terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

“73ª Volta à Comunidade Valenciana 2022”


Por: José Morais

A Volta à Comunidade Valenciana volta novamente este ano a recuperar o seu lugar, a retomar e a recuperar o calendário, a qual vai decorrer de 2 a 6 de fevereiro, com a mesma a apresentar presenças de luxo, como, Enric Mas, Valverde, Juan Ayuso, Remco Evenepoel, entre outros.

Numa edição muito ambiciosa, apresentamos o percurso, o perfil, as etapas e os participantes, e apresenta a sua edição mais ambiciosa desde que Ángel Casero decidiu recupera a prova em 2016, a organização quer ser uma corrida do World Tour, já que a última edição perdeu algum brilho motivado pela pandemia, assim este ano vai ter 23 equipas a participar, onde se enquadram 15 equipas da UCI WorldTeams e oito ProTeams.  


Será um teste para Alejandro Valverde, ele que foi vencedor por três vezes, o qual reúne condições para ser um dos principais fugitivos nas primeiras etapas, porem tem no seu alcance ciclistas como Remco Evenepoel ou Enric Mas, porem terá ainda dois ciclistas espanhóis como o caso de Carlos Rodríguez e Juan Ayuso, ou ainda Wilco Kelderman, Aleksandr Vlasov, Vincenzo Nibali, Giacomo Nizzolo, ou ainda o último vencedor Stefan Küng.    


A edição deste ano terá um percurso de 786 quilómetros, com 8814 metros de altitude, ao longo das cinco etapas, onde se destaca a prova rainha entre Alicante e Antenas del Maigmó, Tibi, a realizar na terceira etapa, onde se vai estrear com uma parte de terra batida, com o final nas de Maigmó Tibi, com uma contagem de primeira categoria.

Será uma Volta com algumas alterações, uma delas foi o contrarrelógio que foi suprimido, mas com as dua primeiras etapas uma de 166,7 e 172,1 quilómetros propicias para trepadores, na segunda etapa a realizar entre Bétera e Torrente, terá cinco contagens, num percurso onde em 2021 Enric Mas venceu, porem, o final está guardado para os velocistas que terão as suas hipóteses, na etapa final da Valenciana ao jeito de Viviani, ou Jakobsen, a quarta epara será a mais longa com 193,1 quilómetros a ligar Orihuela a Torrevieja.






“V Duatlo Portalegre Clube 4 Estilos realizam-se a 5 de fevereiro”


O Campeonato Nacional Jovem realiza-se no Duatlo de Portalegre, sendo a primeira prova do calendário de Triatlo 2022

A quinta edição do Duatlo de Portalegre inaugura o Calendário Nacional de Triatlo 2022, prova realizada em todo-o-terreno, que integra a primeira etapa do Campeonato Nacional Jovem.

A competição tem início às 13h com as partidas a serem realizadas por ordem decrescentes de idades e separadas por escalões e géneros.

A cerimónia de entrega prémios está prevista para as 17h.

A corrida abrange um percurso com algum desnível em terra batida, sendo as distâncias adaptadas aos escalões. O trajeto do ciclismo é igualmente em terra batida, incluindo algumas zonas arenosas, apresentando algum desnível e irregularidades. O escalão de Infantis fará um single track de dificuldade fácil, nos escalões Iniciados e Juvenis existem duas zonas de single track de dificuldade fácil a média, com zonas desniveladas e arenosas.

Boa prova a todos os atletas!

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Caleb Ewan vence primeira etapa da Volta à Arábia Saudita com Rui Costa quarto à geral”


Ciclista português está a sete segundos do líder

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal) venceu esta terça-feira a primeira etapa da Volta à Arábia Saudita em bicicleta, com o português Rui Costa (UAE Emirates) a aproveitar uma bonificação para se colocar no quarto posto da geral.

Ewan, de 27 anos, cumpriu os 198 quilómetros com partida e chegada no Winter Park, em Al Ula, em 4:41.52 horas, batendo ao sprint o estónio Martin Laas (BORA-hansgrohe), segundo, e o colombiano Fernando Gaviria (UAE Emirates), terceiro.

