segunda-feira, 27 de junho de 2016

“Câmaras térmicas para detetar motores/Anúncio do secretário de Estado francês do Desporto”

Por: Lusa

Foto: Reuters

Câmaras térmicas vão ser utilizadas na Volta a França para combater a fraude tecnológica, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado francês do Desporto, Thierry Braillard.
Essas câmaras térmicas permitem detetar motores instalados nas bicicletas e foram desenvolvidas pela Comissão de Energia Atómica, a pedido do Governo francês.
"É muito importante detetar a batota", disse o presidente da União Ciclista Internacional (UCI), Brian Cookson, presente em Paris juntamente com Braillard, com o ministro francês da Investigação do Ensino Superior, Thierry Mandon, e com o diretor do Tour, Christian Prudhomme.
Esta tecnologia foi utilizada de forma experimental nos campeonatos de França, no fim de semana, revelou o presidente da Federação Francesa de Ciclismo, David Lappartient. "Os testes foram conclusivos. Até um motor desligado poderia ter sido detetado", acrescentou.
O tipo de câmara a utilizar entre 2 e 24 de julho na Volta a França poderá ser operado a partir de uma mota ou na beira da estrada e o seu uso será feito em complementaridade com o método de ressonância magnética, já utilizado nas partidas e nas chegadas.

Braillard sublinhou que o Governo francês está a preparar legislação para tornar a fraude tecnológica ofensa criminal.

O primeiro caso comprovado de utilização de um motor foi detetado em janeiro na bicicleta da belga Femke Van den Driessche nos Mundiais de ciclocrosse. A ciclista, de 19 anos, foi suspensa por seis anos e multada em 20.000 francos suíços (cerca de 18.800 euros).

Fonte: Record on-line

“Nelson Oliveira integra equipa da Movistar/Terceira presença no Tour”

Por: Lusa

Foto: DR
O português Nelson Oliveira vai disputar a Volta a França pela terceira vez, confirmou esta segunda-feira a equipa espanhola Movistar, que vai ser liderada na corrida pelo colombiano Nairo Quintana e pelo espanhol Alejandro Valverde.
O tricampeão nacional de contrarrelógio integra o alinhamento da formação comandada por Eusebio Unzué para a 'Grand Boucle', que vai ser disputada entre 2 e 24 de julho, depois de ter sido 47.º em 2015 e 87.º em 2014, em ambos os casos ao serviço da Lampre-Merida.
Nelson Oliveira, que tem como melhor resultado em corridas de três semanas o 21.º lugar na Vuelta em 2015, é o segundo corredor luso confirmado na partida da corrida, juntamente com Rui Costa (Lampre-Merida).

Quintana, segundo em 2013 e 2015, e Valverde, terceiro no ano passado, são as principais armas da Movistar para o Tour, no qual o britânico Chris Froome (Sky) detém o título depois de ter vencido também em 2013.
Winner Anacona, Imanol Erviti, Gorka Izagirre, Daniel Moreno, Ion Izagirre e Jesús Herrada são os restantes elementos da segunda classificada do ranking mundial.

Fonte: Record on-line

“Volta à França/Astana confirma presenças de Nibali e Fabio Aru/ Vincenzo Nibali venceu a décima etapa do Tour”

Foto: JEFF PACHOUD / AFP

Aos três ciclistas hoje confirmados pela Astana, juntam-se os ciclistas Diego Rosa, Paolo Tiralongo, Andriy Grivko, Alexey Lutsenko, Jakob Fuglsang e Tanel Kangert.

