domingo, 19 de fevereiro de 2023

“Vera Vilaça 48ª no mundial de ciclismo eletrónico”


Vera Vilaça foi a única representante de Portugal na edição de 2023 do Campeonato do Mundo de Ciclismo Eletrónico, terminando na 48.ª posição a corrida disputado ao início da noite deste sábado.

Pela primeira vez, o Mundial disputou-se em três provas a realizar consecutivamente. A primeira, denominada "punch" era crucial para apurar as 30 corredoras que passavam á fase seguinte. Vera Vilaça conseguiu o 48.º lugar entre as cem inscritas. "Fez uma excelente corrida ao nível da potência média conseguida durante os 20 minutos da competição, perdendo algumas posições no sprint", considera o selecionador nacional de ciclismo feminino, José Luis Algarra.

Nas duas fases seguintes acabaram por destacar-se a neerlandesa Loes Adegeest, nova campeã mundial, a britânica Zoe Langham, segunda classificada, e a estadunidense Jaqueline Godbe, terceira.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Raquel Queirós em 11.º nos Internacionais Chelva de ‘cross country’ olímpico”


Queirós completou o percurso de elite em 1:30.30 horas, a mais de cinco minutos da vencedora, a italiana Martina Berta

 

Por: Lusa

Foto: Facebook @Raquel Queirós

A ciclista portuguesa Raquel Queirós (MMR Factory Racing) foi hoje 11.ª classificada nos Internacionais Chelva XCO, prova de ‘cross country’ olímpico disputada na cidade espanhola de Valência.

Queirós completou o percurso de elite em 1:30.30 horas, a mais de cinco minutos da vencedora, a italiana Martina Berta.

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.

Foi a terceira corrida do ano para a campeã nacional, e atleta olímpica em Tóquio2020, que, aos 22 anos, enfrenta a segunda época na equipa espanhola MMR Factory Racing.

Fonte: Sapo on-line

“João Almeida: «Houve um erro de comunicação com o carro. Termino descontente»”


Corredor da UAE Emirates acabou a Volta ao Algarve no 6º posto

 

Por: Lusa

Foto: Lusa

Daniel Martínez (INEOS) conquistou este domingo a Volta ao Algarve, em bicicleta, com João Almeida a terminar a 40 segundos do vencedor, como melhor português. O ciclista da UAE Emirates assumiu que foi uma boa prova para início de temporada.

"Regra geral, faço um balanço muito positivo. No fundo, foi a primeira corrida da época, e acho que até correu bem. Hoje, não foi o melhor contrarrelógio que fiz, houve um pequeno erro de comunicação com o carro [da UAE Emirates], mas é mesmo assim. Estou feliz com as minhas sensações, com o decorrer da prova, com o trabalho de equipa. Acho que é positivo com vista às próximas corridas", vincou Almeida, abordando em particular o contrarrelógio da última tirada, que terminou no 13º posto.

"Houve o erro de comunicação com o carro, acho que poderia ter medido melhor o meu esforço nesse sentido. Então, termino descontente, obviamente. O objetivo era estar, pelo menos, no pódio. É assim o ciclismo. Há que ver o lado positivo: não tive quedas e a forma está bastante boa", referiu ainda.

Fonte: Record on-line

“Tadej Pogacar conquista Volta à Andaluzia”


Última etapa foi ganha pelo espanhol Omar Fraile; Rúben Guerreiro acabou em 21.º e Nelson Oliveira em 26.º

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) confirmou este domingo a vitória na Volta à Andaluzia, na quinta etapa conquistada num sprint restrito pelo espanhol Omar Fraile (INEOS).

Fraile, de 32 anos, impôs-se ao cabo de 4:27.59 horas, necessárias para cumprir os 184,3 quilómetros entre Otura e Alhaurín de la Torre, batendo dois italianos, Alessandro Covi (UAE Emirates), segundo, e Andrea Pasqualon (Bahrain-Victorious), terceiro.

