quarta-feira, 30 de agosto de 2023

“Vuelta: Kaden Groves volta a vencer na quinta etapa, Evenepoel segue líder”


Groves, já vencedor na terça-feira, ‘bisou’ ao sprint ao cabo de 4:23.43 horas, necessárias para cumprir as 186,5 quilómetros entre Morella e Burriana

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) venceu hoje pelo segundo dia seguido na Volta a Espanha, conquistando ao sprint a quinta etapa, com o belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep) a reforçar a liderança da geral.

Groves, já vencedor na terça-feira, ‘bisou’ ao sprint ao cabo de 4:23.43 horas, necessárias para cumprir as 186,5 quilómetros entre Morella e Burriana, batendo o italiano Filippo Ganna (INEOS), segundo, e o belga Dries van Gestel (TotalEnergies), terceiro.

Na geral, Evenepoel bonificou seis segundos num sprint intermédio e solidificou a liderança, procurando revalidar o título de 2022, com o espanhol Enric Mas (Movistar) em segundo, a 11 segundos, e o francês Lenny Martinez (Groupama-FDJ) em terceiro, a 17.

Na quinta-feira, a sexta etapa volta à alta montanha, com 183,1 quilómetros entre La Vall d’Uixó e o Observatório Astrofísico de Javalambre, uma subida de primeira categoria.

Fonte: Sapo on-line

“Ruben Guerreiro abandona Vuelta antes da 5.ª etapa devido a fratura da clavícula”


Corredor português da Movistar sofreu uma queda durante a tirada de ontem

 

Por: Lusa

Foto: Movistar

O ciclista português Ruben Guerreiro (Movistar) abandonou a Volta a Espanha, não partindo para a quinta etapa, depois de ter sofrido uma queda na véspera, anunciou esta quarta-feira a equipa.

"Como consequência da queda sofrida ontem [na terça-feira] por Ruben Guerreiro durante o percurso da quarta etapa da Vuelta, o corredor português sofreu um fratura da clavícula esquerda e hoje não vai sair para a corrida", lê-se numa nota nas redes sociais da equipa espanhola.

Na terça-feira, já após a etapa, a Movistar tinha referido que o português, após uma queda nos quilómetros finais, tinha um traumatismo na clavícula e ia ser avaliado.

Na temporada de estreia pela equipa espanhola, Ruben Guerreiro conseguiu um triunfo na Volta à Arábia Saudita e um terceiro lugar no Gran Camiño, mas desistiu da Volta a França e agora da Vuelta.

O compatriota Nelson Oliveira passa a ser o único português na Movistar, num pelotão que conta ainda com os lusos Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), André Carvalho (Cofidis), Rui Oliveira e João Almeida (UAE Emirates).

Fonte: Record on-line

“A 14.ª edição das 24 Horas de Ciclismo de Škoda decorreu este fim de semana no circuito de Le Mans”


Uma dobradinha para o S1NEO Team Connect

 

A prova deste ano ficou marcada pela chuva, que se convidou para a largada dada por Nicolas Edet, e pela neutralização da prova 26 minutos depois. Não houve acidente durante este período, mas os árbitros de corrida preferiram enviar de volta aos boxes os cerca de 600 pilotos para permitir que a água escoasse. Uma nova largada foi dada 30 minutos depois sob o "safety car", a fim de colocar os pilotos de volta à pista nas melhores condições para essas duas voltas de relógio.

Para a vitória geral, a S1neo Team Connect finalmente conquistou a dobradinha (238 voltas ou 996 km) e um quarto título no currículo: 2015, 2016, 2017 e 2023. Depois de assumir uma liderança de uma volta no início da noite, o trabalho em equipe eficaz permitiu que o líder ajudasse a S1neo Team Connect 2 a garantir sua 2ª posição. O terceiro lugar foi para a Team Jop 76 depois de um sprint com UC Envermeu 1 e Shake um bom passeio.


A equipa Macif 4, composta por Séverine Guérif e Nathalie Mauclair, venceu o ranking feminino (206 voltas ou 862km) e terminou em 137.º na geral.

Na categoria solo, Sébastien Botte venceu com 210 voltas (878km e 105º na geral) e Camille Archambault na categoria feminina com 117 voltas (489km e 599º na geral).

AGENDA: As 24 Horas de Ciclismo Škoda 2024 terão lugar nos dias 24 e 25 de agosto e as inscrições serão abertas em janeiro.

 

As 24 Horas de Ciclismo da Škoda (números):

 

Pilotos e equipas: 3012 pilotos inscritos em 639 equipas: 78 singulares (3 mulheres), 54 pares (1 feminino e 9 mistos), 177 equipas de 4 cavaleiros (4 mulheres), 261 equipas de 6 cavaleiros (12 mulheres e 44 mistas), 69 equipas de 8 cavaleiros (5 mulheres e 17 mistas).

