segunda-feira, 17 de maio de 2021

“Parceria entre a Federação Triatlo Portugal e a Zumub”


A parceria tem, para já, condições exclusivas para os triatletas federados, mas poderá ter mais vantagens.

Sabemos que os desportistas em geral e os triatletas em particular devem ter um cuidado especial com a alimentação, havendo por vezes necessidade de nutrição desportiva e de suplementação. Faz sentido por isso que a Federação de Triatlo de Portugal se associe a uma marca de nutrição desportiva e suplementação como a Zumub, de modo a proporcionar aos nossos triatletas um complemento alimentar.

Para além de estar presente nos eventos, a Zumub criou condições exlusivas cpara os filiados na FTP que poderão desta forma obter vantagens ao adquirir produtos desta marca.

Para todos os filiados e adeptos de triatlo existe também o acesso a um desconto permanente: 4ALLDISCOUN – acesso a 10% em toda a loja na primeira compra e 10% em produtos Zumub e 5% nas outras marcas a partir da segunda compra.

É sempre preferível aconselhar-se com um profissional de nutrição na toma de nutrição desportiva e de suplementação. Com uma escolha criteriosa de produtos, os triatletas poderão acelerar a recuperação, obter mais energia para o treino ou colmatar algumas carências que existam no organismo.

 

Benefícios gerais da Nutrição Desportiva /Suplementação:

 

– Permite que o atleta suporte treinos mais longos e intensos;

– Auxilia na fase de recuperação pós ou entre-treinos/provas;

– Atrasa a sensação de fadiga provocada pelo desgaste da atividade;

– Evita o estado de desidratação;

– Promove a melhoria da composição corporal do atleta;

– Reduz a probabilidade de fratura e/ou lesão;

– Informa o atleta acerca da correta ingestão nos diferentes momentos do dia;

– Previne situações de desconforto gastrointestinal, hipoglicémia reativa, náuseas, fome, entre outros sintomas;

– Aumenta a capacidade de foco;

– Promove a melhoria dos hábitos e escolhas alimentares.

Visite o site www.zumub.pt

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Clube de Natação de Torres Novas, Duatlo jovem de Alpiarça”


Por: Paulo José Catarino Vieira

 

No sábado anterior, dia 15 de maio, realizou-se em Alpiarça, a 1ªetapa do Campeonato Regional do Centro Interior.

Os jovens triatletas do Clube de Natação de Torres Novas, estiveram presentes em Alpiarça para disputarem uma prova em formato de Duatlo (corrida/ciclismo/corrida), com uma boa participação.

O Clube de Natação de Torres Novas alcançou o 3ºlugar por equipas nesta 1ºetapa do Campeonato Regional do Centro Interior e os resultados alcançados pelos seus atletas nos vários escalões foram os seguintes:

 

Benjamins femininos: Maria Flor Assis - 4ºlugar, Beatriz Carvalho - 6ºlugar e Vitória Duque - 7ºlugar

 

Infantis masculinos: Santiago Magalhães - 3ºlugar

 

Infantis femininos: Madalena Alves – 7ºlugar

 

Iniciados femininos: Francisca Leirião - 3ºlugar

 

Iniciados masculinos: Mateus Nascimento - 1ºlugar

 

Juvenis femininos: Mafalda Leirião - 3ºlugar; Cláudia Orvalho - 6ºlugar e Ana Júlia Marques - 7ºlugar

 

Juvenis masculinos: Francisco Carvalho – 1ºlugar

 

Cadetes femininos: Natércia Carvalho – 1ºlugar

 

No próximo sábado, dia 22 maio, cerca das 12h00, disputa-se em Lisboa na zona de Marvila, uma Taça do Mundo de Triatlo em Elites, com uma start-list extremamente competitiva de elevado nível, com a presença dos melhores atletas do mundo, e que contará com a presença do atleta torrejano RICARDO BATISTA.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Academia Joaquim Agostinho / UDO, Sousinha é "Rei dos Trepadores" em Loulé”


Por: AfterTwo //works

Fotos: Rita Hipólito e Laura Simão

Diogo Sousinha venceu de forma brilhante a classificação da montanha na "Volta ao Concelho de Loulé" disputada este fim-de-semana nesta região algarvia.

Na etapa inaugural, o júnior da Academia Joaquim Agostinho / UDO saiu vitorioso dum intenso sprint para a primeira meta da prova e amealhou 4 pontos que o lançaram para uma acesa disputa pela classificação na categoria com António Morgado da equipa Bairrada.


Entre os 155 ciclistas em representação de 16 equipas portuguesas e 8 espanholas que se apresentaram à partida para esta 1ª etapa, destaque para a epopeia vivida no final por Mário Hipólito. O atleta da equipa de Torres Vedras cruzou a linha final com 32 minutos de atraso, depois de uma irremediável avaria mecânica o obrigar a percorrer os dois últimos quilómetros descalço e com a bicicleta ao ombro.