Pogacar chegou a cinco segundos, em 14.º, e confirmou o triunfo na geral final de uma corrida em que venceu três de cinco etapas, com mais de um minuto para todos os rivais.

Dois ciclistas da Bahrain-Victorious completam o pódio, com o espanhol Mikel Landa em segundo, a 1.18 minutos, e o colombiano Santiago Buitrago em terceiro, a 1.23 minutos.

Os dois portugueses em prova, ambos da Movistar, ainda subiram posições na geral no dia de hoje, com Rúben Guerreiro a acabar em 21.º e Nelson Oliveira em 26.º.

Fonte: Record on-line

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua Volta ao Algarve terminada com balanço positivo”


Por: Xavier Silva

Terminou hoje a Volta ao Algarve com um contrarrelógio individual de 24,4 quilómetros em Lagoa. Alguma chuva marcou este último dia de competição na Algarvia, onde o mais forte na luta contra o cronómetro foi o suíço Stefan Kung (Groupama-FDJ).

Foi o terminar de uma boa Volta ao Algarve por parte de toda a equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, que conseguiu protagonismo em fugas e esteve bastante ativa na corrida marcando a sua presença. Recordamos as presenças na fuga de João Matias na 2ª Etapa e de Gonçalo Amado na 3ª Etapa, eles que andaram na frente da corrida durante muitos quilómetros e conseguiram desta forma a visibilidade e destaque pretendidos neste tipo de competições.


É sempre uma competição muito importante, pois os atletas saem dela com bastante ritmo competitivo, algo fundamental nesta fase da temporada.

O próximo desafio da equipa é o Gran Camiño, prova internacional de categoria 2.1 que se inicia na próxima quinta-feira em Lugo, Galiza.

 

Classificação Etapa

Lagoa – Lagoa (CRI): 24,4 Kms

 

1.º Stefan Kung (Groupama - FDJ), 29m34s

111.º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 5m32s 128.º Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 6m41s 135.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 7m14s 136.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 7m26s 140.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 7m44s


 

Classificação Geral

 

1.º Daniel Martinez (Ineos Grenadiers), 20h00m26s

120.º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1h01m32s 128.º Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1h08m07s 129.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1h10m33s


 

Classificação por Equipas

 

1.º Ineos Grenadiers, 60h01m31s

23.º Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, a 2h08m53s

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“Glassdrive / Q8 / Anicolor fecha Volta ao Algarve com boa prestação”


A Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor concluiu hoje a 49.ª edição da Volta ao Algarve, com um contrarrelógio individual de 24,4 km em Lagoa, onde Artem Nych, especialista nesta disciplina, teve a infelicidade de cair e perder muito tempo. Ficou a 03m30s do vencedor, Stefan Küng (Groupama-FDJ). Quanto à Camisola Amarela, essa foi para o colombiano Daniel Martínez (INEOS Grenadiers).

Os 24,4 km de exercício individual ficaram marcados por um percurso exigente, de sobe e desce e com viragens que obrigavam a mudanças de ritmo, proporcionando um espetáculo emocionante a todos quantos vieram a Lagoa para assistir. Dos quatro corredores em prova da estrutura de Águeda, Artem Nych era o único especialista, mas ao ter sofrido uma saída de estrada, acabou por cair e não conseguir o resultado que ambicionava.


Ainda assim, esta Volta ao Algarve traz bons indicadores para a estrutura. Três corredores Frederico Figueiredo, Luís Mendonça e Mauricio Moreira foram obrigados a abandonar a prova devido a quedas, mas o grupo mostrou-se muito unido. Tudo começou muito bem, com Luís Mendonça a terminar a 1.ª Etapa em 11.º lugar da Geral, onde chegou ao sprint e Sergio García na fuga. Já Fábio Costa foi protagonista da 3.ª Etapa, presente na fuga até ao fim, o que lhe valeu o Prémio da Combatividade do dia. Pedro Silva foi o melhor português em Sub-23, com o 10.º lugar neste escalão.


