sexta-feira, 28 de maio de 2021

“João Almeida: «Foi uma pena não ter ganho...»”


Português diz que as indicações dadas são um bom presságio para o que aí vem

 

Por: Record

Foto: Reuters

A terceira semana de Giro'2021 está a ser em grande para João Almeida. Depois de ter sido segundo na etapa 17, o português da Deceuninck–Quick-Step voltou esta sexta-feira a andar entre os melhores, ao terminar uma vez mais na segunda posição, apenas atrás de Simon Yates.

Uma performance que enche ainda mais o seu balão de confiança tendo em vista as duas etapas que restam e onde Almeida tem em ponto de mira melhorar o seu oitavo posto atual na geral.

"Primeiro de tudo quero agradecer a toda a equipa. Foram incríveis e fizeram um trabalho perfeito para mim. Senti-me bem e confiante, por isso ataquei cedo para ver o que podia acontecer. Estar ali na frente com os outros homens da geral é bom e mostrou que estou com boas pernas neste momento.

Foi uma pena ter falhado a vitória e ter sido novamente segundo, mas por outro lado consegui ganhar mais tempo na geral, o que é um bom presságio para as etapas que faltam. Vamos ver o que serei capaz de fazer", declarou o português.

Fonte: Record on-line

“Boucles de la Mayenne, Arnaud Démare (Groupama FDJ) vence em Evron”


Por: José Morais

Foto: Organização

Arnaud Démare da Groupama FDJ foi o vencedor da segunda etapa da Boucles de la Mayenne, considerada a mais difícil da prova, Stan Dewulf que esteve numa longa fuga por muitos quilómetros, acabou por ser alcançado já na reta final, Philipp Walsleben da Alpecin Fenix manteve a camisa amarela do líder.  

 

A classificações da etapa do top 10 foi a seguinte

 

1º DÉMARE Arnaud Groupama – FDJ

2º BONIFAZIO Niccolò Team Total Direct Energie

3º HALVORSEN Kristoffer Uno-X Pro Cycling Team

4º KOCH Jonas Intermarché – Wanty – Gobert Matériaux

5º ANIO?KOWSKI Stanis?aw Bingoal Pauwels Sauces

6º ALLEGAERT Piet Cofidis, Solutions Crédits

7º MALUCELLI Matteo Androni Giocattoli – Sidermec

8º VERMEULEN Emiel Xelliss – Roubaix Lille Métropole

9º ABERASTURI Jon Caja Rural – Seguros RGA

10º EEKHOFF Nils Team DSM

“Giro, João Almeida segundo em etapa ganha por Simon Yates, Egan Bernal segue líder”


Por: SIF // RPC

Foto: Getty Images

O português João Almeida foi hoje segundo classificado na 19.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta, ganha pelo britânico Simon Yates (BikeExchange), que se aproximou do líder da geral, o colombiano Egan Bernal (INEOS).

Yates, de 28 anos, cumpriu os 166 quilómetros entre Abbiategrasso e Alpe di Mera em 4:02.55 horas, 11 segundos a menos do que o português, que voltou a ser segundo, com Bernal a terminar no terceiro posto, a 28.

Na geral, a liderança continua com o colombiano, que tem agora uma vantagem de 2.29 minutos para o italiano Damiano Caruso (Bahrain-Victorious), segundo posicionado, e 2.49 para Yates, terceiro. João Almeida é oitavo, a 8.26 do camisola rosa.

No sábado, a 20.ª e penúltima etapa liga Verbania a Valle Spluga, em 164 quilómetros, na última tirada em pelotão, em alta montanha, antes do contrarrelógio de domingo, em Milão.

Fonte: Lusa

“Giro: Prémios da 19.ª etapa entregues às vítimas do acidente de teleférico”


Por: RBA // RPC

Os prémios a atribuir na 19.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta vão ser entregues às vítimas do acidente de teleférico de Mottarone, anunciou hoje a Associação Internacional de Ciclistas (CPA).

“Os corredores decidiram, por unanimidade, doar todos os prémios em dinheiro da etapa de hoje ao pequeno Eitan e às famílias afetadas por esta terrível tragédia”, disse a CPA, que é presidida por Gianni Bugno.

No domingo, a queda de uma cabine de teleférico resultou na morte de 14 pessoas em Stressa, Piemonte, sendo que o único sobrevivente, hospitalizado em Turim, é Eitan, uma criança israelita, de cinco anos.

A pedido do ministro dos transportes de Itália, Enrico Giovannini, a etapa de hoje, a 19.ª, que passava pelo cume de Mottarone, foi modificada e reduzida em 10 quilómetros.

O teleférico liga em 20 minutos a localidade de Stresa, estação balnear nas margens do lago Maior, ao monte Mottarone, que culmina a quase 1.500 metros e no qual estava prevista a passagem do pelotão da Volta a Itália.

O governante pediu ainda que a organização da Volta a Itália - que é liderada pelo colombiano Egan Bernal (INEOS) – promova “um momento de recolhimento, em memória das pessoas que perderam a vida neste trágico acidente”.

