproveitar e aguentar o máximo possível. Acho que sou capaz de resistir com esta camisola por pelo menos mais um dia. Gostaria de chegar ao fim de semana vestido de vermelho, mas é complicado. Tenho alguns segundos para 'jogar' com eles. Vestir esta camisola é algo muito especial", vincou, em declarações à 'Marca', após a tirada.

"Eu vi como a diferença cresceu em relação ao pelotão e queria lutar pela liderança ao invés da etapa, porque parecia a coisa mais sensata a fazer", revelou, antes de ser questionado sobre o incidente que ocorreu em 2017.

"Agora estou mais profissional, esta é uma das minhas melhores Voltas. Quero focar-me no presente e aproveitar este momento", finalizou.

Fonte: Record on-line

“Vuelta: Primoz Roglic vence 11.ª etapa e aproxima-se de Odd Christian Eiking”


Por: JP // VR

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) venceu hoje a 11.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta, um dia depois de ter perdido a camisola vermelha, e aproximou-se do norueguês Odd Christian Eiking (Intermarché-Wanty-Gobert), que lidera a corrida.

O bicampeão da Vuelta impôs-se na chegada a Valdepeñas de Jaén, nos últimos metros dos 133,6 quilómetros desde Antequera, com o tempo de 3:11.00 horas, gastando menos três segundos do que o espanhol Enric Mas e menos cinco do que o colombiano Miguel Ángel López, ambos da Movistar.

Com este triunfo, após anular perto da meta o esforço do dinamarquês Magnus Cort (EF Education-Nippo), e graças às bonificações, Roglic, terceiro classificado na geral, reduziu em 21 segundos, para 01.56 minutos, o atraso para Eiking, que hoje foi 10.º, a 11 segundos do esloveno.

O norueguês permanece na liderança da 76.ª edição da Vuelta, mantendo a vantagem de 58 segundos sobre o francês Guillaume Martin (Cofidis), segundo classificado.

Na quinta-feira, o pelotão da Vuelta vai enfrentar 175 quilómetros, na 12.ª etapa, entre Jaén e Córdoba, num percurso com duas contagens para o prémio de montanha, uma de terceira e outra de segunda categoria.

Fonte: Lusa

“Alcobaça Clube de Ciclismo /Tiago Santos é Campeão Nacional de CR"


Por: Joaquim Marques

Tiago Santos, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, sagrou-se Campeão Nacional de Contra-Relógio, numa dura prova disputada no passado sábado no concelho de Sernancelhe no distrito de Viseu. O atleta orientado pelo treinador Armindo Lúcio levou 22m:31s para percorrer os 14,6 quilómetros da prova num percurso duro e a terminar num piso de paralelos.

O atleta que já tinha vencido a Taça de Portugal de Cadetes e a Volta a Portugal de Cadetes, era favorito à partida, razão pela qual foi o último a partir para a estrada e revelou o seu potencial e o bom momento de forma e bateu todos os adversários e a sagrar-se Campeão Nacional.

Simão Simões que está a fazer ciclismo pelo primeiro ano, foi também convocado para fazer a prova de Contra-Relógio, ficou em 22º lugar entre os 52 atletas que concluíram a prova.

Nas provas de contra-relógio, os atletas partem com intervalos regulares, no caso de minuto a minuto e são controlados individualmente, vencendo que tiver o melhor tempo, e neste caso o melhor tempo foi de Tiago Santos. Além da medalha de ouro referente ao 1º lugar na prova de Contra-Relógio, Tiago Santos conquistou ainda a medalha de Bronze na prova de fundo, correspondente ao 3º lugar com o mesmo tempo do vencedor.

O atleta natural de Pedralhos levou 2h:04m:03s para percorrer os 73,5 quilómetros da prova feitos num circuito de três voltas, com a média de 33,61 km/h, numa prova em que alinharam à partida 142 atletas, em representação de 24 equipas, mas mais de metade dos jovens corredores acabaram por desistir.

A prova começou numa toada calma, mas uma fuga que parecia pouco prometedora acabou por vingar e o fugitivo conseguiu ter uma vantagem de quase dois minutos. Como o pelotão se acomodou à situação, por orientação do treinador Tiago Santos mexeu na corrida, foi em busca do fugitivo sendo depois acompanhado por alguns adversários.


O ritmo forte que imprimiu permitiram-lhe anular a fuga, mas causaram-lhe um forte desgaste e no sprint final acabou por ser batido em cima da linha da meta ficando na 3ª posição, mas com um brilhante e meritório trabalho, que mostram que é um atleta poderoso. Os restantes atletas da formação alcobacense, Simão Simões, Diogo Ferreira e David Casal estão entre os que não resistiram à dureza da prova e desistiram.

No Campeonato Nacional de Contra-Relógio de Juniores, o Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, fez-se representar por Ricardo Ramos que ficou em 27º lugar e Alexandre Moreira que ficou na 35ª posição. Já na prova de estrada, com 122,5 quilómetros, Ricardo Ramos ficou em 20º lugar e Leandro Valente em 21º, com os restantes atletas Alexandre Moreira, Jorge Figueiredo, Rafael Soares e Henrique Matias a não resistirem à prova e desistirem, numa competição em que apenas completaram a prova 40 atletas dos 129 que alinharam à partida.

 

Ana Fernandes em 11º lugar

 

Ana Fernandes, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, ficou em 11º lugar no Campeonato Nacional de Contra-Relógio em cadetes femininas, levando 30m:57s:558 para percorrer os 14,6 quilómetros da prova, que decorreu junto ao Santuário da Senhora da Lapa em Sernancelhe, no distrito de Viseu.

No Campeonato Nacional de Fundo, teve lugar em Junho, em Castelo Branco, esta atleta tinha ficado em 6º lugar numa prova de 64,9 quilómetros e ficou em 15º lugar no ranking da Taça de Portugal de Cadetes Femininas.

Fonte: Alcobaça Clube de Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com