“Fazemos um balanço positivo desta Volta ao Algarve, embora hoje tivéssemos uma infelicidade no Contrarrelógio com a queda de Artem Nych, o que acabou por nos prejudicar um pouco. Mas são coisas que fazem parte. Ainda assim o balanço de toda a equipa nesta Volta ao Algarve é bastante positivo e saímos daqui com uma boa perspetiva para a restante época, que estamos agora a começar. Acho que as coisas podem correr muito bem nesta época. Temos um bom grupo e uma equipa bastante unida e isso faz toda a diferença”, resumiu Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor.


 

CLASSIFICAÇÕES:

49.ª VOLTA AO ALGARVE

5.ª ETAPA: Lagoa – Lagoa» 24,4 km – CONTRARRELÓGIO INDIVIDUAL

 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 5.ª ETAPA

 

1.º Stefan Küng (Groupama-FDJ), 29m34s

2.º Rémi Cavagna (Soudal Quick-Step), a 04s

3.º Filippo Ganna (INEOS Grenadiers), a 10s

66.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m30s

68.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m33s

91.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 04m32s

104.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 05m15s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 5.ª Etapa)

 

1.º Daniel Martínez (INEOS Grenadiers), 20h00m26s

2.º Filippo Ganna (INEOS Grenadiers), a 02s

3.º Ilan van Wilder (Soudal Quick-Step), a 15s

37.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 09m27s

59.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 25m03s

101.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 46m46s

134.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01h20m15s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª INEOS Grenadiers, 60h01m31s

18.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 01h17m40s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Magnus Cort Nielsen (EF Education-EasyPost), 46 Pontos

29.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step), 18 Pontos

22.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos

25.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º Oscar Onley (Team DSM), 20h01m50s

10.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 20h47m12s

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“ABTF Betão-Feirense balanço positivo no final da Volta ao Algarve”


ABTF Betão-Feirense esteve presente na prova de categoria UCI ProSeries

 

Fotos: João Fonseca

 A ABTF Betão-Feirense desceu até ao sul do país para disputar a 49ª edição da Volta ao Algarve, a única prova de categoria UCI ProSeries realizada em Portugal. As quedas de Barry Miller e Santiago Mesa condicionaram a prestação da equipa, facto que não evitou que o balanço final fosse positivo. Entre os melhores momentos durante os cinco dias de competição destaca-se o protagonismo de Pedro Andrade na fuga da mais longa etapa desta edição e a boa performance de Afonso Eulálio na subida ao alto do Malhão.


Como salientou o director-desportivo Joaquim Andrade: “O balanço é positivo, apesar das quedas do Barry e do Santi, que são o aspecto negativo pelas mazelas com que ficaram. O Barry ainda está a recuperar, o Santi tem escoriações e hematomas. Estou convencido que o Barry podia ter estado com os melhores nas etapas de montanha e o Santi, sem a queda na etapa de Tavira, podia ter estado entre os melhores nas chegadas ao sprint. Mas estamos satisfeitos com o trabalho que todos desenvolveram. Tivemos os nossos melhores momentos com a fuga do Pedro e a boa prestação do Afonso na etapa do Malhão. Destaco ainda a coesão e a forma como funcionaram enquanto equipa”.


Joaquim Andrade com o administrador da ABTF Betão Danny Tavares e com José da Silva, do Clube Desportivo Feirense (foto: João Fonseca)

No total foram percorridos 791,9 quilómetros ao longo dos cinco dias da Volta ao Algarve, com as tradicionais duas chegadas em alto, na Fóia e no Malhão, duas chegadas ao jeito dos sprinters e o contra-relógio final.

