domingo, 25 de agosto de 2024

“Leangel Linarez, faz a festa em amarelo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua”


Leangel Linarez Triunfa na Etapa Inaugural do 33º Grande Prémio JN | Leilosoc

 

O ciclista venezuelano Leangel Linarez, da equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, conquistou hoje a vitória emocionante na primeira etapa do 33º Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc, com chegada a Albergaria-a-Velha.

Esta vitória de Linarez inaugura uma competição que se estenderá por 8 dias, atravessando nove municípios do norte e centro de Portugal. A etapa, que marcou o arranque desta prestigiada competição, teve início às 13h00 na Av. Dr. José Homem de Albuquerque, cobrindo um percurso circular desafiador de 138,2 km.  A etapa foi marcada por uma fuga inicial de quatro ciclistas que se formou logo aos 2 km de prova. Apesar de chegarem a ter uma vantagem de 5m45s, o grupo foi alcançado pelo pelotão a 8 km da meta.


No sprint final, Linarez superou Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), o pódio ficou completo com o seu companheiro de equipa João Matias. Com as bonificações, Linarez lidera a classificação geral com 2 segundos de vantagem. Além da liderança geral, Linarez também comanda as classificações por pontos e combinada.

Esta não é a primeira vez que Linarez brilha nesta prova, o venezuelano já havia demonstrado seu talento ao vencer uma etapa no GP Jornal de Notícias em 2019, numa memorável chegada sob chuva.

O 33º Grande Prémio JN | Leilosoc continuará até 1 de setembro, prometendo mais ação e emoção nas estradas portuguesas. A vitória de Linarez estabelece um tom empolgante para o que promete ser uma das competições mais disputadas do calendário velocipédico nacional de 2024.


Leangel Linarez declara que: “Estou muito feliz por estar de amarelo, tanto eu como a equipa, trabalhamos muito para estar aqui, e estamos muito felizes. Estou aqui graças a todo o trabalho realizado pelos meus colegas que deixaram tudo na estrada para me colocarem em posição de discutir e vencer a etapa de hoje. Esta camisola demonstra todo o trabalho que temos vindo a fazer, esta vitória é importante para nós. O objetivo principal foi concluído com a vitória na etapa. A força da nossa equipa é a nossa união, os nossos sorrisos dizem tudo, a nossa força faz a diferença, desde staff a atletas somos muito unidos.”

A próxima etapa, agendada para segunda-feira, promete mais emoções com um percurso de 151,8 km em Vila Nova de Gaia.

 

Classificação da etapa

1.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 3h25m35s

3.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

35.º Gonçalo Amado (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

67.º  Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

72.º Andres Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 18s

78.º Nicolas Saez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 26s

86.º António Barbio  (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 36s

 

Classificação Geral após a 1ª Etapa

1.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 3h25m25s

4.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 6s

38.º Gonçalo Amado (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

68.º  Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

74.º Andres Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 28s

81.º Nicolas Saez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 36s

88.º António Barbio  (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 46s

 

Classificação Geral por Equipas

1.º Rádio Popular/Paredes/Boavista, 10h16m45s

2.º Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua, a mt

 

Classificação Geral por Pontos

1.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 30 pontos

 

Classificação Geral Combinado

1.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 2 pontos

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“Volta a Portugal Feminina Sub-19 última etapa”


Antonie Cermanová vence Volta a Portugal Feminina Sub-19

 

Por: Vasco Moreira

Antonie Cermanová (Matos Mobility/Flexaco Cycling Team) é a nova vencedora da Volta a Portugal Feminina Sub-19, depois de ter sido terceira na derradeira etapa da prova, em Montejunto, um segundo atrás da colega Natalie Revelo, que venceu a etapa, mas terminou no segundo lugar da geral.


A derradeira jornada da 3.ª Volta a Portugal Feminina Sub-19, 61 quilómetros entre o Cartaxo e a Serra de Montejunto, cuja meta coincidia com uma contagem de montanha de primeira categoria, só teve movimentações de relevo na parte final. Foi no início da subida para Montejunto que se destacou um grupo de oito corredoras, onde estavam as principais candidatas e as primeiras classificadas à geral.


A subida foi fazendo moça e, paulatinamente, o grupo foi ficando mais curto, com a etapa a discutir-se entre as quatro mais fortes. Destacou-se Natalie Revelo, primeira ao fim de 2h06m18s, um segundo antes de Maitê Coelho (Landeiro/KTM/Matias&Araújo), segunda classificada, e Antonie Cermanová, terceira.

"Foi uma etapa dura desde o início, mas temos uma grande equipa. Corremos da melhor forma e conseguimos ganhar a Volta a Portugal. Dentro da nossa equipa não interessa quem ganha, temos de dar sempre o nosso melhor e o importante é que ganhe a equipa", explica vencedora da etapa.