Fonte: Lusa

“Este domingo arranca mais uma edição do Critérium Du Dauphiné com o português Ivo Oliveira no pelotão”


A corrida francesa para ver em direto no Eurosport de 30 de maio a 6 de junho

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty

É já a partir de domingo que os fãs de ciclismo vão poder seguir mais uma emocionante corrida no Eurosport. De 30 de maio a 6 de junho realiza-se a 73.ª do Critérium du Dauphiné, uma das mais tradicionais provas do calendário de verão.

A programação do Eurosport para este domingo será marcada por grande variedade e qualidade. No dia em que sai para a estrada o pelotão do Critérium du Dauphiné, os espetadores do canal vão poder também ficar a conhecer o vencedor do Giro de Itália, que chega ao fim em Milão com um contrarrelógio individual. Domingo é igualmente o dia que marca o começo dos duelos do quadro principal em Roland Garros, 2.º torneio de ‘Grand Slam’ da temporada, onde compete o português João Sousa. Não esquecer ainda o Mundial de Superbike que cumpre a segunda etapa do calendário no Circuito do Estoril.

Quanto ao Critérium du Dauphiné, para 2021, os ciclistas têm pela frente mais de 1.200 quilómetros divididos em 8 etapas, com partida marcada em Issoire e chegada a Les Gets. Por acontecer semanas antes do Tour de France, o Critérium du Dauphiné é visto por muitos ciclistas como uma excelente corrida para ‘treinar’ antes da grande volta francesa. Entre os participantes de 2021 destaque para nomes de peso no pelotão como Alejandro Valverde, Richie Porte, Martin Guillaume, Greg van Avermaet, Geraint Thomas, Tao Geoghegan Hart, Chris Froome ou Nairo Quintana. Ivo Oliveira da (UAE Team Emirates) é o único português na lista de participantes da corrida francesa.

Acompanhe toda a ação do Critérium do Dauphiné no Eurosport entre os dias 30 de maio a 6 de junho no Eurosport, a Casa do Ciclismo. Os comentários da prova ficam a cargo de Gonçalo Moreira e Frederico Bártolo.

Consulte a programação semanal do canal em www.eurosport.pt

Fonte: Discovery Networks

“Efapel em todas as frentes durante um fim-de-semana cheio de competição”


Amanhã e domingo, 29 e 30 de maio, a Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL vai para a estrada para um fim-de-semana de emoções e competição. É com a 12.ª edição do Memorial Bruno Neves, em Oliveira de Azeméis, que tudo começa este sábado. Segue-se no dia seguinte a 20.ª Volta a Albergaria-a-Velha, que recebe o encerramento da Taça de Portugal Jogos Santa Casa e a Taça de Portugal de Paraciclismo, onde estará também representada a EFAPEL PARACYCLING.

Um fim-de-semana competitivo que fica marcado pelo regresso de Mauricio Moreira, Frederico Figueiredo e Fábio Fernandes, atletas que estavam lesionados, mas felizmente recuperados. Dos convocados fazem ainda parte Rafael Reis, Javier Moreno, André Domingues e Fábio Costa.

É às 12 horas que manhã o pelotão profissional vai partir das Piscinas Municipais de Oliveira de Azeméis, para percorrer os 127,4 km do 12.º Memorial Bruno Neves. Vão haver duas passagens pela meta até ao derradeiro final, que deverá acontecer cerca das 15.30 horas.

“Esta é uma corrida bastante importante para a nossa estrutura, porque assinala um marco e tem um simbolismo especial para o ciclismo nacional. Celebra-se um grande nome, sendo o Memorial Bruno Neves a festa do ciclismo português que recorda este grande ciclista como o Bruno Neves foi”, disse o diretor desportivo da EFAPEL, Rúben Pereira.

No domingo é dia de correr a Volta a Albergaria, em Albergaria-a-Velha. É da Alameda 5 de Outubro que vai ser dada a partida, às 11.45 horas, seguindo-se um percurso de 155,7 km até à linha da meta, que será no mesmo local, quando o relógio estiver nas 15.35 horas. “Será um percurso seletivo, sendo por norma este tipo de corridas de um dia muito animadas desde o quilómetro zero, esperando-se assim um bom domingo para a modalidade”, referiu Rúben Pereira.

A Volta a Albergaria vai receber ainda a Taça de Portugal de Paraciclismo, uma corrida com 44 km a iniciar às 09.30 horas. Vítor Carvalho vai estar a representar a EFAPEL PARACYCLING, correndo na classe C5 este domingo.

 

Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa

 

Ainda este fim-de-semana as Femininas da EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda vão correr a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, que se realiza em dose dupla. A segunda prova da Taça acontece amanhã, dia 29 de maio, em Albufeira, pelas 10 horas, num circuito de 8 km. A categoria Elite vai fazer três voltas, as Juniores duas voltas. Já a terceira prova pontuável para a Taça de Portugal disputa-se domingo, em Palmela, a partir das 10 horas num percurso de 46,7 km.