A ABTF Betão-Feirense viu a equipa afectada logo na etapa inaugural. Quando o pelotão se dirigia a alta velocidade para uma chegada ao sprint em Lagos, Barry Miller sofreu uma forte queda nos momentos finais, o que descoordenou a equipa, deixando-a afastada da luta pelos primeiros lugares. O norte-americano ainda terminou a jornada, mas a conselho médico não tomou a partida no dia seguinte.


No segundo e terceiro dias novas quedas assolaram a equipa, desta feita com o colombiano Santi Mesa a sofrer o infortúnio. Contudo, foi também na terceira etapa que a ABTF Betão-Feirense conseguiu algum protagonismo com Pedro Andrade a integrar a fuga do dia mais longo da 49ª edição, estando na frente durante 170 quilómetros do total de 203,1 pedalados nesse dia.

No penúltimo dia viveu-se nova chegada em alto com a subida ao Malhão. Afonso Eulálio entrou cortado na derradeira subida, mas foi-se superando e alcançando corredores ao longo dos metros finais, fechando a quarta etapa 37º lugar. Com as contas quase fechadas, a Volta ao Algarve encerrou com um contra-relógio individual de 24,4 quilómetros, no qual Ivo Pinheiro fez o melhor tempo para a ABTF Betão-Feirense e foi também o melhor posicionado na classificação geral, onde fechou em 90º lugar.


 

Classificação 1ª Etapa:

Portimão – Lagos | 200,4 km

 

1º Alexander Kristoff (Uno-X) 4h49m25s

2º Jordi Meeus (Bora-hansgrohe) mt

3º Soren Waerenskjold (Uno-X) mt

75º Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense) mt

101º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) mt

102º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) mt

131º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) mt

136º Francisco Moreira (ABTF Betão-Feirense) a 28s

157º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) a 5m03s

166º Barry Miller (ABTF Betão-Feirense) a 10m08s

 

Classificação 2ª Etapa:

Sagres – Alto da Fóia | 186,3 km

 

1º Magnus Cort Nielson (EF Education-EasyPost) 5h07m05s

2º Ilan van Wilder (Soudal QuickStep) mt

3º Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) mt

63º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) a 7m36s

123º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 22m03s

124º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) mt

151º Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense) a 28m43s

153º Francisco Moreira (ABTF Betão-Feirense) mt

156º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) a 28m47s

 

Classificação 3ª Etapa:

Faro – Tavira | 203,1 km

 

1º Magnus Cort Nielson (EF Education-EasyPost) 5h05m14s

2º Filippo Ganna (Ineos-Grenadiers) mt

3º Jordi Meeus (Bora-hansgrohe) mt

120º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 3m42s

121º Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense) mt

145º Francisco Moreira (ABTF Betão-Feirense) a 6m00s

149º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) mt

150º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) mt

159º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) a 15m38s

 

Classificação 4ª Etapa:

 

Albufeira – Alto do Malhão | 177,9 km

1º Thomas Pidcock (Ineos Grenadiers) 4h28m39s

2º João Almeida (UAE Team Emirates) a 1s

3º Ilan van Wilder (Soudal-QuickStep) a 5s

37º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) a 2m57s

121º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) a 22m26s

130º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 24m35s

142º Francisco Moreira (ABTF Betão-Feirense) a 29m05s

145º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) mt

149º Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense) mt

 

Classificação 5ª Etapa:

Lagoa – Lagoa | 24,4 km

 

1º Stefan Kung (Groupama-FDJ) 0h29m34s

2º Rémi Cavagna (Soudal QuickStep) a 4s

3º Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) a 10s

88º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) a 4m25s

108º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) a 5m22s

109º Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense) a 5m26s

114º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 5m39s

122º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) a 6m02s

132º Francisco Moreira (ABTF Betão-Feirense) a 6m56s

 

Classificação Geral:

 

1º Daniel Martinez (Ineos Grenadiers) 20h00m26s

2º Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) a 2s

3º Ilan van Wilder (Soudal-QuickStep) a 15s

90º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) a 39m58s

105º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) a 47m40s

116º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 55m30s

127º Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense) a 1h06m27s

130º Francisco Moreira (ABTF Betão-Feirense) a 1h10m43s

131º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) a 1h12m19s

 

