sexta-feira, 30 de outubro de 2020

“Carapaz admite após perder a liderança que Roglic era "muito forte"


Equatoriano Ineos perde camisola vermelha após quatro dias como líder

 

Por: EFE

O equatoriano Richard Carapaz (Ineos) disse após perder a liderança da Volta a Espanha na décima etapa, com um final em Suances (Cantábria), a favor de Primoz Roglic que o esloveno "estava muito forte hoje".

O ciclista carchense, que passou quatro dias com a camisola do líder vermelha, perdeu por 3 segundos para Roglic, que, graças ao bônus de 10 segundos como vencedor, assumiu o primeiro lugar.

 

Na verdade, foi uma fase muito tranquila, mas o final foi muito nervoso"

 

"A equipa novamente fez um grande trabalho durante toda a etapa, especialmente no final, mas Roglic foi muito forte hoje", disse o líder dos Ineos. Carapaz explicou o desenvolvimento de uma etapa que nasceu tranquila e teve um final explosivo.

"Na verdade, foi uma fase muito tranquila, mas o final foi muito nervoso. Muitas equipas estavam interessadas em estar no comando e Roglic era forte", insistiu.

Fonte: Marca

“Primoz Roglic vence pela terceira vez na Vuelta e é o novo líder”


Organização aplicou 'corte' de três segundos e Richard Carapaz cai para segundo

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), que esta sexta-feira venceu a 10.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta, é o novo líder da prova, após a organização decidir contra a anulação de um 'corte' de três segundos à chegada.

O 'corte' [quebra no pelotão, que fica dividido em uma ou mais colunas] coloca Roglic e o antigo líder, o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), com menos de um segundo de diferença, levando vantagem o vencedor de 2019 da Vuelta, que esta sexta-feira se impôs na chegada a Suances.

Além dos três segundos, Roglic bonificou 10 segundos por vencer a tirada, após os 185 quilómetros entre Castro Urdiales e Suances, tendo batido o austríaco Felix Grossschartner (BORA-hansgrohe), segundo colocado, e o italiano Andrea Bagioli (Deceuninck-QuickStep), terceiro.

Carapaz foi 14.º e, com a decisão da organização da Vuelta, caiu para segundo da geral individual, com irlandês Dan Martin (Israel Start-Up Nation) a fechar o pódio, a 28 segundos.

Num dia com apenas uma contagem de montanha, mas de um final 'enganador' para os 'sprinters', mais propício a ciclistas rápidos e com boa ponta final em pequenas ascensões, como a que se verificou hoje até à meta, foi o principal favorito à vitória final a brilhar de novo.

Antes, a sete quilómetros da meta, o português Ivo Oliveira (UAE Emirates) seguiu na roda do francês Rémi Cavagna (Deceuninck-QuickStep), à procura de surpreender o pelotão e discutirem entre si a vitória, mas não conseguiram mais do que algumas dezenas de segundos antes de serem reintegrados.

Na luta pela vitória em etapa, foi Daniel Martin o primeiro a lançar o 'sprint', mas de muito longe, e nos últimos 200 metros ninguém conseguiu superar 'Rogla', que mantém o bom momento de forma, com um 'hat trick' na Vuelta.

Vencedor em 2019, o esloveno persegue nova vitória nesta grande volta, depois da desilusão na Volta a França, perdida no final para o compatriota Tadej Pogacar (UAE Emirates), num ano em que já triunfou também na Liège-Bastogne-Liège, voltando hoje a mostrar dotes em chegadas rápidas.

"É sempre bom ganhar, é algo que quero sempre fazer. Hoje, tive pernas para o conseguir", congratulou-se o campeão esloveno de fundo, após o final.

O dia foi 'animado' para os comissários, que voltaram a ter de fazer correções na tabela pelo segundo dia consecutivo, após terem atribuído, na nona etapa de quinta-feira, a vitória ao alemão Pascal Ackermann (BORA-hansgrohe), por irregularidades no 'sprint' do irlandês Sam Bennett (Deceuninck-QuickStep).

Apesar de chegar à liderança, o novo camisola vermelha, que já tinha liderado a Vuelta do primeiro ao quinto dia e hoje somou o quarto triunfo na prova, o terceiro em 2020, admite que esta melhoria "não muda muito as coisas".