A Astana confirmou hoje a participação dos ciclistas italianos Vincenzo Nibali e Fabio Aru na próxima edição da Volta a França em bicicleta, que arranca sábado do Mont Saint Michel.
Vicenzo Nibali, vencedor do Tour em 2014 e que esta época triunfou na Volta a Itália, será o chefe de fila da equipa cazaque na 103.ª edição da mais importante competição mundial de ciclismo por etapas, que termina a 24 de julho.
Além de Nibali, que integra o lote restrito de seis ciclistas que venceram as três grandes voltas (França, Itália e Espanha), a Astana contará também com Fabio Aru, que triunfou na Volta a Espanha em 2015, e com o espanhol Luis León Sanchez.
Fonte: SAPO Desporto c/Lusa

“3 ATLETAS TORREJANOS na SELECÇÃO NACIONAL DE TRIATLO para o CAMPEONATO DA EUROPA YOUTH na HUNGRIA”

Os atletas JOANA MIRANDA, RICARDO BATISTA e JOSÉ PEDRO VIEIRA da ESCOLA DE TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS, foram seleccionados para representarem a Selecção Portuguesa de Triatlo no Campeonato da Europa de Youth (Cadetes e Juvenis de 2ºano) que se vai realizar entre os dias 2 e 5 de Julho, em Tiszaújváros na HUNGRIA.

O responsável por mais um momento histórico no Triatlo torrejano, o treinador PAULO ANTUNES também vai fazer parte do staff desta Seleção Nacional, integrando mais uma vez a equipa técnica que se desloca à Hungria.

Joana Miranda é uma das pioneiras na Escola Triatlo torrejana, nasceu a 11/Novembro/2000 e reside em Casais Castelos, frequentando o 10ºano na Escola Secundária no Entroncamento. Em 2015, foi Vice-campeã Nacional de Aquatlo e obteve o 3ºlugar no Campeonato Nacional de Duatlo e Triatlo em Juvenis. Representou também a Selecção Nacional de Triatlo, em Julho de 2015 em Espanha, no Campeonato da Europa de Triatlo na categoria de Youth, e em 3 de Abril de 2016, esteve presente na Quarteira na Taça da Europa de Triatlo na categoria de Juniores. Já esta época também, sagrou-se Campeã Nacional de Triatlo no Grupo de Idades 16-17 anos, no passado dia 10 de Junho em Peniche.

Ricardo Batista, nasceu a 20/Novembro/2000, reside em Torres Novas, e estuda na Escola Maria Lamas no 10ºano. Entrou para o triatlo em 2012, e na última época de 2015 obteve o título Campeão Nacional de Aquatlo e de Vice-campeão Nacional de Triatlo e Duatlo em Juvenis. Ainda em 2015, na sua primeira participação pela Selecção Nacional de Triatlo, Ricardo Batista conquistou a MEDALHA DE BRONZE no Campeonato da Europa de Triatlo na categoria de Youth, que se realizou em Julho, em Banyoles, no norte de Espanha, e no Campeonato do Mundo de Biatle que se realizou em Batumi na Geórgia, foi também medalha de bronze. No dia 3 de Abril de 2016 participou na Quarteira, na Taça da Europa de Triatlo em representação da Selecção Nacional de Juniores.

José Pedro Vieira, estuda na Escola Manuel Figueiredo em Torres Novas no 9ºano, nasceu a 22/Maio/2001 e reside em Torres Novas. Entrou para a Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas em 2012, e na época de 2015, foi Campeão Nacional de Duatlo e de Triatlo em Juvenis, Vice-campeão Nacional de Aquatlo em Juvenis e Campeão Nacional de Biatle em Iniciados. Já em 2016, voltou a ser Campeão Nacional de Duatlo, e esta é a primeira vez que vai representar a Selecção Nacional de Triatlo, uma vez que está no seu 2ºano de Juvenil.

Entretanto, para além destes 3 atletas que foram convocados, também PAULO ANTUNES, o técnico da Escola Triatlo de Torres Novas irá integrar mais uma vez a equipa técnica da Seleção Nacional de Triatlo. Sem dúvida algo muito merecido para o jovem treinador torrejano, que em 2009 teve a excelente iniciativa de formar em Torres Novas uma Escola de Triatlo. Um projecto com o objectivo de formar jovens triatletas dos 8 aos 16 anos de idade, proporcionando condições e formação para estes jovens conseguirem atingir este patamar, e mais se perfilam para o mesmo.