O longo e caloroso aplauso que recebeu durante este percurso foi o prémio mais do que merecido pelo ato de resiliência e no final referiu que foram os quilómetros mais "brutais" da sua vida, adiantando ainda que "sentir este apoio do público é algo que não consigo descrever. Esta foi a maior prova que podia ter dado por amor à modalidade."


A 2ª etapa desta volta ao mais extenso e populoso concelho do Algarve voltou a ter Diogo Sousinha como grande protagonista. Após um início de etapa bastante movimentado, o ciclista Nazareno conseguiu sair numa fuga com 8 elementos, para depois se destacar e cruzar isolado a contagem de montanha de 1ª categoria no Alto da Picota. Manteve-se a solo na frente da corrida até cerca do quilómetro 60, conquistando ainda as metas instaladas em Freixo do Seco e Querença, que lhe garantiram a consagração como "rei dos trepadores" da carismática prova algarvia.


Apesar de se ver envolvido numa queda nesta última etapa, que o atrasou e afastou de posições mais cimeiras, Diogo Pinto foi o atleta mais regular da equipa torriense em toda a competição, alcançando a 25ª posição. Diogo Dias em 28º, Daniel Jorge (35º), Diogo Sousinha (55º) e Gonçalo Santo (95º), ajudaram a Academia torriense a posicionar-se como a 5ª melhor equipa em prova.

Fonte: Academia Joaquim Agostinho / UDO

“Clube de Natação de Torres Novas, Ricardo Batista tri-campeão nacional de triatlo em elites”


Por: Paulo José Catarino Vieira

Ricardo Batista, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, faz o “tri” na 34ª edição do Triatlo de Oeiras, alcançando pela terceira vez consecutiva o título de CAMPEÃO NACIONAL DE TRIATLO EM ELITES na distância sprint.

Tratou-se da prova CAMPEONATO NACIONAL DE TRIATLO EM ELITES que se realizou no domingo de manhã, dia 16 de maio, na Praia da Torre e na Marginal entre Oeiras e Paço de Arcos, e que foi disputada na distância sprint (750m/natação, 20kms/ciclismo e 5kms/corrida).

Ricardo Batista (Sub23) liderou sempre a prova nos 3 segmentos, sendo apenas acompanhado no segmento de ciclismo por 2 atletas do Olímpico de Oeiras, mas na corrida atacou forte e conseguiu distanciar-se dos seus principais adversários, alcançando o 1ºlugar e consequentemente o título de Campeão de Nacional de Triatlo em distância sprint, que juntou aos títulos já alcançados nas 2 épocas anteriores.


Para além de Ricardo Batista, estiveram em destaque mais atletas torrejanos, ao conseguirem concluir esta prova de Campeonato Nacional integrados nomeadamente no TOP 20.

JOSÉ PEDRO VIEIRA (Sub23), alcançou o 11ºlugar, (8º em Elites), JOÃO NUNO BATISTA que venceu o seu escalão de Cadetes, alcançou o 13ºlugar e AFONSO DO CANTO (Sub23) foi 19º à geral (14º em Elites).

MADALENA ALMEIDA (Sénior) e JOANA MIRANDA (Sub23), representaram o Clube de Natação torrejano no setor feminino, e alcançaram o 6º e 8ºlugares respetivamente à geral (5ª e 7ª em Elites).

Ainda no setor masculino, mais atletas torrejanos estiveram em ação, Guilherme Pires (Sub23) foi 21º classificado (15º em Elites), Gustavo Do Canto 23º (3º Cadete), Abel Afonso 29º (6º Júnior), Pedro Afonso Razões 32º (7º Cadete) e Martim Salvador (Cadete) não terminou o setor de corrida.


Disputou-se ainda a prova do Campeonato Nacional de Triatlo em Grupos de Idade aonde participaram 4 atletas torrejanos, com especial atenção para a atitude do atleta Guilherme Marques (Junior), que depois de percorrer cerca de 8kms descalço devido a furo na sua bicicleta, ainda concluiu o segmento de corrida com 5kms. David Paiva concluiu na 33ªposição (10º no Grupo de Idades 35-39 anos),

Rui Razões concluiu na 23ªposição (12º no Grupo de Idades 40-44 anos) e no seu regresso à competição, Ricardo Margarido foi 135ºclassificado (14º no Grupo de Idades 20-24 anos).