 

Cadetes da EFAPEL correm segunda prova da Taça de Portugal

 

Amanhã também vão competir os atletas da Equipa de Cadetes da EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda, para disputar a segunda prova da Taça de Portugal, em Golães, Fafe. A prova começa às 14.55 horas e terá uma distância de 65,5 km, prevendo-se que termine pelas 16.40 horas.

Fonte: Efapel

“Apresentação Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada”


Castelo Branco e Vila Velha de Ródão recebem Nacional de Estrada

 

Por: José Carlos Gomes

A edição de 2021 do Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada vai realizar-se nos concelhos de Vila Velha de Ródão e de Castelo Branco, entre 18 e 20 de junho. A competição vai juntar os pelotões de elite, sub-23, femininas e paraciclistas, num total estimado de 300 participantes.

O programa abre com os contrarrelógios individuais, que preencherão a agenda no dia 18 de junho, integralmente em Vila Velha de Ródão, com partida e chegada no Campo de Feiras. Os paraciclistas e as femininas (elite e sub-23) vão cumprir 19,2 quilómetros. Enquanto os corredores de elite e sub-23 masculinos terão pela frente 30,5 quilómetros. Em ambos os casos são percursos essencialmente planos, com alguns topos que poderão ajudar a marcar diferenças.


A caravana velocipédica muda-se, sábado e domingo, para o concelho de Castelo Branco, epicentro das provas de fundo, distribuídas pelos dias 19 e 20. As partidas e chegadas acontecem na Avenida do Empresário.

 

A manhã de sábado será animada pelo pelotão feminino, que parte às 10h00. As cadetes e as masters vão cumprir três voltas ao circuito, totalizando 64,95 quilómetros. A prova de juniores terá 86,6 quilómetros. Os títulos femininos de sub-23 e de elite serão atribuídos às melhores corredoras que completarem os 108,25 quilómetros, com um desnível acumulado de 1425 metros.

A prova de fundo para sub-23 disputa-se a partir das 14h30 do dia 19 de junho. Será a primeira em que os ciclistas farão uma volta por fora da cidade, antes de regressarem para completarem quatro voltas ao circuito. No total, os sub-23 irão cobrir 170,55 quilómetros, com um desnível acumulado de 2420 metros.

A jornada final de competição inicia-se com os paraciclistas, às 9h00 do dia 20 de junho. Os ciclistas com deficiência irão percorrer duas vezes o circuito, somando 43,3 quilómetros.

A prova-rainha do programa é a corrida de fundo para a elite masculina. Inicia-se às 11h30. Inclui o trajeto por fora da cidade, estreado pelos sub-23 na véspera, e cinco voltas ao circuito. Serão 192,2 quilómetros com um desnível acumulado de 2705 metros.


Irão participar as equipas profissionais e de clube nacionais, mas também os ciclistas portugueses, das diferentes categorias, que representam equipas internacionais.

Na categoria de elite, os campeões em título são Rui Costa (prova de fundo), Ivo Oliveira (contrarrelógio), Melissa Maia (prova de fundo) e Raquel Queirós (contrarrelógio).

 

 

Programa

 

18 de junho – Vila Velha de Ródão

10h30: Contrarrelógio Paraciclismo

11h00: Contrarrelógio Elite Feminina

12h00: Contrarrelógio Sub-23 Masculinos

13h00: Contrarrelógio Elite Masculina

 

19 de junho – Castelo Branco

10h00: Prova de Fundo Femininas (Elite, Sub-23, Juniores, Cadetes e Masers)

14h30: Prova de Fundo Sub-23 Masculinos

 

20 de junho – Castelo Branco

9h00: Prova de Fundo Paraciclismo

11h30: Prova de Fundo Elite Masculina

 

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Peter Sagan multado por conduta imprópria e por "intimidar" os outros corredores”


Eslovaco punido pela UCI por uma razão inusitada

 

Por: Record

O eslovaco Peter Sagan, da Bora-Hansgrohe, foi punido em 50 pontos UCI e multado em 1000 francos (914 euros) por "intimidação e conduta imprópria para com outros corredores" no decurso da etapa 18 do Giro'2021, segundo comunicou esta quinta-feira a organização da prova italiana.

Não se sabe ao certo o momento que terá levado à punição, mas Sagan e o seu colega de equipa Daniel Oss foram presença notada na frente do pelotão durante largos quilómetros, numa atitude de controlo da corrida para impedir fugas indesejadas.

A fuga do dia acabaria apenas por sair ao cabo de 60 quilométros, de onde resultaria a vitória de Alberto Bettiol (EF Education-Nippo), com mais de 22 minutos de avanço para o pelotão. Uma escapada que, refira-se, acabou por não mexer na luta do próprio Sagan, que está no comando da camisola dos pontos, com 135, mais 22 do que Davide Cimolai, quando faltam apenas duas etapas em linha antes da chegada a Milão.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com