TODA A EQUIPA, que é composta por um excelente grupo que partilha valores como, humildade, fairplay, espírito de sacrifício e camaradagem se sente também orgulhosa por esta etapa alcançada por estes 3 atletas torrejanos.

Fonte: ESCOLA DE TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS

“Jacinto Fiúza e Ana Rita Vale venceram o 19º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem - Taça Manuel Abreu”

O Campeão do Minho de Cross Country Olímpico, Jacinto Fiúza, e Ana Rita Vale venceram em elites o 19º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem - Taça Manuel Abreu, terceira etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros disputada em Gondar (Guimarães).

Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho, Agrupamento de Gondar do Corpo Nacional de Escutas e Gondar Jovem - Associação Juvenil, a competição traduzindo-se num êxito organizativo e desportivo, com cerca de duas centenas de atletas a proporcionarem um excelente espetáculo desportivo e a corresponderem positivamente às melhores expetativas.

Familiares do malogrado corredor Manuel, entre outros, juntaram-se às várias centenas de espectadores que assistiram ao 19º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem - Taça Manuel Abreu.

O 19º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem - Taça Manuel contou com a vitória, além de Jacinto Fiúza e de Ana Rita Vale em elites, de João Rocha e Marta Branco (juniores), Ruben Nunes (master 30), Paulo Rodrigues (master 40), João Araújo (master 50), Hélder Gonçalves e Raquel Queirós (cadetes), Gonçalo Magalhães e Ana Santos (juvenis), João Martins e Mariana Líbano (infantis), David Ferreira e Ana Costa (iniciados) e Hugo Ramalho e Rita Fontinhas (benjamins). Coletivamente triunfaram ASC / Focus Team / Vila do Conde (competição) e a Seissa / MGB Bikes / Matias & Araújo / Frulact (escolas).

No escalão de elites, Jacinto Fiúza (Batotas / Ponte de Lima), Campeão do Minho de BTT XCO, venceu destacado o 19º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem - Taça Manuel, enquanto Luís Pereira (Joane BTT / Trilhos Bike) e Fábio Ribeiro (Patocycles / Cube) terminaram a prova de Gondar, respetivamente, na segunda e terceira posições.

Em femininos, Ana Rita Vale (Batotas / Ponte de Lima), Campeã do Minho de BTT Maratonas, também venceu de forma clara, deixando Diana Ferreira e Joana Barbosa, ambas da equipa BMC / SRAM / Póvoa de Varzim, nas posições seguintes do pódio.

Os Campeões Nacionais e do Minho de BTT XCO, João Rocha (Rodabike / ACRG / Gondomar) e Marta Branco (ASC / Focus Team / Vila do Conde), vencerem as corridas masculina e feminina de juniores, concluindo o circuito à frente, respetivamente, de Tiago Fernandes (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact) e Débora Figueiredo (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact), segundos classificados, e de António Azevedo (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact) e Ana Moreira (Tomatubikers / Toyota-Macedo & Macedo) que completaram os pódios.

Em masters 30, Ruben Nunes (ASC / Focus Team / Vila do Conde) foi o vencedor do 19º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem - Taça Manuel, ficando na segunda posição Pedro Marques (Maiatos / Reabnorte / BikeZone) e na terceira Hélder Braga (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact).

Paulo Rodrigues (Patocycles / Cube) venceu a corrida de master 40, deixando no segundo posto Francisco Branco (ASC / Focus Team - Vila do Conde) e no terceiro Abel Machado (ASC / Focus Team / Vila do Conde).

No escalão de master 50 triunfou João Araújo (JUM - Sanitop - KTM) com as restantes posições do pódio a serem ocupadas por Mário Cruz (JUM - Sanitop - KTM) e por Vítor Santos (ASC / Focus Team - Vila do Conde).

Hélder Gonçalves (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact) e Raquel Queirós (ASC / Focus Team - Vila do Conde) foram os melhores no escalão de cadetes, deixando na segunda posição Vinício Rodrigues (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact) e Jessica Costa (ASC / Focus Team - Vila do Conde) e na terceira André Terroso (ASC / Focus Team - Vila do Conde) e Beatriz Faria (JUM - Sanitop - KTM).

