terça-feira, 25 de maio de 2021

“Giro de Itália sem casos positivos para Covid-19”


A organização confirma que todos os 592 resultados foram negativos

 

Por: José Morais

No dia o dia de descanso do Giro de Itália, foram feitos 592 testes ao Covid, os quais todos deram negativo tanto da parte dos ciclistas como dos membros das equipas, informação dada pela organização.

Felizmente de acordo com o comunicado, a ausência de casos positivos foi positiva, já que de acordo com o protocolo de saúde do Giro de Itália, o qual está a ser desenvolvido de acordo com as regras de organização e participação de eventos de ciclismo de estrada, no contexto da pandemia imposto pela UCI, e ainda de acordo com as medidas de contenção emitidas pelo Ministério de Saúde Italiana, assim, todos os ciclistas, equipas e funcionários foram testados com resultados todos negativos.

“Giro: Caruso não está surpreendido com segundo lugar e quer ficar no pódio final”


Aos 33 anos, Caruso está finalmente a lutar pelo pódio de uma grande Volta

 

O ciclista italiano Damiano Caruso (Bahrain Victorious), o surpreendente segundo classificado da Volta a Itália, admitiu hoje sentir-se “um pouco cansado”, mas assumiu a candidatura a um lugar no pódio final.

Aos 33 anos, Caruso está finalmente a lutar pelo pódio de uma grande Volta, surgindo como um ‘intruso’ entre os principais candidatos, algo que o próprio garante não ser “uma completa surpresa”.

“Não sei se os meus adversários estão impressionados. Demonstrei que posso correr pela classificação geral”, defendeu o italiano, que beneficiou do azar do seu líder - e um dos grandes candidatos ao triunfo neste Giro -, o espanhol Mikel Landa, que abandonou a prova na quinta etapa devido a uma queda.

Apesar de reconhecer que tudo seria diferente se Landa tivesse continuado na Volta a Itália, o segundo classificado da geral, a 2.24 minutos do líder, o colombiano Egan Bernal (INEOS), mostrou-se satisfeito por estar a lutar pelo Giro.

“Quero subir ao pódio. Estou um pouco cansado, mas é normal”, concluiu o italiano, que tem como melhor classificação na ‘corsa rosa’ o oitavo lugar alcançado em 2015, que é também o seu melhor resultado em grandes Voltas (foi 10.º no Tour do ano passado e nono na Vuelta2014).

Com cinco etapas para percorrer, Bernal parece inalcançável no primeiro lugar, embora hoje o colombiano tenha confessado ainda sentir dores nas costas, “mais até no meio das etapas do que no final.

“Preocupa-me, porque podem afetar a parte inferior das costas e toda a área circundante. Mas estamos a fazer fisioterapia todos os dias e penso que posso aguentar até ao final da corrida, que a dor não irá disparar abruptamente. Estou confiante que estarei bem até ao final”, disse o vencedor do Tour2019, cujo estado de forma antes da 104.ª edição do Giro era uma incógnita, precisamente devido aos problemas de costas que o afetaram nos últimos meses e o levaram mesmo a abdicar de defender o triunfo na Volta a França.

O líder da INEOS ressalvou, contudo, que quando vai ao limite, sente mais dores nas pernas do que nas costas, “o que é positivo”.

“O plano nesta terceira semana será ser um pouco conservador. Mas adoro atacar, adoro mexer na corrida quando as pernas estão boas, por isso vou ver se há oportunidades para aumentar ainda mais as diferenças”, resumiu, na habitual conferência de imprensa do ‘maglia rosa’ no dia de descanso.

Na quarta-feira, Bernal vai partir para a 17.ª etapa, uma ligação de 193 quilómetros entre Canazei e Sega di Ala (uma contagem de primeira categoria a coincidir com a meta), com uma vantagem confortável para todos os rivais, com o terceiro classificado, o britânico Hugh Carty (Education First-Nippo), já a 3.40 minutos.

Fonte: Sapo on-line

“Giro: Organização altera 19.ª etapa em respeito pelas vítimas da queda de teleférico”


Por: AMG (RPC/PAL) // AJO

A organização da Volta a Itália aceitou hoje o pedido do governo italiano para alterar o percurso da 19.ª etapa, evitando passar em Mottarone, onde 14 pessoas morreram devido à queda de uma cabina de teleférico.

“Na sequência do evento trágico do último domingo que envolveu o teleférico de Mottarone, e de acordo com o Ministério italiano das Infraestruturas e Transportes, a direção da Volta a Itália, a região de Piemonte e as outras instituições envolvidas decidiram modificar o percurso da 19.ª etapa da ‘corsa rosa’”, pode ler-se num comunicado publicado no sítio oficial do Giro.