O dia incluiu uma secção em gravilha e acabou por deixar algumas mazelas em candidatos à geral final, como o italiano Andrea Bagioli (QuickStep-Alpha Vinyl), que perdeu já mais de 19 minutos.

Em sentido inverso, o dorsal número 1 da prova, o luso Rui Costa, terceiro classificado na última edição, em 2020, aproveitou uma bonificação de três segundos, ao pontuar para a classificação de "ciclista mais ativo", e subiu ao quarto posto da geral, tendo cortado a meta no pelotão em 33.º, com o mesmo tempo do vencedor.

Está agora a sete segundos do líder, Caleb Ewan, com Laas em segundo a quatro e Gaviria, também da UAE Emirates, em terceiro a seis.

Rui Oliveira (UAE Emirates) também cortou a meta integrado no pelotão principal, no 39.º posto, e é 41.º à geral, a 10 segundos do primeiro.

Na quarta-feira, a segunda de cinco etapas termina com uma rampa de subida até Abu Rakah, onde a meta estará instalada ao cabo de 163,9 quilómetros iniciados na Universidade Taibah.

Fonte: Record on-line

“Dupla de portugueses Rui Costa e Rui Oliveira no pelotão da Volta à Arábia Saudita”


Eurosport emite 10 corridas durante o mês de fevereiro

 

Por: Vasco Simões 

Foto: Getty Images

A nova temporada de ciclismo começa a ganhar ritmo e em fevereiro o Eurosport emite 10 eventos emocionantes que prometem fazer as delícias dos fãs da modalidade.

Esta semana, o Eurosport tem duas propostas bem atrativas e variadas. Ao final da manhã emite em direto a Volta à Arábia Saudita, prova que conta com a participação dos portugueses Rui Costa e Rui Oliveira, ambos da UAE Team Emirates e onde não faltarão muitos quilómetros planos e muito deserto. Uma corrida para seguir de 1 a 5 de fevereiro com os comentários de Paulo Moreira e Gonçalo Martins.

Já os inícios da tarde são dedicados à Volta à Comunidade Valenciana, prova espanhola de pré-temporada de grande tradição que pode ser acompanhada de 2 a 6 de fevereiro. Conta com cinco etapas e tem partida marcada para Les Alqueries e chegada final a Valência. Apesar de não contar com ciclistas portugueses, a volta valenciana conta com estrelas internacionais como Matej Mohoric, Remco Evenepoel, Enric Mas, Giacomo Nizzolo, Matteo Trentin ou Alejandro Valverde.

Para além destas duas excelentes propostas que prometem animar a semana dos fãs de ciclismo, em fevereiro há ainda muito mais para ver. No dia 13 realiza-se mais uma edição da Clássica de Almeria. Entre os dias 16 e 20 de fevereiro é a vez da Volta ao Algarve chegar aos lares de milhões de espetadores do Eurosport na Europa. A ‘Algarvia’ será emitida em conjunto com a Volta à Andaluzia.

Ao longo do mês o canal emite ainda a Volta dos Alpes Marítimos e de Var (18 e 20 de fevereiro), a Volta aos Emirados Árabes Unidos (20 a 26 de fevereiro), a Volta à Galiza (24 a 27 de fevereiro), e as clássicas Het Nieuwsblad (26 de fevereiro), e Kuurne – Bruxelas – Kuurne (27 de fevereiro). Muito para ver em fevereiro no Eurosport, o difícil será mesmo escolher.

Consulte a programação semanal do canal em www.eurosport.pt

Fonte: Eurosport

“Mais do que apenas uma feira, o vasto e variado programa da IBF”


A IBF regressa de 9 a 11 de setembro de 2022 com o apoio e colaboração da APT Servizi Emilia Romagna e da Visit Romagna. Os três dias de melhor feira de bicicletas da Itália no Circuito Mundial de Misano abrangem uma agenda atarefada de eventos dirigidos tanto a fãs de bicicleta como a profissionais do setor. Os pontos altos incluem reuniões com campeões, corridas de estrada e MTB, e discussões em mesas redondas sobre temas quentes. 