Países representados: Bélgica, Burkina Faso, Colômbia, Alemanha, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Escócia, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, Suécia, Suíça, Togo e França

Circuito Bugatti: 2600 milhas - Subida: 656 yd. de 3,5 % a 7 % - Downhill: 1094 yd. a 2 %

Mais informações em: www.24heuresvelo.fr/en/

Fonte: Organização do evento

“Agenda de Ciclismo”


Arranca o Grande Prémio JN/Leilosoc e decidem-se duas Taças

 

Por: Vasco Moreira

Na mesma semana em que Anadia vai receber as duas últimas rondas da Taça da Europa de BMX, no próximo fim de semana, o calendário do ciclismo nacional fica também marcado pelo arranque do 32º Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc e pelas provas finais da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa e da Taça de Portugal XCM Credibom.

O 32º Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc vai para a estrada entre 2 e 10 de setembro, num total de nove dias de prova. O percurso de mais de 1180 quilómetros vai atravessar os municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Valongo, Santo Tirso, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Porto, Esmoriz, Guimarães e Maia. No total, entre equipas profissionais portuguesas, amadoras sub-23 e três estrangeiras, serão 19 as equipas e 133 os ciclistas em competição.


A primeira etapa parte de Albergaria-a-Velha, às 14h, e tem chegada prevista a Águeda às 17h27, num total de 141,7 quilómetros. Seguem-se uma segunda etapa com partida e chegada em Valongo, de 156,7 quilómetros, e uma terceira de contrarrelógio, em Santo Tirso, de 7,4 quilómetros. A quarta tirada começa e termina em Vila Nova de Gaia (150,1 quilómetros), a quinta em Gondomar (130,4 quilómetros), a sexta será entre Porto e Esmoriz (137,1 quilómetros), a sétima em Guimarães (154,8) e a oitava na Maia (161,8 quilómetros). Por fim, no dia 10 de setembro, as decisões ficam guardadas para uma etapa de 147,1 quilómetros, com início (12h) e fim (15h35) em Viana do Castelo.

Este ano, o Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc será um evento mais inclusivo, no qual estarão também incluídos o 1.º GP JN de Ciclismo Feminino (5.ª Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa) e o 1.º Troféu JN de Paraciclismo, uma prova fechada de 2,2 km. As duas provas estão agendadas para 2 de setembro, em Albergaria-a-Velha, às 9h30 e às 14h30, respetivamente.


O 1.º GP JN de Ciclismo Feminino corresponde também à 5.ª Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, a última e decisiva prova da competição. A tirada tem início agendado para as 9h30, na Av. Dr. José Homem de Albuquerque, local onde também terminará. As cadetes e as masters 50 e 60 vão dar três voltas ao percurso de 18,6 quilómetros, num total de 52 quilómetros. Já as juniores e as masters 30 e 40 vão dar quatro voltas, correspondentes a 70,6 quilómetros. Por fim, as elites e as sub-23 vão percorrer um total de cinco voltas e 89,2 quilómetros.

As lutas principais prendem-se com a elite feminina, onde Cristiana Valente (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) segue na liderança, com 170 pontos, podendo ainda ser alcançada por Ana Caramelo (Maiatos). Nas sub-23, a luta será entre Nádia Henriques (Glassdrive/Chanceplus/Allegro), que lidera com 106 pontos, Johana Diaz (Maiatos), que é segunda com 90 pontos, e Laura Simão (5Quinas/Municipio de Albufeira/CDASJ), terceira com 60 pontos. Nas juniores, Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alisios/CA Terras do Arade) e Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo) estão empatadas na liderança com 125 pontos e vão disputar o título final. Finalmente, nas cadetes, só Emília Baía (Korpo Activo/Penacova), com 115 pontos, pode alcançar os 157 pontos da líder e colega Leonor Casimiro.

No dia 3 de setembro, decorre a igualmente decisiva 5.ª Taça de Portugal XCM Credibom. A prova de Maratona BTT, que vai decidir os vencedores da Taça nas várias categorias, terá lugar em Condeixa, a partir das 9h.

Nos elites masculinos, que vão percorrer um percurso de 95 quilómetros, Filipe Francisco (DMT Racing Team), com 780 pontos, e Bruno Sancho (Korpo Activo/Penacova), com 720, ainda ambicionam alcançar o líder Guilherme Mota (Guilhabreu MTB). Já nas elites femininas, que vão percorrer um percurso de 75 quilómetros, a luta é mais alargada, com quatro ciclistas ainda com hipóteses de superar os atuais 900 pontos da líder Melissa Maia (Korpo Activo/Penacova), a mais próxima das quais Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis), segunda classificada com 810 pontos.

 

Mais eventos oficiais

 

26 de agosto: Varedas de Pechão 2023, Pechão, Olhão

1 a 3 de setembro: Iberico Bike Race, Barroso, Montalegre

2 de setembro: XCO de Ansião / #3_TR_ACS

2 de setembro: 40ª Prova de Ciclismo de Avelal – Sátão, Viseu

2 de setembro: Maia Urban Race, Maia

2 de setembro: Prémio de Ciclismo Fafe - Sala de Visitas do Minho, Fafe

2 de setembro: Encontro Escolas BTT - XCO Ansião, Leiria

3 de setembro: 4ª Taça da Madeira de DHI - PECOF 2023, Funchal

3 de setembro: 3# Taça Regional XCM, Condeixa

3 de setembro: Downhill Urbano Castro Daire

3 de setembro: Troféu Beirão de Meias-Maratonas - 4ª Prova, Nelas

3 de setembro: 37º Prémio Cidade de Barcelos

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com