O terceiro lugar na etapa, porém, foi suficiente para garantir Antonie Cermanová a conquista da Volta a Portugal Feminina Sub-19, com três segundos de vantagem sobre a colega Natalie Revelo, que liderou a classificação da montanha, e 38 sobre Maitê Coelho. Raquel Dias (Tavira/Extremosul/SCFarense), quinta, foi a melhor portuguesa na geral. A jovem checa, além da geral, venceu ainda nos pontos e foi a melhor cadete em prova.


"Senti-me bem ao longo da etapa. Não sou muito forte nas subidas, mas consegui fazer um bom trabalho. Venci a Volta e a Natalie venceu a etapa, o que é muito bom para a equipa. Ainda não tenho palavras para a vitória na Volta. Só queria estar bem e lutar pela camisola branca, mas acabei por ganhar", revela a camisola amarela desta edição.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo



“Leangel Liñarez é o primeiro líder do Grande Prémio JN”


Foto: Pedro Correia/JN

Leangel Liñarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) venceu ao sprint a primeira etapa do 33.º Grande Prémio JN/Leilosoc e assumiu a liderança da classificação geral. O venezuelano foi o mais rápido na chegada ao sprint em Albergaria-a-Velha.

A história da tirada de 138,2 quilómetros, com partida e chegada em Albergaria-a-Velha, começou a escrever-se logo aos dois quilómetros, quando se formou a fuga do dia, com Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista), João Siva (Óbidos Team), Pedro Crispim (Porminho Team Sub23) e Cristobal Ramirez (Technosylva Maglia Bembibre). O grupo ficou reduzido a três elementos depois de uma avaria ter afetado João Silva, mas a diferença para o pelotão não parou de aumentar, quilómetro após quilómetro.

A vantagem chegou a ser 5m45s, com 68 quilómetros percorridos, mas começou a baixar a partir daí, com a Efapel Cycling e a ABTF Betão-Feirense a assumirem as despesas da perseguição. Cristobal Ramirez ainda se isolou, já dentro dos 15 quilómetros finais, e foi o último resistente, porém, a fuga foi mesmo anulada a oito quilómetros da meta.

Apesar da tentativa de surpreender por parte de Ángel Sánchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) e Afonso Lopes (Porminho) a quatro quilómetros do fim, a etapa foi mesmo decidida ao sprint. Aí, Leangel Liñarez foi o mais forte, tendo cortado a meta à frente de Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) e João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), que completaram o pódio da etapa por esta ordem.

Na classificação geral, após somadas as bonificações, Liñarez lidera com dois segundos de vantagem sobre Daniel Dias e quatro sobre Tomás Contte. O venezuelano comanda ainda nos pontos e no combinado, enquanto Cristobal Ramirez é primeiro na montanha, Pedro Crispim nas metas volantes, João Silva na juventude e Daniel Dias nos pontos quentes e sprints especiais. A Rádio Popular-Paredes-Boavista lidera a classificação por equipas.

O pelotão profissional regressa à estrada esta segunda-feira para uma jornada de 151,8 quilómetros, com partida (12h) e chegada (15h53) em Vila Nova de Gaia.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Vuelta: Adam Yates vence nona etapa, Ben O’Connor segue líder”


Nas contas da geral, o australiano mantém a camisola vermelha no corpo, com 3.53 minutos de vantagem para o esloveno Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe), segundo, e 4.32 para Carapaz, terceiro

 

Por: Lusa

Foto: AFP or licensors

O ciclista britânico Adam Yates (UAE Emirates) venceu hoje isolado a nona etapa da Volta a Espanha, reentrando na luta pela geral, que continua encimada pelo australiano Ben O’Connor (Decathlon AG2R).

Yates, de 32 anos, cumpriu os 178,5 quilómetros entre Motril e Granada em 4:42.28 horas, valendo-se de um ataque a 58 quilómetros da meta para triunfar, com 1.39 minutos de vantagem para o equatoriano Richard Carapaz (EF Education-Easy Post), segundo, e 3.45 para O’Connor, terceiro.

Nas contas da geral, o australiano mantém a camisola vermelha no corpo, com 3.53 minutos de vantagem para o esloveno Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe), segundo, e 4.32 para Carapaz, terceiro.

Na segunda-feira, o pelotão cumpre o primeiro dia de descanso desta edição da Vuelta.

Fonte: Sapo on-line

“João Almeida é forçado a abandonar a Volta a Espanha: Ciclista português tem Covid-19”


João Almeida entrou na oitava etapa da Vuelta, no sábado, na terceira posição da geral, mas acabou por registar uma queda de 23 lugares no fim da tirada

 

Foto: Lusa

O ciclista português João Almeida abandonou a Volta a Espanha, depois de ter visto confirmada a infeção por covid-19 que o afetou na oitava etapa da prova, no sábado, anunciou hoje a equipa UAE Emirates.