No próximo sábado, dia 22 maio, cerca das 12h00, disputa-se em Lisboa na zona de Marvila, uma Taça do Mundo de Triatlo em Elites, com uma start-list extremamente competitiva de elevado nível, com a presença dos melhores atletas do mundo, e que contará com a presença do atleta torrejano RICARDO BATISTA.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Antarte-Feirense, Afonso Eulálio e Bruno Silva conquistam juventude e metas autarquias no 9º GP O Jogo”


Foto: CD Feirense e Ciclismo + TV

Disputou-se este fim de semana, a 15 e 16 de maio, o 9º Grande Prémio O JOGO que culminou com a conquista de duas camisolas para a equipa Antarte-Feirense. Afonso Eulálio e Bruno Silva subiram ao pódio final em Vieira do Minho como vencedores finais das camisolas da juventude e das metas autarquias respetivamente.

Logo na primeira etapa, disputada na manhã de sábado, Afonso Eulálio assumiu a liderança da classificação da juventude, ao terminar no 15º em Castro Daire, numa etapa ganha por José Neves (W52-FC Porto).


No final da segunda etapa do Grande Prémio O JOGO, disputada sábado de tarde em S. Pedro do Sul, Afonso Eulálio manteve-se no comando da camisola da juventude e Bruno Silva agarrou o comando da camisola das Metas Autarquias, numa etapa ganha por Gustavo Veloso (Atum General/Tavira).

No domingo na terceira e última etapa, a equipa Antarte-Feirense assegurou a conquista das duas camisolas em Vieira do Minho, numa etapa em que a vitória pertenceu a Joni Brandão (W52-FC Porto), tendo o seu companheiro de equipa José Neves conquistado a classificação geral final.

Além da conquista destas duas classificações, o grupo dirigido por Joaquim Andrade terminou na 6ª posição por equipas, fechando na classificação geral individual com dois corredores no Top 15: Afonso Eulálio 14º e Gonçalo Amado 15º.


 

Declarações De Afonso Eulálio:

 

“Foi uma vitória importante para mim, mas que não seria possível sem a ajuda dos meus colegas de equipa, estou-lhes muito agradecido. Senti-me muito bem durante as 3 etapas e estou muito feliz com este êxito”.

 

Declarações De Bruno Silva:

 

“Foi um GP muito exigente e estou satisfeito com a conquista desta camisola, os meus colegas foram incansáveis na terceira etapa e tudo fizeram para me ajudar a segurar esta camisola. Esta é uma vitória de toda a equipa”.

 

Declarações Do Diretor Desportivo, Joaquim Andrade:

 

“Esta foi uma prova bastante positiva para nós, depois de alcançarmos a liderança destas duas camisolas a equipa uniu-se em prol do coletivo e tudo fez ao seu alcance para as levar de conquista. É um prémio para o Afonso Eulálio e para o Bruno Silva, mas também para toda a equipa que está de parabéns”.

 

Classificação Geral Final 9º GP O Jogo:

 

1º José Neves (W52-FC Porto) 7:17:31

2º Luís Mendonça (Efapel) +12

3º Joni Brandão (W52-FC Porto) +22

...

14º Afonso Eulálio (Antarte-Feirense) +6:33

15º Gonçalo Amado (Antarte-Feirense) +7:31

26º Venceslau Fernandes (Antarte-Feirense) +20:26

29º Vicente de Mateos (Antarte-Feirense) +22:22

30º Fábio Oliveira (Antarte-Feirense) +23:04

39º António Ferreira (Antarte-Feirense) +30:38

68º Bruno Silva (Antarte-Feirense) +43:01

 

Geral Equipas:

 

1ª W52-FC Porto

6ª Antarte-Feirense

 

Geral Metas Autarquias:

 

1º Bruno Silva (Antarte-Feirense)

 

Geral Juventude:

 

1º Afonso Eulálio (Antarte-Feirense)

 

6º António Ferreira (Antarte-Feirense)

 

Próximas competições:

 

29 maio > 12º Memorial Bruno Neves

30 maio > XX Volta a Albergaria – Taça de Portugal / Jogos Santa Casa

Fonte: Antarte-Feirense

“Parabéns, Egan Arley Bernal”


Foto: Giro de Itália

A Federação Colombiana de Ciclismo, presidida por Jorge Mauricio Vargas Carreño, o comitê executivo, e os seus funcionários e a grande família colombiana de ciclismo, parabeniza M Egan Arley Bernal pela vitória na nona etapa do Giro de Itália, a primeira na sua carreira desportiva nas principais voltas no número 30 do país, na prestigiada corrida italiana.

Egan, 24 anos, nascido no município de Zipaquirá, Cundinamarca, conquistou a subida a Campo Felice e tornou-se o quinto ciclista nacional a vestir a famosa 'Maglia Rosa', que nesta edição comemora od seus 90 anos distinguindo o melhor da classificação geral.

A exposição dos Cundinamarqués permanecerá na memória da reputação do ciclismo colombiano, dada a conjuntura enfrentada pela nação e o grande significado de conquistar uma vitória em grandes provas. Assim como Nairo Quintana em Semnoz, em 20 de julho de 2013, no domingo, 16 de maio, Egan deu uma imensa e simbólica alegria ao povo colombiano.