Nos escalões de Escolas, os vencedores foram Gonçalo Magalhães e Ana Santos, ambos da ASC / Focus Team / Vila do Conde, em juvenis, João Martins (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact) e Mariana Líbano (ASC / Focus Team - Vila do Conde) em infantis, David Ferreira (CRC / Garbo / Vegas Cosmetics) e Ana Costa (CRC / Garbo / Vegas Cosmetics) em iniciados Hugo Ramalho (Escola BTT Matosinhos) e Rita Fontinhas (Escola BTT Matosinhos) em benjamins.

A vitória coletiva (competição) no 19º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem - Taça Manuel Abreu, terceira etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros, foi da ASC / Focus Team / Vila do Conde, ficando na segunda posição a equipa Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact e na terceira o Batotas / Ponte de Lima. A equipa Seissa / MGB Bikes / Matias & Araújo / Frulact foi a vencedora coletiva nos escalões de escolas com a BMC / SRAM / Póvoa de Varzim a assegurar o segundo posto e o Tomatubikers / Toyota-Macedo & Macedo o terceiro.

O 19º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem - Taça Manuel Abreu teve o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, MAPFRE | Seguros, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Arrecadações da Quintã, POPP Design, Salvaggio, Controlsafe, Bike Magazine (revista oficial).

A próxima prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros será o 5º BTT XCO de Paredes de Coura a disputar no dia 17 de julho, seguindo o 10º BTT XCO de Felgueiras no dia 31 de julho.

Fonte: ACM

“Minhotos em evidência no Campeonato Nacional de Down Hill”

Três títulos de Campeão Nacional, dois de Vice-Campeão e dois terceiros lugares é o balanço da prestação de atletas e equipas do Minho no Campeonato Nacional de BTT Down Hill (DHI) disputado em Prozelo – Arcos de Valdevez. Filipa Peres (elites), Diogo Pinto (juniores) e a equipa Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe são os novos Campeões Nacionais do Minho.

Os atletas minhotos, maioritariamente formados em clubes da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), conquistaram um total de sete medalhas no Nacional de DHI, evidenciando-se a equipa fafense Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe que averbou três títulos nacionais (elites, juniores e equipas) e um de vice-campeão (master 40).

Filipa Peres em elites, Diogo Pinto em juniores e a equipa de ambos, a formação Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe, alcançaram o título de Campeões Nacionais de BTT - DHI, enquanto Bruno Almeida (Desportivo Jorge Antunes) em juniores e Maurício Conceição (RG - Centro Óptico de Fafe) em master 40 se sagraram Vice-Campeões Nacionais. No terceiro lugar do Campeonato de BTT DHI disputado Arcos de Valdevez classificaram-se Carlos Martins (Desportivo Jorge Antunes) em juniores e Antero Oliveira (Bicicleta Clube de Felgueiras) em master 40.

A Direção da Associação de Ciclismo do Minho expressou, entretanto, a sua satisfação e orgulho pelo desempenho dos atletas e equipas minhotas, realçado que os mesmos são um estímulo para o prosseguimento do trabalho no âmbito da formação de atletas, visando a existência de mais e melhor ciclismo na sua área de jurisdição (distritos de Braga e Viana do Castelo).

Na categoria de elites, dominou Vasco Bica que se impôs na manga de qualificação e repetiu o feito na final. Desceu para a vitória em 2’00’’549, menos 894 milésimos do que o vice-campeão, Francisco Pardal (Penacova DH/UD Lorvanense). Emanuel Pombo (Ciclomadeira Clube Desportivo), que tem dominado a Taça Cyclin’Portugal, não foi além da terceira posição, a 2,129 segundos do vencedor. Ainda em elites, cinco atletas minhotos integram o Top Ten: Fernando Silva (RG - Centro Óptico de Fafe) foi  o 4º classificado, Rui Teixeira (RG - Centro Óptico de Fafe) o 6º, Raul Rodrigues (FAC - Famalicense Atlético Clube) o 7º, Vítor Mayor (FAC - Famalicense Atlético Clube) o 9º e Gil Marques FAC - Famalicense Atlético Clube o 10º.