“O João disse que não estava a sentir bem durante a oitava etapa da Vuelta. Depois de alguns exames e realização de um teste PCR que confirmou a infeção por covid-19, foi decidido retirá-lo da competição, para o seu bem, para o da equipa e do pelotão. Agora, vai regressar a casa para recuperar”, informou o médico Adrian Rotunno, nas redes sociais da equipa.

PUBLICIDADE

João Almeida entrou na oitava etapa da Vuelta, no sábado, na terceira posição da geral, mas acabou por registar uma queda de 23 lugares no fim da tirada, face ao 60.º posto em que cortou a meta em Cazorla, a 4.53 minutos do vencedor, o esloveno Primoz Roglic (BORA-hansgrohe).

“Não era desta forma que tinha idealizado terminar a Vuelta. Infelizmente, contratempos e percalços fazem parte do percurso e temos de os saber enfrentar e ultrapassar. Pela minha saúde e dos meus companheiros de equipa/pelotão, só me resta recuperar desta infeção viral e focar nos próximos objetivos. Obrigado a UAE Emirates por sempre cuidar de mim da melhor forma, e a todos vós pelo grande apoio! Certamente voltarei mais forte. Bota Lume!”, reagiu o ciclista luso, através do Instagram.

Esta é a segunda vez que João Almeida abandona uma grande Volta por causa de uma infeção por covid-19, dois anos após ter deixado a Volta a Itália pela mesma razão.

Além de João Almeida, também Rui Costa (EF Education-EasyPost) já tinha abandonado a Vuelta, devido a uma queda na quinta etapa, ficando agora as cores lusas apenas representadas por Nélson Oliveira (Movistar), atual 76.º classificado, a 38.10 minutos do líder, o australiano Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale).

Fonte: Sapo on-line

“Volta a Portugal de Cadetes/Leonardo Garcia conquista Volta a Portugal de Cadetes em Montejunto”


Por: Vasco Moreira

Leonardo Garcia (Alenquer/GDM/Anipura) venceu a terceira e última etapa, na Serra de Montejunto, e garantiu a conquista da 16.ª Volta a Portugal de Cadetes, depois de ter partido de Alpiarça para a derradeira tirada no nono lugar da classificação geral.

A jornada entre Alpiarça e Montejunto, num total de 85,4 quilómetros, tinha na subida final o grande desafio do dia, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria. Até aí, o traçado não apresentada grandes dificuldades e o pelotão, que se manteve coeso, aproveitou para impor um ritmo alto, tendo percorrido 40 quilómetros na primeira hora.


A movimentação decisiva estava reservada para a meta volante de Alenquer. Foi a cerca de cinco quilómetros dessa classificação intermédia que se desenhou uma fuga de 10 ciclistas, que não incluía o camisola amarela e da qual sairia o vencedor da etapa. Dentro desse grupo, que foi perdendo elementos e ganhando distância entre os fugitivos ao longo da subida, destacou-se Leonardo Garcia, que foi o mais forte e cortou a meta ao fim de 2h21m20s, com sete segundos de vantagem sobre Guilherme Santos (LA Alumínios/Vila Galé/Matos Cheirinhos) e dez sobre Jordi Peris (TBG Lithosport).


O registo do jovem cadete de 17 anos da Alenquer/GDM/Anipura foi suficiente para garantir o primeiro lugar da classificação geral final, com 11 segundos de vantagem sobre Gonçalo Costa (Academia Efapel de Ciclismo), que partiu com a camisola amarela, mas perdeu-a com o sétimo lugar na etapa, a 22 segundos. O pódio fica completo com Dimas Mota (Landeiro/KTM/Matias&Araújo), a 17 segundos.


“A etapa foi muito dura desde início. Muitos ataques, toda a gente a tentar sair e um ritmo muito alto para uma etapa com tanto acumulado. Conseguimos vingar a fuga a 25 quilómetros do fim com alguma sorte, ganhámos tempo e depois o grupo partiu-se à entrada para Montejunto. Aí foi só chegar cá acima e ganhar. Estou todo dorido, mas muito feliz. Nem tenho palavras. Ganhar a Volta a Portugal de Cadetes é fantástico, um sonho tornado realidade”, revelou Leonardo Garcia.


Nas restantes classificações, Leonardo Garcia também esteve em evidência, tendo conquistado a montanha e os pontos. Afonso Falcão (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi o melhor cadete de primeiro ano e a Alenquer/GDM/Anipura comandou entre as várias equipas em prova.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com