A ligação entre Abbiategrasso e Alpe di Mera, inicialmente desenhada com 176 quilómetros, terá menos 10, acrescentou ainda a organização da prova.

O ministro italiano dos Transportes, Enrico Giovannini, tinha pedido hoje a alteração o percurso da 19.ª etapa, para que o pelotão não passasse em Mottarone, onde estava instalada uma contagem de montanha de primeira categoria ao quilómetro 85 da tirada, “em respeito pelas vítimas da tragédia do teleférico”, ocorrida no domingo.

O teleférico liga em 20 minutos a localidade de Stresa, estação balnear nas margens do lago Maior, ao monte Mottarone, na região do Piemonte, no norte de Itália.

O acidente ocorreu cerca das 12:30 locais (11:30 em Lisboa) a 100 metros da estação do cume, segundo nota do Ministério das Infraestruturas e Transportes, e ter-se-á devido a um cabo que se partiu, causando a queda da cabina.

Enrico Giovannini exortou ainda a organização da Volta a Itália - que é liderada pelo colombiano Egan Bernal (INEOS) e que hoje cumpre o segundo dia de descanso da 104.ª edição – a promover “um momento de recolhimento, em memória das pessoas que perderam a vida neste trágico acidente” naquela etapa, que decorre na sexta-feira.

Fonte: Lusa

“Alcobaça 5º lugar na Quinta do Conde”


O 5º lugar na classificação por equipas foi conquistado pelas Escolas do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola no encontro Inter-Regional de Escolas que teve lugar no passado domingo, na Quinta do Conde, no concelho de Sesimbra. Depois de um ano sem qualquer prova os jovens ciclistas voltaram à competição num Encontro que contou com a participação de 150 atletas em representação de 20 clubes.

Matilde Ferreira, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, ficou em 1º lugar no escalão de Iniciados femininos, enquanto a irmã gémea ficou em 3º lugar no mesmo escalão, enquanto em iniciados masculinos André Martins, ficou no 4º lugar.


No escalão de pupilos e benjamins, o Alcobaça esteve representado por Miguel Madeira que ocupou o 3º lugar depois de ter cumprindo com êxito as duas mangas da gincana.

Por seu lado, Madalena Santos foi a 5ª classificada no escalão de infantis femininos enquanto no escalão de juvenis Henrique Pereira, apesar de uma queda ficou na 20ª posição entre os 50 atletas deste escalão, mas menos sorte teve o João Gil que naquela que foi a sua primeira prova começou com um bom contra-relógio, mas na prova em linha sentiu-se maldisposto, parou e a custo terminou a prova ficando em 41º lugar na classificação final.


Com apenas sete atletas o Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola conseguiu ainda assim obter o 5º lugar entre as vinte equipas participantes.

Na mesma prova participaram as atletas cadetes femininas, sendo o Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola representado por Ana Fernandes e Flora Ferreira, que disputaram uma prova de contra-relógio de 3,3 km e a prova em linha de 27,2km com Ana Fernandes a alcançar o 3º lugar do podium e Flora Ferreira a ficar na 6ª posição.

Fonte: Alcobaça Clube de Ciclismo




“Lisboa cada vez mais GIRA”


EMEL abre quatro mais quatros estações da Rede de Bicicletas Partilhadas

 

Por: Maria Teresa Loureiro

Foto: EMEL

A EMEL abriu hoje mais quatro Estações da Rede de Bicicletas Partilhadas, na Cidade Universitária, tornando assim Lisboa uma cidade mais GIRA.

Consciente da importância de uma mobilidade urbana sustentável, e enquanto Empresa focada em prestar um serviço público de confiança, a EMEL tem trabalhar continuadamente para que residentes e todos os cidadãos e cidadãs possam usufruir de uma cidade descarbonizada e inclusiva, em que as deslocações utilitárias (casa, trabalho, universidade e serviços relevantes) e as deslocações de e para locais de cultura e lazer possam ser feitas de forma rápida e segura.

As quatro Estações que hoje entram em funcionamento – em frente à Faculdade de Medicina Dentária, Faculdade de Direito, Faculdade de Letras e Torre do Tombo –  servem precisamente o propósito de Lisboa caminhar, cada vez mais, para uma cidade dos 15 minutos, facilitando as deslocações de bicicletas em ambiente urbano.

A partir de hoje, Lisboa passa a ter 88 Estações GIRA em operação, que representam um total de aproximadamente 1.600 docas para bicicletas.