O triunfo de Filipa Peres (Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe) entre a elite feminina foi mais folgado do que a vitória de Vasco Bica. Filipa Peres desceu a pista de Prozelo em 2’31’’861, menos 2,289 segundos do que Margarida Bandeira e menos 40,206 segundos do que Leonor Bandeira, que a acompanharam no pódio. A minhota Ana Leite (Bicicleta Clube de Felgueiras) foi a 4ª classificada.

Diogo Pinto (RG Centro Óptico de Fafe) impôs-se em juniores, categoria em que os cinco primeiros lugares da classificação final foram ocupados por atletas do Minho: Diogo Pinto (RG - Centro Óptico de Fafe), Bruno Almeida (Desportivo Jorge Antunes), Carlos Martins (Desportivo Jorge Antunes), Rui Ribeiro (Desportivo Jorge Antunes) e João Pereira (Desportivo Jorge Antunes)

O triunfo em cadetes foi de Tiago Ladeira (Casa do Povo da Abrunheira) com os minhotos João Teixeira (RG - Centro Óptico de Fafe) a garantir o 4º lugar, Tiago Silva (Desportivo Jorge Antunes) o 5º, Raul Cunha (Moto Galos DH Team / ACR Roriz) o 7º e José Silva (Desportivo Jorge Antunes) o 9º.

Em master 40 venceu Rui Cruz (MCF/Xdream/Município de S. Brás) com Maurício Conceição (RG - Centro Óptico de Fafe) a sagrar-se Vice-Campeão Nacional e Antero Oliveira (Bicicleta Clube de Felgueiras) a garantir o 3º lugar. Destaque ainda para o 6º lugar alcançado por Paulo Abreu (Bicicleta Clube de Felgueiras) e o 9º de Nuno Almeida (Moto Galos DH Team / ACR Roriz)

Ainda nas classes de veteranos, Daniel Pombo (Ciclomadeira Clube Desportivo) venceu em master 30 e José Salgueiro (MCF/XDream/Município de S. Brás) em master 50. Em master 30 destaque para o 6º lugar de Manuel Bessa (Desportivo Jorge Antunes), o 8º de Rui Silva (RG - Centro Óptico de Fafe) e o 10º de Jorge Afonseca (FAC - Famalicense Atlético Clube), enquanto em master 50 se evidenciaram os minhotos Augusto Pedrosa (Desportivo Jorge Antunes), 4º classificado, e António Freitas (Bicicleta Clube de Felgueiras) em 6º.

Fonte: ACM

“5ªEtapa do Circuito de Biatle (Abrantes)”

GUSTAVO DO CANTO e RICARDO BATISTA CAMPEÕES NACIONAIS DE BIATLE

Numa organização da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, ABRANTES recebeu no passado sábado, dia 25 de Junho, a 5ªetapa do Circuito Portugal Tour de Biatle, que foi simultaneamente o Campeonato Nacional de Biatle.

Para a ESCOLA DE TRIATLO DE TORRES NOVAS, foi mais uma competição aonde foram alcançados pelos nossos atletas, excelentes resultados a nível nacional. GUSTAVO DO CANTO em Infantis e RICRADO BATISTA em Juvenis sagraram-se CAMPEÕES NACIONAIS DE BIATLE, enquanto JOÃO NUNO BATISTA em Infantis, JOSÉ PEDRO VIEIRA e JOANA MIRANDA em Juvenis e RICARDO REGO em Séniores são Vice-Campeões Nacionais de Biatle. Ainda em Infantis, o pódio deste Campeonato Nacional de Biatle foi completamente torrejano, Pedro Afonso Silva subiu ao 3ºlugar.

As provas desta 5ªetapa foram disputadas num formato de Biatle Outdoor, ou seja, com os atletas a realizarem dois segmentos de corrida no Parque Aquapolis, com distâncias entre os 200m e 1.600m, e pelo meio um segmento de natação no rio Tejo, em distâncias que variaram entre os 50m e 200m.