Seu triunfo enquadra o grande desempenho do país nas principais corridas do mundo. O destaque dos nossos embaixadores tem sido evidente: Nairo Quintana, Rigoberto Urán, Fernando Gaviria, Esteban Chaves, Daniel Martínez, Vencedor Anacona, Julián Arredondo, Carlos Betancur, Jarlinson Pantano, Darwin Atapuma e agora Bernal – o primeiro latino-americano a vencer o Tour de France – foram os arquitetos de triunfos inesquecíveis nas grandes competições de etapas da última década.

A Colômbia continua sendo uma das principais referências na elite mundial do ciclismo, um desporto que, por sua vez, se destaca como um símbolo nacional por excelência.

Parabéns, Egan, e obrigado a todos os nossos ciclistas por tantas alegrias. Foi um fim de semana maravilhoso com vitórias na Espanha, Bélgica e Itália Maravilhosa!

Fonte: Federação Colombiana Ciclismo

“Giro: Peter Sagan vence 10.ª etapa ao 'sprint', Egan Bernal segue líder”


Por: SIF // RPC

O eslovaco Peter Sagan (BORA-hansgrohe) venceu hoje ao 'sprint' a 10.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta, com o colombiano Egan Bernal (INEOS) a seguir na liderança da geral individual.

Sagan, de 31 anos, cumpriu os 139 quilómetros entre L'Aquila e Foligno em 3:10.56 horas, batendo sobre a meta o colombiano Fernando Gaviria (UAE Emirates), segundo, e o italiano Davide Cimolai (Israel Start-Up Nation), terceiro.

Na geral, Bernal continua líder, embora tenha visto o belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep) aproximar-se no segundo lugar, ao bonificar dois segundos num 'sprint' intermédio, contra um do colombiano, ficando a 14 segundos. O russo Aleksandr Vlasov (Astana) é terceiro, a 22.

Na terça-feira, o pelotão cumpre o primeiro dia de descanso da 104.ª edição, antes de voltar à estrada na quarta-feira em Perugia, no arranque da 11.ª de 21 etapas, até Milão, em 30 de maio.

Fonte: Lusa

“Volta à Andaluzia Rui Oliveira (UAE-TEAM EMIRATES) é o único português na lista de pré-inscritos para a corrida espanhola”


Por: Vasco Simões

 

Esta semana, os fãs de ciclismo vão poder ver no Eurosport a 67.ª edição da Volta à Andaluzia ou Ruta del Sol (Rota do Sol), como também é conhecida esta prova que reúne grandes equipas e ciclistas. De 18 a 22 de maio, o pelotão terá de percorrer 807,6 quilómetros pelas estradas da região espanhola, distribuídos por cinco etapas.

Para além de cenários de grande beleza, os ciclistas irão deparar-se com subidas extremamente duras e muito calor. Esta semana a região é atingida por uma onda de calor e espera-se que os termómetros subam acima dos 30 graus centígrados.

 

A Volta à Andaluzia 2021 tem partida marcada para Mijas e passa por localidades como Zahara de la Sierra, Iznájar, Alcalá la Real, Beas de Segura, Villarodrigo, Baza ou Cúllar Veja.

Pelo meio haverá muita montanha e ascensões complicadas que vão obrigar os ciclistas a puxar pelas pernas. A competição termina no sábado com uma tirada de 114,5 quilómetros entre Vera e Geosa de Pulpí. Na lista de ciclistas inscritos destaque para a presença de apenas um português: Rui Oliveira (UAE-Team Emirates).

 

Nas últimas dez edições, a vitória sorriu aos ciclistas espanhóis em seis ocasiões com um a destacar-se: Alejandro Valverde. O veterano da Movistar sagrou-se campeão em cinco ocasiões (2012, 2013, 2014, 2016 e 2017) e é o recordista. No ano passado, o triunfo foi pela segunda vez consecutiva para o dinamarquês Jakob Fulgsang (Astana Pro Team).

 

Este ano, a Volta à Andaluzia conta com sete camisolas: líder da classificação geral, líder da montanha, líder das metas volantes, líder por pontos, primeiro espanhol, primeiro andaluz e simpatia.

Esta última a grande novidade para 2021 em que será atribuída uma camisola vermelha e verde ao ciclista que colheu maior preferência entre os espetadores e seguidores da Volta à Andaluzia. É patrocinada pelo Turismo de Sevilha sendo o seu vencedor eleito através de votação nas redes sociais.

Após o direto diário do Giro d’Italia siga de perto toda a ação da 67.ª edição da Volta à Andaluzia entre 18 e 22 de maio no Eurosport. As tardes de ciclismo no Eurosport prometem ser muito bem passadas.

 

Fonte: Discovery Networks

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com