Fonte: EMEL

“Agenda de Ciclismo”


Volta a Albergaria encerra Taça de Portugal no fim de semana

 

Por: Ana Nunes

Avizinha-se um fim de semana repleto de emoção com o encerramento da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, na Volta a Albergaria. Nos dias 29 e 30 de maio vão estar ainda em discussão as Taças de Portugal de Femininas, Paraciclismo, Cadetes e Maratona BTT.

No próximo fim de semana estão em agenda provas de estrada e BTT. Na estrada, destaque para o 12º Memorial Bruno Neves e para o encerramento da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, em Albergaria-a-Velha, com a Volta a Albergaria, que recebe ainda a Taça de Portugal de Paraciclismo.

Teremos ainda duas provas pontuáveis para a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa e o final da fase de apuramento inter-regional da Taça de Portugal de Cadetes, com provas a norte e a sul. Por fim, de realçar ainda a ronda inaugural da Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM).

 

Pelotão profissional tem fim de semana de competição

 

A competição destinada ao pelotão profissional tem início logo no sábado, dia 29 de maio, com a 12ª edição do Memorial Bruno Neves, em Oliveira de Azeméis. Os atletas vão partir às 12h00 e percorrer uma distância de 127,4 quilómetros, sendo que haverá duas passagens pela meta até ao derradeiro final, que deverá acontecer cerca das 15h15.

No domingo, dia 30 de maio, vai ter lugar a Volta a Albergaria, em Albergaria-a-Velha, que encerra a Taça de Portugal Jogos Santa Casa. A partida vai ser dada às 11h45 e levará os corredores num percurso de 155,7 quilómetros, até cortarem a meta em Albergaria, cerca das 15h35. No final da corrida ficará decidido o vencedor da Taça, liderada por Rafael Silva (Antarte-Feirense), com 95 pontos. Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua) está em segundo lugar, com 90 pontos, seguido de Luís Mendonça (Efapel), com 86 pontos.

A Volta a Albergaria irá receber também a Taça de Portugal de Paraciclismo, sendo que a corrida, com 44 quilómetros de distância, terá início às 09h30.

 

Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa

 

No próximo fim de semana teremos também a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa em dose dupla. A segunda prova da Taça acontece no sábado, dia 29 de maio, em Albufeira, pelas 10h00, num circuito de oito quilómetros.

As atletas da categoria Elite vão ter de cumprir três voltas, as Juniores e Masters duas voltas, e as Cadetes uma volta. Já a terceira prova pontuável para a Taça de Portugal terá lugar no domingo, dia 30 de maio, a partir das 10h00, em Palmela, num percurso de 46,7 quilómetros.

 

Taça de Portugal de XCM arranca no domingo

 

No dia 30 de maio terá lugar a prova inaugural da Taça de Portugal de Maratona BTT, em Almofala, Castro Daire, pelas 09h30. Nesta corrida, também pontuável para o Campeonato da Beira Alta, haverá uma Mini-Maratona, com 48 quilómetros, destinada a atletas Juniores e à classe Open. Além desta prova, teremos ainda uma Maratona Curta, com 65 quilómetros, e uma Maratona Elite, com 95 quilómetros, ambas para atletas federados.

 

Final da fase Inter-Regional da Taça de Portugal de Cadetes

 

No fim de semana chegará também ao fim a fase inter-regional da Taça de Portugal de Cadetes. No sábado, dia 29 de maio, vão competir os atletas da Zona A, em Golães, Fafe, a partir das 14h55. A prova terá uma distância de 65,5 quilómetros e deverá terminar pelas 16h40. No domingo, entram em competição os atletas da Zona B, pelas 16h00, em Palmela. A prova tem chegada prevista para as 18h05, após percorridos 79,2 quilómetros.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“MTB Aldeias do Xisto Trophy: do Zêzere ao Açor em três etapas”


170 KM a pedalar por trilhos únicos e desafiantes de BTT

 

Por: Lara Faria

As Aldeias do Xisto voltam a ser o cenário de uma prova de BTT. De 4 a 6 de junho, o Mountain Bike Aldeias do Xisto Trophy percorre os trilhos dos Centros Cyclin' Portugal - Aldeias do Xisto, levando os ciclistas a descobrir a qualidade das infraestruturas e a diversidade de paisagens que fazem deste território um destino único e desafiante para a prática das várias modalidades de ciclismo.

Um evento que conjuga ainda a excelência da oferta hoteleira, infraestruturas de apoio especializadas e um contexto que potencia a cultura da bicicleta. O último dia de prova coincide com a inauguração do Centro Cyclin’ Portugal – Aldeias do Xisto de Oliveira do Hospital.