Para além dos títulos alcançados neste Campeonato Nacional de Biatle, uma vez que segundo o regulamento, apenas poderiam competir para o Campeonato Nacional os atletas que já tivessem concluído 2 etapas do Circuito, houve outros resultados que merecem destaque nesta etapa.

Em Aprendizes, Miguel Gameiro venceu a sua prova mesmo em cima da linha meta, enquanto em Master A (Veteranos), Catarina Neves e Marco Sousa venceram as suas provas, e Gonçalo Neves foi 2ºclassificado. Participaram ainda nesta etapa, Guilherme Neves, Rodrigo Viegas, Ana Júlia Marques e Margarida Inácio em Benjamins, Martim Salvador e Vasco Santos em Infantis, João Graça, Daniel Rodrigues, Guilherme Neves, Ana Margarida Silva e Beatriz Neves em Iniciados, André Rodrigues, Luis Carvalho e Mariana Correia em Juvenis e Pedro Razões Silva em Master A.

Com a realização desta 5ªetapa, ficou também definido o apuramento dos atletas que irão representar a Seleção Nacional de Biatle no Campeonato de Europa, que este ano regressa novamente à cidade de Setúbal, entre os dias 14 e 17/Julho, e que serão pela Escola Triatlo torrejana, GUSTAVO DO CANTO em Infantis, RICARDO BATISTA e JOSÉ PEDRO VIEIRA em Juvenis.


As próximas provas a nível nacional realizam-se em Esposende, nos dias 9 e 10 de Julho, com a 8ªetapa do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem no sábado à tarde, e no domingo de manhã realiza-se mais uma etapa da Taça de Portugal de Triatlo, que será simultaneamente a prova única do Campeonato Nacional de Triatlo para atletas Cadetes e Juniores.

Fonte: ESCOLA DE TRIATLO DE TORRES NOVAS

“Ranking Ciclista do Ano”

Rafael Reis acelera no comando

Rafael Reis (W52-FC Porto) reforçou a liderança do Ranking Ciclista do Ano, ao fim de três meses consecutivos no topo da tabela. Depois de terminar maio com sete pontos de avanço sobre Joni Brandão (Efapel), o palmelense encerra o mês de junho com uma vantagem de 208 pontos.

A vitória no prólogo e na classificação geral do Grande Prémio Jornal de Notícias e o terceiro lugar no Campeonato Nacional de Contrarrelógio foram o passaporte para Rafael Reis encarar com maior folga a fase final da época. O corredor da W52-FC Porto soma 599 pontos, mais 221 do que há um mês.

Joni Brandão segura o segundo posto, mas está mais distante da primeira posição, com 391 pontos. O espanhol Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) trepa duas posições na atualização do Ranking de junho, com 306 pontos.

Os corredores portugueses estão em clara maioria – sete ciclistas - no top 10 do Ranking, mostrando que, em 2016, o talento luso tem prevalecido nas corridas nacionais.

Os três primeiros lugares do Ranking Equipa do Ano são ocupados pelos mesmos conjuntos que dominavam a tabela no mês passado. A W52-FC Porto comanda, com 1386 pontos, seguida pela Efapel, com 950, e pelo Sporting-Tavira, com 624.

O Ranking é atualizado pela Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais, sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Ranking Ciclista do Ano

1.º Rafael Reis (W52-FC Porto), 599 pontos

2.º Joni Brandão (Efapel), 391

3.º Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), 306

4.º António Carvalho (W52-FC Porto), 266

5.º Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), 265

6.º Nelson Oliveira (Movistar), 260

7.º David de la Fuente (Sporting-Tavira), 219

8.º José Mendes (Bora-Argon18), 210

9.º Juan Ignácio Pérez (W52-FC Porto), 205

10.º Edgar Pinto (Skydive Dubai Racing Al-Ahli Club), 188

Equipa do Ano

1.ª W52-FC Porto, 1386 pontos

2.ª Efapel, 950

3.ª Sporting-Tavira, 624

4.ª Louletano-Hospital de Loulé, 515

5.ª LA Alumínios-Antarte, 491

Fonte: FPC

“Rui Rodrigues da ASFIC sagrou-se campeão nacional de estrada em Masters 40”