"A equipa está muito concentrada, e eu também, sobretudo para este final de semana", atirou, referindo-se às duas etapas rainha da prova, nas Astúrias.

Rui Costa (UAE Emirates) foi o melhor português nesta etapa, ao chegar no 44.º posto, a 32 segundos, e segue em 37.º da geral, com Nelson Oliveira (Movistar) a manter o 51.º lugar, após hoje ser 66.º.

Ricardo Vilela (Burgos-BH) foi 63.º e aproveitou para subir à 91.ª posição da geral, em que Ivo Oliveira é 120.º e o irmão Rui Oliveira (UAE Emirates) é 139.º.

No sábado, a 11.ª de 18 etapas liga Villaviciosa ao Alto de Farrapona, num dia de alta montanha, com quatro contagens de primeira categoria e uma outra de terceira, na primeira de duas jornadas decisivas, antes de, no domingo, o pelotão subir o Angliru.

Fonte: Record on-line

“I Duatlo Jovem de Pinhal Novo”


I Duatlo Jovem de Pinhal Novo – Palmela realizou-se no dia 24 de outubro de 2020

Na região Médio Sul (distritos de Beja, Évora e Setúbal) teve lugar no sábado dia 24 de outubro no Pinhal Novo, junto às Piscinas e Mercado, a segunda etapa do Campeonato Jovem desta região.

Esta competição, constituída por uma prova de corrida, BTT e corrida, contou com a presença de 34 atletas.

Esta primeira edição foi organizada pela Associação Tripla Rotação e pela Palmela Desporto. Incluiu o apoio da Câmara Municipal de Pamela, Junta de Freguesia de Pinhal Novo e Federação de Triatlo de Portugal.

 

Mais informações em:

Palmela Desporto ver aqui: https://www.palmeladesporto.pt/noticias/1591-atletas-da-palmela-desporto-em-bom-plano-no-i-duatlo-jovem-de-pinhal-novo

Facebook Palmela Desporto ver aqui: https://www.facebook.com/palmeladesporto/wall

Facebook Associação Tripla Rotação ver aqui: https://www.facebook.com/pages/category/Product-Service/Associa%C3%A7%C3%A3o-Tripla-Rota%C3%A7%C3%A3o-104338744696170/

Consulte os resultados aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/competicoes/regionais-2020/

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“I Triatlo Jovem das Caldas da Rainha”


O I Triatlo Jovem das Caldas da Rainha realizou-se dia 10 de outubro de 2020

 

Numa época em com menos possibilidade de realização de provas jovens, o I Triatlo Jovem das Caldas da Rainha foi um dos eventos que marcou a diferença.

Esta competição, na região Centro Litoral (distritos de Lisboa e Leiria), teve lugar nas Piscinas Municipais das Caldas da Rainha. Na manhã de sábado dia 10 de outubro realizou-se a 2ª etapa (provas por estafetas de um atleta por segmento), enquanto a 3ª etapa (provas individuais) do Campeonato Jovem aconteceu da parte da tarde.

O evento contou com 46 equipas nas provas da manhã e 124 atletas nas provas da tarde, motivando os mais jovens a para a modalidade, servindo principalmente para manter o espírito de equipa tão importante na aquisição de valores.

Consulte os resultados aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/competicoes/regionais-2020/  

Esta 1ª edição foi organizada pela SIR “Os Pimpões” com o apoio da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Auto Leandro Santos e Federação de Triatlo de Portugal.

 

Mais informação em:

Facebook Pimpões ver aqui: https://www.facebook.com/pimpoes  

Video 1 ver aqui: https://www.facebook.com/RTVON/videos/1029782277467306

Video 2 vera aqui: https://www.facebook.com/153647944783218/videos/965477950640956  

Video 3 ver aqui: https://www.facebook.com/153647944783218/videos/696494484558098  

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Taça do Mundo de DHI/Nuno Reis quinto classificado na prova júnior da Taça do Mundo


Por: José Carlos Gomes

Nuno Reis (Miranda Factory Team) foi hoje o melhor português na final da ronda 3 da Taça do Mundo de Downhill (DHI), conseguindo a quinta posição na prova de juniores masculinos, disputada na Lousã.

O corredor nacional, que chega à Lousã em condições de bater-se pela classificação geral da Taça do Mundo na categoria mais jovem, fez uma boa descida, melhorando mais de 2 segundos face ao registo que lograra ontem, nas qualificações.


