terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Das "janelas noturnas" à 'manipulação' dos laboratórios: espanhóis revelam como ciclistas fogem a controlos antidoping”


Marca'
fala em "estudos" que determinam quanto tempo as substâncias duram no corpo dos atletas

 

Por: Record

Foto: Reuters

Ao longo dos últimos anos, o mundo do ciclismo tem ficado marcado por alguns casos de doping que, nos dias de hoje, parecem ser cada vez mais comuns. De maneira a comprovar isto mesmo, o jornal 'Marca' revela, esta terça-feira, alguns dos métodos que os atletas daquela modalidade têm usado para fugirem aos controlos antidoping, ou melhor, para passarem despercebidos nos mesmos.

Segundo a mesma fonte, um dos 'truques' mais utilizados é o das janelas noturnas. Aquela publicação refere que os ciclistas não podem ser controlados nas suas casas entre as 23h00 e as 6h00, e que boa parte das substâncias já não são detetadas nos testes ao fim de uma janela de sete a oito horas. "Eles [as equipas, os ciclistas] têm estudos em que sabem quanto tempo as substâncias duram no corpo. Isso significa que, por exemplo, os médicos podem prescrever uma substância às 23h01 para que, pelas 6h00 da manhã, já não haja vestígios", pode ler-se no jornal espanhol, que falou com um especialista no assunto. Para que se possam realizar verificações a meio da noite, diz ainda a 'Marca', são precisas "licenças especiais". Este procedimento não acontece com frequência.

Outro método passa por 'tirar partido' dos laboratórios que realizam os testes. A 'Marca' explica que, na América do Sul, apenas existe um laboratório especializado - situado no Brasil, no Rio de Janeiro, pelo que "é impossível que uma análise bem feita chegue no prazo de 48 horas". Em África e na Europa o cenário é semelhante, pelo que os resultados demoram sempre alguns dias a chegar. "De quinta-feira à noite até domingo, [os ciclistas] podem fazer o que quiserem porque é quase certo que ninguém os vai verificar", acrescenta a mesma fonte.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Pelotão internacional pedala na Figueira da Foz

 

Por: Vasco Moreira

A época de ciclismo de estrada, que teve início no último fim de semana, com a Prova de Abertura – Região de Aveiro, começa a ganhar velocidade. No próximo sábado (10 de fevereiro), a temporada continua com a segunda edição da Figueira Champions Classic, clássica que subiu ao escalão UCI Pro Series.

A edição de 2024 da Figueira Champions Classic vai contar com alguns dos melhores ciclistas do pelotão World Tour, com destaque para a presença de corredores como Remco Evenepoel (Soudal-Quick-Step), Mikel Landa (Soudal - Quick Step) ou Andrea Bagioli (Lidl - Trek), mas também dos portugueses João Almeida, António Morgado e Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Rui Costa (EF Education-EasyPost) e Rúben Guerreiro (Movistar).

Ao todo, são 23 as equipas que vão estar presentes na Figueira da Foz, mais cinco do que na edição de 2023. Estão já confirmadas 10 equipas World Tour, quatro Pro Teams e as nove equipas continentais portuguesas.

Em relação ao ano de estreia, a clássica portuguesa também terá novidades no percurso, com quatro em vez de três voltas ao circuito final e um total de 26 quilómetros em escalada, num total de 221 quilómetros. A dureza também vai aumentar nos primeiros 100 quilómetros, que eram praticamente planos e passaram a contar com várias subidas antes da entrada no circuito final.

A partida está agendada para as 11h30 e a chegada prevista para as 16h30, ambas na Torre do Relógio, na Avenida 25 de Abril. A Figueira Champions Classic poderá ainda ser acompanhada na televisão, tendo transmissão na Eurosport e na SportTV.

 

Mais eventos

 

10 de fevereiro: 2ª Resistência BTT 3H - Valezim Aldeia Desporto, Seia

11 de fevereiro: Figueira Champions Day, Figueira da Foz

11 de fevereiro: Figueira da Foz Kids Day, Figueira da Foz

11 de fevereiro: 3h de Resistência Quinta do Freixo by Grupolis, Guilhabreu

11 de fevereiro: III Raid BTT Tavira-Cachopo, Tavira

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com