Geral Equipas:

 

1ª Ineos Grenadiers 60h01m31s

22ª ABTF Betão-Feirense a 2h08m37s

 

Geral Juventude:

 

1º Oscar Onley (Team DSM)

11º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense)

Fonte: Equipa Ciclismo ABTF Betão-Feirense

“49.ª Volta ao Algarve última etapa”


Daniel Martínez conquista a Volta e Stefan Küng vence o contrarrelógio

 

Por: José Carlos Gomes

O colombiano Daniel Martínez (INEOS Grenadiers) é o vencedor da 49.ª Volta ao Algarve, depois de disputado o contrarrelógio de encerramento, em Lagoa, no qual se impôs o suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ).


Os 24,4 quilómetros de exercício individual, num percurso marcado pelo sobe e desce e com viragens que obrigavam a mudanças de ritmo, proporcionaram um magnífico e emocionante espectáculo. Thomas Pidcock (INEOS Grenadiers) partiu com a Camisola Amarela Turismo do Algarve, mas demonstrou não estar ainda à altura dos melhores no contrarrelógio, terminando a etapa no 19.º lugar, depois de ter sofrido ainda uma saída de estrada, mesmo que não tenha caído.


Em contrapartida, Stefan Küng, que já vencera a versão curta deste contrarrelógio de Lagoa, em 2019, não deu a menor hipótese à concorrência. Cumpriu o percurso em 29m34s, menos 4 segundos do que o francês Rémi Cavagna (Soudal Quick-Step) e menos 10 segundos do que o grande favorito, Filippo Ganna (INEOS Grenadiers).

“Eu gosto muito desta corrida. A Volta ao Algarve é a corrida perfeita para começar a temporada. Tenho excelentes memórias deste contrarrelógio, sabia à partida que me era favorável e estou feliz por conquistar esta vitória, que também é a primeira desta época para a Groupama-FDJ”, disse o vencedor da etapa.


Os resultados no contrarrelógio baralharam completamente as contas da classificação geral à partida para a etapa. Dos homens que estavam em posição de pódio, apenas o belga Ilan van Wilder (Soudal Quick-Step) continuou nos lugares de honra, mas baixou do segundo ao terceiro lugar. À frente ficaram dois homens da INEOS Grenadiers.

Daniel Martínez, quarto na etapa, a 16 segundos de Küng, leva para a Colômbia a Camisola Amarela Turismo do Algarve. O italiano Filippo Ganna, que era apontado com o principal candidato ao triunfo, teve de contentar-se com a posição imediata, a dois segundos do colega de equipa. Ilan van Wilder fechou o pódio, a 15 segundos.

“Esta manhã, todos na equipa sabiam que o Filippo (Ganna) era o favorito número um para vencer a geral. É verdade que no Algarve, dia após dia, sentia-me melhor, mas esta vitória foi para mim algo surpreendente. Normalmente, a nossa estratégia, numa corrida com estas características, é corrermos para o Filippo, um especialista de contrarrelógio. Hoje foi diferente, as minhas pernas também estavam fortes. E conseguimos vencer”, revelou Daniel Martínez.

Thomas Pidcock, que começou o dia no topo da geral, desceu ao sétimo lugar. João Almeida (UAE Team Emirates) foi o melhor português, acabando na sexta posição da geral final, a 40 segundos do vencedor. Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) fechou o top 10, a 1m06s do vencedor.

Magnus Cort Nielsen (EF Education-EasyPost) conquistou a Camisola Verde Crédito Agrícola, dos pontos, Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step) ficou com a Camisola Azul Cyclin’Portugal, da montanha, Oscar Onley (Team DSM) venceu a Camisola Branca IPDJ, de melhor sub-23, e a INEOS Grenadiers impôs-se coletivamente.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com