quarta-feira, 8 de setembro de 2021

“Federação Triatlo Portugal convocatória assembleia geral eleitoral”


A convocatória enviada dia 7 de setembro de 2021

 

Nos termos do artº 12ºB dos Estatutos e do artº 2º do Regulamento Eleitoral, a FTP comunica que o Presidente da Assembleia Geral Miguel Menezes convocou Eleições do próximo mandato da Federação de Triatlo de Portugal (FTP) para o dia 05 de novembro de 2021, entre as 20h00 e 22h00 horas, na sede social da FTP, sita na Alameda do Sabugueiro 1B – Murganhal, 2760-128 Caxias.

As listas de candidaturas contendo os cargos a que são propostos e as respetivas declarações de aceitação deverão ser dirigidas ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral e entregues na secretaria da FTP até às 17h00 do dia 06 de outubro de 2021.

Após validação por parte da Mesa da Assembleia Geral, as listas candidatas serão publicitadas até 15 (quinze) dias antes do ato eleitoral marcado através da convocatória enviada os Delegados à Assembleia Geral.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Acabou a Vuelta no domingo e agora está a fazer 1000 quilómetros (de bicicleta) para voltar a casa”


Luis Ángel Maté vai fazer Santiago de Compostela-Marbella em seis dias

 

Por: Record

Depois de concluir uma Grande Volta, normalmente os ciclistas levam os dias seguintes de uma forma bem mais tranquila, com treinos curtos e de recuperação, até porque nas pernas têm mais de 3500 quilómetros acumulados nas três semanas prévias. Só que esse não é o caso de Luis Ángel Maté, espanhol da Euskaltel Euskadi que no domingou terminou na 30.ª posição da geral da Vuelta'2021.

Depois de ter acabado a sua décima presença na principal prova do país vizinho, o ciclista de 37 anos decidiu continuar a dar ao pedal, agora para voltar a casa, em Marbella, a uns 1000 quilómetros de distância. Estando tão longe de casa, Maté poderia voltar de carro ou de avião, mas no dia seguinte ao término da prova, em Santiago de Compostela, lá estava ele em cima da sua bicicleta para fazer os mil quilómetros em seis dias, num desafio que o próprio apelidou de 'Vuelta de la Vuelta'.


A ideia, explica, surgiu quando soube que a Vuelta deste ano acabava em Santiago de Compostela, uma cidade bastante ligada a atos de fés e peregrinações. "A ideia de fazer uma aventura deste tipo veio-me logo à cabeça. Pareceu-me uma oportunidade única para desfrutar da bicicleta de uma forma distinta da competição e de todo o seu stress, as travagens, as quedas, os 'watts'... Queria simplesmente pegar na bicicleta e voltar a casa sem usar um carro ou um avião, ir na minha, para estar ligado a mim mesmo e ao meu redor. É uma jornada preciosa, que preciso de fazer para quebrar este ciclo de três semanas de competição", justificou o ciclista, na sua coluna da revista Volata.

Acompanhado de um amigo, Maté faz o percurso de regresso a casa via Portugal, partilhando nas redes sociais de forma diária imagens da sua aventura. Na terça-feira, por exemplo, colocou uma foto em Vitorino de Piães, em Ponte de Lima, e esta quarta-feira deixou uma captada em Vila de Rei. Segue-se esta quinta-feira nova jornada, rumo à fronteira de Badajoz, de onde seguirá para o interior rumo à 'sua' Marbella.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/António Morgado e Gonçalo Tavares entre os 20 melhores da Europa”


Por: José Carlos Gomes

António Morgado e Gonçalo Tavares abriram hoje a participação portuguesa no Campeonato da Europa de Estrada, em Trento, Itália, com desempenhos de qualidade no contrarrelógio individual, ficando entre os 20 melhores juniores europeus nesta disciplina.

A prova de 22,4 quilómetros não favorecia os corredores portugueses por ser totalmente plana. Além disso, António Morgado e Gonçalo Tavares nunca tinham feito um contrarrelógio tão longo, que obrigasse a pedalar na posição específica durante quase meia hora. Apesar deste contexto, os dois ciclistas, ainda juniores de primeiro ano, conseguiram posicionar-se claramente na primeira metade da classificação entre os 52 participantes.


António Morgado conseguiu o melhor registo dos portugueses, parando o cronómetro nos 28m01s, o que lhe valeu o 18.º lugar. Gonçalo Tavares gastou mais 11 segundos do que o companheiro de Seleção, ocupando a posição imediata na tabela.

Os dois ciclistas, com falta de referências pessoais em esforços individuais tão longos, optaram por começar mais lentamente, aumentando o ritmo com o avançar da prova. Ambos melhoraram muito na segunda metade da corrida, face aos registos no ponto intermédio colocado ao quilómetro 8,9. António Morgado considera que pode ter sido excessivamente conservador na gestão do esforço.

“Iniciei a prova a gerir as forças, pensando que a parte final poderia fazer-se mais dura. No fim senti que poderia ter ‘abusado’ um pouco mais no início, porque a parte final revelou-se rápida, sem necessidade de aplicar muita potência. Sabia que não seria fácil ficar no top 25, mas dei o meu melhor e estou satisfeito com isso e com o resultado”, conta o ciclista natural do concelho das Caldas da Rainha.

Gonçalo Tavares era o rosto da felicidade, após terminar a prova. “A melhor imagem que eu tenho foi quando me chamaram para rampa. Estava lá em cima, a ver as decorações todas a dizer ‘Trentino 2021’, tudo azulinho do Campeonato da Europa, estava mesmo bonito. Fez-me sentir mesmo especial. Depois, durante a prova, dei tudo o que tinha. Cheguei ao fim sem nada a mais. Por isso, estou muito contente”, confidenciou o corredor de Proença-a-Nova.


Os belgas dominaram a competição, conseguindo os dois primeiros lugares. Alec Segaert ganhou o contrarrelógio, com 26m26s. Cian Uijtdebroecks gastou mais 5 segundos e ficou com a medalha de prata. O terceiro, a 30 segundos do vencedor, foi o francês Eddy Le Huitouze.

Os contrarrelógios prosseguem na quinta-feira. Portugal terá três representantes. Fábio Fernandes corre às 13h35 na competição de sub-23. Rafael Reis (15h06) e João Almeida (15h30) vestem as cores nacionais na prova de elite. Todas as categorias correm no mesmo percurso de 22,4 quilómetros.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com