Com oito meses para ir à edição de 2022, a IBF já está a ganhar forma e deu uma antevisão de um programa de novas ideias e iniciativas. No seu novo espaço de 80.000 metros quadrados no Circuito Mundial de Misano, o Festival Italiano de Bicicletas planeia estabelecer um calendário repleto de eventos paralelos para adicionar um zing extra à principal exposição de ciclismo. O ciclismo italiano em todas as suas formas vai reunir-se na costa do Adriático durante três dias intensos, entre os dias 9 e 11 de setembro, com tudo, desde a competição de topo até às bicicletas da cidade à mistura.


Os organizadores da IBF estão a trabalhar numa programação que inclui um Granfondo, competições juvenis no calendário da FCI, exposições e entretenimento para garantir que os visitantes não só podem visitar as exposições, como também participar ou assistir a eventos atrativos.

Mas isso está longe de ser o fim da história: a IBF também será palco de reuniões dedicadas ao presente e futuro da mobilidade de bicicletas com seminários e mesas redondas técnicas para profissionais do setor envolvidos em diversas formas no turismo de ciclismo, mobilidade urbana, segurança ciclável e outros assuntos ainda por confirmar.

«A IBF é agora mais do que uma justa: estamos conscientes de que tanto o público como os expositores têm expectativas crescentes da IBF. É por isso que estamos a investir tanto em termos de recursos para criar uma programação de eventos paralelos destinados a trazer valor acrescentado ao evento declarou Fabrizio Ravasio do Festival Italiano de Bicicletas. Acreditamos também que o Festival é capaz de se tornar a plataforma de análise do mercado da bicicleta e das perspetivas futuras, incluindo a transição para o mundo elétrico».

É definitivamente verdade que o Circuito Mundial de Misano é ideal para organizar estes eventos, não só por causa da sua Pista Internacional de Corrida de mais de quatro quilómetros que será usada para testes de bicicleta, mas também devido às suas áreas interiores muito grandes. Dos 80.000 metros quadrados de espaço da IBF, 50.000 serão entregues à área de exposição, com o restante utilizado para testes de áreas e eventos laterais. 


Que deverá ser anunciado oficialmente no início da primavera, o programa já parece ser altamente original e intenso, graças a uma grande mistura de eventos de estrada, btt e cascalho, bem como competições juvenis.

A IBF de 2022 é sobre diversão e competição, mas também vai fornecer tempo e espaço para reuniões e discussão sobre os temas particularmente relevantes para o mundo da bicicleta neste momento.  «Em setembro, o Festival Italiano de Bicicleta proporcionará uma oportunidade para profissionais do setor e trabalhadores se reunirem em mesas temáticas com outros players da indústria de bicicletas comentou Lucrezia Sacchi da IBF. É uma oportunidade para realmente chegar à dificuldade em contornar a segurança do ciclismo, a mobilidade da cidade, o turismo de bicicleta e a sustentabilidade ambiental».

A máquina organizacional do Festival italiano de bicicletas de 2022 já está em pleno andamento para garantir que os esperados 30.000 visitantes terão uma programação repleta de eventos e diversão. Fique atento para mais atualizações! 

Para mais informações: www.italianbikefestival.net  

 

Festival Italiano de Bicicletas IBF

 

A feira líder para o mercado da bicicleta com antestreias, testes, espetáculos, performances, meetups e entretenimento – todos os ingredientes necessários para um festival de ciclismo de 360 graus, por outras palavras.  Dedicada tanto aos entusiastas como ao público em geral, a IBF apresenta todas as novidades e inovações no mundo da bicicleta. Três dias de 9 a 11 de setembro de 2022 da descoberta do mundo singularmente fascinante do ciclismo: uma paixão para muitos, um estilo de vida para os outros, mas divertido para todos.

Fonte: IBF - Gabinete de Imprensa do Festival de Bicicleta italiano

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com