O Mountain Bike Aldeias do Xisto Trophy é uma prova de bicicleta de montanha em três etapas, que explora as potencialidades dos Centros Cyclin' Portugal - Aldeias do Xisto. Realiza-se de 4 a 6 de junho percorrendo, assim, as várias e desafiantes paisagens deste território de excelência para a prática das várias modalidades de ciclismo.

O evento assinala ainda a expansão da oferta de trilhos, coincidindo com a inauguração do Centro Cyclin' Portugal – Aldeias do Xisto de Oliveira do Hospital, marcada para 6 de junho, às 09h00.

A primeira etapa do MTB Aldeias do Xisto arranca em Oleiros no dia 4 de junho e percorre trilhos da Grande Rota do Zêzere e do Centro Cyclin' Portugal – Aldeias do Xisto do Casal da Lapa. No total, são 55km, com um acumulado positivo de 1750m.

No dia seguinte, os participantes partem de Miranda do Corvo para pedalar pelos percursos dos Centros Cyclin' Portugal – Aldeias do Xisto da Serra da Lousã e da Ferraria de São João, ao longo de 58km, com um acumulado positivo de 1620m. O terceiro e último dia leva os ciclistas a estrear os trilhos do Centro Cyclin' Portugal – Aldeias do Xisto de Oliveira do Hospital e a descobrir as paisagens naturais e o património arquitetónico do concelho.

Neste Centro, a Subida Épica do Colcurinho e Aldeia das Dez são pontos de passagem obrigatórios. Esta etapa tem 55km, com um acumulado positivo de 1320m. No total da prova, os atletas somam cerca de 170km. São esperados cerca de 150 participantes.

“Este primeiro MTB Aldeias do Xisto é uma nova abordagem aos eventos de ciclismo e está dimensionado para o que são as condições específicas deste destino, percorrendo as principais unidades territoriais. Conjuga a oferta hoteleira com infraestruturas e equipamentos especializados e a cultura de bicicleta, reunindo características equivalentes às de uma prova profissional”, refere o diretor executivo da ADXTUR. O Centro Cyclin’ Portugal de Oliveira do Hospital vem “complementar e enriquecer a oferta já disponível, com a estruturação de oferta na serra do Açor”, acrescenta Rui Simão.

“As Aldeias do Xisto têm sido pioneiras no desenvolvimento do turismo de natureza ligado ao ciclismo. Esta inauguração vai ao encontro de um projeto que tem vindo a crescer e a realização desta prova corresponde a um modelo de ativação que pretendemos que se replique em todos os Centros Cyclin’ Portugal”, considera o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

 

Para o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, “Oliveira do Hospital é um destino a descobrir, com uma rede de 221 quilómetros de percursos cicláveis, que promove estilos de vida saudáveis e propicia um excelente contacto com a natureza, as paisagens e a gastronomia”. Por isso, este novo Centro Cyclin’ Portugal – Aldeias do Xisto “localizado no parque do Mandanelho, principal pulmão verde da cidade, é um equipamento de apoio fundamental ao ciclista para a dinamização do turismo com bicicleta”.

 

Projeto Cyclin' Portugal


 

As Aldeias do Xisto juntaram-se, desde a primeira hora, ao projeto Cyclin' Portugal, que afirma este território como um destino de excelência para a prática de ciclismo, profissional ou amador. A iniciativa resulta de um protocolo entre as Aldeias do Xisto, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Turismo Centro de Portugal e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo.

Procurando reunir cada vez mais e melhores condições para o acolhimento de amantes de desporto ao ar livre, as Aldeias do Xisto têm vindo a apostar e a apoiar a criação de infraestruturas, tendo sido pioneiras no lançamento de conceitos como os Centros Cyclin’ Portugal ou os Bikotel.

No âmbito deste projeto, as Aldeias do Xisto acolheram já eventos nacionais e internacionais, como a Clássica Aldeias do Xisto, os campeonatos europeu e nacional de Downhill ou a Taça da Europa e de Portugal da mesma modalidade, aos quais se junta agora o MTB Aldeias do Xisto Trophy.

 

Reserve a sua viagem nas Aldeias do Xisto em www.bookinxisto.com 

 

A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 21 municípios da Região Centro e com m 220 operadores privados, com o apoio do Centro 2020.

A ADXTUR congrega, assim, as vontades públicas e privadas de uma região, que se reveem na gestão partilhada de uma marca, na promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de serviços turísticos e, finalmente, na preservação da cultura e do património do mundo rural beirão.

Fonte: Multicom

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com