A equipa de Ciclismo de Rio Maior, ASFIC – Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic, disputou ontem, 26 de junho, na Vila de Almodôvar, o Campeonato Nacional de Masters, tendo participado nesta competição com 7 atletas: Rui Rodrigues, João Portela, Edgar Oliveira, Hélder Pereira, Humberto Pereira e Jorge Madeira.

O Campeonato Nacional de Masters é disputado por categorias de 5 anos, estando inscritos cerca de 220 atleta em todas as categorias, tendo os atletas da ASFIC dividindo-se nas seguintes Categorias: Elites – Jorge Madeira. Masters 30 – João Portela, Hélder Pereira e Jorge Letras. Master 35 – Edgar Oliveira e Humberto Pereira e Master 40 – Rui Rodrigues.
A partida da prova deu-se em conjunto, mas para os Elites e Masters 30 a prova tinha cerca de 147 km, e para os Masters 40 cerca de 112km, acabando ambas dentro de Almodôvar, sendo que a dos Masters 40 acabava na primeira passagem do pelotão nesta vila alentejana.

Para esta corrida, a equipa riomaiorense propunha-se a atingir dois objetivos: a revalidação do titulo de campeão nacional nos Masters 30 do atleta João Portela, e a conquista da camisola de campeão nacional Masters 40, por parte do Rui Rodrigues.

A prova teve início às 12h30, tendo o pelotão rodado inicialmente compacto e com vários ataques. Com cerca de 20 km percorridos, 4 unidades saem do pelotão, sendo um deles o atleta da ASFIC Humberto Pereira, conseguindo estes 4 atletas estar em fuga até cerca do quilómetro 90.

À passagem por Almodôvar, para a finalização da categoria Master 40, a equipa conseguiu um excelente posicionamento, deixando o ciclista Rui Rodrigues bem colocado na separação dos percursos sendo a posição fulcral para disputar o titulo nacional. Rui Rodrigues teria de percorrer sozinho até a meta cerca de 500 metros, e assim o fez, ele e o vencedor da categoria master 45 cortaram a meta quase lado a lado, vencendo ambos nas suas categorias e conquistando a camisola de campeão nacional.


A corrida dos Elites e Masters 30, viria a ser disputada aos sprint, mas desta vez a sorte não esteve do lado da ASFIC, já que João Portela quando seguia ao sprint na frente com o atleta vencedor dos elites, a cerca de 100 metros da meta teve uma avaria mecânica que impediu que colocasse a última velocidade da sua bicicleta. João Portela ainda saltou em cima do banco, na tentativa da mudança entrar, mas não o viria a conseguir sendo ultrapassado em cima da meta por dois atletas.

Azar para o atleta da ASFIC, mas estas coisas acontecem e para ser campeão também é preciso sorte.

A ASFIC conseguiu assim um titulo de campeão nacional e um terceiro lugar, o que é um feito histórico para a sua equipa e para Rio Maior, uma vez que Rui Rodrigues é agora o campeão nacional de Masters 40, um título que dedica a todos os patrocinadores sem exceção, realçando porém Gonçalo Pinheiro do Grupo Parapedra que tem dado o maior apoio para que esta equipa consiga fazer face às despesas das deslocações efetuadas.

Salientamos e recordamos, que este é o terceiro título importante alcançado em termos individuais pelos ciclistas da Asfic Ribeira São João, pois na semana passada, Rui Rodrigues e João Portela sagraram-se Campeões Regionais de Ciclismo. Ambos os atletas irão envergar, durante toda a temporada, as respetivas camisolas nas provas em que participarem.

A Asfic felicita todos os Campeões Nacionais em titulo.

Fonte: ASFIC - GRUPO PARAPEDRA /DINAZOO / RIOMAGIC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com