Nuno Reis completou o percurso em 4’11’’702, o que lhe valeu o quinto posto, a 4,1 segundos do mais veloz, o britânico Ethan Craik (GT Factory Racing), que desceu em 4’07’’602. O segundo classificado foi o espanhol Pau Menoyo, a 2,711s, e o terceiro o estadunidense Christopher Grice (Specialized Gravity), a 3,593s.

Gonçalo Bandeira (Miranda Factory Team), que ontem estabelecera a melhor marca na descida de qualificação, teve um furo ao bater numa raiz, quando pedalava com os tempos mais velozes nos pontos intermédios, acabando ingloriamente a corrida no vigésimo posto, a 16,316s do vencedor.

A corrida de hoje, penúltima pontuável para a Taça do Mundo – a última corre-se na Lousã no próximo domingo -, manteve o irlandês Oisin O Callaghan (The YT Mob) no topo da geral, com 120 pontos. Ethan Criak subiu ao segundo lugar, com 101, enquanto Nuno Reis perdeu uma posição, baixando ao terceiro posto, com 90 pontos.


Entre a elite masculina impôs-se um histórico desta disciplina do BTT. Aos 39 anos, o sul-africano Greg Minnaar (Santa Cruz Syndicate), mostrou que ainda é muito competitivo e logrou a melhor marca do dia, 3’55’’239. O britânico Matt Walker (Madaison Saracen Factory Team) foi quem mais se aproximou, a 1,833s, subindo à primeira posição da geral da Taça do Mundo. O francês Loic Bruni (Specialized Gravity) fechou o pódio, a 1,960s.

Emanuel Pombo (Miranda Factory Team) foi o único representante português na final. Melhorou mais de 7 segundos face à prestação de véspera, na qualificação. O desempenho de hoje valeu ao madeirense a 49.ª posição, a 15,582s do vencedor.

A corrida de elite feminina contou com onze participantes, uma delas portuguesa. Margarida Bandeira com a décima classificada, a 50,200s da vencedora, a francesa Myriam Nicole (Commençal/MUC – Off by Riding Addiction), que cobriu a pista em 4’26’’325. Seguiram-se a gaulesa Marine Caribou (Scott Donwhill Factory), a 4,397s, e a britânica Tahnee Seagreave (Canyon Collective FMD), a 5.075s. Na geral da Taça do Mundo, as duas francesas estão nas melhores posições, pela mesma ordem pela qual se classificaram na Lousã.


A prova de juniores femininas contou apenas com cinco participantes. As francesas dominaram, ocupando as duas posições cimeiras. Leona Pierrini ganhou, com 4’59’’667, seguida por Lauryne Chappaz (Dorval AM Pro Race Team), a 3,952s. A terceira foi a espanhola Aina González (IJ Racing), a 4,874s. A vencedora de hoje reforçou o comando na geral da Taça do Mundo.

Amanhã acontecem na Lousã as descidas de qualificação para quarta e última ronda da Taça do Mundo, agendada para domingo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Vuelta/Roglic vence pela terceira vez e aproxima-se do líder Carapaz”


O esloveno, já vencedor da primeira e oitava tiradas, cumpriu os 185 quilómetros entre Castro Urdiales e Suances em 4:14.11 horas

 

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) venceu hoje pela terceira vez na 75.ª edição da Volta a Espanha em bicicleta, ao conquistar a 10.ª etapa, e aproximou-se do líder da geral individual, o equatoriano Richard Carapaz (INEOS).

O esloveno, já vencedor da primeira e oitava tiradas, cumpriu os 185 quilómetros entre Castro Urdiales e Suances em 4:14.11 horas, impondo-se na reta final ao austríaco Félix Grossschartner (BORA-hansgrohe), segundo colocado, e ao italiano Andrea Bagioli (Deceuninck-QuickStep), terceiro.

Na geral, os 10 segundos de bonificação pela vitória permitem a Roglic ficar muito perto da liderança da geral, com Carapaz a ter agora apenas três segundos de vantagem para o esloveno, seguindo-se o irlandês Dan Martin (Israel Start-Up Nation), a 28.

No sábado, a 11.ª de 18 etapas liga Villaviciosa ao Alto de Farrapona, num dia de alta montanha, com quatro contagens de primeira categoria e uma outra de terceira.

Fonte: Sapo on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com